Esta parte do nosso Detonado de Lies of P cobre a parte da União da Oficina e Manufatura Venigni.
Manufatura Venigni
Ao entrar na União da Oficina (Workshop Union), Gemini comenta sobre o inventor Venigni e a função essencial da fábrica como fornecedora de todas as máquinas de Krat — de fantoches a bondes.
Siga em frente para realizar um Ataque Fatal (Fatal Attack) no Fantoche de Oficina (Workshop Puppet) de costas e colete a Célula de Arremesso (Throwing Cell). Vire-se e vá para a esquerda da entrada para encontrar o documento Cura Milagrosa (Miracle Cure) no beco sem saída e depois observe o restante da oficina.
À esquerda do prédio mais próximo, há um fantoche pendurado na beirada. Contorne até essa área para que o fantoche suba e possa ser derrotado. Em seguida, salte para o telhado do prédio. As passarelas de madeira desabarão se você tentar atravessá-las, então ignore-as e salte o vão, lidando com o Fantoche de Oficina para coletar o Fragmento de Ergo Vívido (Vivid Ergo Fragment).
No beco estreito atrás do prédio, realize um ataque de queda em outro Fantoche de Oficina e siga até o beco sem saída para encontrar uma Ampola de Resistência a Atributo (Attribute Resistance Ampoule). Vire-se e vá direto até encontrar uma Ampola de Resistência Especial (Special Resistance Ampoule) próxima à escada para o telhado e então foque no Brigão da Oficina (Workshop Brawler).
Como há um Fantoche de Oficina à distância nesta área, além de um Boneco (Doll) pendurado à direita, é melhor evitar enfrentar o brigão em campo aberto. O brigão compartilha a maioria dos ataques com o Brigão de Krat (Krat Brawler), mas também pode destacar a roda das costas para realizar um combo de dois golpes.
Após derrotar o brigão, suba pela rampa para surpreender um Fantoche de Oficina e depois siga pela fenda estreita adiante para cair em um caminho inferior com um Catalisador de Fábula (Fable Catalyst). Agora você pode voltar para a área aberta e derrotar o Fantoche de Oficina que arremessa termitas, caso ainda não o tenha feito.
Siga em direção às escadas, tomando cuidado com o Boneco que sobe à esquerda, e então desça do parapeito e enfrente o Fantoche de Oficina próximo à Proteção de Emergência de Gemini (Gemini’s Emergency Protection). Ignore a ponte e entre pelo arco para ouvir o som de um telefone tocando. Atenda e conheça Arlecchino, o Rei de Todos os Enigmas (King of All Riddles).
Arlecchino apresenta um enigma:
“Pela manhã, caminha com quatro pés. Ao meio-dia, com apenas dois. E ao entardecer, com três. Se resolver isso, saberei que está vivo.”
Ambas as respostas garantem a Chave da Trindade (Trinity Key), mas escolher “Humano” (Human) é a resposta correta e rende humanidade adicional.
Volte para a ponte, cuidando dos Fantoches de Oficina que sobem pelos lados conforme você se aproxima dos dois que arremessam termitas à distância. Após lidar com eles, colete a Revista de Legião (Legion Magazine) e suba as escadas para alcançar a Manufatura Venigni (Venigni Works).
Manufatura Venigni
Ative o Stargazer no pátio das Instalações de Venigni e colete a Corrente (Chain) próxima. Suba as escadas e verifique ao lado para encontrar um Fragmento de Ergo Dim (Dim Ergo Fragment).
Entre na sala ao lado da escada e desça pela abertura no chão, virando-se rapidamente para enfrentar dois Fantoches de Fábrica (Factory Puppets). Esses inimigos se movem lentamente, mas causam bastante dano com ataques erráticos e são difíceis de interromper. Felizmente, são bastante vulneráveis a choque elétrico, podendo ser enfraquecidos com o Braço Legionário Fulminis (Fulminis Legion Arm).
Após a luta, abra o cofre para obter a Adaga Salamandra (Salamander Dagger) e destranque a porta para retornar ao Stargazer.
