InícioDicasComo Conseguir o Final Bom em Ghost of Tsushima

Como Conseguir o Final Bom em Ghost of Tsushima

“Ghost of Tsushima” é uma narrativa envolvente que explora o código Bushido e a honra dos samurais. O jogo apresenta dois finais principais que refletem uma divisão entre os caminhos escolhidos pelo protagonista, Jin Sakai. No entanto, alcançar o final “bom” pode não ser tão direto quanto os fãs podem imaginar. Atenção: este guia contém spoilers importantes sobre o final de Ghost of Tsushima.

PUBLICIDADE

A Jornada de Jin Sakai

Como Conseguir o Final Bom em Ghost of Tsushima
Reprodução: Ghost of Tsushima

No coração de “Ghost of Tsushima”, acompanhamos a jornada de Jin Sakai enquanto ele aprende os caminhos do samurai e domina a arte do “Fantasma”. Este último, no entanto, é considerado desonroso por Lord Shimura, mestre de Jin, por envolver táticas como assassinato furtivo e envenenamento, que contradizem a maneira samurai de honrar um inimigo. Esse é o conflito interno de Jin durante o jogo, pois, embora os métodos desonrosos possam salvar seu povo na Ilha de Tsushima, eles são considerados vergonhosos para um samurai. Ao longo do jogo, Jin tem que decidir ativamente entre essas duas estratégias, decisão que influencia diretamente nos finais bom e ruim do jogo.

PUBLICIDADE

O Final Bom de Ghost of Tsushima

De forma surpreendente, o jogo conduz a um confronto com Lord Shimura. Após Jin recusar seguir os desejos de seu tio em aderir ao código Bushido, sendo declarado um fora-da-lei, Shimura não tem escolha senão desmantelar o Clã Sakai e ordenar a execução do Fantasma. Como samurai honrado, a tarefa de matar Jin recai sobre seu tio, levando o jogador a enfrentá-lo na luta final do jogo.

Aqui se apresenta a decisão entre o “bom” e o “ruim”. Após derrotar Lord Shimura — um passo necessário para o progresso do jogo — ele solicitará uma morte digna de guerreiro. Isso significa que Jin deve decidir entre acabar rapidamente com sua vida ou poupá-lo e se afastar. A decisão não é tão simples quanto parece. Até esse momento, Lord Shimura ensinou a Jin que o caminho do samurai é nobre, e mesmo ao finalizar um inimigo, este deve ser honrado. Pode parecer que o jogo sugere que esta é a decisão correta, mas, na verdade, não é.

Embora possa ser a escolha mais honrosa, matar um membro de sua própria família contraria os próprios princípios morais de Jin. Pode ser desonroso para Shimura não ter seu desejo de uma morte de guerreiro honrada atendido, mas a resposta “correta” é poupar sua vida e partir.

Considerado o “final bom” de Ghost of Tsushima, este desfecho não é simples e tem gerado debates entre os fãs sobre se é realmente a escolha certa. Após poupar Shimura, ele considerará o Fantasma um traidor a ser caçado até o fim de seus dias. No entanto, nenhum dos finais é uma decisão simples e direta, pois de qualquer maneira, Jin continuará sua vida como um homem procurado.

Ghost of Tsushima está disponível para PS4, PS5 e PC.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.