Companheiros (Seguidores) são personagens que podem acompanhar o Dragonborn em suas jornadas por Skyrim, ajudando em combates, transportando itens e executando tarefas.
Existem também seguidores não-humanóides, como cães e Trolls Blindados (encontrados apenas na expansão Dawnguard).
Esses seguidores, no entanto, não podem transportar nem equipar itens, e suas interações são limitadas a comandos básicos de seguir, esperar e se separar.
Como funciona a mecânica de Companheiros (Seguidores) em Skyrim
- Número de Seguidores:
O jogador pode ter um seguidor humanóide por vez, mas, em certos casos, é possível adquirir seguidores adicionais por meio de quests específicas. - Troca de Seguidores:
Não há penalidade para dispensar um seguidor e recrutá-lo novamente mais tarde. Isso permite alternar entre companheiros conforme necessário para cada situação. - Especialização de Habilidades:
Seguidores podem se especializar em várias habilidades, incluindo Combate, Magicka e Furtividade. No entanto, habilidades como Alquimia, Fala e Encantamento não podem ser diretamente beneficiadas por eles. - Treinadores de Habilidades:
Alguns seguidores também atuam como treinadores, ajudando o Dragonborn a melhorar determinadas habilidades. - Casamento e Blades:
Muitos seguidores são elegíveis para casamento e alguns podem se juntar aos Blades ao serem levados para o Templo de Sky Haven.
Escalonamento de Nível dos Seguidores em Skyrim
Os seguidores em Skyrim acompanham o nível do jogador, mas cada seguidor possui um nível máximo individual.
- Nível Máximo por Tipo de Seguidor:
- Nível 20: Roggi Knot-Beard e Sven
- Nível 25: Membros dos Companions (exceto os do Círculo) e Adelaisa Vendicci
- Nível 40: Mjoll the Lioness, Illia e mercenários contratáveis, como Erik the Slayer
- Expansão Dawnguard: Beleval e Agmaer (até nível 25)
Comportamento em Combate
O moral varia entre os seguidores:
- Housecarls: Lutam até a morte ao lado do Dragonborn.
- Roggi Knot-Beard: Pode fugir se sofrer ferimentos graves.
Equipamento e Estilo de Combate:
- Uso de Armas de Duas Mãos:
Mesmo seguidores com baixa habilidade podem utilizar armas de duas mãos. - Preferência por Cajados:
Seguidores tendem a usar um cajado mágico se disponível, trocando para uma arma branca apenas em combate corpo a corpo prolongado. - Arcos Padrão:
Seguidores sem habilidades mágicas possuem arcos com flechas infinitas. Embora essas flechas não apareçam no inventário, é possível colocar uma única flecha mais poderosa no inventário do seguidor para que ele atire com essa munição infinita.
Tipos de Seguidores Não-Humanóides
- Cães:
- Encontrados em algumas regiões de Skyrim. Ajudam em combate, mas possuem poucas opções de comando.
- Trolls Blindados: (Dawnguard)
- Podem ser contratados na Fortaleza da Alvorada para ajudar na luta contra vampiros. Esses trolls são extremamente resistentes, mas limitados em comandos.
Morte dos Companheiros em Skyrim
Seguidores possuem uma mecânica única em relação à morte. Felizmente, inimigos costumam ignorá-los assim que sua saúde é reduzida a zero, voltando sua atenção para o Dragonborn ou outros aliados próximos. Essa condição é facilmente identificada quando o seguidor cai de joelhos, permanecendo assim por um curto período de tempo.
Após regenerarem uma quantidade mínima de saúde, eles voltam à batalha. No entanto, isso não significa que estão completamente seguros. Em alguns casos, especialmente quando não há outros alvos, inimigos podem continuar atacando o seguidor até que ele morra. Um seguidor em estado de quase-morte só será morto se atingido por ataques diretos do Dragonborn, outro seguidor ou por danos em área, como o sopro de um dragão. Além disso, seguidores muitas vezes entram na linha de ataque de flechas ou feitiços lançados pelo Dragonborn, resultando em mortes acidentais.
Comandos para Seguidores
O Dragonborn pode dar comandos para seguidores interagindo com eles ou segurando o botão “select/start” enquanto aponta para o seguidor à distância. Essa mecânica é útil para chamá-los até a posição atual do Dragonborn, especialmente quando estão em modo de espera.
Ações Comuns dos Seguidores:
- Atacar: Podem ser ordenados a atacar inimigos específicos.
- Esperar: Permanecem em uma posição designada até serem chamados novamente.
- Usar Objetos: Podem interagir com alavancas, portas e recipientes.
- Abrir Fechaduras: Embora não precisem de lockpicks, podem ser ordenados a arrombar portas e baús trancados.
- Pegar Itens: Podem pegar objetos individuais ou limpar containers inteiros.
- Dormir: Podem descansar em camas, caso necessário.
- Sentar-se: Podem sentar em cadeiras ou bancos, embora sigam o Dragonborn assim que ele se move.