Mais uma vez, suba as escadas e siga pela fábrica ouvindo os comentários de Gemini sobre o local. Vire a esquina e enfrente dois Fantoches de Oficina, um deles arremessando termitas. Mantenha-se próximo ao corrimão ao se aproximar do inimigo à distância, pois as tábuas de madeira diante dele desabarão se você passar por cima. Colete a Pedra da Lua Oculta (Hidden Moonstone) no canto.
Dentro do prédio, atravesse o corrimão à direita e enfrente dois fantoches para coletar a Roda Denteada (Sawtoothed Wheel). Continue pelo andar superior, desça pela escada, elimine os inimigos que teriam te emboscado ao cair pelo chão e abra o baú para encontrar a Peça de Defesa Cartucho de Choque Belford (Belford Shock Cartridge).
Volte pela escada e verifique o nicho à direita para encontrar o Relatório do Gerente da Fábrica (Factory Manager’s Report). Vire a próxima esquina para encontrar um Fragmento de Ergo Vívido (Vivid Ergo Fragment). Continue até a próxima sala para que uma caixa metálica caia do teto e então desça para enfrentar o Guardião da Fábrica (Factory Guardian).
O Guardião da Fábrica é um inimigo difícil devido aos seus dois escudos, que desviam muitos ataques. É preciso aproveitar aberturas em seus movimentos ou atingir suas costas. Os três principais ataques a observar são: empurrão em carga, chute frontal e empurrão com dois escudos.
O empurrão em carga é fácil de identificar, pois o inimigo levanta apenas um escudo. No entanto, é difícil de evitar e contra-atacar pelas costas. Já o chute frontal e o empurrão com dois escudos são realizados quando ambos os escudos estão erguidos. Como é difícil prever qual desses ataques será usado, aproxime-se do inimigo e então salte para trás, evitando ambos. Caso ele execute o chute frontal, aproveite para contra-atacar.
Após derrotar o Guardião da Fábrica e obter um Calibre de Legião (Legion Caliber), suba as escadas no fundo da área e siga pela passarela até encontrar uma Borboleta Dimensional (Dimensional Butterfly), que deixa cair uma Manivela de Motividade (Motivity Crank). Pegue a Termita (Thermite) próxima e continue para o interior da fábrica até alcançar o Esgoto da União da Oficina (Workshop Union Culvert) e coletar o Abrasivo de Choque Elétrico (Electric Blitz Abrasive) próximo ao Stargazer do local.
Canal da União da Oficina
Saia do Canal da União da Oficina pelo cano à frente e você encontrará um rio de líquido de corrupção. Esse líquido causa acúmulo de Corrupção ao ser tocado, e quando a barra é preenchida, você será afligido pelo status de Corrupção, que reduz seu HP gradualmente.
Cuidado com os Bonecos (Dolls) deitados sob a superfície da água enquanto você contorna a borda do rio para coletar o Fragmento de Ergo Radiante (Radiant Ergo Fragment) e o Catalisador de Fábula (Fable Catalyst), e então continue rio acima para encontrar um Bruto da Oficina (Workshop Brawler). Como três Bonecos sairão da água para acompanhá-lo, é aconselhável recuar para separá-los e lidar com eles individualmente, evitando ser cercado.
Após derrotar os inimigos, pegue o Fragmento de Ergo Vívido (Vivid Ergo Fragment) à direita e continue até o final da área até que a lanterna comece a brilhar em vermelho, sinalizando uma Borboleta Dimensional (Dimensional Butterfly).
A Borboleta Dimensional aparece entre dois canos de esgoto no fundo da área, mas três Fantoches da Oficina caem desses canos para emboscá-lo. Evite a emboscada avançando lentamente até chamar a atenção dos fantoches sem pernas, depois recue e elimine-os conforme se aproximarem.
Após limpar a área, aproxime-se do fundo para ativar a Borboleta Dimensional, derrote-a para obter a Pedra da Lua Oculta (Hidden Moonstone) e colete a Ferramenta de Reparo Urgente de Venigni (Venigni’s Urgent Repair Tool) e outra Pedra da Lua Oculta em ambos os lados.
