Este guia cobre a área da Exploração com a Garden Móvel do nosso Detonado de Final Fantasy 8.
Final Fantasy 8 Disco 2 – Exploração com a Garden Móvel
Balamb Garden
Os upgrades no Balamb Garden estão quase concluídos, mas algumas cutscenes ainda ocorrerão antes de você poder sair de Fishermans Horizon (FH). Siga a sugestão de Irvine e vá encontrar Selphie no Quad, localizado na porção noroeste de Balamb Garden, seguindo o caminho rosa.
Fale com Selphie e escolha a opção “(Cheer her up)” para consolá-la. Após isso, Squall sairá da área, deixando Selphie e Irvine planejando a performance no palco.
Escolha dos Instrumentos
No centro de Fishermans Horizon, você terá a oportunidade de selecionar os instrumentos que Zell, Irvine, Selphie e Quistis tocarão na performance. Cada personagem pode tocar um dos instrumentos listados abaixo, que correspondem a uma música rápida ou lenta:
- Guitar (Música rápida)
- Sax (Música lenta)
- Electric Guitar (Música lenta)
- Piano (Música lenta)
- Violin (Música rápida)
- Flute (Música rápida)
- Bass Guitar (Música lenta)
- Tap (Música rápida)
Você pode escolher uma combinação de instrumentos para tocar uma música rápida, uma lenta ou mesmo uma mistura desastrosa das duas. Não há consequências para as escolhas feitas aqui.
Enquanto seleciona os instrumentos, você controlará brevemente Irvine. Para prosseguir, basta se aproximar de cada personagem tocando e selecionar “Ok, sounds good” ou “Try something else”, mas é possível explorar Fishermans Horizon enquanto controla Irvine.
Explorando Fishermans Horizon como Irvine
Vá até a casa do Grease Monkey no limite da cidade. Entre na casa para encontrar um G-Soldier conversando com ele. Fale com o soldado e saia da casa. Ao retornar, fale com o Grease Monkey para receber um Phoenix Down. Examine o G-Soldier caído no chão para coletar 15x Fast Ammo, 10x AP Ammo e 5x Pulse Ammo.
Quando terminar de explorar, retorne ao Sun Panel e continue selecionando os instrumentos para a performance.
Balamb Garden – Dormitório
Quando voltar ao controle de Squall, saia do dormitório e fale com Rinoa no corredor. Escolha a opção “(…I don’t know)” para aceitar ir ao concerto com ela.
Fishermans Horizon – Concerto
Siga Irvine e Selphie até o centro do Sun Panel, perto da residência. Zell, Irvine, Selphie e Quistis começarão a tocar os instrumentos escolhidos. Durante o concerto, você pode pressionar Square para mudar a visão, mas isso não afeta o evento.
Após o início do concerto, saia da área para a direita e procure pela revista suja que Irvine deixou no chão. Examine-a para continuar o diálogo entre Squall e Rinoa.
O jogo retornará ao Balamb Garden quando Squall acordar no dormitório.
Ponte de Comando
Assim que retomar o controle de Squall, dirija-se à ponte de comando. Pegue o elevador até o 3º andar (3F) e, em seguida, use o elevador secundário dentro do escritório do Headmaster Cid para acessar a ponte. Quistis, Xu e Nida estarão esperando por Squall quando ele chegar.
Xu sugerirá que o grupo volte para Balamb enquanto Nida, o novo navegador do Balamb Garden, explica como a estrutura agora funciona como uma nave móvel que pode ser usada para explorar o mundo.
Explorando o Mundo de Final Fantasy 8
Pela primeira vez, o Balamb Garden pode ser controlado no mapa-múndi, abrindo acesso a várias side quests. Essas missões são opcionais, mas enriquecem a experiência do jogo. Confira a seção de missões secundárias no guia para mais detalhes sobre como completá-las.
Dica: Enc-None
Certifique-se de que Diablos aprendeu a habilidade Enc-None, que fica disponível após Enc-Half. Com essa habilidade equipada, é possível explorar o mapa-múndi sem ser interrompido por batalhas aleatórias.
Missões Secundárias Disponíveis
Um exemplo de missão secundária que pode ser continuada neste ponto é o progresso no desafio CC-Club, envolvendo jogos de Triple Triad:
Aprimorando seus Guardian Forces
Há duas maneiras principais de fortalecer os Guardian Forces (GFs) neste ponto do jogo:
- Modificação de Cartas
Use a habilidade Card Mod para transformar cartas de alto nível em itens que ensinam habilidades poderosas aos GFs. - Ganhando AP
Derrote inimigos para acumular Ability Points (AP), que permitem aos GFs aprenderem habilidades.
