InícioDicasDaggerheart - Guia de Experiência

Daggerheart – Guia de Experiência

Em Daggerheart, as Experiências são um dos pilares centrais na criação e evolução de personagens. Mais do que um simples detalhe narrativo, elas influenciam diretamente suas jogadas e moldam o modo como você interpreta e conduz seu herói ao longo da aventura.

PUBLICIDADE

Se você está começando no sistema ou quer entender melhor como funcionam as Experiências, este guia explica tudo o que você precisa saber — desde a criação até o uso nas mecânicas de jogo.

O que são Experiências em Daggerheart ?

PUBLICIDADE

As Experiências representam um conjunto de habilidades, vivências ou aspectos marcantes do passado do seu personagem. Elas ajudam a construir a sua identidade, conectam a história pessoal ao mundo do jogo e ainda oferecem bônus mecânicos importantes, especialmente nas Rolagens de Ação.

Diferente de outros sistemas de RPG, Daggerheart não apresenta uma lista fechada de Experiências: você é livre para criar as que quiser, desde que sejam específicas e representem bem o conceito do seu personagem.

Alguns exemplos comuns incluem:

  • Exilado Real
  • Eu Faço Minha Própria Sorte
  • Cara de Poker
  • Rebelde
  • Palhaço da Classe

Cada uma dessas frases encapsula uma habilidade ou traço marcante, oferecendo tanto narrativa quanto suporte mecânico.

Como funcionam as Experiências?

No momento da criação de personagem, você escolhe duas Experiências. À medida que evolui, novas Experiências são adicionadas, refletindo o desenvolvimento e as vivências adquiridas ao longo da campanha.

PUBLICIDADE

Progressão de Experiências:

Momento Número de Experiências
Criação do Personagem 2
Nível 2 +1 (total de 3)
Nível 3 +2 (total de 5)
Nível 4 +3 (total de 8)
Nível 5 +5 (total de 13)

Cada Experiência adicionada deve representar uma mudança ou evolução significativa do personagem. Por exemplo: se você passou boa parte da campanha viajando com piratas, pode adicionar “Pirata Experiente” ou “Rogue dos Sete Mares” como uma nova Experiência.

Na ficha, cada Experiência possui um modificador de +2.

Sempre que você fizer uma Rolagem de Ação ou Reação relacionada a uma de suas Experiências, pode aplicar esse bônus.

PUBLICIDADE

Importante: para ativar a Experiência, você precisa gastar um ponto de Esperança (Hope). Se estiver sem Esperança, não poderá usá-la naquele momento.

É possível combinar mais de uma Experiência na mesma rolagem, desde que faça sentido narrativamente. Contudo, cabe sempre ao Mestre do Jogo (GM) decidir se a combinação é válida.

Como criar boas Experiências?

Embora o livro básico traga sugestões, o mais recomendado é que você crie suas próprias Experiências, tornando o personagem ainda mais único e conectado ao mundo da campanha.

PUBLICIDADE

Algumas dicas para criar Experiências interessantes:

  • Baseie-se no conceito: sempre crie a partir da identidade geral do personagem. O conceito guia a escolha das Experiências, e não o contrário.
  • Especificidade é fundamental: termos genéricos como “Forte” ou “Corajoso” são muito amplos. Prefira frases como “Guerreiro Imprudente” ou “Veterano de Guerra”.
  • Amplie o mundo: Experiências são ótimas para inserir elementos no mundo de jogo, como culturas, tradições ou locais com os quais seu personagem se relacionou.

Exemplo de criação de Experiências

Imagine um personagem Clank, da classe Trovador, vindo de uma comunidade de Slyborne.

PUBLICIDADE

Ele cresceu tocando música em cassinos, casas de apostas clandestinas e ruas movimentadas. Com base nisso, criamos:

Experiência Detalhes
Esperto nas Ruas Sobreviveu sozinho e se tornou altamente astuto. Em áreas urbanas, sabe quem procurar, como conseguir recursos rapidamente e se adaptar a qualquer situação.
Detector de Mentiras Anos frequentando salões de jogos ensinaram a perceber quando alguém está mentindo ou escondendo algo. Sabe avaliar rapidamente a confiança de uma pessoa.

Esses exemplos mostram como Experiências bem elaboradas reforçam a personalidade e as habilidades do personagem, além de oferecerem vantagens mecânicas claras.

Alterar Experiências ao longo da campanha

Assim como o personagem evolui, suas Experiências também podem mudar. Caso alguma Experiência deixe de fazer sentido para a trajetória atual, você pode substituí-la por outra que reflita melhor a nova fase.

PUBLICIDADE

Por exemplo, um personagem que era desconfiado e usava “Detector de Mentiras” pode, após eventos significativos, tornar-se mais confiante e optar por trocar essa Experiência por outra mais alinhada ao seu novo papel.

Por fim, as Experiências em Daggerheart são mais do que simples traços — são uma ponte entre narrativa e mecânica, permitindo que você traduza a história do seu personagem em benefícios concretos nas rolagens.

Crie com cuidado, evolua com coerência e use com estratégia, sempre respeitando o equilíbrio entre a narrativa do grupo e as regras do sistema.

Daggerheart está disponível para PC.

PUBLICIDADE
Giácomo
Giácomo
Apaixonado por Counter-Strike e Souls-Like, escrevo sobre games e animes no Critical Hits. No meu tempo livre, gosto de assistir séries e jogar basquete.