De volta ao Marcador (Stargazer), suba as escadas do canal e aproxime-se do Fantoche da Fábrica (Factory Puppet) à frente para chamar sua atenção e recuar rapidamente para o túnel anterior. Pouco depois, uma bola de peças de fantoches em chamas descerá pela rampa à direita e eliminará o inimigo para você.
Pegue o Pedaço de Ergo Escuro (Dim Ergo Chunk) adiante e olhe pelo túnel à esquerda para avistar outro item. Espere uma das bolas de fogo passar e corra atrás dela para pegar o Fragmento de Ergo Escuro (Dim Ergo Fragment), depois se proteja à esquerda do buraco para evitar o Fantoche da Fábrica e as bolas de fogo seguintes. Agora, vire e suba o túnel oposto, usando as laterais para se esquivar das bolas de fogo, até encontrar uma Proteção de Emergência de Gemini (Gemini’s Emergency Protection) perto de um dispositivo de travamento.
Do outro lado do portão, siga em frente na bifurcação para encontrar um Fragmento de Ergo Escuro perto de uma escada que pode ser liberada e então volte e vire à esquerda para encontrar uma Pedra da Lua Oculta antes de retornar ao Marcador do Canal da União da Oficina.
Retorne ao túnel mortal — para fantoches — e avance com cuidado pelas bolas de fogo até um ponto onde um Fantoche da Fábrica arromba a parede à direita, revelando uma passagem secreta. Ignore-a por ora e siga até o beco sem saída, onde um Fantoche da Fábrica guarda um baú com o Machado de Fogo (Fire Axe).
Volte à passagem secreta e siga até encontrar um Fragmento de Ergo Vívido, depois continue até sair e virar à esquerda para encontrar a Raposa Vermelha (Red Fox) e o Gato Preto (Black Cat).
Converse com Raposa Vermelha para saber que a dupla foi contratada por Lorenzini Venigni para uma tarefa absurda e que o inventor está em algum lugar dentro da fábrica. Fale com Gato Preto, que oferece vender o Guia de Pontos de Referência de Krat de Venigni Rasgado III (Ripped Venigni’s Krat Landmark Guide III) por 500 Ergo. Leia o livro, que revela ser um golpe para apoiar a Pousada Lagosta Vermelha (Red Lobster Inn), e fale novamente com Gato Preto para mais diálogo.
Do lado oposto dos Perseguidores (Stalkers), colete o Fragmento de Estrela (Star Fragment) no chão e siga pelo corredor próximo, cuidando do Fantoche da Fábrica à esquerda. Como o portão ao final está trancado, vá pelo outro caminho e vire à direita na bifurcação para encontrar três Fantoches da Oficina guardando um Fragmento de Ergo Vívido.
Após eliminar os inimigos, siga pelo corredor próximo até um conjunto de portas com um símbolo pintado e destranque-as com a Chave da Trindade (Trinity Key) obtida com Arlecchino. Dentro, abra o cofre para encontrar o Casaco de Cauda do Sangue Azul (Blue Blood’s Tailcoat) e um Quartzo (Quartz), depois volte e siga pelo corredor para encontrar um Ampola de Resistência a Atributos (Attribute Resistance Ampoule) e outro atalho.
Retorne pelo mesmo caminho e entre no grande cano para enfrentar um Fantoche da Fábrica sem pernas que sobe da área inferior. Elimine-o rapidamente ou recue para evitar três fantoches adicionais que vêm por cima do cano. Saindo do outro lado, vire à esquerda para a área sob o cano e enfrente dois Fantoches da Fábrica, coletando a Lâmina Serrilhada (Saw Blade).
Volte ao túnel e aproxime-se do portão trancado para fazer surgir um Fantoche da Fornalha (Furnace Puppet), depois destranque rapidamente o portão para criar um atalho antes de enfrentá-lo.
Esse inimigo possui dois ataques principais: um golpe de investida e um ataque de fúria com golpe de pá. O Ataque de Fúria tem um longo tempo de preparação e pode ser evitado recuando, enquanto o ataque de investida começa com o fantoche levantando a pá como um taco antes de avançar para um golpe. Como o espaço é estreito, atraia-o para o corredor mais largo e use esse espaço para prever e desviar de seus ataques, contra-atacando com um golpe carregado.
Após derrotar o inimigo e receber o Amuleto do Mestre de Espada (Swordsmanship Master’s Amulet), passe pela barricada que ele destruiu para encontrar uma Ampola de Purificação de Atributos (Attribute Purification Ampoule) e puxe a alavanca próxima.
Volte à localização dos Perseguidores e note que o líquido de corrupção na área abaixo foi drenado. Suba as escadas à direita e vá direto para acessar uma alavanca à esquerda que abaixa a seção elevada do cano próximo, depois atravesse para encontrar um Fragmento de Ergo Radiante.
Esse caminho leva de volta à Entrada da União da Oficina (Union Workshop Entrance), então descanse se necessário e volte ao cano, descendo a escada para enfrentar o Fantoche do Futuro (Puppet of the Future).
Chefe: Fantoche do Futuro
Esse chefe opcional se torna mais fácil após drenar o líquido de corrupção, que causava dano ao longo do tempo e dificultava a movimentação.
O Fantoche do Futuro possui um arsenal extremamente limitado de ataques básicos, com dois golpes com os punhos quando o jogador está à sua frente:
Se ele levantar o braço direito, fará um ataque de impacto direto no chão. Esse ataque pode ser provocado ao ficar na frente do chefe, abrindo oportunidade para atacar a parte de trás das pernas.
Se ele não levantar os braços e apenas dobrar os joelhos, executará um giro com os braços e torso. Evite esse ataque recuando ou correndo entre suas pernas para atacá-lo livremente.
Também há dois ataques de pisão:
Quando levanta uma perna, pisará com ela, ficando vulnerável à retaliação na outra perna. Após o pisão, ele recua com a mesma perna, então não fique atrás dele ao atacar.
Se levantar ambas as pernas, realizará um pisão duplo que pode ser evitado com um recuo ou rolamento.
Recompensa: 4335 Ergo, um Quartzo, e um Pedaço de Ergo Radiante (Radiant Ergo Chunk). Você também pode coletar um Fragmento de Ergo Radiante, uma Pedra da Lua Oculta e um Fragmento de Ergo Escuro, além de abrir o baú para obter a Lança com Propulsor (Booster Glaive).
Volte ao Marcador para restaurar suas Células de Pulso, se necessário, e atravesse novamente o cano abaixado para criar um atalho até o Marcador. Do outro lado do cano, vire à direita para retornar às escadas e entre na sala à esquerda para enfrentar dois Fantoches da Fábrica.
Após eliminar os inimigos, pegue a Ampola de Purificação Especial (Special Purification Ampoule) na base das escadas e suba até encontrar as Confissões do Doutor (Doctor’s Confessions). Abaixo das escadas, entre na porta para encontrar o cartaz “Você viu esse excêntrico?!” (Have you seen this eccentric?!), depois volte à sala anterior e desça a escada para encontrar o Sobrevivente (Survivor).
Chefe: Sobrevivente
O Sobrevivente enlouqueceu e busca expiar seus pecados matando todos os fantoches. Fale com ele vestindo o Casaco de Cauda do Sangue Azul e ele o confundirá com seu amigo Leo, pedindo desculpas por ter quebrado seu voto antes de enlouquecer completamente.
Usando uma Espada de Fantoche (Puppet Saber), o Sobrevivente é ágil e ataca com combos rápidos. Seus ataques são difíceis de defender com Guarda Perfeita, mas causam pouco dano e podem ser recuperados com Regeneração de Guarda.
Sendo um inimigo humanoide, o Sobrevivente é vulnerável a Ataques Fatais e muitas vezes se desorienta devido à sua loucura, o que permite aproximar-se pelas costas e realizar um ataque devastador.
