Você encontra novamente o homem de roupas amarelas. Trucy acha que já o viu antes. Quem será ele?
Você encontra Lamiroir, que surpreendentemente fala em inglês. Ela revela que não nasceu na República de Borginia e que foi ideia de LeTouse enviá-la para cá. No entanto, você não pode contar o que aconteceu devido à ordem de silêncio. Machi, que nasceu em Borginia, supostamente não fala inglês, segundo Lamiroir. Ela explica que evita falar em público para preservar sua imagem “exótica”. Machi pede para sair, e Lamiroir permite.
Examine o postcard sobre a mesa para descobrir seu significado. Em seguida, apresente o Brooch que você encontrou anteriormente. Lamiroir revela que o broche é dela! O Brooch será atualizado no Court Record.
Converse com Lamiroir:
- Lamiroir: Ela compartilha sua história de sucesso, desde quando começou a cantar em um restaurante de Borginia até se tornar uma celebridade global. Ela transforma paisagens em música e explica que, em inglês, “Lamiroir” significa “The Siren”.
- Machi: Um breve histórico de Machi e Lamiroir. Ele é cego e sempre fica próximo a ela. Lamiroir hesitou em deixá-lo viajar, pois ele não fala inglês.
- Mr. LeTouse: Lamiroir pouco sabe sobre LeTouse, que foi seu guarda-costas por apenas três meses. Ele idealizou o título “Siren of the Ballad”. Quando perguntada, Lamiroir confirma que ela é a “siren” mencionada.
- The “Siren”: Quando encontrou LeTouse, ele pediu que falasse com a “siren”. Como Lamiroir é a “siren”, ela deve ser a testemunha. No entanto, ela não pode contar o que viu, já que ainda é cedo para falar sem autoridade policial ou uma prisão.
Sem mais informações, volte para o Backstage Hallway.
Backstage Hallway (7)
Você encontra Ema, que está ainda mais irritada! Enquanto você estava fora, contra as ordens dela, o corpo de LeTouse foi roubado! Você automaticamente entra na sala de Lamiroir.
Lamiroir’s Dressing Room (3)
Klavier está na sala, e o corpo de LeTouse desapareceu. Klavier explica que todas as entradas e saídas estão trancadas, então o corpo não pode ter saído. Daryan entra anunciando que sua guitarra também foi roubada. Agora você precisa encontrar o corpo e a guitarra.
Converse com Ema:
- Disappearing act: Graças a Trucy, você pode compensar comprando dez sacos de Snackoos para Ema… depois de encontrar o corpo.
Siga para o The stage.
The stage (2)
Você percebe que a torre do palco foi levantada. Examine a torre. Apesar do medo de altura, você e Trucy sobem até o topo.
No topo, algo chocante: você encontra os três itens desaparecidos — o corpo de LeTouse, a guitarra… e Machi, inconsciente!
Wright Anything Agency
Você descobre que Machi foi preso por assassinato. Por quê?! Klavier aparece e explica que, como Lamiroir foi convidada como embaixadora de boa vontade, querem encerrar o caso rapidamente.
Klavier, como promotor, não pode revelar como Machi é suspeito, mas informa que ele solicitou você como advogado. Ele está esperando no Detention Center, então siga para lá.
Detention Center
Você encontra Machi e enfrenta um problema: ele não fala inglês, e você não entende a língua dele. Sem intérprete, é impossível avançar na conversa. No entanto, observe que ele segura o braço como se estivesse machucado.
Parece que você não tem escolha a não ser esperar pelo julgamento de amanhã. Que as coisas não piorem.
Dia 2 – Julgamento
Ema’s Testimony: Murderous Circumstances
Ema é chamada para testemunhar as circunstâncias incomuns do crime:
- Na noite do assassinato, eu estava fazendo a segurança no backstage, a pedido do promotor Gavin.
- Apenas pessoas envolvidas com o concerto tinham permissão para estar no backstage.
- No início do terceiro ato… ouvi tiros.
- Entrei no cômodo, cheio de música rock alta, e encontrei o corpo.
- Examinei a cena e determinei que apenas o réu poderia ter cometido o crime.
Cross-Examination: Murderous Circumstances
Pressione todas as declarações:
- Declaração 1: Ema não sabe por que foi chamada, mas Klavier explica que foi por causa das chaves roubadas. Você questiona como essas chaves estavam na mão da vítima. Klavier explica que queria garantir que nada mais fosse roubado, então pediu para Ema monitorar.
- Declaração 2: Klavier deu permissão para Ema estar lá, mas ela não deixou mais ninguém entrar.
- Declaração 3: Ema encontrou um revólver calibre .45. Você menciona que o juiz poderia quebrar ossos se usasse a arma. O juiz, humoristicamente, pede para ser deixado fora desse exemplo.
- Declaração 4: Klavier estava tocando “Guilty Love” no estéreo para que todos soubessem que o show estava acontecendo. Isso deu a todos no palco um álibi.
- Declaração 5: Havia uma pequena janela quebrada, mas a única saída era o sistema de ventilação. Ele era pequeno demais para um adulto, mas um garoto poderia caber. As impressões digitais encontradas nos dutos pertenciam a Machi!
As evidências apontam para Machi, e o juiz está pronto para declarar o veredicto. Klavier, no entanto, afirma que ainda não há uma testemunha decisiva e pergunta se você quer chamar uma. Escolha Call a witness. Quando perguntado quem chamar, apresente o Perfil de Lamiroir, conhecida como “a siren”.
Lamiroir’s Testimony: What I Saw
Lamiroir é chamada para testemunhar. Ela revela que fala inglês fluentemente e explica que sofre de amnésia, sem lembrar de seu passado antes de se tornar cantora. Ela começa a testemunhar:
- Quanto ao que eu vi… eu não vi nada.
