Dicas para iniciantes de Stardew Valley

Olá, amiguinhos!

Sabem quando um jogo é muito bom, viciante mesmo? Stardew Valley é assim. Poucas vezes comprei um jogo com preço de lançamento, sempre espero os 75% na Steam. Porém dessa vez me deixei levar pelas análises positivas e recomendações dos amigos, e não me arrependi, o jogo é maravilhoso! Mas no início pode ser meio complicado. Por isso vamos ensinar aqui algumas maneiras de facilitar esse início pra você se tornar um fazendeiro de respeito sem perder muito tempo. Vamos lá:

  • Ao acordar, ligue a TV. É bom saber se vai chover no próximo dia (infelizmente a chuva é rara no jogo, espero que mude nos próximos patchs), pois isso te poupa um bom tempo de regar as plantas e te sobra mais tempo pra pescar/mineirar. Além disso, alguns peixes aparecem com mais frequência em dias de chuva e alguns itens diferentes aparecem na praia depois que a chuva passa. Outra coisa boa é ver o canal da Mãe Diná (Fortune Teller). Se ela te diz que o dia tá bom, então ir mineirar vai render bastante! Se ela diz que os espíritos estão contra ti, vai encontrar só pedra na mina. E o canal da Ana Maria Braga do jogo te ensina algumas receitas bem legais.
  • Quando for pra mina, não se concentre muito em quebrar todas as pedras do andar. O elevador funciona a cada cinco andares, então o importante é chegar logo no andar de final 0 ou 5 pra desbloquear o elevador até lá e poder voltar com mais calma e facilidade depois. Além disso, se em algum nível encontrar umas larvinhas brancas, mate elas logo! Depois elas viram um casulo imortal e em seguida uma mosquinha chata pra caramba que tira muita vida muito rápido. Se a tela ficar meio verde enquanto estiver na mina, fuja! É uma cilada, Bino! Corra para as montanhas! Vá até a escada o mais rápido possível, pois várias dessas mosquinhas vão surgir pra tentar te matar.
  • Cair desmaiado por motivos de sono ou cansaço só te tiram um pouco de dinheiro. Perder toda a vida te tira alguns itens, e isso não é nada bom.
  • Botar água pro cachorro é apenas estético. Ele não morre se tu não der água pra ele.
  • Não corte grama antes de ter um silo, é comida jogada fora. Aliás, construa um silo antes de construir qualquer outra coisa.
  • Junte 300 de madeira e conserte a ponte na praia. Do outro lado costumam aparecer corais que rendem muitos dinheiros.
  • A sua caixa de shipments serve pra colocar tudo que tu queira vender. Uma vez vendido, os itens aparecem na tua coleção e tu tem uma noção de quanto eles valem, então é importante botar pelo menos um de cada coisa ali dentro pra se ter uma ideia de preços. A única exceção são os peixes, que entram pra coleção na hora que são pescados, com o preço variando conforme o peso deles, e os minerais, que entram pra coleção depois que são doados ao museu.
  • Tudo que disser na descrição “Gunther can tell you more about this” pode ser doado pro museu do Gunther. Doe sempre. Além de entrar pra tua coleção e te dar uma ideia de quanto vale, libera algumas recompensas bem interessantes.
  • Logo no primeiro festival do jogo vão ter morangos sendo vendidos. Compre! Vários! Eles são plantados na primavera, e logo no primeiro mês tu já pode vender alguns deles e ficar trilhardário, quaquilhonário. Pentelhonário!
  • Se estiver precisando de dinheiro rapidamente, pode vender em alguma loja. O preço é o mesmo que o da caixa de shipment, porém o item não entra pra coleção.
  • Craft é o seu melhor amigo. Construa um espantalho para espantar os corvos da plantação ou eles vão comer suas sementes. Faça fertilizante para plantar vegetais de alta qualidade. Barrinhas de cereal são úteis para ir mineirar. Construa muitos baús.
  • Faça a sua cerquinha fechada, sem portão. Depois coloque o portão no lugar que quiser, em cima de algum ponto da cerquinha. É meio idiota, mas é assim mesmo.
  • O seu personagem desmaia se não for dormir até às 2 da manhã. Se tu resolveu ficar na mina até mais tarde, tenha certeza de voltar por volta das 11:30 pra casa, ou então não vai dar tempo de voltar pra casa.
  • Vasculhe as lixeiras. Elas tem coisas incríveis. Mas não deixe ninguém te ver.
  • Fique amigo de Marnie antes do verão. Tem uma quest no verão que precisamos entrar no quarto dela.
  • Não venda ovos, faça maionese. Dá mais dinheiro.
  • Não jogue lixo fora. Mais tarde vai ser possível construir uma máquina de reciclagem.
  • Não jogue nada fora, na verdade. No mural na frente da loja do Pierre podemos pegar algumas quests que consistem em levar algum item pra alguma pessoa em no máximo 2 dias. Às vezes esses itens são difíceis de achar, é melhor tê-los guardados. Além disso, pra reconstruir o Centro Comunitário (se você escolheu esse caminho, invés da Joja Market) também é preciso de itens bem específicos. Então faça alguns baús e guarde pelo menos um de cada item.
  • Tenha algumas flores e distribua por aí. No festival das flores ninguém quis dançar comigo :(
  • Se ver algumas minhocas se mexendo na terra, cave com a enxada. Algum item vai sair de lá.
  • Pesque onde tiver bolhas na água. Alguns peixes só aparecem a noite (a partir das 6PM).
  • O seu personagem pode namorar quem ele quiser (POIS ESTE É UM PAÍS LIVRE) entre os personagens dateables. Depois de casado é possível adotar uma criança, se quiser.

É isso aí, amiguinhos, espero ter ajudado vocês a serem fazendeiros mais prósperos. Se tiverem mais dicas maneirosas, deixem nos comentários.

 

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade