Metal Gear Solid Delta Snake Eater traz de volta os vilões icônicos do jogo original, mas há um detalhe curioso envolvendo Ocelot que pode render um troféu especial. Trata-se do enigmático paradoxo do tempo, que surge caso o jogador tome uma decisão improvável logo no início da campanha.
No começo do jogo, durante a Missão Virtuosa, Snake se encontra com Sokolov em Rassvet. Após uma cena importante, Ocelot aparece em cena e é derrotado, ficando inconsciente no chão. É nesse momento que o jogador pode alterar o rumo dos acontecimentos.
Ocelot e o paradoxo do tempo
Normalmente, a ação correta é poupar Ocelot, deixando-o vivo para os eventos seguintes. No entanto, se Snake utilizar uma arma letal e matar Ocelot enquanto ele está desacordado, será criada uma linha alternativa de acontecimentos. Essa escolha resulta no desbloqueio do troféu Paradoxo do Tempo, mas também encerra a partida imediatamente.
Após o disparo fatal, o jogo exibe a mensagem “Ocelot está morto”, que logo se transforma em “Paradoxo do Tempo”. O Coronel Campbell surge para avisar o jogador de que a sua ação gerou uma contradição na linha do tempo, já que Ocelot deveria aparecer em jogos posteriores.
Antes de realizar essa ação, é essencial salvar o progresso manualmente. Ao matar Ocelot, o jogo não permitirá continuar, forçando o retorno ao último ponto salvo. Dessa forma, o jogador conquista o troféu sem perder todo o avanço feito até então.
Por que isso acontece em Metal Gear Solid Delta Snake Eater
O paradoxo do tempo é um recurso narrativo que reforça a importância de Ocelot na série Metal Gear. Por ser um personagem central em outros títulos, a sua morte precoce criaria uma ruptura impossível de ser sustentada na cronologia. Por isso, o jogo reconhece essa decisão como uma quebra da lógica temporal, recompensando o jogador com o troféu, mas encerrando a campanha imediatamente.