No capítulo final de Frostpunk 2 – “Um Sonho de Utopia” – os jogadores enfrentam uma crise política intensa entre duas facções opostas. A decisão de recuperar ou assentar Winterhome intensifica as tensões, e é crucial reduzir o nível de conflito antes que o tempo acabe, caso contrário, o jogo terminará em derrota. Uma das opções para resolver a situação é impor a Regra do Capitão. Veja como tomar essa decisão e quais os passos necessários para manter o controle da cidade.
Impondo a Regra do Capitão em Frostpunk 2
Para seguir a Regra do Capitão em Frostpunk 2, é necessário aprovar a Lei de Autoridade do Capitão no Conselho. Essa lei só fica disponível no Capítulo 5, quando você opta por centralizar o poder. Para desbloqueá-la, primeiro é preciso aprovar algumas leis específicas, como:
- Enforcadores da Guarda
- Milícia do Intendente
- Lei Marcial
Ou:
- Votação Guiada
- Bureau de Propaganda
- Polícia Secreta
Após aprovar uma lei no conselho, é necessário esperar duas semanas dentro do jogo antes de passar, emendar ou revogar outra lei. No entanto, é possível convocar uma sessão de emergência do conselho para aprovar uma nova lei antes do tempo, mas há um limite de vezes que isso pode ser feito, e cada convocação pode diminuir a confiança das facções.
Como Executar a Regra do Capitão
Depois de aprovar a Lei de Autoridade do Capitão, é necessário recrutar pelo menos 45 guardas para garantir o cumprimento da regra. Com esse contingente, você poderá deter as facções em protesto e diminuir a tensão na cidade. Além dos guardas, também é necessário ter ao menos uma prisão ativa em sua cidade para conter os dissidentes.
Para impor a regra, siga os seguintes passos:
- Clique no gerador em sua cidade para abrir o painel do Distrito Central.
- Selecione a opção “Garantir Regra” para ativar as ações necessárias.
Método Alternativo: Golpe de Estado
Caso não tenha conseguido aprovar a Lei de Autoridade do Capitão em tempo, ainda há a possibilidade de realizar um Golpe de Estado. Essa opção surge após algumas semanas no jogo sem a aprovação das leis necessárias. Para realizar o golpe, é necessário ter pelo menos 90 guardas disponíveis.
Ao surgir a oportunidade de golpe, você terá três opções: declarar-se capitão, manter os guardas em espera caso não tenha o número necessário, ou desistir da ideia. Para realizar o golpe, acesse o painel do Distrito Central e selecione “Realizar Golpe”. Com isso, os guardas tomarão controle da cidade e deterão os manifestantes.
Após assumir o comando como capitão, um novo objetivo será dado: construir enclaves separados para as facções opostas e erguer torres de vigilância para garantir a segurança. Esse objetivo não possui limite de tempo, permitindo que você realize as construções no seu ritmo.
Frostpunk 2 está disponível para PC.