- Naquela noite, fui convidada para cantar no palco, e foi o que fiz.
- Não voltei ao backstage depois do segundo ato.
- Então fui levada pela polícia até o camarim do Sr. Gavin e pedi que esperasse lá.
- Foi ali que soube que algo havia acontecido… mas não fui informada dos detalhes.
Cross-Examination: What I Saw
Apresente o Brooch na terceira declaração. Você encontrou o broche no backstage após o segundo ato, o que significa que Lamiroir esteve lá. Ela admite (em Borginiano, traduzido por Klavier) que esteve em seu camarim por um curto período. Quando ouviu você entrar, saiu imediatamente (você lembra de ouvir a porta se fechar). Duas novas declarações são adicionadas:
- Quando terminei minha performance, fui ao backstage por apenas um momento…
- Eu não vi nada. O corpo do falecido Sr. LeTouse estava atrás de uma parede.
Use a bracelete na segunda declaração:
- “Eu não vi nada. O corpo do falecido Sr. LeTouse estava atrás de uma parede.”
Perceba o movimento no pescoço de Lamiroir; ela engole em seco ao mencionar o corpo. Pergunte como ela sabia que LeTouse foi baleado. Apresente o Investigation Request, que impôs sigilo sobre a informação de que LeTouse foi baleado. Se ela afirma não ter visto nada, como sabia do tiro?
Lamiroir ajusta seu testemunho:
- “Vi buracos de bala na parede e soube que o Sr. LeTouse foi baleado…”
Apresente o Diagram. Os buracos de bala estavam na parede da porta. Se Lamiroir viu o crime da porta, não teria como ela ter visto os buracos.
Lamiroir’s Testimony: What I Saw 2
- Eu estava indo do palco para a saída do backstage.
- Havia algo como uma pequena janela ali… foi assim que eu vi.
- Houve dois disparos… eu não pude fazer nada para impedir.
- Mas não foi Machi!
- Era uma pessoa adulta! …Eu sei que era!
Cross-Examination: What I Saw 2
Pressione a quinta declaração. Lamiroir afirma que a pessoa adulta era um homem jovem. Ela diz que pode reconhecer uma voz e nunca esquecer, e tem certeza de que não foi LeTouse que falou. Parece um bom testemunho. Quando perguntado, você pode dizer “It’s contradictory”, argumentando que, se era um homem adulto, como ele escapou? Não havia como ele caber nos dutos de ventilação. Escolher “It’s pretty good” não causa penalidade, mas Klavier fará piadas à sua custa.
Klavier aponta outra contradição. A janela pela qual Lamiroir viu estava fechada, então ela não poderia ter ouvido o homem falar. Portanto, o testemunho dela parece pouco convincente. Klavier pede que Lamiroir deixe o banco de testemunhas e que Ema volte. O juiz concede o pedido, infelizmente.
Ema’s Testimony: The Missing Body
- Eu acredito que Machi roubou o corpo por causa de algumas letras da música.
- Ele moveu o corpo para combinar com a música de Lamiroir.
- Ninguém neste país tinha um motivo para matar a vítima.
- E Machi praticamente deixou sua “assinatura” na cena.
- Todas essas evidências claramente apontam para o réu.
Cross-Examination: The Missing Body
Pressione a quarta declaração. Ema diz que essa “assinatura” eram os buracos de bala na parede. Lembre-se de que Machi é cego. O assassino disparou duas vezes usando o som para se orientar. Ele atirou a cerca de cinco pés de distância. O primeiro tiro errou, e o segundo acertou. O assassino poderia ter matado LeTouse com um único tiro… se pudesse ver. Quando solicitado, escolha “Raise an objection”. Argumente que o recuo de uma arma tão poderosa poderia causar ferimentos graves em uma pessoa pequena. No entanto, isso apenas faz parecer que você está incriminando Machi. Klavier pede que Ema revise seu testemunho:
- “From the state of the crime scene, I conclude that the shooter was blind.”
Apresente o Crime Photo nesta declaração. Há algo na foto que contradiz o testemunho de Ema. Quando solicitado, apresente o sangue. Parece haver algum tipo de escrita borrada no sangue. LeTouse estava tentando escrever o nome do assassino! Se Machi não fosse cego, ele teria apagado completamente essas letras invisíveis.
Se preferir, pressione a nova declaração (sobre o atirador ser cego). Após uma longa troca de argumentos, escolha “I’ve got just the thing!” e apresente o Crime Photo para o mesmo resultado.
Klavier então revela que recebeu relatórios sobre Machi, indicando que ele não é cego. Na verdade, ele pode enxergar perfeitamente! A “cegueira” de Machi era apenas uma jogada de publicidade dos borginianos. Isso coloca Machi como o principal suspeito novamente.
Luminol Testing
Ema sugere testar o sangue com luminol para verificar os resíduos. Você deve aplicar o reagente no carpete. Toque com o Stylus em toda a área até obter uma reação.
Você descobre uma mensagem: “IPXX314206”. Klavier explica que é um número de identificação da Interpol. Machi é um agente infiltrado? Como LeTouse conhecia esse número? Klavier pede que seu companheiro de banda, Daryan, procure informações sobre o ID.
Klavier questiona por que Machi fingiria ser cego. Escolha apresentar provas e mostre o Postcard. Isso sugere que Machi e Lamiroir têm uma relação de guia e seguidor. Se Machi não é cego, isso significa que Lamiroir é cega! Como isso é possível? Ela não escreve música observando as paisagens?
Lamiroir é chamada novamente e confirma que realmente é cega. Isso provavelmente explica o que Klavier quis dizer sobre não haver uma testemunha “direta”. Lamiroir começa a testemunhar sobre sua condição.
Lamiroir’s Testimony: Lamiroir’s Eyes
- Não tenho memória da “luz”.
