Em Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, cada personagem possui diferentes Jobs (Classes) que lhe conferem diferentes habilidades.
No guia de hoje, trazemos o que você precisa fazer para desbloquear todas as classes de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles.
Como desbloquear todos os Jobs (Classes) de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles
Para desbloquear as classes do jogo, você precisa subir de nível nelas. Ao executar ações no campo de batalha, o seu personagem ganha Experiência (Exp) e Job Points (JP).
Enquanto a experiência serve para subir o nível geral do personagem, os Job Points servem para aumentar o nível da classe dele. Conforme o seu personagem sobe o nível de classe dele, ele vai desbloqueando novas classes.
Abaixo, você confere os requisitos necessários para desbloquear cada uma das classes do jogo.
- Squire – Classe inicial
- Chemist – Classe inicial
- Knight – Squire Lvl 2
- Archer – Squire Lvl 2
- White Mage – Chemist Lvl 2
- Black Mage – Chemist Lvl 2
- Monk – Knight Lvl 3
- Thief – Archer Lvl 3
- Mystic– White Mage Lvl 3
- Time Mage – Black Mage Lvl 3
- Geomancer – Monk Lvl 4
- Dragoon – Thief Lvl 4
- Orator – Oracle Lvl 3
- Summoner – Time Mage Lvl 3
- Samurai – Knight Lvl 4, Monk Lvl 5, Dragoon Lvl 2
- Ninja – Archer Lvl 4, Thief Lvl 5, Geomancer Lvl 2
- Arithmetician – White Mage Lvl 5, Black Mage Lvl 5, Mystic Lvl 4, Time Mage Lvl 4
- Dancer – Personagem Feminino, Dragoon Lvl 5, Geomancer Lvl 5
- Bard – Personagem Masculino, Orator Lvl 5, Summoner Lvl 5
- Mime – Squire Lvl 8, Chemist Lvl 8, Geomancer Lvl 5, Dragoon Lvl 5, Orator Lvl 5, Summoner Lvl 5
Todos os Jobs de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles
Squire
O Squire é a base de todas as unidades de dano físico, e sua ação Focus deve ser aprendida imediatamente, pois é a forma perfeita de acumular JP.
- Requisitos: Disponível desde o início
- Habilidade: Fundamentals
Equipamento:
- Armas: Sword, Dagger, Axe, Flail
- Armadura: Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguard, Armlet, Ring, Perfume
Habilidades:
- Actions
- Focus (300 JP)
- Rush (80 JP)
- Throw Stone (90 JP)
- Salve (150 JP)
- Reactions
- Counter Tackle (180 JP) – Contra ataca o adverário usando a habilidade Rush
- Support
- Equip Axes (170 JP) – Permite equipar machados com a sua classe
- Beastmaster (200 JP) – Concede uma habilidade extra a qualquer animal a até 2 quadrados de distância
- Evasive Stance (50 JP) – Aumenta a probabilidade de esquivar dos ataques
- JP Boost (250 JP) – Ganha mais JP ao executar ações
- Movement
- Movement +1 (200 JP)
Chemist
O Chemist é a base de todos os jobs voltados para magia, e sua habilidade de usar itens à distância pode ser útil até no final do jogo. Além disso, quando você desbloqueia armas, ele acaba tornando-se um ótimo personagem de ataque e defesa ao mesmo tempo.
- Requisitos: Disponível desde o início
- Talento: Item
Equipamento:
- Armas: Dagger, Guns
- Armadura: Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguard, Armlet, Ring, Perfume
Habilidades:
- Innate Ability: Throw Items
- Actions
- Potion (30 JP)
- High Potion (200 JP)
- X-Potion (300 JP)
- Ether (300 JP)
- High Ether (400 JP)
- Elixir (900 JP)
- Antidote (70 JP)
- Eye Drops (80 JP)
- Echo Herbs (120 JP)
- Maiden’s Kiss (200 JP)
- Gold Needle (250 JP)
- Holy Water (400 JP)
- Remedy (700 JP)
- Phoenix Down (90 JP)
- Reactions
- Auto-Potion (400 JP) – Usa uma poção de cura ao ser atingido por algum ataque físico
- Support
- Throw Item (350 JP) – Permite ao personagem arremessar poções de cura igual ao Chemist
- Safe Guard (250 JP) – Impede que os equipamentos do seu personagem sejam quebrados pelos adversários
- Reequip (50 JP) – Pode trocar de equipamento durante o combate
- Movement
- Treasure Hunter (100 JP)
Knight
Com grande quantidade de HP e a habilidade de causar alto dano, o Knight é excelente na linha de frente. Além disso, pode quebrar o equipamento do inimigo, mudando o rumo da batalha.