- Ativar Santuários: Podem receber bênçãos ao interagir com santuários.
- Realizar Tarefas: Como cortar madeira (mas não mineração).
- Deixar o Serviço: Podem ser dispensados e retornar à sua localização original.
Benefícios Adicionais dos Comandos:
- Livros de Habilidades: Seguidores podem pegar livros de habilidades para serem lidos posteriormente.
- Iluminação: Se tiverem tochas no inventário, iluminam áreas escuras automaticamente.
- Arrombamento: Não precisam de lockpicks para abrir fechaduras.
- Alimentação como Vampiro: Vampiros podem ordená-los a dormir, permitindo que o Dragonborn se alimente.
Se um seguidor for ordenado a esperar, ele aguardará por até 3 dias antes de se cansar e deixar o serviço do Dragonborn, retornando para sua casa ou local original de recrutamento.
Equipamento e Inventário dos Companheiros (Seguidores) em Skyrim
Seguidores sempre equipam as melhores armas e armaduras disponíveis, priorizando a arma com o maior dano e as peças de armadura com o valor mais alto de defesa. No entanto, existem algumas particularidades no comportamento de equipamentos e inventário dos companheiros.
Equipamento de Seguidores
- Prioridade no Equipamento:
Seguidores preferem usar armas e armaduras com maior dano e defesa. Caso recebam peças com os mesmos valores que seus equipamentos atuais, só trocarão se essas forem melhoradas com smithing ou encantamentos. - Equipamento fora da Especialização:
Ocasionalmente, um seguidor pode equipar uma arma fora de sua especialização. Por exemplo, Mjoll the Lioness é especialista em armas de duas mãos, mas equipará uma espada de uma mão se essa tiver maior dano que seu machado de batalha. - Preferências Pessoais:
Cada seguidor tem suas preferências. Aela, por exemplo, pode usar armaduras pesadas, mesmo sendo uma arqueira cuja armadura padrão é leve. Já um Dark Brotherhood Initiate resistirá a usar armaduras pesadas, a menos que sejam significativamente superiores à sua armadura atual. - Equipamento Inadequado:
Em alguns casos, os seguidores possuem equipamentos padrões que não correspondem às suas habilidades. Aela usa uma armadura pesada como padrão, apesar de ser especializada em armaduras leves. Erik the Slayer utiliza uma espada de uma mão e armadura de aço, mas é mais habilidoso com armas de duas mãos e armaduras leves. - Restrições no Uso de Equipamentos:
Caso o seguidor insista em usar uma peça de equipamento indesejada, a única solução é removê-la do inventário dele.
Inventário dos Seguidores
- Capacidade de Armazenamento:
Seguidores podem transportar quase qualquer item, mas possuem um limite de peso. Quando o peso limite é atingido, itens mais pesados aparecem em cinza no menu de inventário. - Exploit de Armazenamento Ilimitado:
Um truque permite contornar a limitação de peso. Para isso, siga estas etapas:- Coloque os itens desejados em um recipiente.
- Peça ao seguidor para pegar tudo do recipiente.
- Os itens serão adicionados ao inventário do seguidor, mas aparecerão como roubados.
Se esses itens forem descartados e recolhidos à vista de outros, será considerado um crime. Como alternativa, entrar em uma nova área remove o rótulo de “roubado”.
- Método Alternativo:
Outra opção é soltar os itens no chão e ordenar que o seguidor os pegue individualmente. Isso permite que o seguidor carregue os itens sem que sejam marcados como roubados. - Armazenamento de Longo Prazo:
Seguidores mantêm seus inventários mesmo após serem dispensados, tornando-os uma opção para armazenamento limitado. Caso o seguidor morra, todos os itens armazenados poderão ser saqueados de seu corpo.
Lista de Seguidores de Skyrim
Housecarls
Os Housecarls são guarda-costas pessoais, responsáveis por proteger nobres e indivíduos de destaque em Skyrim. Ao se tornar Thane de uma cidade, o jogador recebe um housecarl como recompensa. No jogo base, a maioria dos housecarls disponíveis são Nords guerreiros, mas a expansão Hearthfire adiciona novos housecarls para The Pale, Falkreath e Hjaalmarch.
Todos os housecarls são especializados em armaduras pesadas, combate com uma mão, arco e bloqueio, exceto Valdimar, que é um feiticeiro e utiliza também habilidades em alteração, destruição e restauração.
Todos os Housecarls
Argis the Bulwark
- Localização: Vlindrel Hall, Markarth
- Requisitos: Thane de Markarth
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Não
Calder
- Localização: Hjerim, Windhelm
- Requisitos: Thane de Eastmarch
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Gregor (Hearthfire)
- Localização: The White Hall, Dawnstar
- Requisitos: Thane de The Pale
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Iona
- Localização: Honeyside, Riften
- Requisitos: Thane de The Rift
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Jordis the Sword-Maiden
- Localização: Proudspire Manor, Solitude
- Requisitos: Thane de Haafingar
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Lydia
- Localização: Breezehome, Whiterun
- Requisitos: Thane de Whiterun
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Rayya (Hearthfire)
- Localização: Jarl’s Longhouse, Falkreath
- Requisitos: Thane de Falkreath
- Raça: Redguard
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Valdimar (Hearthfire)
- Localização: Highmoon Hall, Morthal
- Requisitos: Thane de Hjaalmarch
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Seguidores de Facções em Skyrim
Certas missões de facções concedem acesso a seguidores exclusivos. Estes seguidores podem ser recrutados após concluir suas respectivas quests.
