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Factorio – Como editar Blueprints

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As Blueprints em Factorio são ferramentas fundamentais para replicar e reutilizar configurações de fábricas, simplificando a expansão das operações. Elas permitem que você desenhe uma configuração apenas uma vez e depois a utilize indefinidamente, até mesmo em múltiplos jogos salvos. Contudo, na fase intermediária ou avançada do jogo, é comum que Blueprints do início já não atendam às necessidades de uma fábrica maior e mais complexa. Felizmente, Factorio permite editar Blueprints para atualizá-las conforme sua fábrica evolui. Além disso, ferramentas de terceiros oferecem suporte para criação e edição de Blueprints.

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Como Gerenciar e Editar Blueprints no Factorio

Para acessar e editar Blueprints no Factorio, basta abrir a Biblioteca de Blueprints usando o atalho CTRL+B. Dentro da biblioteca, localize a Blueprint desejada e clique com o botão direito para abrir a interface de edição. Factorio oferece uma interface robusta com várias opções de edição no topo da tela. É recomendado sempre criar uma cópia de segurança da Blueprint antes de iniciar a edição para evitar perda de dados. Confira as principais opções de edição:

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  • Modificar Conteúdo da Blueprint: Permite gerenciar cada item individual na Blueprint, removendo ou substituindo componentes, como fornalhas, montadores de automação e inseridores.
  • Criar Cópia: Cria uma duplicata da Blueprint com a possibilidade de renomeá-la. Essa prática é útil para garantir cópias seguras antes de realizar mudanças.
  • Atualizar Itens e Entidades: Atualiza todos os itens aplicáveis para o próximo nível de melhoria ou regride para o nível anterior, conforme necessário.
  • Parametrizar Blueprint: Essa opção permite ajustes detalhados, como modificação de receitas de automação, filtros de logística e lógica de circuitos.
  • Exportar Blueprint: Gera um código único para compartilhar a Blueprint com outros jogadores, que podem importá-la diretamente em suas próprias bibliotecas.
  • Excluir Blueprint: Remove qualquer Blueprint indesejada da biblioteca.

Essas opções facilitam a adaptação de Blueprints às necessidades da fábrica à medida que ela se torna mais avançada.

Rotacionar e Espelhar Blueprints

Ao colocar uma Blueprint na fábrica, é possível rotacioná-la e espelhá-la para otimizar a disposição dos componentes. Os atalhos de teclado são:

  • Tecla R: Gira a Blueprint em 90 graus no sentido horário.
  • Tecla H: Espelha a Blueprint horizontalmente, útil para alimentar esteiras de ambos os lados.
  • Tecla V: Espelha a Blueprint verticalmente, ideal para designs simétricos.

Ferramentas de Terceiros para Edição de Blueprints

Várias ferramentas online foram criadas pela comunidade de Factorio para auxiliar na criação e edição de Blueprints fora do jogo. Entre as mais populares estão:

  • Factorio Prints e Autotorio: Plataformas que permitem importar e editar Blueprints em detalhes antes de reimportá-las para o jogo.
  • Factorio Blueprint Editor: Editor intuitivo que permite construir Blueprints do zero e funciona de maneira similar ao controle do jogo. Ele ainda não é compatível com o DLC Space Age, então, para Blueprints específicas do DLC, é recomendado aguardar atualizações.
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Com essas ferramentas, é possível planejar, testar e otimizar Blueprints de forma mais prática, preparando-as para o uso direto no Factorio.

 

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Giacomo Moura
Giacomo Moura
Apaixonado por Counter-Strike e Souls-Like, escrevo sobre games e animes no Critical Hits. No meu tempo livre, gosto de assistir séries e jogar basquete.