Recompensa: 1633 Ergo, Promessa do Perseguidor (Stalker’s Promise), Máscara do Sobrevivente (Survivor’s Mask) e Traje de Caça do Sobrevivente (Survivor’s Hunting Apparel). Volte ao atalho criado com o cano abaixado e, desta vez, entre na porta diretamente à frente do painel de controle para ouvir a voz de Venigni e continue até a Sala de Controle da Fábrica de Venigni (Venigni Works Control Room).
Sala de Controle da Manufatura Venigni
Do lado direito da sala, colete a Pedra da Lua Oculta (Hidden Moonstone) próxima ao Fantoche de Oficina (Workshop Puppet) e depois suba as escadas do lado oposto da área para encontrar um Fragmento Estelar (Star Fragment). Agora siga pela porta até encontrar um Stargazer e fale com Venigni para descobrir que os Stalkers o abandonaram enquanto seu mordomo, Pulcinella, trancou a porta dos fundos, recebendo o gesto Medo (Fear).
De volta ao interior do prédio, desça as escadas e atraia o Fantoche Fornalha (Furnace Puppet) que patrulha a sala em direção à entrada para evitar os Fantoches de Oficina que arremessam termitas e então derrote-o para obter o Conversor Padrão de Radiação da União da Oficina (Workshop Union Standard Radiation Converter). Agora limpe os Fantoches restantes no nível inferior antes de subir novamente.
Desta vez, atravesse as vigas próximas às escadas para coletar a Proteção de Ferro de Gemini (Gemini’s Iron Protection) e depois olhe para a esquerda para avistar uma Manivela de Técnica (Technique Crank) na plataforma próxima. Vire-se e atravesse as vigas para alcançar a plataforma do outro lado da sala onde encontrará a Nota de Descartes (Descartes’s Note), e continue pelas vigas para encontrar um Fragmento de Ergo Opaco (Dim Ergo Fragment). Agora enfrente os três Fantoches de Oficina na plataforma próxima para coletar um Ampola de Purificação de Atributo (Attribute Purification Ampoule) antes de retornar ao Stargazer.
Volte ao Hotel Krat para subir de nível e aprimorar suas armas, se necessário, e depois retorne à Sala de Controle e desça a rampa nos fundos da área para entrar no Centro da Manufatura Venigni (Center of Venigni Works).
Chefe: Chama do Rei, Fuoco (King’s Flame, Fuoco)
Fuoco é um fantoche gigante com uma fornalha equipada com um lança-chamas e um martelo. Como esperado da Chama do Rei, Fuoco é resistente a dano de fogo, mas vulnerável a dano elétrico como outros fantoches, tornando armas como o Bastão de Bobina Elétrica (Electric Coil Stick) e o Braço de Legião Fulminis (Fulminis Legion Arm) extremamente eficazes. Além disso, se ainda não tiver equipado o Conversor Padrão de Radiação da União da Oficina, faça isso antes da luta para ajudar a evitar o estado de Superaquecimento (Overheat) causado pelos ataques flamejantes de Fuoco na segunda fase.
A fase inicial da luta é relativamente direta, já que Fuoco usa apenas o braço direito para realizar dois tipos de ataque: verticais e horizontais.
Os ataques verticais são geralmente executados quando o jogador está em frente ao chefe e em curta distância, consistindo em soco no chão, golpe de cima para baixo ou golpe ascendente como ataque inicial. Esses ataques podem ser identificados pela posição do martelo:
Se Fuoco levantar o braço com o martelo voltado para cima, ele realizará um golpe de cima para baixo. Como esse ataque pode atingir em alcance médio, o melhor é desviar para a direita.
Quando Fuoco puxar o braço para trás, ele fará um corte ascendente. Este pode ser evitado ao desviar para o lado, mas pode ser seguido de um golpe de cima para baixo.
Se o martelo estiver voltado para o chão, ele socará o solo à sua frente. Esse ataque não tem alcance e pode ser evitado em qualquer direção, mas às vezes é seguido por um giro de 360 graus do corpo do chefe com golpe ascendente no lado esquerdo, e possivelmente um golpe vertical.