Brelyna Maryon
- Level Máximo: 30
- Classe: Maga
- Localização: Hall of Attainment
- Quest: Brelyna’s Practice
- Raça: Dunmer
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
J’zargo
- Level Máximo: Ilimitado
- Classe: Mago
- Localização: Hall of Attainment
- Quest: J’zargo’s Experiment
- Raça: Khajiit
- Casável: Não
- Blades: Sim
- Mordomo: Não
Onmund
- Level Máximo: 30
- Classe: Mago
- Localização: Hall of Attainment
- Quest: Onmund’s Request
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Seguidores dos Companions em Skyrim
Os Companions são uma facção de guerreiros baseada em Jorrvaskr, Whiterun, oferecendo seguidores poderosos e casáveis após a conclusão da quest Glory of the Dead. Esses personagens variam em habilidades, mas todos podem se juntar aos Blades e alguns podem atuar como mordomos em Hearthfire.
Aela the Huntress
- Level Máximo: 50
- Classe: Ranger
- Localização: Jorrvaskr
- Quest: Glory of the Dead
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Athis
- Level Máximo: 25
- Classe: Guerreiro (Armas de uma mão)
- Localização: Jorrvaskr
- Quest: Glory of the Dead
- Raça: Dunmer
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Não
Farkas
- Level Máximo: 50
- Classe: Ferreiro
- Localização: Jorrvaskr
- Quest: Glory of the Dead
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Não
Njada Stonearm
- Level Máximo: 25
- Classe: Guerreiro
- Localização: Jorrvaskr
- Quest: Glory of the Dead
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Ria
- Level Máximo: 25
- Classe: Guerreiro (Armas de uma mão)
- Localização: Jorrvaskr
- Quest: Glory of the Dead
- Raça: Imperial
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Torvar
- Level Máximo: 25
- Classe: Guerreiro (Armas de uma mão)
- Localização: Jorrvaskr
- Quest: Glory of the Dead
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Não
Vilkas
- Level Máximo: 50
- Classe: Guerreiro (Armas de duas mãos)
- Localização: Jorrvaskr
- Quest: Glory of the Dead
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Seguidores da Dark Brotherhood em Skyrim
A Dark Brotherhood é uma guilda de assassinos. Após completar a quest Hail Sithis!, os seguintes membros da irmandade podem ser recrutados como seguidores. Esses seguidores são letais e especializados em assassinatos, mas não podem se casar nem se juntar aos Blades.
Cicero
- Level Máximo: 50
- Classe: Assassino
- Localização: Dawnstar Sanctuary
- Quest: Hail Sithis!
- Raça: Imperial
- Casável: Não
- Blades: Não
- Mordomo: Não
Dark Brotherhood Initiate
- Level Máximo: Nenhum
- Classe: Assassino
- Localização: Dawnstar Sanctuary
- Quest: Hail Sithis!
- Raça: Nord
- Casável: Não
- Blades: Não
- Mordomo: Não
Seguidores Mercenários em Skyrim
Os mercenários são encontrados em tavernas por toda Skyrim e custam 500 Gold para serem contratados. Após a demissão, eles retornam à taberna onde foram originalmente encontrados. Mercenários têm um nível máximo de 40 e podem ser úteis tanto em combate quanto para armazenamento temporário de itens. Muitos deles podem se juntar aos Blades, e alguns atuam como mordomos em Hearthfire.
Belrand
- Classe: Espadachim Arcano
- Localização: The Winking Skeever, Solitude
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Erik the Slayer
- Classe: Bárbaro
- Localização: Rorikstead
- Raça: Nord
- Casável: Não
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Jenassa
- Classe: Ranger
- Localização: The Drunken Huntsman, Whiterun
- Raça: Dunmer
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Não
Marcurio
- Classe: Mago
- Localização: Bee and Barb, Riften
- Raça: Imperial
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Sim
Stenvar
- Classe: Guerreiro (Armas de duas mãos)
- Localização: Candlehearth Hall, Windhelm
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Não
Teldryn Sero
- Classe: Espadachim Arcano
- Localização: The Retching Netch, Raven Rock
- Raça: Dunmer
- Casável: Não
- Blades: Sim
- Mordomo: Não
Vorstag
- Classe: Guerreiro (Armas de uma mão)
- Localização: Silver-Blood Inn, Markarth
- Raça: Nord
- Casável: Sim
- Blades: Sim
- Mordomo: Não