Kingdom Come Deliverance 2 é um sucesso absoluto, consolidando a série como um dos RPGs medievais mais imersivos já feitos. Com milhões de cópias vendidas e críticas extremamente positivas, o jogo atrai tanto veteranos quanto novos jogadores. Mas uma dúvida comum entre os iniciantes é: será que vale mais a pena jogar com teclado e mouse ou com controle?
Alguns jogos funcionam melhor com teclado, outros são feitos para serem jogados com controle. Este guia explica qual a melhor escolha para aproveitar a experiência ao máximo em Kingdom Come Deliverance 2.
Suporte para teclado e controle em Kingdom Come Deliverance 2

O jogo foi bem projetado para rodar no PC, com suporte robusto tanto para teclado e mouse quanto para controles.
Jogando com teclado e mouse
Para quem prefere a precisão do teclado e do mouse, Kingdom Come Deliverance 2 oferece total personalização das teclas. Você pode reconfigurar todos os comandos ao seu gosto, além de ajustar a sensibilidade ou até mesmo inverter a câmera do mouse. Essa flexibilidade é ótima para quem quer controlar cada detalhe do jogo e ter respostas rápidas, principalmente em combates mais exigentes.
Jogando com controle
O jogo também conta com suporte nativo para controles do Xbox e PlayStation no PC, exibindo automaticamente os botões corretos na tela conforme o controle conectado. No caso do DualSense (controle do PlayStation 5), ainda é possível aproveitar os gatilhos adaptativos, que aumentam a imersão ao dar uma sensação física ao puxar o arco ou manusear armas.
Com isso, mesmo quem prefere jogar no PC pode curtir a experiência sem nenhuma limitação com o controle.
Teclado ou controle: qual é melhor?
Apesar de ambas as opções funcionarem bem, jogar com controle oferece uma experiência mais confortável para a maioria dos jogadores. Kingdom Come Deliverance 2 é um RPG longo, com muitas conversas, exploração e menus. Nessas situações, o controle proporciona uma jogabilidade mais relaxada, ideal para longas sessões sentado no sofá ou em uma cadeira confortável.
Além disso, o combate é bem adaptado aos controles e você não fica em desvantagem ao escolher essa opção. Em hardwares mais modestos, a sensação de input lag também tende a ser menor com controle, contribuindo para uma jogabilidade mais fluida.
Portanto, para a maioria dos jogadores, o controle — em especial o DualSense — é a melhor escolha para curtir a jornada de Henrique sem abrir mão do conforto ou da imersão.
A escolha entre teclado ou controle em Kingdom Come Deliverance 2 vai depender do seu estilo e preferência pessoal. Mas se você quer uma experiência confortável, imersiva e ideal para explorar o vasto mundo medieval, o controle é a melhor aposta.
Kingdom Come: Deliverance 2 está disponível para Xbox Series, PlayStation 5 e PC.