- Requisitos: Squire lvl. 2
- Talento: Arts of War
Equipamento:
- Armas: Sword, Knight Sword, Shield
- Armadura: Armor, Robes
- Capacete: Helm, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguard, Armlet, Ring, Perfume
Habilidades:
- Actions
- Rend Helm (300 JP)
- Rend Shield (300 JP)
- Rend Armor (400 JP)
- Rend Weapon (— JP)
- Rend Speed (250 JP)
- Rend MP (250 JP)
- Rend Power (250 JP)
- Rend Magick (250 JP)
- Reactions
- Parry (200 JP) – Permite ao personagem bloquear ataques com a própria arma (soma a probabilidade da arma e do escudo)
- Support
- Equip Heavy Armor (500 JP) – Permite a qualquer classe equipar armaduras
- Equip Shields (250 JP) – Permite a qualquer classe equipar escudos
- Equip Swords (400 JP) – Permite a qualquer classe equipar espadas
- Movement
- N/A
Archer
O Archer ataca de longe com segurança. Suas ações de Aim aumentam bastante o impacto das flechas, e a habilidade de suporte Concentration é essencial para qualquer lutador físico.
- Requisitos: Squire lvl. 2
- Talento: Aim
Equipamento:
- Armas: Bow, Crossbow, Shield
- Armadura: Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguard, Armlet, Ring, Perfume
Habilidades:
- Actions
- Aim +1 (100 JP)
- Aim +2 (150 JP)
- Aim +3 (200 JP)
- Aim +4 (250 JP)
- Aim +5 (300 JP)
- Aim +7 (400 JP)
- Aim +10 (700 JP)
- Aim +20 (900 JP)
- Reactions
- Speed Surge (900 JP) – Ao ser atingido por algum ataque, ganha 1 de Speed
- Archer’s Bane (450 JP) – Permite ao personagem evitar qualquer ataque de arqueiros
- Support
- Equip Crossbows (350 JP) – Permite equipar Bestas em qualquer classe
- Concentration (400 JP) – Tem 100% de chance de acerto em ataques físicos (armas, arco e flecha etc)
- Movement
- Jump +1 (200 JP)
Black Mage
O Black Mage lança magias devastadoras de trás da linha de frente, podendo atingir vários inimigos de uma vez. É preciso, porém, cuidado, pois os aliados também podem ser atingidos.
- Requisitos: Chemist lvl. 2
- Talento: Black Magicks
Equipamento:
- Armas: Rods
- Armadura: Robes, Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Fire (50 JP)
- Fira (200 JP)
- Firaga (500 JP)
- Firaja (900 JP)
- Thunder (50 JP)
- Thundara (200 JP)
- Thundaga (500 JP)
- Thundaja (900 JP)
- Blizzard (50 JP)
- Blizzara (200 JP)
- Blizzaga (500 JP)
- Blizzaja (900 JP)
- Poison (150 JP)
- Toad (500 JP)
- Death (600 JP)
- Flare (1000 JP)
- Reactions
- Magick Counter (800 JP) – Contra-ataca com a mesma magia que o personagem é atingido
- Support
- Magick Boost (400 JP) – Aumenta o poder de magia
- Movement
- N/A
White Mage
O White Mage garante a vitória mantendo os aliados vivos com suas magias de cura. Além disso, com Holy, também pode causar alto dano.
- Requisitos: Chemist lvl. 2
- Talento: White Magicks
Equipamento:
- Armas: Staff
- Armadura: Robe, Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Cure (50 JP)
- Cura (180 JP)
- Curaga (450 JP)
- Curaja (800 JP)
- Raise (200 JP)
- Arise (600 JP)
- Reraise (1000 JP)
- Protect (70 JP)
- Protectja (600 JP)
- Shell (70 JP)
- Shellja (600 JP)
- Wall (400 JP)
- Esuna (300 JP)
- Holy (600 JP)
- Reactions
- Regenerate (400 JP) – Ao ser atingido, recebe o status Regen, recuperando HP a cada turno
- Support
- Magick Defense Boost (400 JP) – Aumenta a defesa a ataques mágicos
- Movement
- N/A
Monk
Mestres em artes marciais, os Monks são especialistas em dano físico, mas também podem curar a si mesmos e os aliados, além de revivê-los. São úteis até o fim do jogo.
