Neste post, trazemos a parte do nosso Detonado de Cyberpunk 2077 que cobre a missão Batendo na porta do céu (Knockin’ On Heaven’s Door).
Cyberpunk 2077 – Batendo na porta do céu (Knockin’ On Heaven’s Door)
Após o acidente com o AV, recupere sua compostura e levante-se. Agora, é hora de encontrar o oficial comandante, mas antes será possível salvar Weyland das forças da Arasaka.
Embora salvar Weyland seja completamente opcional, vale mencionar que, caso você escolha não salvá-lo, ele não participará das cenas posteriores da história.
Siga Rogue
Depois de se recuperar do acidente, comece a se esgueirar enquanto segue Rogue pela floresta até uma clareira próxima, que tem uma vista para os guardas patrulhando a área.
Ao chegar à abertura, os guardas podem vê-lo e começarão a suspeitar, então é importante se esconder atrás de uma pedra para não ser detectado.
Dica: Encontrada encostada na pedra, você verá uma arma lendária/icônica chamada Pá do Zelador.
Derrube um dos Guardas
Antes de derrubar os guardas, recomendamos que você escaneie a área e marque os dois guardas patrulhando, pois o ambiente escuro pode dificultar a visibilidade dos inimigos.
Com os guardas agora marcados, procure um terminal hackeável no lado oposto da passarela e use-o para distrair o guarda mais próximo. Quando o outro guarda virar as costas, salte para a plataforma e elimine-o silenciosamente. Se tudo der certo, Rogue eliminará o outro inimigo.
Depois de eliminar os guardas, use o terminal para desligar o alarme e o sistema de iluminação.
Opção extra: Você pode tocar uma música clássica do Samurai nos alto-falantes, ou algo mais sutil, como sons ambientes.
Siga Rogue
Quando estiver pronto para continuar, desça pela plataforma e siga Rogue em direção à área da cachoeira, onde Weyland sofreu o acidente com o AV.
Proceda com cautela, mantendo-se perto das rochas e vegetação para evitar ser detectado.
Derrube um dos Guardas
Ao chegar ao local do acidente, você encontrará três guardas investigando o local – dois estão parados, enquanto um patrulha a área.
Você pode optar por enfrentar os três guardas em combate direto, ou derrubar o guarda patrulheiro silenciosamente. Rogue e Weyland cuidarão dos outros dois guardas.
Essa é a parte inicial da missão, e a decisão de salvar ou não Weyland impactará quem estará ao seu lado nas cenas finais.
Fale com Rogue e Weyland
Depois de derrotar os guardas no local do acidente, converse com Rogue e Weyland, que agradecem por sua ajuda em voltar para salvá-los.
Siga Rogue
Com Weyland agora seguro, continue seguindo Rogue através da densa vegetação até chegar a um penhasco que oferece uma visão do oficial comandante.
Derrote o Oficial Comandante e Procure seu Corpo
Agora que o oficial comandante está à vista, siga pela escada próxima e neutralize o soldado que patrulha a longa passarela, aproveitando o momento em que ele se virar de costas.
Isso deve deixá-lo apenas com o oficial comandante. Sem ser visto, aproxime-se dele, utilizando as duas caixas como cobertura. Assim que ele se virar, derrube-o silenciosamente e revire seu corpo para encontrar o Token de Acesso à Torre Arasaka.
Entre no Elevador
Com o Token de Acesso em mãos, siga para o marcador de waypoint, indo em direção ao elevador próximo.
Antes de chegar ao elevador, você encontrará vários guardas posicionados ao longo do caminho. Para evitar ser visto, desça pelo lado esquerdo da passarela e siga o caminho que leva a um conjunto de escadas próximas.
Suba as escadas e entre no elevador, selecionando o destino para o Átrio.
Siga Rogue
Ao chegar ao Átrio, saia do elevador e siga Rogue enquanto ela o guia pelos corredores vazios da Torre Arasaka.
Ao chegar em uma sala grande e aberta, você perceberá que os elevadores ainda estão travados.
Felizmente, continue seguindo Rogue, que tem um plano. Quando ela parar, sugerirá que utilizem os Retropropulsores para alcançar o piso inferior.
