O sistema de Jobs em Bravely Default permite que os quatro personagens principais troquem de classe a qualquer momento da aventura. Ao todo, há 24 classes diferentes para desbloquear, cada uma com habilidades exclusivas, comandos únicos e especialidades que moldam o estilo de jogo. Essas classes vão desde combatentes corpo a corpo até magos e especialistas em suporte.
A seguir, veja como desbloquear todas as classes de Bravely Default, com o inimigo que precisa ser derrotado para liberar cada uma delas:
Lista de Classes e como desbloquear em Bravely Default
Arcanist
Arcanist é uma classe voltada para magias negras poderosas e destrutivas, com foco em efeitos colaterais devastadores. Ideal para causar dano em área, exige planejamento para evitar que seus feitiços prejudiquem aliados.
- Black Magic Amp
- Absorb M. Damage
- Save BM MP
- Zero
- Convergence
- Status Ailment Amp
- Max Black Magic
- Corpse
- Exterminate
- Twilight
- Sacrifice
- Annihilation
- Iniquity
- Interment
- Absorb M. Damage
Black Mage
Black Mage é o principal usuário de magias ofensivas elementais no início do jogo. Focado em causar dano mágico, aprende feitiços de Fogo, Gelo e Trovão até o nível 6.
- Rod Lore
- Abate Fire
- Damage Dispersion
- Silence Immunity
- Black Resonance
- M. Attack Up
- Pierce M. Defense
- Group-Cast All
- Black Magic Lv. 1
- Black Magic Lv. 2
- Black Magic Lv. 3
- Black Magic Lv. 4
- Black Magic Lv. 5
- Black Magic Lv. 6
- Black Resonance
Conjurer
Conjurer é um aprimoramento da classe Summoner, oferecendo acesso completo a invocações e suporte mágico avançado. Seus feitiços atingem todos os inimigos e aliados, tornando-o excelente em batalhas longas.
- Steady MP Recover
- Critical MP Recover
- Save SM MP
- Post-Battle MP
- Obliterate
- Max Summoning
- MP 30% Up
- Experience Up
- Invocation Lv. 1
- Invocation Lv. 2
- Invocation Lv. 3
- Invocation Lv. 4
- Invocation Lv. 5
- Invocation Lv. 6
- Post-Battle MP
Dark Knight
Dark Knight é uma classe de alto risco e alto dano, que sacrifica HP para liberar ataques devastadores. Seu estilo de combate agressivo é ideal para derrotar inimigos rapidamente, mas exige cuidado com a sobrevivência.
- Abate Dark
- Adversity
- See You in Hell
- Helm Lore
- Gloom
- P. Attack 30% Up
- Dark Bane
- Demon Master
- Minus Strike
- Black Bane
- Absorb Magic
- Dark Nebula
- Life or Death
- Rage
- Adversity
Freelancer
Freelancer é a classe inicial e mais versátil, com habilidades úteis fora de combate e grande potencial com alto nível. Apesar de fraca no início, seu talento “Late Bloomer” compensa com o tempo.
- Divining Rod
- Dungeon Master
- MP 10% Up
- Poison Immunity
- JP Up
- Flee
- Lure Enemy
- Stand Ground
- Examine
- Treat
- Mislead
- Prayer
- Endure
- Mimic
- Late Bloomer
Knight
Knight é um tanque defensivo voltado para proteger aliados e resistir a ataques físicos. Sua habilidade de usar dois escudos ou espadas pesadas oferece flexibilidade entre defesa e ataque.
- Two-Handed
- P. Defense 10% Up
- Protect Ally
- Shield Lore
- Sword Lore
- Dual Shields
- P. Defense 30% Up
- Chivalrous Spirit
- Stomp
- Ironclad
- Shield Strike
- Vengeance
- Full Cover
- Super Charge
- Protect Ally
Merchant
Merchant é uma classe especializada em manipular recursos financeiros em batalha. Pode causar dano e curar usando dinheiro, além de aplicar táticas econômicas únicas.
- White Knight
- Speculate
- More Money
- Pay to Play
- Salesman
- Pharmacy
- Hedge Risk
- Takeover
- BP Drink
- Millionaire
- Big Pharma
- Full Leverage
- Low Leverage
- Payoff
- More Money
Monk
Monk é uma classe de combate físico sem armas, com grande HP e poder ofensivo. Foca em ataques manuais e habilidades que aumentam o dano baseado em vida máxima.