- Requisitos: Knight lvl. 3
- Talento: Martial Arts
Equipamento:
- Armas: N/A
- Armadura: Clothing
- Capacete: Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Innate Ability
- Brawler
- Actions
- Cyclone (150 JP)
- Pummel (300 JP)
- Aurablast (300 JP)
- Shockwave (600 JP)
- Doom Fist (300 JP)
- Purification (200 JP)
- Chakra (350 JP)
- Revive (500 JP)
- Reactions
- Critical: Recover HP (500 JP) – Recupera toda a vida ao chegar no status crítico
- Counter (300 JP) – Contra-ataca ataques físicos
- First Strike (1300 JP) – Contra-ataca seu adversário antes dele executar o ataque
- Support
- Brawler (200 JP) – Mesma força física do Monk
- Movement
- Lifefont (300 JP) – Recupera HP ao caminhar no campo de batalha
Thief
Rápidos e com grande mobilidade, os Thieves compensam o baixo dano com versatilidade. Podem roubar equipamentos de inimigos e caçar monstros para vender nas cidades.
- Requisitos: Archer lvl. 3
- Talento: Steal
Equipamento:
- Armas: Daggers
- Armadura: Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Steal Gil (10 JP)
- Steal Heart (150 JP)
- Steal Helm (350 JP)
- Steal Armor (450 JP)
- Steal Shield (350 JP)
- Steal Weapon (600 JP)
- Steal Accessory (500 JP)
- Steal EXP (250 JP)
- Reactions
- Vigilance (200 JP) – Ao ser atingido, ativa a habilidade Evasive Stance
- Gil Snapper (200 JP) – Rouba a quantidade de gil do adversário igual ao dano causado por ele no personagem
- Sticky Fingers (200 JP) – Caso alguém arremesse um item em você, o personagem rouba o item arremessado
- Support
- Poach (200 JP) – Ao derrotar um inimigo com ataques físicos, você obtém a carcaça dele e pode trocá-la por um item no Hunter’s Den (à partir do Capítulo 2)
- Movement
- Movement +2 (560 JP)
- Jump +2 (500 JP)
Time Mage
O Time Mage manipula a ordem dos turnos e é essencial para desbloquear habilidades como Teleport e Swiftspell, que são extremamente úteis para magos.
- Requisitos: Black Mage lvl. 3
- Talento: Time Magicks
Equipamento:
- Armas: Staff
- Armadura: Robe, Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Haste (100 JP)
- Hasteja (600 JP)
- Slow (80 JP)
- Slowja (600 JP)
- Stop (350 JP)
- Immobilize (100 JP)
- Float (200 JP)
- Reflect (300 JP)
- Quick (900 JP)
- Gravity (250 JP)
- Graviga (550 JP)
- Meteor (900 JP)
- Reactions
- Critical: Quick (800 JP) – Ao entrar em crítico (menos de 20% da vida), age no turno seguinte
- Mana Shield (400 JP) – Causa dano ao MP ao invés do HP
- Support
- Swiftspell (1000 JP) – Carrega magias mais rapidamente
- Movement
- Teleport (3000 JP) – Teletransporta-se pelo cenário, quanto maior a distância, menor a chance da habilidade dar certo
- Levitate (540 JP) – Obtém o status Float
Mystic
O Mystic não é voltado para combate direto, mas possui diversas habilidades que debilitam inimigos à distância, aplicando efeitos de status para dar vantagem estratégica.