- Estreiei em um mundo de escuridão e som…
- Meu produtor criou meu slogan de PR antes de saber disso.
- Então, por mais bobo que pareça, tive que fingir que podia ver.
- Todos da minha equipe sabiam, é claro, mas ninguém mais.
Cross-Examination: Lamiroir’s Eyes
Pressione a quinta declaração. A equipe incluía LeTouse. Lembre-se das palavras finais dele: “não consegue ver”, que provavelmente se referiam à cegueira de Lamiroir.
Klavier questiona o testemunho anterior de Lamiroir, onde ela afirmou ter “presenciado” os eventos através de uma janela fechada. Ela insiste que ouviu as vozes dos dois homens e seria capaz de reconhecer a voz do outro homem se a ouvisse novamente.
Nesse momento, o oficial de justiça interrompe, anunciando que Daryan trouxe os resultados da investigação. Ele revela que o número “IPXX314206” pertence a LeTouse; ele era um agente infiltrado! Daryan também acrescenta que a arma do crime pertencia a LeTouse. O Revolver é atualizado no Court Record.
Quando Daryan está prestes a sair, Lamiroir interrompe, reconhecendo sua voz como a outra voz que ouviu! A corte explode em comoção, forçando o juiz a adiar o julgamento para o dia seguinte.
Dia 2 – Investigação
Wright Anything Agency
Sem mais delongas, é hora de começar a investigação do dia. Converse com Trucy:
- Daryan fez isso: Trucy diz que viu Daryan no palco, então ele deve ter um álibi. Lamiroir estava mentindo ou apenas enganada?
- Agente LeTouse: Se LeTouse era um agente internacional, será que estava investigando Lamiroir?
De repente, alguém entra. É o homem de terno amarelo que você viu brevemente na noite do crime! Trucy finalmente o reconhece como Tio Valant, The Grand Magician! Trucy diz que ele é um grande amigo de seu “papai”. Não Phoenix, mas seu “pai verdadeiro”. Converse com Valant:
- Troupe Gramarye: Valant fazia parte de um famoso grupo de mágicos. Seu parceiro era Zak Gramarye. Tanto Valant quanto Trucy ficam brevemente em silêncio quando ela menciona “papai”. O que será isso?
- Pai de Trucy: Trucy revela que Zak é seu “pai verdadeiro”. Isso significa que Phoenix a adotou? Trucy diz que Zak não está mais aqui. O que aconteceu?
Valant lembra do motivo de estar ali: dois motivos, na verdade. Primeiro, ver Trucy, e segundo, mostrar a ela um vídeo do ato de Lamiroir no concerto. O que ele fazia no concerto? O Video Tape será adicionado ao Court Record.
Apresente o Video Tape. Valant revela que foi responsável pelo “ato de desaparecimento”. Ele não pode contar como aconteceu. (Regra número um de um mágico: nunca revele o segredo de sua arte.) Parece que você está preso, já que o segredo pode ajudar na investigação.
Valant sairá (pela porta, normalmente) e ficará no Coliseum.
Hora de conversar com Machi (ou pelo menos tentar). Vá para o Detention Center.
Detention Center
Machi está aqui. Fale sobre todos os tópicos disponíveis. Parece que ele não fala inglês, mas você sente um “thump” em sua pulseira. Será que Machi está escondendo algo?
Vá para o Sunshine Coliseum.
Sunshine Coliseum
Ah, o clima perfeito para o local perfeito. Vá para o Backstage Hallway.
Backstage Hallway
Você verá Lamiroir, que o reconhece pelos passos. (Boa audição.) Converse com Lamiroir:
- A voz: Lamiroir diz que estava indo pelo backstage até ouvir dois homens. Ela sabe que eram Daryan e LeTouse. Ela ouviu dois ruídos horríveis, mas não tem certeza se eram dois tiros.
- Machi: Machi conheceu Lamiroir e eles “se complementavam”. Ele escrevia na palma da mão dela com o dedo para guiá-la e dizer o que ela deveria saber.
- Sr. LeTouse: Lamiroir não tinha ideia de que LeTouse era um agente. Será que alguém está atrás dela?
- “Escuridão”: Lamiroir não se lembra do passado antes de se tornar quem é agora. Será que algo em seu passado está relacionado ao crime e à investigação de LeTouse? Trucy acha improvável.
Apresente o Video Tape. Pergunte a Lamiroir como o truque de teletransporte foi feito. Infelizmente, ela não pode revelar.
Lamiroir lembra de ter tropeçado em algum tipo de dispositivo. Provavelmente ela se refere ao headset. Lamiroir diz que o headset é usado para comunicação entre os performers e a equipe. Isso parece importante. O Headset será adicionado ao Court Record.
Apresente o Headset. Lamiroir explica que o dispositivo tem alcance limitado, captando sinais em um raio de apenas 30 pés. Se usassem um sinal mais forte, os headsets e outros equipamentos de áudio não funcionariam adequadamente. O Headset será atualizado no Court Record.
Vá para The stage.
In The Wings
Você encontrará Valant tocando piano. Converse com Valant:
- Lamiroir’s illusion: Valant revela que foi ele quem planejou o truque a pedido do “purple prosecutor” (provavelmente Klavier). O objetivo era fazer Lamiroir desaparecer “como um sonho”. Valant esteve aqui para garantir que tudo saísse conforme o planejado, e aparentemente funcionou. Ele também menciona algo estranho no piano.
- Troupe Gramarye: Valant explica que a Troupe Gramarye alcançou a fama há vinte anos sob a liderança de Magnifi Gramarye. No entanto, sete anos atrás, Magnifi morreu, e a trupe “desapareceu”. Desde então, Valant tem assumido novos trabalhos enquanto espera o momento certo para trazer a trupe de volta.
- Valant and Zak: Valant diz que deseja reviver a Troupe Gramarye com Zak, que desapareceu há sete anos.
Examine o piano mencionado por Valant. Você encontrará algo estranho entre as cordas: um Switch, que será adicionado ao Court Record. Parece ser importante.
Siga para Lamiroir’s Dressing Room.
Lamiroir’s Dressing Room
Ema está aqui e, como de costume, não está de bom humor por causa de LeTouse e Klavier. Apesar disso, ela notou algo estranho. Converse com Ema:
- The trial today: Ema reflete que Machi pode enxergar, então ele teria visto tanto o revólver quanto o duto de ventilação. No entanto, Lamiroir afirmou ter ouvido Daryan durante o crime.
- The case: Ema comenta que tudo sobre o caso reflete o que foi escrito em “The Guitar Serenade”. Talvez a pessoa que escreveu a música seja o próprio culpado.
- Something strange: Ema encontrou algo estranho embaixo do sofá. Parece uma antena que precisa ser ativada por algum tipo de switch.
Apresente o Switch. Você ativa o dispositivo, e ele… acende a antena! O Switch será atualizado no Court Record.
Converse com Ema sobre The switch. Ela explica que parece ser um transmissor pequeno, com alcance de apenas 30 pés. O Switch será atualizado novamente como Remote Trigger, e Ema marca no diagrama do palco a área de alcance. O Forum Diagram será adicionado ao Court Record.
Ema continua sua investigação, enquanto o Igniter é adicionado ao Court Record. Parece que você precisará investigar mais sobre o Igniter e o Switch.
Vá para Sunshine Coliseum, acessível pelo Backstage Hallway.
Sunshine Coliseum (2)
Você encontrará Daryan do lado de fora, e ele não parece nada feliz por ser suspeito. Converse com Daryan:
- Your alibi: Daryan afirma que o crime ocorreu durante o terceiro ato, quando ele estava no palco, sendo observado por milhares de “testemunhas”. Como Lamiroir poderia identificá-lo?
- Prosecutor Gavin: Klavier suspendeu Daryan de trabalhar até que ele esteja livre de suspeitas. Por que Klavier faria isso com um membro dos Gavinners?
Daryan menciona que Klavier está em seu escritório. Siga para Gavin’s Office.
Gavin’s Office
Ao chegar, você verá Klavier em uma ligação. Trucy decide ouvir a conversa (apesar de sua relutância). Klavier está discutindo sobre algum objeto, uma “réplica” que LeTouse estava buscando. Antes que ele perceba sua presença, a ligação termina. Converse com Klavier:
- The case: Klavier menciona que, desde o julgamento, tem recebido ligações sobre a música. Ela é destaque em um jornal de Borginia, mas os versos não são mencionados. O Borginian Newspaper será adicionado ao Court Record.
- The Guitar’s Serenade: Klavier conta que começou a escrever a música com Lamiroir nos bastidores do Sunshine Coliseum. A guitarra usada foi enviada por Lamiroir como um presente.
Examine a guitarra queimada. Klavier explica que especialistas encontraram algo intrigante dentro do instrumento.
- Lamiroir’s guitar: A guitarra chegou em perfeito estado devido à embalagem especial, mas agora está arruinada pelo fogo. A Prosecutor Gavin’s Guitar será adicionada ao Court Record. Dentro do buraco acústico da guitarra, foi encontrado um dispositivo semelhante ao Igniter.
Apresente o Igniter. Klavier confirma que o dispositivo é idêntico ao encontrado na guitarra. O Igniter será atualizado no Court Record.
Examine o pote na estante. Parece conter chicletes, mas Klavier diz que não é. Você se lembra da ligação de Klavier sobre um “lump”. Ele explica que LeTouse estava atrás desse objeto.
- The strange lump: Klavier não sabe exatamente o que é a réplica, mas confirma que é de plástico. Parece que a Interpol não está compartilhando informações sobre o objeto com Borginia. O Replica será adicionado ao Court Record.
Depois de terminar, Klavier encerra a conversa. Siga para o Sunshine Coliseum.
Sunshine Coliseum (3)
Ema está aqui e informa que Lamiroir está desaparecida. Parece que você precisará encontrá-la. Vá para o Backstage Hallway e depois para The Stage.
In The Wings (2)
O palco está completamente escuro, então você acende as luzes. Algo mudou por aqui. O que será?
Examine algo que parece um estojo de baixo. Da última vez que você viu, ele estava aberto. Agora, algo parece estar saindo dele. Não parece ser um instrumento.
Você e Trucy decidem abrir o estojo. Dentro, vocês encontram… Lamiroir?! Parece que ela está sem fôlego! Você chama Ema para ajudar.
Lamiroir é levada para um hospital próximo.
Hickfield Clinic
Ema informa que Lamiroir está bem, mas se demorassem mais um pouco, ela não teria resistido! Ufa! Ela explica que alguém atacou Lamiroir, acertando-a na testa. Lamiroir acorda e agradece. Converse com ela:
- Attacked!: Lamiroir explica que, após conversar com vocês dois, foi golpeada na testa. Ela correu para o palco, com o agressor a perseguindo. Quando chegou lá, as luzes se apagaram. Ela usou isso como vantagem e se escondeu no estojo.
- The assailant: Lamiroir não sabe quem a atacou, mas conclui que o homem era mais alto que ela. Trucy é mais baixa que Lamiroir, que tem a mesma altura que você. Ela deu a mesma resposta para a detetive (Ema).
Apresente a Replica. Você pergunta a Lamiroir sobre a réplica e o interesse de LeTouse. Lamiroir explica que a réplica é do Borginian Cocoon. A Replica é atualizada no Court Record.