Cartas que podem ser refinadas
Algumas cartas raras podem ser transformadas em itens úteis. Aqui estão os itens que elas fornecem e as habilidades que podem ensinar:
Carta | Item | Habilidade |
---|---|---|
Angelo | 100x Elixir | — |
Gilgamesh | 10x Holy War | — |
Siren | 3x Status Atks | ST-Atk-J |
Carbuncle | 3x Glow Curtain | Auto-Reflect |
Quistis | 3x Samantha Soul | Converta em 60x Triple |
Zell | 3x Hyper Wrist | Str+60% |
Rinoa | 3x Magic Armlet | Spr+60% |
A habilidade Auto-Reflect é especialmente útil em muitas batalhas, enquanto Str+60% e Spr+60% aumentam significativamente os atributos de seus personagens.
Ajustando as Habilidades dos GFs
Para liberar espaço para novas habilidades, você pode usar Amnesia Greens, adquiridas em Timber. Elas permitem que os GFs esqueçam habilidades desnecessárias, como SumMag+% e GFHP+%, ou habilidades duplicadas como Magic, GF, Draw e Item.
Após limpar habilidades desnecessárias, ensine as seguintes habilidades usando os itens obtidos no Card Mod:
- ST-Atk-J
- Str+60%
- Spr+60%
- Auto-Reflect
Obtendo Adamantine
Se viajar até as praias próximas de Dollet, você poderá enfrentar inimigos Adamantoise. Esses inimigos deixam cair Adamantine, que pode ser usado para ensinar a habilidade Vit+60% a seus GFs. Lembre-se de não usar Mug, ou eles não deixarão cair o item.
Com as habilidades devidamente ajustadas, seus Guardian Forces estarão prontos para maximizar o desempenho da sua equipe em batalhas futuras.
Missões Opcionais
Nessa altura do nosso Detonado de Final Fantasy 8, há diversas misões opcionais que você pode fazer para obter novas Guardian Forces e itens poderosos. Abaixo, você confere o link para o guia específico e uma breve descrição de cada uma delas:
Missão Secundária: Shumi Village
Essa missão envolve coletar pedras em uma vila remota ao norte e culmina na construção de uma estátua pelo escultor da vila. Apesar de ser demorada, a recompensa inclui um Phoenix Pinion, necessário para completar a missão opcional da Phoenix.
Como Chegar à Shumi Village
- Localizada próxima à primeira Chocobo Forest, é relativamente fácil acessá-la. Ao entrar na vila, ajude o escultor a reunir os materiais necessários.
Missão Secundária: Chocobo Forests
Essa missão secundária o levará a explorar diversas Chocobo Forests pelo mapa. A recompensa principal é a carta Chicobo, essencial para a missão secundária da Queen of Cards, caso deseje obter todas as cartas no jogo.
O que Fazer nas Chocobo Forests
- Visite cada floresta ao redor do mapa e interaja com os Chocobos para desbloquear recompensas, incluindo Magic Stones e a carta Chicobo.
- Finalize a missão com a apresentação na Chocobo Sanctuary.
Guardian Forces Opcionais: Phoenix e Odin
Existem duas Guardian Forces opcionais disponíveis agora: Phoenix e Odin. Ambos são únicos porque aparecem de forma aleatória em batalhas, e não ficam disponíveis no menu de GFs.
Phoenix (Opcional)
- Para invocar Phoenix, use um Phoenix Pinion durante a batalha. A habilidade ressuscita membros do grupo caídos e causa dano aos inimigos.
Odin (Opcional)
- Odin é obtido ao completar a missão na Centra Ruins dentro do limite de tempo.
- Atenção: Odin pode ser problemático, pois aparece aleatoriamente no início de batalhas e derrota os inimigos instantaneamente, o que pode atrapalhar ao tentar roubar itens ou usar Draw.
Obtendo o Tonberry
Diferente de Odin e Phoenix, Tonberry é uma Guardian Force tradicional que pode ser equipada e aprender habilidades úteis.
Como Obter Tonberry
- Derrote 20 Tonberries na Centra Ruins para enfrentar o Tonberry King.
- Vença o chefe para desbloquear o GF Tonberry.
Habilidade Familiar
- Tonberry possui a habilidade Familiar, que permite comprar itens raros em lojas específicas, como em Timber e futuramente em Esthar.
- Foque em aprender essa habilidade para facilitar o acesso a itens valiosos.
Ganhando Ability Points Rápido (AP)
Agora você pode acessar a Cactuar Island, localizada no canto sudeste do continente Centra, para ganhar AP rapidamente.
Dicas para Farmar AP
- Viaje até a Cactuar Island.
- Derrote os Cactuars na região para acumular AP de maneira eficiente.
- Certifique-se de ter obtido Tonberry antes de começar, para que ele também receba os AP.
Próximo Passo
Depois de concluir essas missões secundárias, siga para a Balamb Town para continuar a história principal.
- Próxima Parte: Balamb Town
Com isso, concluímos a parte de Exploração com a Garden Móvel nosso Detonado de Final Fantasy 8.