- Requisitos: White Mage lvl. 3
- Talento: Mystic Arts
Equipamento:
- Armas: Rod, Staff, Book, Poles
- Armadura: Clothing, Robes
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Umbra (100 JP)
- Empowerment (200 JP)
- Invigoration (350 JP)
- Belief (400 JP)
- Disbelief (400 JP)
- Corruption (300 JP)
- Quiescence (170 JP)
- Fervor (400 JP)
- Trepidation (200 JP)
- Delirium (400 JP)
- Harmony (800 JP)
- Hesitation (100 JP)
- Repose (350 JP)
- Induration (600 JP)
- Reactions
- Absorb MP (250 JP) – Absorve a quantidade de MP proporcional ao dano sofrido
- Support
- Defense Boost (400 JP) – Aumenta a defesa física do personagem
- Movement
- Ignore Weather (200 JP) – Ignora terrenos adversos como neve
- Manafont (350 JP) – Recupera MP ao caminhar pelo cenário
Geomancer
O Geomancer canaliza o poder da natureza, usando o terreno em que está para atacar inimigos e aplicar diferentes efeitos de status.
- Requisitos: Monk lvl. 4
- Talento: Geomancy
Equipamento:
- Armas: Sword, Axe, Shield
- Armadura: Clothing, Robes
- Capacete: Hat, Hair Adornments
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Sinkhole (150 JP)
- Torrent (150 JP)
- Tanglevine (150 JP)
- Contortion (150 JP)
- Tremor (150 JP)
- Wind Slash (150 JP)
- Will-o’-the-Wisp (150 JP)
- Quicksand (150 JP)
- Sandstorm (150 JP)
- Snowstorm (150 JP)
- Wind Blast (150 JP)
- Magma Surge (150 JP)
- Reactions
- Nature’s Wrath (300 JP) – Contra-ataca usando a habilidade de Geomancer baseada no local em que o personagem está (não precisa saber a habilidade relacionada ao solo para poder usar)
- Support
- Attack Boost (400 JP) – Aumenta o poder de ataque do personagem
- Movement
- Ignore Terrain (220 JP)
- Lava Walking (150 JP)
Dragoon
O Dragoon utiliza a habilidade Jump para atingir inimigos desprevenidos mesmo em terrenos montanhosos, aproveitando ao máximo o alcance de suas lanças.
- Requisitos: Thief lvl. 4
- Talento: Jump
Equipamento:
- Armas: Polearm, Shields
- Armadura: Armor, Robes
- Capacete: Helm, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Horizontal Jump +1 (150 JP)
- Horizontal Jump +2 (350 JP)
- Horizontal Jump +3 (550 JP)
- Horizontal Jump +4 (800 JP)
- Horizontal Jump +5 (1100 JP)
- Vertical Jump ±2 (100 JP)
- Vertical Jump ±3 (250 JP)
- Vertical Jump ±4 (400 JP)
- Vertical Jump ±5 (550 JP)
- Vertical Jump ±6 (700 JP)
- Vertical Jump ±7 (1000 JP)
- Vertical Jump ±8 (1500 JP)
- Reactions
- Dragonheart (600 JP) – Adquire o status Reraise ao ser atingido (caso morra, revive automaticamente após alguns turnos)
- Support
- Equip Polearms (400 JP) – Permite ao personagem equipar lanças indepdente da classe
- Movement
- Ignore Elevation (700 JP) – Pode saltar qualquer distância para cima no cenário
Orator
O Orator usa o poder da palavra para influenciar batalhas, podendo inspirar aliados ou até mesmo convencer inimigos a mudar de lado.
- Requisitos: Mystic lvl. 3
- Talento: Speechcraft
Equipamento:
- Armas: Dagger, Guns
- Armadura: Clothing, Robes
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Innate Ability
- Beast Tongue
- Actions
- Entice (100 JP)
- Stall (100 JP)
- Praise (200 JP)
- Intimidate (200 JP)
- Preach (200 JP)
- Enlighten (200 JP)
- Condemn (500 JP)
- Defraud (100 JP)
- Insult (300 JP)
- Mimic Darlavon (300 JP)
- Reactions
- Earplugs (300 JP) – Torna-se imune às habilidades do Orator adversários
- Support
- Equip Guns (800 JP) – Permite ao personagem usar armas independente da classe
- Tame (500 JP) – Aumenta a probabilidade da habilidade Entice funcionar em animais
- Beast Tongue (100 JP) – Permite a personagens com a habilidade secundária de Orator falar com animais (o Orator já possui essa habilidade automaticamente)
- Movement
- N/A
Summoner
O Summoner invoca criaturas mágicas que variam entre suporte e ataque devastador, como Moogles que curam aliados ou dragões que eliminam inimigos.