- The Borginian Cocoon: Todos os borginianos sabem sobre ele. Lamiroir não conhece os detalhes, mas explica que, se alguém for pego carregando o casulo para fora do país, receberá uma sentença de morte! Por quê? Lamiroir sugere que LeTouse estava investigando a réplica por suspeita de contrabando.
- Smuggling: Lamiroir diz que está “marcada”. Ela viajava pelo mundo carregando os casulos. Isso provavelmente explica por que LeTouse estava investigando, para verificar Lamiroir sob suspeita. Mas como uma pequena bola de fio pode causar tamanha comoção?
Você decide que é hora de falar com Machi sobre isso. Lamiroir o acompanha automaticamente até o Detention Center.
Detention Center (2)
Você pergunta a Machi sobre qual outro segredo ele está escondendo, além do fato de que pode enxergar. Quando questionado, apresente a Replica. Você sugere que Machi pode ser o responsável por contrabandear os casulos para fora de Borginia. Machi responde que você não deve tirar conclusões precipitadas e pede que você explique o que sabe. Converse com Machi, com Lamiroir como intérprete:
- The Cocoon: Machi revela que o casulo é a cura para uma doença chamada Incuritis. A Replica é atualizada no Court Record. Mas se o casulo é a cura, por que os borginianos estão escondendo isso? Machi não tem certeza e não diz nada sobre contrabandear os casulos para cá. Poderia Machi estar vendendo os casulos fora do país? Machi responde que não pode voltar para casa, provavelmente por causa da sentença de morte.
Machi agora está disposto a dizer algo sobre o caso. Mas antes que ele possa falar, Daryan chega e interrompe a reunião. Ele informa que há uma ligação para Machi da Embaixada de Borginia.
Por que Daryan levou Machi justamente quando ele estava prestes a revelar algo? Poderia ser que Daryan não quer que Machi diga nada? Parece que você terá que descobrir a verdade amanhã… no tribunal, é claro!
Dia 3 – Julgamento (Antes)
Valant aparece e avisa que sua grande ilusão pode ajudá-lo no caso. Ele não é uma testemunha, então diz que está deixando a cidade. O oficial anuncia que o julgamento de hoje será adiado por meia hora, pois o juiz está visitando o hospital devido ao agravamento da condição do filho do Chefe de Justiça. O oficial então entrega um Newspaper Article, que é adicionado ao Court Record. Ele menciona algo sobre “Incuritis”. Onde você já ouviu isso antes?
Começo do Julgamento
Finalmente, o julgamento começa. O juiz menciona sua visita ao hospital do Chefe de Justiça, que está enfrentando um momento difícil.
Sem mais delongas, o caso prossegue. Você tem dois mistérios para resolver: o fato de que LeTouse era um agente da Interpol e a acusação de Lamiroir de que Daryan é o assassino. No entanto, Klavier afirma que Daryan tem um álibi sólido: ele estava no palco durante o assassinato, impossibilitando-o de estar no camarim durante o crime. Isso leva o juiz a considerar Daryan inocente e chamar um veredito.
Você lembra que Machi estava prestes a revelar algo crucial antes de ser interrompido por Daryan. Para evitar o veredito, você solicita que Machi seja chamado ao tribunal. Como ele não fala inglês fluentemente, Lamiroir é convocada como tradutora. Vendo boas razões para isso, o juiz aceita o pedido.
Machi declara que tem provas de sua inocência, surpreendendo até mesmo Lamiroir. Ele testemunha sobre essas provas.
Machi’s Testimony: Proof of Innocence (Traduzido por Lamiroir)
- Ele diz que a notícia da morte de LeTouse foi um grande choque.
- Mas se o assassinato realmente seguiu as letras da minha música…
- …ele, ou seja, ele, não poderia ter cometido o crime.
- Ele diz isso porque as letras estão em inglês, e ele não as entende.
Klavier pergunta a Lamiroir se ela explicou o significado das letras para Machi. Lamiroir confirma que sim, mas não em detalhes. Sua resposta levanta dúvidas. Parece que seu bracelete está reagindo.
Cross-Examination: Proof of Innocence
Use o bracelete na quarta declaração:
- “Ele diz isso porque as letras estão em inglês, e ele não as entende.”
Perceba os olhos de Machi. Ele está olhando para Lamiroir no momento em que ela menciona “inglês”. Será que Machi realmente entende inglês? Lamiroir tenta justificar que Machi só sabe dizer a palavra “inglês” e nada mais. Mas se é assim, como ele sabe sobre as letras? Machi afirma que leu o Borginian Daily Bugle. Isso é falso, pois o jornal não menciona as letras da música. Apresente o Borginian Newspaper para refutar sua afirmação.
Machi então muda sua história, dizendo que Lamiroir contou sobre as letras. Novamente, seu bracelete reage. Solicite que uma nova declaração seja adicionada:
- “Foi eu quem explicou que o crime seguiu a música.”
Use o bracelete nesta declaração.
- “Foi eu quem explicou que o crime seguiu a música.”
Perceba o pescoço de Lamiroir. Ela engole em seco enquanto fala. Será que está escondendo algo? Quando perguntado quem ela está protegendo, apresente o perfil de Machi Tobaye. Parece que Lamiroir está mentindo para proteger Machi.
Revelação
Neste ponto, Machi grita… em inglês! Ele finalmente admite que consegue falar inglês, embora de forma limitada. Isso surpreende até Lamiroir. Machi confessa que esteve no camarim e viu LeTouse já caído no chão. Quando você e Ema entraram, ele fugiu pelo duto de ar.
Klavier insiste que Machi atirou em LeTouse, mas Machi continua negando. Você pergunta a Machi sobre o casulo. Ele se recusa a falar, possivelmente com medo da pena de morte em Borginia.
Diante da resistência de Machi, o juiz declara um intervalo.
Depoimento de Lamiroir: What I Heard
- Eu estava a caminho do palco para a saída dos bastidores.
- Foi quando eu os ouvi: o Sr. LeTouse e o detetive.
- Ouvi o som abafado de um tiro e parei. Depois, ouvi outro tiro.
- Havia cheiro de pólvora… Eu sabia que precisava contar a alguém, mas…
- Eu estava com pressa, então continuei andando, passando pela pequena janela.
Contra-Interrogatório: What I Heard
Pressione a segunda declaração e pergunte: O que eles estavam dizendo?
Lamiroir revela que ouviu apenas uma frase claramente.
O atirador (provavelmente Daryan) disse: “Acabou. Aperte o botão! Agora!”. Um “botão”? Isso é estranho. Talvez você possa lançar alguma luz sobre o assunto. Uma nova declaração é adicionada:
- Da pequena janela, ouvi uma voz dizendo: ‘Aperte o botão! Agora!’
Apresente o Remote Trigger nesta nova declaração.
Parece ser o “botão” mencionado pelo atirador, mas como o assassino poderia instruir LeTouse a pressionar o botão no meio do barulho do concerto? Para responder, apresente o Headset. Provavelmente usaram o dispositivo para se comunicar entre os bastidores e o palco.
Klavier questiona como a conexão foi possível, já que o alcance do headset é limitado a 30 pés. Apresente o Diagram, que mostra que a distância direta entre o palco e os bastidores está dentro desse limite!
Klavier então pergunta sobre a função do “botão”. O objeto não foi encontrado na cena do crime, então ele questiona seu vínculo com o caso. Apresente o Igniter. Mostre ao tribunal (quase incendiando o juiz) que o botão aciona o igniter, que pode incendiar objetos! Isso remete ao incêndio na guitarra de Klavier durante o segundo ato.
Mudança na Linha do Tempo do Crime
Klavier argumenta que o incêndio na guitarra ocorreu no segundo ato, mas o assassinato no terceiro. Você sugere que o assassinato pode ter ocorrido no segundo ato. Klavier relembra que você e Ema ouviram tiros no terceiro ato, mas você rebate que o atirador não foi visto.
Você conclui que o comando “Aperte o botão! Agora!” precedeu o incêndio na guitarra. Sua conclusão: o assassinato ocorreu no segundo ato, não no terceiro!
A conversa se desloca para o assassino seguir as letras da música. Parece que o assassinato foi planejado antes do incêndio, possivelmente para confundir as investigações e criar um falso álibi.
A Localização de Lamiroir
Klavier lembra que Lamiroir afirmou ter ouvido o comando, mas a janela estava fechada. Como ela poderia ter ouvido? Responda: Ela estava em outro lugar.
Quando perguntado onde, apresente o Air Vent no Diagram. Lamiroir estava lá em cima. Ela confundiu a palavra “duto de ar” com “janela”. Lamiroir admite que estava no duto de ar!
Depoimento de Lamiroir: Above the Ceiling
- Sim, eu estava acima do teto quando ouvi a voz.
- Eu tinha ouvido que havia uma, hm, “pequena janela” lá antes.
- Foi no meio da minha apresentação… Não tive tempo de relatar o que ouvi.
- Quanto ao motivo de eu estar lá… Eu não posso dizer.
- Estou vinculada ao segredo sobre esse assunto.
Lamiroir afirma que está vinculada a um segredo e não pode revelar o motivo de estar lá.
Contra-Interrogatório: Above the Ceiling
- Apresente o Video Tape na quarta declaração.
O motivo pelo qual ela está escondendo é por causa da ilusão. Como mostrado no vídeo, Lamiroir desaparece no palco e reaparece nos bastidores. Para isso, ela precisaria atravessar o duto de ar!
Klavier confirma que conhece a ilusão, mas não todos os detalhes. O juiz aponta que levou 20 segundos para Lamiroir ir do palco ao fórum. Lamiroir não pode explicar, deixando você responsável por desvendar o mistério.
Prepare-se para o último depoimento de Lamiroir.
Depoimento de Lamiroir: The Big Illusion
- Eu segui exatamente a rota que me foi instruída.
- Há uma saída de emergência nos bastidores, onde um assistente de palco esperava.
- A partir dali, é possível entrar no fórum, no lado oposto ao palco.
- O plano era que eu me movimentasse até lá em dois minutos.
- Eu estava a caminho, quando ouvi a voz.
Contra-Interrogatório: A Grande Ilusão
- Pressione a quarta declaração: “O plano era que eu me movimentasse até lá em dois minutos.”
Dois minutos!? Por quê? Lamiroir afirma que teve que parar no meio do caminho. Quando surgir a opção, escolha Apresentar prova e, em seguida, apresente o Brooch de Lamiroir.
Você conclui que a Lamiroir antes de desaparecer e a Lamiroir que apareceu depois eram, na verdade, duas pessoas diferentes! Klavier confirma que a primeira era Valant disfarçado como mulher. O brooch verdadeiro de Lamiroir caiu entre os dutos enquanto ela corria. É impressionante que Valant tenha cantado perfeitamente. Talvez a voz tenha sido gravada? Klavier afirma que foi ao vivo.
Uma nova declaração é adicionada:
Eu… tive que continuar cantando, mesmo enquanto me movia.
- Pressione esta declaração.
Lamiroir estava cantando o tempo todo? Ela explica que Klavier odeia gravações, então ela usou um microfone.
Conexão entre a música e o crime
Se ela estava usando um microfone, como ouviu a voz do atirador e os disparos? Talvez LaTouse e o assassino não tenham notado Lamiroir cantando acima deles porque o som do palco abafava sua voz.
Lamiroir então se lembra: quando ouviu os disparos, parou de cantar por um momento, em choque. Como isso foi possível? Klavier relembra o Mixing Board que ele forneceu na noite do crime, o mesmo usado para descobrir quem perdeu o tempo musical.