Alcance o Nível de Segurança
Quando solicitado, escale a borda marcada pelo waypoint e pule para o andar abaixo.
É importante que você permaneça agachado e atrás de cobertura durante esta seção, pois soldados e drones patrulhando poderão detectar sua posição. Esconda-se atrás do corrimão e derrube o drone com um quickhack, enquanto distrai os dois guardas.
Deslizando além do drone, elimine os dois guardas sem ser visto. Com os guardas eliminados, pule sobre a borda marcada para alcançar o andar inferior.
Repita esse processo enquanto continua descendo até o segundo andar. Contanto que permaneça em cobertura, não deve haver problemas em pular para os andares abaixo.
Seguindo o marcador de waypoint, dirija-se à porta da sala de segurança – distraia o último guarda que patrulha a área, juntamente com a câmera de segurança acima da porta, para passar sem ser visto.
Abra as Portas da Sala do Servidor
Uma vez dentro da sala de segurança, espere enquanto o guarda se move para uma mesa próxima – isso lhe dará bastante tempo para entrar sorrateiramente e eliminá-lo sem ser visto.
Com o guarda eliminado, interaja com o computador que ele estava analisando e navegue até a aba de rede local para ativar a autorização da sala do servidor.
Conecte Alt ao Sistema
Agora que a porta da sala do servidor está aberta, entre e conecte Alt ao sistema.
Chegue ao Elevador
Ao ganhar controle completo do sistema, Alt cria um caminho claro até o elevador – simplesmente siga Rogue e Weyland, que liderarão o caminho.
Vale destacar que você não precisará se esconder de quaisquer forças ao longo do caminho, pois Rogue cuidará delas por você.
Quando alcançar o elevador, use o painel de controle para ir ao Ninho do Netrunner.
Alcance Mikoshi
Assim como antes, siga Rogue enquanto você navega pelos corredores da Torre Arasaka.
Qualquer força de segurança que encontrar será neutralizada por Alt, que agora está aproveitando seu poder ao máximo antes que possam causar qualquer dano.
Ao chegar à grande porta de metal, abra-a com a ajuda de Rogue. No momento em que estiver levantando a pesada porta, o relicário começará a falhar, e assim que você estiver prestes a passar, será jogado para frente por um dos soldados de elite de Arasaka – Adam Smasher.
Apesar das tentativas de V de se levantar, Smasher foca em Rogue, parecendo se lembrar dela do passado.
Ainda atordoada pelo evento, Rogue tenta atirar em Smasher, mas sem efeito. Ele, então, a ataca mortalmente, mergulhando sua mão no peito dela. Em um último ato, Rogue puxa uma granada, empurrando-a para o peito de Smasher. No entanto, a granada faz pouco para detê-lo, e agora ele se concentra em V.
Chefe: Adam Smasher
Sem surpresa, Adam Smasher possui várias fraquezas que podem mudar o rumo da batalha, pois essas vulnerabilidades podem aumentar significativamente o seu dano causado.
Antes que a batalha comece, recomendamos que você altere seu equipamento, incluindo granadas de fragmentação, armas tecnológicas e até mesmo armas com dano químico, já que essas darão uma grande vantagem durante o combate.
Coração Cibernético
Isso mesmo, Adam Smasher tem um coração — um coração cibernético, que está localizado no lado direito de seu peito. Este é, sem dúvida, o ponto mais fraco de Smasher, e conseguir acertar esse local resultará em danos significativos. No entanto, será necessário destruir a placa frontal de sua armadura para ter uma visão clara do coração — uma ótima maneira de fazer isso é utilizando uma arma tecnológica!
Dano Químico
Antes de entrar na batalha, é essencial verificar suas armas, já que Adam Smasher é vulnerável a dano químico, mas resistente a dano elétrico. Se você não tiver nenhuma arma que cause dano químico, considere trocar para uma arma tecnológica.
Armas Tecnológicas
As armas tecnológicas são a melhor escolha para derrotar Adam Smasher, pois elas têm a vantagem de penetrar em sua armadura frontal, que é difícil de destruir por outros meios. Outro benefício das armas tecnológicas é a capacidade de atingir alvos através de paredes ou coberturas, tornando-as ideais para lidar com qualquer reforço que possa surgir.
Granadas de Fragmentação
Se tiver granadas de fragmentação de sobra, considere equipá-las, pois são perfeitas para causar grandes quantidades de dano, além de afetar os implantes cibernéticos de Smasher.
Quickhacks
Durante a batalha, você terá a oportunidade de usar quickhacks contra Adam Smasher. Aqui estão os melhores:
- Malfunctionar Arma: Este quickhack é incrivelmente útil, pois reduz a eficiência do ataque de rajada de balas de Smasher durante a primeira fase da batalha, considerada uma das partes mais desafiadoras de seu ataque.
- Malfunctionar Ciberware: Ideal para aqueles que preferem um caminho furtivo, este quickhack faz com que Smasher receba grandes quantidades de dano, muitas vezes o levando a uma nova fase da batalha. No entanto, esse método demora para ser ativado, então pode não ser adequado para todos.
Dicas e Truques para Derrotar as Três Fases de Adam Smasher
Seja para aprender a evitar o ataque de rajada de balas, combos corpo a corpo ou até mesmo a chuva de mísseis, temos aqui o guia completo de como lidar com Adam Smasher.
Fase 1:
Na primeira fase, Adam Smasher foca muito em executar combos corpo a corpo, ataques de salto e o ataque de projétil conhecido como rajada de balas.
Como esperado, Smasher está em seu estado mais forte nesta fase, então é importante manter distância, pois deixar que ele o acerte pode resultar em muito dano.
Com o foco em combos corpo a corpo, Smasher provavelmente estará em cima de você durante a maior parte da primeira fase. No entanto, você pode se surpreender com a facilidade de desviar de seus ataques.
Para evitar o dano corpo a corpo, comece a recuar assim que o vir carregando na sua direção. Assim que ele começar a balançar os braços, use o botão de desvio repetidamente enquanto recua. Esta é a mesma técnica usada para derrotar Oda durante o Ato 2, na missão Bichos escrotos (Gimme Danger).
Desviar do ataque de salto de Smasher é bastante simples. Quando perceber que ele está saltando, corra para longe da sua posição atual. Se for atingido, você será derrubado.
Não corra muito longe, pois será uma ótima oportunidade para atacar quando ele aterrissar e ficar de joelhos, incapaz de atacar por alguns segundos. Quando ele começar a recuperar suas funções, corra para fora do alcance de seu ataque corpo a corpo para evitar ser atingido.
Por último, temos o ataque de rajada de balas de Smasher, que é, sem dúvida, um dos mais irritantes, pois pode ser bastante difícil de desviar em alguns momentos. Para combater esse ataque, duas estratégias eficazes são:
- Usar o método de desvio mencionado anteriormente para evitar seus combos corpo a corpo, caso você não consiga chegar a uma cobertura a tempo.
- Se for rápido e capaz de desviar dos ataques de Smasher, recomendamos usar a área ao redor do centro da sala a seu favor. Mesmo que você esteja frente a frente com ele, pode usar os pilares como cobertura.
Quando ele lançar a rajada de balas, se esconda atrás do pilar! Apenas tenha em mente que os pilares podem ser destruídos, então será necessário trocar de cobertura para cada rajada.
Fase 2:
Na Fase 2 do encontro com Adam Smasher, o combate será focado em ataques de longo alcance. Após ter recebido danos significativos no lado direito do corpo durante a Fase 1, Smasher mudará suas táticas para compensar o corpo danificado.
Assim como na primeira fase, Smasher terá três novos ataques: chamadas de reforços, chuva de mísseis e táticas de fuga.
Durante esta fase, Smasher frequentemente chamará reforços, que podem incluir soldados, soldados pesados e até mechs. É altamente recomendado que, durante essa fase, você foque a maior parte de sua atenção em eliminar os reforços que aparecem na área. Derrubar essas forças o mais rápido possível será sua melhor aposta, mas não perca Smasher de vista por muito tempo, pois seus ataques de longo alcance podem ser devastadores se te pegarem desprevenido.