- Requisitos: Time Mage lvl. 3
- Talento: Summon
Equipamento:
- Armas: Rod, Staff
- Armadura: Robe, Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Moogle (110 JP)
- Shiva (200 JP)
- Ramuh (200 JP)
- Ifrit (200 JP)
- Titan (220 JP)
- Golem (500 JP)
- Carbuncle (350 JP)
- Bahamut (1000 JP)
- Odin (900 JP)
- Leviathan (860 JP)
- Salamander (860 JP)
- Sylph (400 JP)
- Faerie (400 JP)
- Lich (— JP)
- Cyclops (1000 JP)
- Zodiark (aprendido via o monstro Elidibs no 10º andar do Deep Dungeon)
- Reactions
- Critical: Recover MP (400 JP) – Recupera a mesma quantidade de MP da magia usada nele
- Support
- Halve MP (1000 JP) – Gasta metade do MP normal ao usar magias
- Movement
- N/A
Samurai
O Samurai canaliza o poder de sua Katana, sendo um combatente sólido de curta distância, mas também capaz de atacar de longe dependendo da espada equipada (ao usar a habilidade das espadas, elas podem quebrar).
- Requisitos: Knight lvl. 4, Monk lvl. 5, Dragoon lvl. 2
- Talento: Iaido
Equipamento:
- Armas: Katana
- Armadura: Armor, Robes
- Capacete: Helm, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Ashura (100 JP)
- Kotetsu (200 JP)
- Bizen Osafune (300 JP)
- Murasame (400 JP)
- Ame-no-Murakumo (500 JP)
- Kiyomori (600 JP)
- Muramasa (700 JP)
- Kiku-ichimonji (800 JP)
- Masamune (900 JP)
- Chirijiraden (1000 JP)
- Reactions
- Bonecrusher (200 JP) – Chance de contra-atacar com uma grande quantidade de dano
- Shirahadori (700 JP) – Seu personagem evita ataques físicos e de longa distância na mesma probabilidade do Brave dele
- Support
- Equip Katana (400 JP) – Equipa Katanas independente da classe
- Doublehand (900 JP) – Usa as duas mãos para segurar uma arma, causando assim bem mais dano
- Movement
- Swim (300 JP) – Permite ao personagem flutar em rios com profundidade de 2 ou superior
Ninja
Rápidos e habilidosos, os Ninjas utilizam duas armas ao mesmo tempo e se deslocam com facilidade. A habilidade Dual Wield dobra o número de ataques físicos, tornando-a útil até para outras classes corpo a corpo.
- Requisitos: Archer lvl. 4, Thief lvl. 5, Geomancer lvl. 2
- Talento: Throw
Equipamento:
- Armas: Ninja Blade, Dagger, Flail
- Armadura: Hat, Hair Adornments
- Capacete: Clothing
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Innate Ability
- Dual Wield
- Actions
- Throw Shuriken (50 JP)
- Throw Bombs (70 JP)
- Throw Daggers (100 JP)
- Throw Swords (100 JP)
- Throw Flails (100 JP)
- Throw Katana (100 JP)
- Throw Ninja Blades (100 JP)
- Throw Axes (120 JP)
- Throw Polearms (100 JP)
- Throw Poles (100 JP)
- Throw Knight’s Swords (100 JP)
- Throw Books (100 JP)
- Reactions
- Vanish (1000 JP) – Ao ser atingido, adquire o status Invisible (não pode ser atingido por ataques físicos)
- Reflexes (400 JP) – Dobra a evasão física e mágica
- Support
- Dual Wield (1000 JP) – Pode equipar as duas armas da sua classe e assim atacar duas vezes no turno
- Movement
- Waterwalking (420 JP) – Caminha por cima da água
Arithmetician
O Arithmetician ataca com base em critérios matemáticos, podendo atingir múltiplos inimigos (e até aliados). É tão forte que geralmente é banido em speedruns.