Na letra da música, Lamiroir deveria cantar “Pleasure” duas vezes. Contudo, ela cantou apenas uma vez porque ouviu os disparos!
Conclusão
Você agora provou que o assassinato aconteceu no segundo ato, e não no terceiro!
Klavier questiona: e se Lamiroir estiver testemunhando para proteger Machi? Ele sugere chamar uma última testemunha: Daryan Crescend, suspeito do assassinato de LeTouse! O juiz, então, chama um intervalo.
Dia 3 – Julgamento (Depois)
Você recebe uma visita inesperada. Quem é? Phoenix Wright! Ele informa que está em uma “missão secreta”. Igual a LeTouse? Phoenix aparentemente sabe o que você está fazendo: tirando Machi da jogada e indo atrás de Daryan.
Antes de sair, Phoenix entrega um presente de Ema. São fragmentos queimados de fogos de artifício encontrados na cena do crime. Os Burnt Fragments são adicionados ao Court Record. Phoenix sugere que você encontre o “igniter” de Daryan com isso, pois será quase impossível provar sua culpa pelos métodos “convencionais”. Phoenix, então, vai embora. Mas o que ele quis dizer com encontrar o “igniter” de Daryan?
O julgamento continua
Klavier parece irritado com o fato de seu amigo ser um suspeito. Daryan testemunha e, como esperado, contradiz o depoimento de Lamiroir.
Depoimento de Daryan: Daryan’s Rebuttal
- A diva está mentindo, simples assim. Ela não tem nada para sustentar sua história.
- Para começar, ela nunca ouviu minha voz!
- Ela “esqueceu as palavras porque ouviu tiros”? Que piada!
- A detetive Ema Skye não ouviu os tiros durante o terceiro ato?
- O tiroteio aconteceu enquanto eu estava no palco, cara!
Contra-Interrogatório: Daryan’s Rebuttal
- Apresente os Burnt Fragments na quarta declaração.
Esses fragmentos costumavam ser fogos de artifício, certo? Nesse caso, esses “tiros” ouvidos durante o terceiro ato podem ter sido, na verdade, os fogos de artifício. Klavier confirma que recebeu um relatório sobre isso e explica que isso faz de Daryan um testemunho crucial. Daryan insiste que é preciso provar que os fogos de artifício foram acionados enquanto havia duas pessoas na porta.
Klavier apresenta o Headset, que foi encontrado na porta dos bastidores. Ele afirma que alguém provavelmente o colocou ali para simular um álibi.
Uma nova declaração é adicionada:
- O tiroteio aconteceu durante o segundo ato? Se você tem tanta certeza, mostre sua prova.
- Apresente o Mixing Board.
Este equipamento gravou várias partes de “The Guitar Serenade”. Lamiroir parou de cantar brevemente no momento do crime. Examinando o Mixing Board, silencie todas as faixas, exceto a faixa 1. Note algo estranho? No primeiro segmento da música, você ouve tiros! Apresente a faixa 1 do segundo segmento da música.
Agora está claro que o tiroteio ocorreu durante o segundo ato. Lamiroir estava certa, mas apenas um tiro foi ouvido. Provavelmente, o segundo tiro não foi percebido porque ela estava mais distante da abertura do duto.
Você também levanta preocupações sobre a arma do crime. Daryan usou uma pistola calibre .45, que é poderosa o suficiente para deslocar o ombro de quem a utiliza. Daryan argumenta que é um atirador experiente, mas Klavier rebate afirmando que as forças policiais usam armas calibre .38, que são mais fracas.
Depoimento de Daryan: Proof of Innocence
- Vamos lá! Por que eu iria querer matar aquele gerente?
- Quer um motivo? Fácil. Eu não tenho motivo, cara!
- Esta foi a primeira viagem dessa diva a este país, certo?
- Como eu poderia conhecer o gerente dela?
- Se eu não o conhecia, por que eu iria querer matá-lo!?
Contra-Interrogatório: Proof of Innocence
- Apresente o Replica na segunda ou quinta declaração.
Você explica que o casulo de Borginia pode ser usado para criar venenos letais. Sendo LeTouse um agente da Interpol, ele descobriu o envolvimento de Daryan no contrabando. Por isso, Daryan matou LeTouse.
Daryan nega, mas agora é hora do último depoimento.
Depoimento de Daryan: Contrabando do Casulo
- Os assuntos internacionais receberam um memorando sobre esses casulos.
- A Interpol está fervendo por causa deles.
- Não dá para vendê-los no mercado negro. Muito perigoso.
- Sim, contrabandear casulos não é exatamente lucrativo hoje em dia.
- Cara, eu trabalho com Assuntos Internacionais! Eu conheço o esquema!
Contra-Interrogatório: Cocoon Smuggling
- Apresente o Newspaper Article na terceira ou quarta declaração.
O artigo menciona o filho do Chefe de Justiça, que está infectado com Incuritis. Apenas o casulo pode curá-lo. Você sugere que Daryan pode ter feito um acordo com o Chefe de Justiça. Porém, mesmo que o acordo tenha sido concluído, ele ainda estaria em apuros.
Três novas declarações são adicionadas:
- A alfândega de Borginia é muito rigorosa. Tudo e todos são verificados.
- A posse de um casulo fará você ser preso na hora e depois sentenciado à morte.
- Ei, cara, se existe uma forma de tirar casulos de lá, eu gostaria de saber.
- Apresente o Prosecutor Gavin’s Guitar na primeira ou na última nova declaração.
Você explica que a mesma forma como o casulo foi contrabandeado foi usada para trazer o Guitar de Klavier: embalado e lacrado em uma caixa a vácuo, transportado intacto até o concerto. Como Daryan tinha acesso direto ao violão, ele pode ter usado o instrumento como “mula” para transportar o casulo.
