Neste guia, você confere todos os cheats, códigos e desbloqueáveis de Donkey Kong, incluindo truques para vidas infinitas, glitches para teletransportes e segredos escondidos pelos desenvolvedores. Os conteúdos foram organizados por categoria para facilitar sua consulta.
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Cheats e códigos de Donkey Kong
Códigos (Apple II)
Durante o jogo, utilize o teclado numérico para inserir os seguintes códigos:
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Invencibilidade: pressione “2”
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Até 255 vidas: pressione “1”
Códigos (Commodore 64)
Carregue ou reinicie o jogo e, antes de executá-lo, insira o seguinte comando BASIC:
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Mais fases: POKE 12391,491
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Vidas ilimitadas: POKE 12118,234
Glitches
Completar instantaneamente o 25m
Na fase 25m, posicione Mario na coordenada X 207 (à direita da segunda viga) e salte para a direita. Ele irá quicar na lateral direita da tela e cair pelo chão. Se ele atravessar o conjunto mais baixo de vigas, sua posição Y será zerada, o que conta como vitória da fase.
Observação: funciona apenas na versão japonesa Set 3, onde a tela de intermissão exibe “HOW HIGH CAN YOU TRY?” em vez de “HOW HIGH CAN YOU GET?”.
Perder o poder do martelo (ColecoVision)
Na fase das “rampas”, se estiver com o poder do martelo e quiser se livrar dele antes que o tempo acabe, elimine alguns barris, vá até a borda de uma rampa e desça para a rampa imediatamente abaixo. Você não perderá uma vida, mas o poder do martelo desaparecerá.
Teleporte para o estágio de rivets na Fase 1 (ColecoVision)
Na primeira fase, vá até a primeira escada visível para Mario (aquela que não conecta ao próximo nível), suba até a metade e depois desça. Dê dois pequenos passos para a esquerda, depois vá para a direita e pressione salto simultaneamente. Isso fará Mario atravessar a viga em que nasceu e se teletransportar para a tela de rivets.
Teleporte (ColecoVision)
Suba a primeira escada quebrada na fase das “rampas” e depois desça. Caminhe para a esquerda, posicionando Mario de costas, quase tocando a mesma escada quebrada. Mova-o um ou dois passos para a direita e salte. Se feito corretamente, Mario cairá pelo chão e aparecerá na fase das “rivets” ou, após alguns segundos, no topo da rampa, ao lado do Donkey Kong. Observação: funciona apenas em algumas versões do cartucho.
Teleporte na terceira tela (ColecoVision)
Na terceira tela, vá até a parte superior direita, onde está a bolsa. Abaixo há uma escada curta: posicione-se exatamente acima dela e mova-se rapidamente para cima e para baixo. Assim, Mario atravessará o chão metálico.
Easter Eggs
Mensagem da Ikegami Tsushinki
Ao explorar o código do jogo, encontra-se uma nota de desenvolvimento da Ikegami Tsushinki, parabenizando quem conseguiu analisar o “difícil” programa e oferecendo um número de contato para quem quiser aprender com eles. A mensagem termina com “IKEGAMI” escrito em formato 1BPP. A mensagem completa existe em todas as versões, exceto na US Set 1.
Créditos do criador (Atari 800)
Primeiramente, obtenha um novo recorde de 37.000, 73.000 ou 77.000 pontos. Em seguida, perca todas as vidas restantes, sendo a última ao cair de uma plataforma. Ajuste a dificuldade para o nível 4 e aguarde o jogo percorrer completamente a tela de demonstração. A tela de título então exibirá as iniciais “LMD”, que significam Landon M. Dyer, o criador do jogo.
Segredos
Subir escadas mais rápido (ColecoVision)
Para que Mario suba uma escada mais rápido, comece a subir ou descer, pare e depois retome o movimento. Ele subirá ou descerá mais rapidamente.
Ganhar múltiplos pontos mais rápido (NES)
Normalmente, você ganha 100 pontos ao pular sobre um barril. No entanto, tente fazer isso sob as seguintes condições:
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Estar no topo da escada do meio no terceiro andar (primeira fase).
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O barril deve rolar pela escada onde você está ao pular sobre ele.
Se tudo for feito corretamente, o som de pontuação será repetido rapidamente e você ganhará vários centenas de pontos.
Andar dentro do Donkey Kong (Intellivision)
É possível andar dentro do próprio Donkey Kong! Vá até ele no topo da segunda fase, encoste-se até não conseguir avançar mais, pressione para frente e salte. Se tiver sorte, conseguirá pular para dentro dele. Para sair, basta andar de ré. Também é possível evitar inimigos escondendo-se dentro do Donkey Kong.
Observação: não funciona no Intellivision II.
Donkey Kong é um dos títulos mais icônicos da Nintendo, lançado originalmente em 1981 para arcades. O jogo apresentou ao mundo os personagens Mario e Donkey Kong, estabelecendo o gênero de plataforma com sua jogabilidade inovadora, exigindo que o jogador escalasse estruturas para resgatar Pauline, evitando diversos perigos. Sua influência perdura até hoje, sendo considerado um marco na história dos videogames.
No post de hoje, trouxemos cheats, códigos, dicas e desbloqueáveis para Donkey Kong, disponível para arcade, NES, ColecoVision, Intellivision, Atari 800, Commodore 64 e Apple II.