Este guia do nosso Detonado de Persona 5 Royal aborda o Palácio do personagem Shido.
Guia do Palácio do Shido em Persona 5 Royal
Finalmente, a batalha que você estava esperando ao longo de Persona 5 Royal: é quase hora de enfrentar Masayoshi Shido, o político corrupto que conseguiu fazer com que Joker fosse condenado a passar seu tempo em Tóquio. Durante o jogo, você descobre o quão terrível Shido é, e quando chega o momento de derrubá-lo, a sensação de vitória vai ser incrível.
O navio de Shido foi ajustado para ser mais fácil em Persona 5 Royal, mas ainda é um percurso longo e cheio de desafios até você poder confrontar Shido diretamente. Este guia foca exclusivamente no palácio e não nos eventos fora do Metaverso. Vamos guiá-lo desde o início do palácio até a luta final.
Informações Preliminares
Recomendamos que você esteja entre os Níveis 60 e 70 antes de enfrentar este palácio. Sem dúvida, é o mais difícil até agora, e, considerando o comprimento do palácio e o número de mini-chefes que você terá que enfrentar antes de chegar a Shido, não subestime a dificuldade desse local.
Com uma grande variedade de afinidades e fraquezas para as sombras que vagam pelo navio, é difícil apontar um Ladrão Fantasma específico que seja o melhor para este palácio. Muitas das afinidades são voltadas para habilidades de bênção e maldição, mas como Akechi já não faz mais parte do grupo, isso não será um problema. Você encontrará várias fraquezas elétricas, então Ryuji é uma escolha sólida para o time.
Como sempre, você deve usar Joker para cobrir as afinidades que o resto da equipe não consegue. Com as habilidades dele, você raramente ficará sem uma opção elemental, então use isso a seu favor. Visite a Sala de Veludo para garantir que suas fusões estejam em dia.
Agora que está preparado, vamos avançar pelo Palácio de Shido até a batalha final.
Tabela de Afinidades e Fraquezas
Legenda:
- Str: A sombra é forte contra esse elemento, e os ataques causam menos dano.
- Wek: A sombra é fraca contra esse elemento, e os ataques causam mais dano.
- Rep: A sombra reflete ataques desse tipo, revertendo o dano contra você.
- Nul: A sombra anula ataques desse tipo, e eles não causam dano à sombra.
- Drn: A sombra recupera vida com ataques desse tipo, e esses ataques curam a sombra.
- -: O ataque desse tipo causa dano normal à sombra.
Sombras:
Sombra | Nível | Arcano | Phys | Gun | Fire | Ice | Elec | Wind | Psio | Nuke | Bless | Curse |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Emperor’s Amulet | 30 | Strength | Str | Str | – | – | Wek | – | – | – | – | – |
Narcissus | 50 | Lovers | – | – | Wek | – | Nul | Str | – | – | Str | – |
Dakini | 50 | Empress | – | – | Str | – | – | – | – | – | – | – |
Sarasvati | 50 | Priestess | – | – | – | Nul | Str | – | Wek | – | – | – |
Barong | 52 | Emperor | – | Str | – | – | Str | Wek | – | – | Nul | Wek |
Garuda | 52 | Star | – | – | – | – | – | Str | – | – | Rep | – |
Cerberus | 55 | Chariot | – | – | Drn | Wek | – | – | – | Str | – | – |
Parvati | 56 | Lovers | – | – | – | Rep | – | – | Str | – | Str | Wek |
Kurama Tengu | 56 | Hermit | – | – | – | Wek | – | Rep | – | – | Str | Str |
Titania | 56 | Empress | – | – | – | – | – | – | Wek | Str | Str | Str |
Baphomet | 58 | Devil | – | – | Str | – | – | – | – | – | Wek | Nul |
King Frost | 61 | Emperor | – | – | – | Drn | – | – | – | – | Nul | – |
Kali | 63 | Empress | – | Rep | Nul | – | – | – | Rep | – | – | Str |
Forneus | 63 | Magician | – | – | – | Drn | Wek | – | Nul | – | – | – |
Hanuman | 64 | Star | – | – | – | Wek | – | – | Str | – | Str | – |
Atavaka | 65 | Faith | Str | Nul | Rep | – | – | – | – | – | – | Str |
Oberon | 66 | Emperor | – | – | – | – | Str | – | Nul | Wek | – | – |
Emperor’s Amulet é o Tesouro Demoníaco deste palácio. Pegue-o para fusão ou derrote-o para ganhar uma boa recompensa.
Mini-Chefes
Sombra | Nível | Afinidades e Fraquezas | Phys | Gun | Fire | Ice | Elec | Wind | Psio | Nuke | Bless | Curse |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Politician Ooe | 56 | – | – | – | Drn | – | – | Wek | – | – | – | |
Former Noble | 57 | – | – | – | Drn | Wek | – | Nul | – | – | – | |
TV Station President | 58 | – | – | Drn | Wek | – | – | – | – | – | – | |
Garuda | 57 | – | – | – | – | Wek | Nul | – | – | – | – | |
IT Company Boss | 59 | – | – | – | – | – | – | Nul | Wek | – | – | |
Titania | 58 | – | – | – | – | – | – | Wek | Nul | – | – | |
Yakuza Cleaner | 60 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | |
Black Mask | ||||||||||||
Cerberus | 61 | – | – | Drn | – | – | – | – | – | – | – | |
Cu Chulainn | 61 | – | – | – | – | Drn | – | – | – | – | – | |
Goro Akechi | 61 | – | – | – | – | – | – | – | – | Str | Str |
Primeira Carta: O Restaurante
Depois de descobrir que você precisa coletar cartas de recomendação para ter acesso a Shido, o grupo parte para encontrar essas cartas pelo navio. O primeiro local é no Hall Central, então vá para a Passagem Central e siga pelas escadas, descendo o primeiro corredor à direita.
Isso o levará a um salão de dois andares, onde você ouvirá os clientes para aprender sobre o restaurante. Seu objetivo aqui é uma porta no primeiro andar do restaurante, que estará trancada quando você chegar — você precisa de um Cartão de Membro para entrar.
Continue ouvindo as conversas para descobrir onde encontrar um cartão. No segundo andar, logo na entrada do salão, você ouvirá um convidado falando sobre perder seu cartão. Use a Terceira Visão para seguir suas pegadas até o bar, onde você pedirá o cartão.
Agora que você pode entrar, encontrará o primeiro dos VIPs de Shido no restaurante. Para conseguir a carta de recomendação, você terá que lutar contra Politician Ooe. Derrotá-lo recompensará você com a carta. Seu próximo VIP estará na piscina, então termine essa área e siga ao norte para encontrar o elevador e sair.
Segunda Carta: O Deck da Piscina do Palácio do Shido
Introduzindo os Puzzles dos Ratos
Uma das partes mais irritantes deste palácio é a quantidade de vezes que você precisará completar como ratos. Em salas afetadas por uma estátua de Shido, qualquer intruso se transformará em rato, e suas capacidades nesse formato são bastante limitadas. Você não pode abrir portas e, nesse estado enfraquecido, não deve tentar lutar contra sombras.
Na primeira sala com a estátua, use a Terceira Visão para encontrar um duto. Destrave a porta na sala em que você acabou, depois vá para a grande sala com várias portas para prosseguir.
Você se transformará em rato novamente na grande sala, então vá para o canto noroeste e use outro duto para chegar à sala à esquerda. Um colega de equipe apontará um interruptor que impede o grupo de se transformar em ratos nessa área. Como você não podia abrir portas como rato, se tornar humano novamente permite criar atalhos para facilitar a navegação.
Na sala ao sul do mapa, você encontrará o elevador para sair dessa área e subir para o deck da piscina.
Lutando Pela Segunda Carta no Palácio do Shido
O próximo VIP é o único sentado em uma cadeira no deck da piscina, mas ele não falará com você de imediato. Assim como no restaurante, você precisará andar por aí ouvindo conversas até encontrar uma mulher mascarada no outro lado da piscina. Ryuji terá uma ideia, então vá até o bar e fale com o barman.
A partir daí, vá para trás das escadas e use a Terceira Visão para encontrar um duto. Passe por ele até os vestiários, onde você assistirá a uma cena antes de poder confrontar o segundo VIP.
Use a tabela de afinidades para derrotá-lo rapidamente. Eles tentarão usar lavagem cerebral em sua equipe para causar mais dano, então mantenha a calma e elimine-os rapidamente para obter a segunda carta.
Após vencer a luta, vá até a porta no lado leste da piscina para prosseguir.
A Terceira Carta: O Salão de Entretenimento
Puzzle de Ratos
Bem-vindo a mais um puzzle de ratos! (Acostume-se, ainda haverá mais depois deste.)
Ative a sala segura no Corredor Superior de Estibordo, depois desça as escadas. Embora você tenha sido humano nos corredores antes, agora você também será transformado em rato nessa área. Além disso, há armadilhas de queijo que podem ser usadas na forma de rato, e pegar o queijo restaurará um pouco de SP. Continue pelo corredor até encontrar um duto e rasteje por ele para se tornar humano do outro lado. Siga para o sul até chegar a um caminho com três opções e vá em direção à porta inferior.
Há um interruptor nesta sala, mas anote a localização e não toque nele por enquanto. Há um duto no tamanho de ratos que você precisa usar, então rasteje por ele e observe a sombra no corredor. Quando ela não estiver olhando, saia do duto e volte para a sala de onde veio para destrancar a porta. Agora você pode ativar o interruptor, permitindo abrir a próxima porta na parte sul desta sala.
Ao passar por lá, você encontrará dois corredores. O primeiro desbloqueia um atalho para o interruptor, enquanto o outro leva a uma sala com um duto acessível apenas para ratos. Torne-se rato novamente para usar o duto aqui, depois vá para a esquerda e destranque a porta ao emergir. Ative o interruptor novamente antes de sair.
Há um baú de tesouro que pode ser encontrado se você evitar ativar o interruptor por um momento. Há um duto na parte sul da próxima sala que leva a um beco sem saída com um baú de tesouro e uma sombra. Se seguir por esse caminho, haverá algumas portas para usar e sair de novo.
Agora, siga em frente até a grande sala adiante, depois vá para a direita para encontrar a porta final. Destrancar essa porta permitirá que você vá aonde quiser nessa área, então siga ao norte pela saída para chegar ao Deck Traseiro.
Encontrando O Faxineiro
Ao sair desta área, o jogo avisa que as sombras que se parecem com soldados em armaduras serão mais difíceis do que as sombras normais, então lembre-se disso ao enfrentá-las pelo restante do palácio.
Com mais uma batalha pela frente, acesse a sala segura para descansar e se preparar antes de avançar. Quando chegar ao Salão de Entretenimento, você será interrompido por alguém que enviará inimigos para enfrentá-lo. Ele é introduzido como o Homem Extremamente Vulgar, que você descobrirá ser um VIP, O Faxineiro, então prepare-se para a luta.
Ele possui ataques de fogo, gelo e eletricidade, então tome cuidado com quem você traz para a luta. Ele não tem resistências ou fraquezas, então lance seus movimentos mais poderosos contra ele para derrubá-lo. Após vencê-lo, siga pela porta para o Salão de Entretenimento.
Lutando Pela Terceira Carta
Dentro do salão, desça as escadas para encontrar a sala de máquinas caça-níqueis (que tem um baú de tesouro se você for ao norte), depois desça novamente para começar sua próxima luta. O Presidente da Estação de TV o enfrentará usando dois Garuda, além de sua própria sombra, então use a tabela de afinidades para eliminá-los rapidamente.
Derrotá-los lhe recompensa com a terceira carta de recomendação. Volte para cima e passe pela porta logo acima da sala segura para continuar.
A Quarta Carta: O Convés Lateral do Palácio do Shido
Essa é facilmente a seção mais longa do palácio até agora, então a dividimos em partes fáceis de digerir para ajudar você a manter tudo em ordem. Você começa essa seção com mais um quebra-cabeça de rato.
A única porta que você pode usar imediatamente fica no corredor sudoeste, então vá até lá e siga em frente até encontrar uma porta trancada. Se você virar à esquerda, poderá ativar o interruptor dessa área. Faça isso antes de voltar à sua primeira curva e encontrar um duto de ventilação. Depois de sair, destranque a porta antes de voltar e ativar o interruptor novamente, e depois volte para a sala onde você agora pode abrir a porta. Passe pela porta, depois vire à direita e destranque a porta ao lado do interruptor antes de seguir à esquerda.
Na bifurcação, siga para o norte para encontrar um interruptor no corredor norte. Ative esse interruptor e retorne à última sala para encontrar outro duto de ventilação. Se você estiver procurando por Will Seeds, esse é o momento para seguir o guia e pegar o segundo.
Independentemente disso, volte para a sala com o interruptor e rasteje pelo duto de ventilação, onde agora você pode voltar à grande sala. Destrave a porta ao sul para encontrar outro duto, então passe por ele e se transforme em humano do outro lado. Destrave a porta à frente e siga em frente.
Enfrentando O Faxineiro, Novamente no Palácio do Shido
Ative a sala segura assim que sair do elevador e certifique-se de recuperar o HP e SP da sua equipe, pois você está prestes a enfrentar outro mini-chefe.
Ao correr pelo Convés Lateral, o Faxineiro o interrompe mais uma vez para outra batalha. Agora, ele tem um Baphomet adicional na equipe, mas, fora isso, a luta é a mesma de antes. Lide com ele da mesma forma que fez anteriormente.
Uma vez que terminar, recupere-se na sala segura, se necessário, antes de continuar. E, claro, há mais um quebra-cabeça de rato.
Segundo Quebra-Cabeça de Rato
Para o que vale, esse quebra-cabeça é mais curto que os outros, e também é o último. Você pode explorar a área para encontrar alguns itens, mas, se estiver focado apenas no quebra-cabeça, este é o mais curto.
Quando você está na forma humana, as sombras desta área oferecem uma excelente quantidade de XP, caso esteja tentando subir de nível. Então, sinta-se à vontade para enfrentá-las se estiver treinando, já que há batalhas desafiadoras pela frente.
Na grande sala à frente, você será transformado em rato novamente, mas não há duto de ventilação aqui, então vá em direção à porta à esquerda, torne-se humano e abra a porta. Uma vez que passar pela porta, continue à esquerda até ser forçado a virar à direita, e você verá o interruptor. Ative-o antes de voltar à grande sala e abrir a porta ao norte.
Lutando pela Quarta Carta
Ao abrir a última porta, você retornará ao Salão Central, então passe pela sala segura se necessário antes de ir ao restaurante e falar com o garçom na entrada para obter informações sobre a próxima carta.
Quando estiver pronto, volte para o Convés Lateral novamente. Embora a área pareça um beco sem saída, use o Terceiro Olho para encontrar pontos de salto ao longo da parede que permitem escalar o lado do barco. Suba até conseguir entrar novamente no navio através de uma suíte residencial aberta.
Adiante, está a luta pela próxima carta, então certifique-se de que seu time está preparado antes de enfrentar o Presidente de TI. Vale a pena notar que Oberon continuará invocando Titania se um deles for derrotado, então lide com Oberon primeiro e depois com as Titanias.
Se estiver em busca do seu último Will Seed, pode encontrá-lo nesta área. Agora que você tem sua quarta carta de recomendação, só falta mais uma para poder confrontar Shido. E quem será o último VIP? Bem, você já o encontrou antes.
A Quinta Carta: A Sala de Máquinas do Palácio do Shido
Embora o Faxineiro já tenha encontrado você algumas vezes, agora é sua vez de procurá-lo. Volte para o Convés Lateral, na parte que parecia ser um beco sem saída. Há um duto que leva você à Sala de Máquinas, e é lá que você encontrará o Faxineiro pela última vez.
Certifique-se de que seu time está em ótimas condições antes de rastejar pelo duto, pois assim que sair, você começará a enfrentar seus capangas novamente. O padrão de luta já deve ser familiar, mas, depois de derrotar sua equipe, o Faxineiro fugirá. Você o perseguirá, apenas para perceber que ele se trancou mais à frente. Não tem problema – há um duto do lado se você escalar as caixas para acessá-lo, então rasteje por ele para enfrentá-lo uma última vez.
Um detalhe sobre o Faxineiro nesta fase é que ele se move duas vezes por turno. Ele tem o ataque Mudoon, que tem uma chance moderada de causar morte instantânea em quem for afetado por movimentos de maldição. Uma maneira garantida de manter Joker vivo é equipá-lo com uma Persona que resista a movimentos de maldição.
Fora isso, não há uma tática especial para o Faxineiro, já que ele não tem fraquezas a explorar. Ataque-o com tudo o que puder para reduzir sua vida até derrotá-lo. Quando finalmente o vencer, ele oferecerá sua quinta carta de recomendação.
Recupere o HP e SP da equipe antes de sair da Sala de Máquinas. Há mais uma luta de mini-chefe de várias fases que será ativada assim que você sair, então essa é sua única chance de se curar antes de enfrentar mais uma batalha difícil.
Finalizando
Você tem uma última luta de mini-chefe desafiadora (e extremamente emocional) ao garantir sua rota para o tesouro. Finalmente, você encontra o Shadow Mask, o misterioso Usuário de Persona mascarado que foi mencionado algumas vezes antes.
A luta contra ele é longa e específica, então temos um guia separado para enfrentá-lo. Depois de lidar com ele e assistir às cutscenes, suba as escadas ao norte antes de pegar a porta à direita.
Caminhe até as portas douradas à frente para ativar outra cutscene, depois interaja com o painel à sua direita para usar o elevador. Assista a mais uma cutscene antes de se dirigir à saída, onde você se preparará para enfrentar o próprio homem – Shadow Shido.
Com isso, completamos nosso guia do Palácio do Shido em Persona 5 Royal.