- Requisitos: White Mage lvl. 5, Black Mage lvl. 5, Time Mage lvl. 4, Mystic lvl. 4
- Talento: Arithmeticks
Equipamento:
- Armas: Book, Pole
- Armadura: Clothing, Robe
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Target CT (250 JP)
- Target Level (350 JP)
- Target EXP (200 JP)
- Target Elevation (250 JP)
- Prime (300 JP)
- Multiple of 5 (200 JP)
- Multiple of 4 (400 JP)
- Multiple of 3 (600 JP)
- Reactions
- Cup of Life (200 JP) – Caso o seu personagem seja curado a mais do que ele possui de vida, compartilha o excedente com os outros personagens
- Soulbind (300 JP) – Divide o dano com o adversário que o atingiu
- Support
- EXP Boost (350 JP) – Aumenta a quantidade de experiência ganha
- Movement
- Accrue EXP (400 JP) – Ganha experiência ao andar pelo campo de batalha
- Accrue JP (400 JP) – Ganha JP ao andar pelo campo de batalha
Dancer
A Dancer causa efeitos de status e dano contínuo em todos os inimigos enquanto dança. É uma boa opção ofensiva, desde que protegida.
- Requisitos: Apenas unidades femininas, Geomancer lvl. 5, Dragoon lvl. 5
- Talento: Dance
Equipamento:
- Armas: Cloth, Dagger, Bag
- Armadura: Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Witch Hunt (100 JP)
- Minicing Minuet (100 JP)
- Slow Dance (100 JP)
- Polka (100 JP)
- Heathen Frolic (100 JP)
- Forbidden Dance (100 JP)
- Last Waltz (100 JP)
- Reactions
- Strength Surge (600 JP) – Ganha 1 de força ao ser atingido por algum ataque físico
- Bravery Surge (700 JP) – Ganha Bravery ao ser atingido por algum ataque físico
- Support
- N/A
- Movement
- Jump +3 (600 JP)
- Fly (900 JP) – Consegue voar por cima dos adversários
Bard
Enquanto a Dancer foca em causar dano, o Bard apoia aliados com músicas que curam e fortalecem.
- Requisitos: Apenas unidades masculinas, Summoner lvl. 5, Orator lvl. 5
- Talento: Bardsong
Equipamento:
- Armas: Instruments, Bags
- Armadura: Clothing
- Capacete: Hat, Hair Adornment
- Acessórios: Shoes, Cloak, Armguards, Armlet, Rings, Perfumes
Habilidades:
- Actions
- Seraph Song (100 JP)
- Life’s Anthem (100 JP)
- Rousing Melody (100 JP)
- Battle Chant (100 JP)
- Magickal Refrain (100 JP)
- Nameless Song (100 JP)
- Finale (100 JP)
- Reactions
- Magick Surge (500 JP) – Ganha 1 de Magia ao ser atingido por ataque físico
- Faith Surge (700 JP) – Ganha Faith ao ser atingido por ataque físico
- Support
- N/A
- Movement
- Movement +3 (1000 JP)
- Fly (900 JP) – Consegue voar por cima dos adversários
Mime
O Mime é uma classe única: não pode equipar armas, armaduras ou habilidades, apenas imita a última ação realizada em batalha. É poderosa, mas difícil de usar de forma eficiente.
- Requisitos: Squire lvl. 8, Chemist lvl. 8, Summoner lvl. 5, Orator lvl. 5, Geomancer lvl. 5, Dragoon lvl. 5
- Talento: N/A
Equipamento:
- Armas: N/A
- Armadura: N/A
- Capacete: N/A
- Acessórios: N/A
Habilidades:
- Innate Abilities
- Concentration
- Brawler
- Beastmaster
- Actions
- N/A
- Reactions
- N/A
- Support
- N/A
- Movement
- N/A
Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles acontece no reino fictício de Ivalice, um território ainda marcado pelas consequências da guerra e por fortes desigualdades sociais. A narrativa se desenrola logo após a derrota na Guerra dos Cinquenta Anos, período em que o rei adoece e o trono é herdado por seu filho ainda criança, ficando sob a tutela de influentes nobres.
O protagonista da trama é Ramza Beoulve, herdeiro de uma família nobre, que se vê arrastado para o centro de intrigas políticas em meio à disputa pelo poder. Paralelamente, seu amigo de infância Delita Heiral, de origem humilde, enfrenta perdas pessoais e toma rumos próprios, o que acaba o colocando em conflito com Ramza.
O jogo está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e Nintendo Switch 2. No post de hoje, apresentamos nosso Guia de Jobs (Classes) de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles.




