A seguir, temos o ataque de chuva de mísseis, que pode ser lançado a qualquer momento durante a fase. O maior sinal de alerta desse ataque são os grandes círculos vermelhos que aparecem no chão. Quando você vir esses círculos vermelhos, comece a correr de sua localização atual. Não se engane, este ataque vai te seguir, então continue correndo até ouvir que os explosivos pararam. Se você for atingido por esse ataque, pode ser fatal, já que as explosões causam muito dano.
Por último, temos a tática de fuga de Smasher. Depois de receber uma certa quantidade de dano, ele começará a correr. Durante essa “fuga”, você terá a oportunidade perfeita para descarregar seus tiros nele.
Fase 3
Após causar danos significativos a Smasher nas Fases 1 e 2, ele estará em estado crítico e passará a maior parte do tempo no centro da sala, disparando tiros com sua metralhadora.
Apesar dos tiros ficarem notavelmente mais lentos, ainda recomendamos que você permaneça no segundo andar, já que os pilares e grades fornecem uma excelente cobertura, permitindo que você evite danos enquanto calcula o tempo certo entre os disparos de Smasher. Com a arma certa, não serão necessários muitos tiros para derrubá-lo de vez.
Quando você derrotar Adam Smasher, ele ficará de joelhos e você terá a opção de deixá-lo viver ou matá-lo. Essa escolha não terá impacto na história e fica totalmente a seu critério decidir o que fazer.
Alcance o Ponto de Acesso Mikoshi
Após derrotar Adam Smasher, é hora de seguir para o Ponto de Acesso Mikoshi, que pode ser encontrado atrás das portas marcadas pelo waypoint.
Conforme você avança em direção às portas, V começará a sofrer outra falha no Relic, deixando claro que a situação está se deteriorando ainda mais.
Antes de entrar na porta, você terá a opção de conversar com Weyland. A conversa é curta e não afeta o desfecho da história.
Fale com Alt
Lutando contra as falhas crescentes, dirija-se ao grande sistema de dados no centro da sala e conecte-se ao Ponto de Acesso Mikoshi.
Vá para o Telhado
Depois de acordar em um estado de sonho, abra a porta do elevador e siga o caminho até o telhado – o mesmo telhado onde você tomou uma decisão no início do dia.
Ao chegar no telhado, você encontrará o colar de V sobre a borda – pegue-o e observe enquanto a tela escurece.
Converse com V no Ciberespaço
Ao despertar com a voz de Alt, Johnny se encontrará no ciberespaço. Siga o caminho em direção ao feixe amarelo brilhante, suba a escada e fale com V, que pode ser encontrada à distância. Mesmo no ciberespaço, o ego de Johnny continua insuportável.
Após o desaparecimento de V, siga-a até um cenário de lanchonete e explique os detalhes da missão. V informará Johnny sobre os efeitos do Soulkiller e como as dores fantasmas são apenas simulacros digitais, começando a duvidar da situação.
Durante a conversa, Alt interromperá, informando V que cometeu um erro ao excluir o corpo como fator. A reconfiguração do DNA avançou demais, tornando impossível salvar V, independentemente da escolha.
Alt então informa Johnny que sua situação é diferente, já que tecnicamente ele agora “possui” o corpo de V. Insatisfeito com a situação, V se afasta irritada – siga-a.
A Decisão Final
Agora, Johnny enfrenta uma decisão crucial: retornar ao corpo de V e ganhar controle total no mundo real, ou entrar no ciberespaço com Alt, deixando V viver por apenas alguns meses no mundo real.
Antes de tomar a decisão final, Johnny terá a chance de discutir a escolha com V. Como esperado, a conversa não é fácil, mas termina com V concordando com o plano original – eles partem, e Johnny permanece.
Com o fim da conversa, Johnny precisa decidir seu destino, pois as escolhas que você fizer terão grandes consequências sobre como o epílogo da história se desenrola.
- Se Johnny optar por caminhar pela ponte e entrar no ciberespaço para sempre, V retornará ao seu corpo, mas terá apenas alguns meses de vida.
- Se Johnny entrar no poço, V entrará no ciberespaço com Alt, desaparecendo para sempre e deixando Johnny com o controle total do corpo de V no mundo real.
Com isso, conluímos a missão Batendo na porta do céu (Knockin’ On Heaven’s Door), do nosso Detonado de Cyberpunk 2077