Você também revela que Daryan enfrentou um problema: se Klavier notasse que o violão já estava aberto antes do concerto, ele ficaria suspeito. Além disso, LeTouse sabia que algo estava errado com o violão e provavelmente estava prestes a investigá-lo, o que forçou Daryan a agir e queimar o violão para eliminar o casulo.
Daryan’s Argumento Final
Daryan insiste que nunca esteve em Borginia, então como ele poderia ter contrabandeado o casulo e queimado o violão? Ele também aponta que, no segundo ato, foi Lamiroir quem ouviu a ordem “Pressione o botão agora!”. Mas quem realmente a seguiu? Quando questionado, apresente o perfil de Machi Tobaye.
Você explica que Machi, sendo cúmplice de Daryan, tinha acesso ao esquema completo e seguiu as ordens. Apesar de inicialmente temer as consequências da pena de morte em Borginia, você esclarece que ele será julgado em outro país, onde não corre esse risco.
Machi é chamado para testemunhar e confessar seu envolvimento, resultando na acusação formal de Daryan por assassinato.
Machi Tobaye é considerado… INOCENTE!
O que realmente aconteceu em Turnabout Serenade
Tudo começou com um acordo entre Daryan Crescend, guitarrista da famosa banda de rock The Gavinners, e Machi Tobaye, pianista e guia da cantora renomada Lamiroir. Ambos precisavam de dinheiro e decidiram contrabandear casulos especiais de Borginia para os EUA. O filho do Chefe de Justiça dos EUA estava infectado com Incuritis, e apenas esses casulos poderiam curá-lo. Contudo, segundo as leis de Borginia, tirar esses casulos do país era punido com a pena de morte. O plano era transportar o casulo, vendê-lo e enriquecer.
O plano começou quando Klavier Gavin, líder dos Gavinners, visitou Borginia e conheceu Lamiroir. Klavier decidiu convidá-la para participar de um de seus concertos. Lamiroir concordou e deu a Klavier um de seus violões como presente. Machi aproveitou a oportunidade e colocou o casulo dentro do violão, junto com um igniter, caso algo saísse errado.
LeTouse, agente disfarçado da Interpol, foi enviado para investigar Machi. Ele assumiu o cargo de gerente de Lamiroir para observar de perto suas ações. Enquanto isso, Klavier contratou Valant Gramarye, ex-celebridade da mágica, para ajudar com uma ilusão em que Lamiroir “teletransportava-se” de um lado do palco para o outro.
Na noite do concerto, Daryan roubou as chaves do estojo de violão de Klavier e encontrou um problema: o violão estava embalado para proteção. Klavier queria garantir que o violão de Lamiroir chegasse intacto. Daryan percebeu que abrir o estojo chamaria atenção, então desistiu do plano temporariamente. Klavier, sem as chaves, foi forçado a quebrar o estojo.
O concerto começou. Durante o segundo ato, LeTouse confrontou Daryan. Ao mesmo tempo, Lamiroir estava no sistema de ventilação acima dos camarins, parte da ilusão planejada. Valant fingiu ser Lamiroir no palco, o que deu tempo para a verdadeira Lamiroir se deslocar.
Daryan usou o headset para instruir Machi a ativar o igniter escondido no piano. Isso incendiou o violão de Klavier, destruindo o casulo e as evidências. Depois, Daryan pegou a arma de LeTouse e atirou duas vezes, errando uma e acertando LeTouse na segunda.
Lamiroir ouviu os tiros e a voz de Daryan. Ela parou de cantar por um momento, chocada, mas continuou sua rota pelo duto de ventilação para completar a ilusão. Por ser cega, Lamiroir confundiu a ventilação com uma janela e não tinha certeza do que testemunhou.
LeTouse, enquanto morria, escreveu seu número de identificação para que a polícia soubesse quem ele era. Daryan apagou os números e colocou fogos de artifício debaixo do sofá com um dispositivo de disparo. Ele também descartou o headset de LeTouse na entrada, criando um falso “álibi” com as testemunhas. Quando os fogos de artifício estouraram no terceiro ato, parecendo tiros, Daryan perdeu sua entrada no palco.
Apollo e Ema, que estavam próximos à porta, ouviram os “disparos”. Eles invadiram o camarim e encontraram o corpo de LeTouse. Machi, que havia entrado na sala antes, ouviu os fogos de artifício e, assustado, subiu pelo sistema de ventilação.
Depois que o concerto foi interrompido, Daryan voltou, pegou o corpo de LeTouse, seu contrabaixo e Machi, colocando-os na torre do palco.
Quando Machi foi preso, Daryan pensou que tinha escapado impune. Contudo, Lamiroir reconheceu sua voz e o acusou de assassinato. Após o julgamento, Daryan tentou matar Lamiroir, mas ela escapou escondendo-se no estojo de contrabaixo de Daryan.
Turnabout Serenade: Epílogo
Phoenix e Lamiroir visitam Apollo. Por sugestão de Phoenix, Lamiroir está considerando uma cirurgia nos olhos. Até então, ela temia enxergar a “luz” devido a um acidente. Agora, está pronta para superar esse medo. Caso recupere a visão, Lamiroir pretende pintar, como a “pintora paisagista do som”.
Após o julgamento, “The Guitar’s Serenade” se tornou um sucesso! Como dizem, “Da próxima vez que escrever uma balada, capture o assassino no final!”
Embora você tenha descoberto a verdade neste caso, novas questões surgem. Quem é Lamiroir? O que separou a Troupe Gramarye? Quem é Zak Gramarye? Por que a trupe se desfez? Qual a missão secreta de Phoenix? E o que é o novo sistema jurídico? Essas perguntas serão respondidas no próximo e último caso do jogo. Que Justice esteja pronto para esta lendária aventura!