O chefe Aberax é enfrentado durante o prólogo de Metroid Prime 4, no Hangar do Centro de Pesquisa da UTO. A luta introduz mecânicas básicas de combate e exige atenção aos ataques do inimigo, focando nos pontos fracos em seu torso e abdômen.
Aberax aparece ao final da área, logo após Samus entrar no hangar. Durante a luta, o chefe revela gradualmente seus pontos fracos, exigindo do jogador uma combinação de tiro preciso, esquivas e uso estratégico da forma de Esfera Morph. Nenhuma habilidade adicional é necessária para essa batalha, tornando-a um bom teste das mecânicas iniciais do jogo.
Dicas para vencer Aberax
Abaixo estão as melhores estratégias para derrotar o chefe Aberax com eficiência:
1. Atire nos Núcleos Quando Não Estiverem Brilhando
O corpo de Aberax possui núcleos quebráveis no peito, que são os únicos pontos vulneráveis. Esses núcleos brilham em amarelo quando estão invulneráveis, então só devem ser atingidos quando estiverem apagados. Com o tempo, mais núcleos surgem no corpo, aumentando a dificuldade do confronto.
2. Mire no Núcleo do Abdômen
Após destruir todos os núcleos do torso, um núcleo maior no abdômen será exposto. Esse é o principal ponto de dano e será o foco até o final da luta. Fique atento, pois durante essa fase Aberax usará ataques mais agressivos para proteger a área.
3. Destrua as Esferas Saltitantes
Aberax lança esferas que quicam e perseguem Samus. Elas podem ser destruídas com tiros antes de alcançarem o personagem. Ignorar esse ataque pode dificultar bastante a movimentação.
4. Desvie para os Lados
Durante o combate, o chefe dispara projéteis das mãos e, ocasionalmente, um disparo mais forte com o núcleo abdominal exposto. Todos esses ataques podem ser evitados ao desviar lateralmente com o impulso.
5. Salte para Evitar a Onda de Choque
Aberax emite uma onda de choque pelo chão que se espalha a partir do abdômen. Para evitar dano, salte por cima da onda no momento certo.
6. Use a Esfera Morph para Passar pelo Muro de Energia
Um dos ataques finais envolve uma parede de energia que se move na direção de Samus. Dependendo da altura, será necessário pular duplo ou usar a Esfera Morph para rolar por baixo da barreira.
Visão geral do chefe Aberax
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Mapa: Prólogo
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Área: Hangar do Centro de Pesquisa da UTO
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Melhoria exigida: Nenhuma
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Pontos fracos: Núcleos do peito e núcleo do abdômen
Derrotar Aberax é essencial para avançar na história e dominar as mecânicas básicas de Metroid Prime 4. A luta recompensa o jogador que observa os padrões do inimigo e faz uso eficiente das ferramentas iniciais.