Os ataques horizontais são variações do mesmo movimento: um arrasto do martelo pelo chão. Esse ataque sempre começa com Fuoco colocando o martelo no chão e arrastando-o em um arco no sentido horário (reverso) ou anti-horário (frontal). Como ambos possuem a mesma sinalização, é difícil cronometrar um Bloqueio Perfeito (Perfect Guard), mas podem ser evitados com um desvio.
A terceira variação é uma versão prolongada do arrasto reverso, com Fuoco girando três vezes. Esse ataque é fácil de identificar devido à sua preparação mais longa.
Além dos ataques padrões, Fuoco pode executar um Ataque de Fúria (Fury Attack) de investida onde ele levanta o martelo e gira antes de correr para frente. Isso pode ser bloqueado com um Bloqueio Perfeito ou evitado correndo para a direita.
Quando a vida de Fuoco chega a cerca de 60%, ele entra na segunda fase, realizando o Ataque de Fúria em uma direção aleatória, seguido de um despejo de magma do braço esquerdo na fornalha e, em seguida, uma onda de fogo em todas as direções. Esse ataque cobre mais da metade da área e causa Superaquecimento, sendo possível evitá-lo ao se proteger atrás dos grandes canos laterais.
Fuoco agora alterna entre dois estilos de ataque: com o braço direito e com o braço esquerdo. O braço direito mantém os ataques anteriores, mas o braço esquerdo pode lançar múltiplas bolas de fogo, além de usar um lança-chamas. É possível evitar esses ataques ficando atrás do braço, mas não é aconselhável correr em direção ao chefe enquanto ele atira as bolas de fogo.
Além disso, Fuoco dispara bolas de óleo que criam poças inflamáveis no chão. Essas poças não causam dano por si só, mas se atingidas por um ataque do chefe, explodem e causam dano adicional.
Por fim, Fuoco pode executar um golpe de cima para baixo como Ataque de Fúria, arrastando o martelo antes de levantá-lo e esmagar o chão. Pode ser evitado ao desviar para a direita ou bloqueado com um Bloqueio Perfeito.
- Recompensa: 6438 de Ergo, Amplificador de Chama de Alta Potência (High-powered Flame Amplifier), Ergo da Chama do Rei (King’s Flame Ergo) e Pedra de Amolar Flamejante (Flame Grindstone)
Após derrotar o chefe, examine o fantoche queimado além do Stargazer para identificar Pulcinella e depois retorne até Venigni para falar com ele sobre o fantoche antes de voltar ao Hotel Krat.
Hotel Krat
De volta ao Hotel Krat, você encontrará Venigni e Pulcinella em frente a Eugénie. Ao falar com Venigni, ele se apresenta formalmente antes de entregar a Ferramenta de Modificação da Pedra de Afiar (Grinder Modification Tool). Fale com ele “Sobre Pulcinella” para obter o gesto Swagger.
As Pedras de Afiar (Grindstones) permitem adicionar dano elemental à sua arma por um tempo limitado, mas só podem ser usadas uma vez antes de precisar serem recarregadas em um Stargazer.
Falando em Grindstones, se você conversar com Pulcinella, ele venderá diversos itens, incluindo uma Pedra de Afiar de Blitz Elétrico (Electric Blitz Grindstone), além de algumas manivelas (cranks) e peças de defesa. Você pode agora examinar a Máquina de Criação de Venigni (Venigni Craft Machine) próxima a Venigni para criar o Braço de Legião Flamberge (Flamberge Legion Arm) e escolher se deseja modificar um Braço de Legião (Legion Arm) com o Calibre de Legião (Legion Caliber).
No segundo andar do hotel, fale com Geppetto para diálogos opcionais e especulações sobre a capacidade dos fantoches de desobedecer o Grande Convênio (Grand Covenant). Enquanto estiver lá, não se esqueça de usar qualquer Quartzo (Quartz) no seu inventário para aprimorar suas habilidades do P-Organ.
Você pode agora descer para falar com Sophia sobre seus poderes e subir de nível antes de retornar ao Centro da Manufatura Venigni (Center of Venigni Works).
- Próxima parte: Catedral de São Frangelico
Com isso, completamos o nosso guia da União da Oficina e Manufatura Venigni do nosso Detonado de Lies of P.