- HP 10% Up
- Knuckle Lore
- Blind Immunity
- P. Attack 10% Up
- HP 20% Up
- HP 30% Up
- Natural Talent
- Strong Strike
- Invigorate
- Inner Alchemy
- Hidden Dragon
- Qiqong Wave
- Pressure Point
- Phoenix Flight
- Knuckle Lore
Ninja
Ninja é uma classe ágil e evasiva, ideal para ataques rápidos e duplos. Suas habilidades de evasão permitem sobreviver mesmo em situações perigosas.
- Transience
- Evade 10% Up
- Comeback Kid
- Cleave
- Evade 20% Up
- Dual Wield
- Evade 30% Up
- Frenetic Fighting
- Shippujinrai
- Utsusemi
- Ikkikasei
- Shunshin
- Kairai
- Kakuremi
- Dual Wield
Performer
Performer é uma classe de suporte focada em buffs para fortalecer aliados. Ideal para dar vantagem estratégica em batalhas prolongadas.
- Support Amp
- Buff Up
- Prolong Support
- Charm Immunity
- Save Singing MP
- Love Power
- Love Rush
- One More For You
- Got Your Back
- Key to Your Heart
- Little Devil
- Catch Me
- Zero Sum
- My Hero
- Save Singing MP
Pirate
Pirate é uma classe ofensiva especializada em quebrar defesas inimigas com ataques de debuff. Usa machados e habilidades que reduzem atributos adversários.
- Adrenaline Rush
- P. Attack 20% Up
- Axe Lore
- Double Damage
- Provoke
- Shell Split
- Scale Strip
- Shin Smash
- Mass Attack
- Berserk
- Defang
- Skull Bash
- Torrent
- Amped Strike
- Adrenaline Rush
Ranger
Ranger é um especialista em arcos e alvos específicos, com bônus de dano contra tipos de inimigos. Ideal para eliminar monstros de categorias específicas.
- Paralyze Immunity
- Bow Lore
- Hawkeye
- Precision
- Targeting
- Bug Slayer
- Plant Slayer
- Beast Slayer
- Aerial Slayer
- Aquatic Slayer
- Dragon Slayer
- Undead Slayer
- Demon Slayer
- Multiburst
- Hawkeye
Red Mage
Red Mage combina magias brancas e negras, com foco em versatilidade mágica. Suas habilidades também envolvem recuperação de MP e BP em situações críticas.
- MP 20% Up
- Turn Tables
- MP Free in a Pinch
- Adrenaline
- Save Magic MP
- BP Recovery
- Revenge
- Revival
- An Eye for an Eye
- In the Red
- B/W Magic Lv. 1
- B/W Magic Lv. 2
- B/W Magic Lv. 3
- B/W Magic Lv. 4
- Revenge
Salve-Maker
Salve-Maker é uma classe de suporte que utiliza itens de forma avançada para curar, causar dano ou aplicar efeitos especiais. Pode combinar itens para criar resultados únicos.
- Attack Item Amp
- Auto-Potion
- Shorten Ailment
- Healing Lore
- Auto-Phoenix
- Feel No Pain
- Compounding
- First Aid
- Experiment
- Inoculate
- Widen Area
- Turn Toxic
- Collect
- Resurrect
- Healing Lore
Spell Fencer
Spell Fencer aplica magias elementais diretamente em armas, adicionando efeitos mágicos aos ataques físicos. É eficaz contra inimigos com fraquezas elementares.
- Firewall
- Auto-Aspir Blade
- Magic Armor
- Memento
- Anti-Magic
- Sword Magic Amp
- M. Def Specialize
- Phantom Weapon
- Sword Magic Lv. 1
- Sword Magic Lv. 2
- Sword Magic Lv. 3
- Sword Magic Lv. 4
- Sword Magic Lv. 5
- Sword Magic Lv. 6
- Anti-Magic
Spiritmaster
Spiritmaster é uma classe de suporte focada em proteção e habilidades espirituais. Trabalha bem ao lado de White Mages, fornecendo buffs defensivos e habilidades únicas como Stillness.
- Auto-Shell
- M. Defense 20% Up
- Save WM MP
- Holy One
- Maximize HP
- Spirit Ward
- Fairy’s Aid
- Convert BP
- Adaptation
- Stillness
- Greater Spirit Ward
- Fairy Ward
- Moderation
- Enigma
- Save WM MP
Summoner
Summoner invoca entidades mágicas poderosas para atacar grupos de inimigos com feitiços elementais massivos. Requer muito MP, mas causa enorme impacto.
- Abate Lightning
- Friendship
- Summoning Amp
- Summon Substitute
- Convert MP
- Summoning Surge
- Summon in a Pinch
- Amp Friends
- Summoning Lv. 1
- Summoning Lv. 2
- Summoning Lv. 3
- Summoning Lv. 4
- Summoning Lv. 5
- Summoning Lv. 6
- Convert MP
Swordmaster
Swordmaster é uma classe que foca em contra-ataques e técnicas baseadas em posturas. Suas habilidades ativam efeitos ao receber ou antecipar ataques.
- Abate Earth
- Katana Lore
- Multitask
- Counter
- Confusion Immunity
- Counter Amp
- Redoubled Effort
- Slow and Steady
- Nothing Ventured
- Squeaky Wheel
- Before Swine
- Know Thine Enemy
- The Worm Turns
- Free Lunch
- Counter
Templar
Templar é uma classe defensiva com acesso a habilidades de suporte físico e proteção em grupo. Possui ótima resistência e combina bem com classes ofensivas.
- Abate Light
- P. Defense 20% Up
- Magic Critical
- Default Guard
- Item Critical
- Critical Amp
- BP Limit Up
- Armor Lore
- Heart Strike
- Giant Slayer
- Rampart
- Radiant Blast
- Desperation
- Heaven’s Gate
- BP Limit Up
Thief
Thief é uma classe veloz especializada em roubo e ataques rápidos. Suas habilidades permitem obter itens dos inimigos e causar dano baseado em velocidade.
- Abate Wind
- Speed 10% Up
- Speed 20% Up
- Raid
- Dagger Lore
- Master Thief
- Rob Blind
- Speed 30% Up
- Burgle and Buff
- Steal
- Life Thief
- Mug
- Godspeed Strike
- Shake Down
- Master Thief
Time Mage
Time Mage manipula o tempo com magias que afetam a velocidade e ordem dos turnos. Pode acelerar aliados, retardar inimigos ou parar o tempo por completo.
- M. Attack 10% Up
- Slow Parry
- Time Slip
- Stop Immunity
- Save TM MP
- Slow World
- M. Attack 30% Up
- Hasten World
- Time Magic Lv. 1
- Time Magic Lv. 2
- Time Magic Lv. 3
- Time Magic Lv. 4
- Time Magic Lv. 5
- Time Magic Lv. 6
- Time Slip
Vampire
Vampire é uma classe versátil com acesso a habilidades de monstros absorvidas via Genome Drain. Combina ataque físico, magia e regeneração.
- Absorb P. Damage
- Bloodlust
- Monster Ability Up
- Self-Restore
- Drain Attack Up
- Genome Drain
- Rise from Dead
- Genome Ability
- Blood Thirst
- Charm
- Magic Thirst
- Battle Thirst
- Subvert
- Absorb Status
- Genome Drain
Valkyrie
Valkyrie é uma classe física com foco em ataques aéreos e habilidades baseadas em BP. Seus saltos causam dano elevado e ignoram defesa ao voltar ao campo.
- Spear Lore
- BP Skill Amp
- Pierce Default
- Soul Mates
- Aerials
- Sky High
- Crescent Moon
- Jump
- Judgement
- Spirit Barrier
- Soul Crush
- Decimate
- High Jump
- Super Jump
- Soul Mates
White Mage
White Mage é a principal classe de cura do jogo, com acesso a magias brancas até o nível 6. Essencial para manter o grupo vivo em lutas longas.
- M. Defense 10% Up
- Staff Lore
- Self-Healing
- Abate Water
- Angelic Ward
- M. Defense 30% Up
- Epic Group-Cast
- Conservation of Life
- White Magic Lv. 1
- White Magic Lv. 2
- White Magic Lv. 3
- White Magic Lv. 4
- White Magic Lv. 5
- White Magic Lv. 6
- Self-Healing
Como funciona o sistema de Jobs
Ao subir o nível de uma classe, o personagem aprende habilidades passivas, comandos e especialidades. O diferencial do sistema é a liberdade: mesmo ao trocar de classe, você pode combinar habilidades aprendidas em outras para criar estratégias versáteis e poderosas.
Por exemplo, a habilidade de armas de duas mãos do Cavaleiro pode ser combinada com o salto da Valquíria, aumentando consideravelmente o dano. Isso permite que você adapte seus personagens conforme a situação e o inimigo enfrentado.
Por fim, conforme você avança no jogo e desbloqueia mais classes, experimente combinações diferentes de comandos e habilidades para maximizar o desempenho da equipe. Algumas especialidades só brilham quando combinadas com classes de suporte ou ofensivas, e a personalização é um dos grandes trunfos do sistema de Jobs de Bravely Default.
Confira também: