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Detonado de Resident Evil 5
Capítulo 1-1
Nosso Detonado de Resident Evil 5 começa bem mais calmo do que os outros jogos da franquia. Por enquanto, você não precisa atirar em ninguém.
Siga pela estrada até Corner Pyamy Butchery e entre pela porta lateral à direita. Dentro, fale com o homem que está no local. Após a conversa, abra a maleta no balcão para pegar duas pistolas (uma para você e outra para Sheva). Equipe sua pistola e use a faca para quebrar o contêiner de madeira sobre a mesa próxima à saída para encontrar ouro. Examine os dois quadros de avisos na mesa adjacente para informações sobre saúde e controles. Saia pela porta próxima.
Do lado de fora, quebre o barril no canto esquerdo e desça as escadas. Você verá quatro corvos ao redor de um cachorro; atire no corvo mais à direita para ganhar dinheiro. Entre no prédio próximo e continue pela porta. Quebre caixas e barris próximos ao cadáver do animal para obter dinheiro e uma Green Herb. Há uma nota no balcão esquerdo para leitura opcional. Pegue outra Green Herb na prateleira antes de sair pela porta distante.
Do lado de fora novamente, suba as escadas e entre pela porta. Uma cutscene mostrará um aldeão sofrendo um destino horrível. Prepare-se: assim que a cena terminar, ele virá na sua direção. Atire duas vezes na perna para derrubá-lo e, em seguida, finalize com um golpe de faca para economizar munição. Continue pela próxima porta, colete munição na estante e salte pela janela.
Depois de aterrissar, siga pela viela à direita, o que desencadeará a perseguição de vários zumbis. Não os enfrente, pois eles continuarão surgindo e não largam itens. Use a ação de quick-turn e corra até o prédio à frente para se proteger. Dentro, mova-se rápido: empurre os dois armários para bloquear a porta e a janela (instruindo Sheva a ajudar com um deles). Recolha a Red Herb na prateleira ao lado da porta e uma Grenade no canto distante. Coopere com Sheva para abrir a porta ao lado. Pegue munição e abra os barris para mais itens. Salte pelo buraco no chão e siga até a escada do outro lado. Suba para encontrar munição e uma Green Herb nas prateleiras antes de sair.
Dica: Mate os ratos no túnel para ganhar dinheiro extra. Não desperdice munição; use a faca próximo à escada para garantir que eles não escapem.
Siga o caminho até a casa. Antes de entrar, colete a Green Herb e munição na prateleira. Dentro, uma cutscene mostra uma execução macabra, alertando sobre a aproximação dos zumbis. Para ganhar tempo, empurre os armários para bloquear os pontos de entrada (instrua Sheva para agilizar). Vasculhe o local rapidamente para recolher munição, dinheiro e itens escondidos em caixas, barris e vegetais. Quando os zumbis entrarem, posicione-se estrategicamente para sobreviver a esse contro do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Você precisa sobreviver na casa por 2 minutos e 20 segundos. Fique atento às janelas e use a faca para impedir que os zumbis entrem. Após esse tempo, o Executioner quebrará o portão de metal, permitindo sua fuga. Pule pela janela ou porta e prepare-se para mais 4 minutos e 20 segundos de sobrevivência na área aberta. Use o espaço ao redor para escapar continuamente, alternando entre lados opostos da arena.
- VZ61 Machine Gun: Encontre essa arma em uma maleta na mesa do canto direito, perto do portão fechado. Se estiver confiante com sua pistola, deixe a metralhadora para Sheva.
- Eliminando o Executioner: Jogadores experientes podem enfrentá-lo. Atire na cabeça para atordoá-lo e, em seguida, aproxime-se para um ataque físico. Repita enquanto evita seus golpes. Granadas também são eficazes para limpar o espaço ao redor.
Quando o tempo acabar, Kirk destruirá os zumbis com um helicóptero e abrirá o portão explodido. Explore a área para encontrar itens que você pode ter perdido, como uma Green Herb no telhado central (acessado pelas escadas) e duas Grenades no andar superior da primeira casa.
Siga pelo portão, verifique a casa à direita para encontrar uma Green Herb em um barril, e contorne o prédio até a saída. Antes de passar pela porta, desça pelo buraco próximo para encontrar mais ouro em um barril. Com isso, completamos o primeiro capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 1-2
Entre na casa à frente, pegue a munição na mesa e o item dentro do barril, depois saia pela porta. Suba Sheva pela escada quebrada para ela alcançar uma chave que ainda está fora do seu alcance. Continue pelo beco ao lado até encontrar uma mulher infectada. Espere que ela corra na sua direção, atire na perna para derrubá-la e finalize com uma faca ou chute.
Prepare-se para um inimigo à esquerda e, ao continuar, outro escalará a cerca de arame. Pegue o barril no canto antes de seguir pela estrada. Dois inimigos surgirão: um pela esquerda e outro sairá do prédio à direita. Explore a casa à esquerda para encontrar itens nos vegetais e dentro de uma caixa, mas cuidado com um inimigo que cai do teto. Há também um beco ao lado da casa que leva a outra caixa. Suba Sheva pela escada quebrada para pegar a Old Building Key. Enquanto isso, mantenha distância da cerca, pois três zumbis irão aparecer.
Entre na casa à direita da escada e vire à esquerda ao sair para enfrentar outro inimigo escalando a cerca. Espere ele descer antes de matá-lo para pegar qualquer item que ele derrubar. Entre pela janela do próximo prédio para encontrar um item em uma caixa, depois continue pelo beco, quebrando o barril no caminho. Perto de algumas caixas empilhadas, um inimigo pulará; outro aparecerá na próxima esquina. Verifique os vegetais próximos para itens e entre pela porta no andar térreo.
Dentro da casa, procure munição de Shotgun na prateleira à direita e ouro ao virar a esquina. Suba as escadas para encontrar um barril na varanda e um First Aid Spray na mesa. Na segunda varanda, prepare-se para enfrentar dois inimigos antes de abrir o baú com o Antique Clock. Pule da varanda e abra a porta dupla com Sheva.
Use a Old Building Key para destrancar o prédio azul e pegar a Shotgun lá dentro. Pegue também uma caixa próxima. Fora do prédio, colete o barril embaixo das escadas antes de subi-las. Prepare-se para enfrentar a mulher infectada, que agora revela uma criatura parasita. Aconselha-se ir para a varanda pela porta à esquerda. Posicione-se longe da entrada e atire nas pernas dos inimigos para derrubá-los. Use a shotgun contra a mulher infectada e zumbis em grupo. Granadas são úteis para limpar a varanda.
Quando os inimigos pararem de vir, volte para dentro e desça as escadas. Três zumbis aparecerão, mas você já sabe o que fazer. Continue pelo buraco na parede até os barris à direita antes de passar pela porta.
Nos corredores, suba as escadas. Encontre uma caixa perto do corpo de um membro da Alpha Team, depois continue para encontrar mais barris e um baú cheio de ouro. Salte para o baú a partir da porta antes de entrar nela. Após encontrar outro membro da Alpha Team morrendo, quebre as caixas na sala e continue pela porta azul. Pegue o elevador no final.
Após o passeio, quebre os barris no corredor até a sala da fornalha. Pegue uma Green Herb em uma lata de lixo e abra mais barris. Não se esqueça de pegar a Furnace Key no cadáver à direita antes de voltar para o corredor, onde uma cutscene introduzirá o primeiro boss.
Chefe: Eliminando o Parasita
Corra de volta para a sala da fornalha. À direita, derrube o cilindro vermelho para que o boss o absorva ao passar por cima. Posicione-se na sala com as chamas e espere o boss entrar. Mire no cilindro com a shotgun para explodi-lo e atordoá-lo, causando a queda de suas juntas.
Agora corra para os controles da fornalha fora da sala e ative-os para fechar as portas. O processo leva alguns segundos, mas deve ser suficiente para prender o boss dentro. Caso ele escape, use o segundo cilindro no lado oposto ou ataque manualmente as juntas com a shotgun ou granadas.
Com o boss derrotado, volte para a porta que Chris tentou abrir antes e passe por ela. Pegue três pacotes de munição de pistola na maleta à frente e embarque no elevador no final do caminho deste capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 2-1
Procure o primeiro Emblema da BSAA na parede à direita de dois quadros de avisos. Dentro do armazém, explore o local para encontrar três barris e duas caixas, além de uma maleta contendo uma H&K MP5 Machine Gun. Há também uma escada no lado direito que leva ao topo de alguns contêineres. Suba para encontrar um baú cheio de ouro. Com tudo recolhido, siga pela porta para continuar.
Ao sair, admire brevemente a vista do cais antes de avançar. No primeiro canto entre os contêineres, olhe para cima e localize um arqueiro. Espere ele se posicionar e atire, fazendo-o cair em um fio triplo explosivo, eliminando-o instantaneamente. Tome cuidado ao seguir, pois há outras armadilhas semelhantes no caminho. No próximo canto, você encontrará dois inimigos. Um arqueiro fugirá; não se preocupe com ele de imediato. Elimine o zumbi próximo e aguarde, pois o arqueiro reaparecerá em uma posição elevada, tornando-se um alvo fácil. Continue e prepare-se para enfrentar um terceiro zumbi à direita. Depois, siga para a esquerda para encontrar uma Green Herb dentro de um contêiner. Suba a escada próxima para pegar Handgun Ammo. Antes de sair, salte pelo outro lado da escada para acessar uma área secreta com dois barris e uma caixa. Certifique-se de destruir as armadilhas antes de avançar.
Após seguir adiante, você verá uma cutscene com cães agressivos. Prepare-se para enfrentá-los. Se tiver uma granada, jogue-a para eliminar rapidamente o trio de cães. Caso contrário, use a shotgun ou qualquer outra arma disponível. Atenção para um arqueiro posicionado em uma caixa próxima. Em modo cooperativo, oriente Sheva para enfrentá-lo enquanto você lida com os cães. Com a área limpa, siga à esquerda para encontrar um barril, e depois vá na direção oposta, onde você encontrará outro inimigo. Suba a escada, desça pelo outro lado do contêiner e prepare-se para uma batalha intensa.
Ao se aproximar do campo entre os contêineres, essa será sua melhor posição para enfrentar os inimigos, pois eles serão forçados a passar por você. Comece disparando no barril explosivo próximo ao carro, eliminando os primeiros inimigos. Equipe sua shotgun para lidar com cães e um inimigo maior, mais resistente. Se a munição da shotgun acabar, use pistolas ou metralhadoras para atacar arqueiros que aparecem em posições elevadas ou no chão. Caso fique sobrecarregado, suba nos contêineres usando uma das escadas e ataque de lá. Se os inimigos subirem, desça para o campo e reinicie a estratégia. Continue assim até a área estar limpa.
Após limpar o campo, quebre um barril no canto e, em seguida, use trabalho em equipe para abrir o portão do lado oposto. Siga pela esquerda, pule um vão e prepare-se, pois um caminhão descontrolado virá em sua direção. Mire no barril explosivo mais próximo e dispare quando o caminhão passar, destruindo-o. Em seguida, elimine os zumbis que aparecem pelo mesmo caminho. Use os barris explosivos no momento certo para facilitar o confronto e economizar munição.
Com a área limpa, entre na casa à frente e quebre os barris. Continue subindo a rampa que leva a um túnel de esgoto. Prepare-se para um grupo de cães aparecer antes da primeira curva. Uma granada é eficiente para eliminá-los rapidamente. Sem granadas, a shotgun será sua melhor opção. Depois, encontre mais dois cães na próxima curva fechada. Após enfrentá-los, continue pelo túnel e passe por duas portas. Antes de sair, quebre as caixas próximas e siga para a próxima área.
Embora o canal pareça tranquilo, não será assim por muito tempo. Várias criaturas voadoras surgirão dos corpos espalhados pela área, totalizando quatro. Retorne ao túnel de onde veio e atire nelas de lá, pois elas não conseguem voar baixo o suficiente para alcançá-lo. Certifique-se de coletar a gema localizada na metade esquerda do canal. Prepare-se também para o corpo próximo ao portão ganhar vida, liberando mais uma criatura voadora. Derrube a porta trancada com três chutes e suba a escada no final do túnel.
Do lado de fora, pegue a Green Herb próxima ao canoa bem à frente. Entre na casa à direita para encontrar outra Green Herb, além de um barril e uma caixa. Desça as escadas até a água e mergulhe rapidamente para encontrar vários tesouros: ouro no final do lado esquerdo do canoa, mais ouro próximo às tábuas centrais e, finalmente, uma Topaz (Pear) no canto inferior direito. Siga o caminho para dentro da cidade, onde alguns inimigos serão avistados fugindo. Não se preocupe com eles. Em vez disso, destrua algumas pilhas de vegetais no meio da área e entre na casa mais à direita. Lá dentro, atire na Port Key presa ao pescoço de um cadáver pendurado e pegue-a.
Infelizmente, isso atrai uma pequena horda de zumbis, incluindo um Fat Guy. Existem várias maneiras de lidar com eles, mas a mais eficaz é voltar rapidamente ao esgoto. Caso não se lembre do caminho, saia da casa, siga em direção à praia, suba as escadas e retorne ao túnel. Posicione-se longe da escada e espere os inimigos descerem. Isso os deixa momentaneamente atordoados ao aterrissarem, facilitando o ataque. Use pistolas ou metralhadoras para acertar as pernas, retardando ou derrubando-os. Guarde a shotgun ou granadas para quando os inimigos se agruparem ou para o Fat Guy, que requer muitos tiros. Com precisão, você deve conseguir limpar a área sem problemas. Espere mais alguns instantes para garantir que nenhum inimigo esteja vindo, depois suba novamente e retorne à cidade. Enquanto sobe a colina de volta, fique atento para um arqueiro no topo de uma estrutura central. Ao derrotá-lo, uma criatura voadora pode emergir do seu corpo.
Agora use a Port Key para destrancar o portão, elimine o inimigo no barco e embarque. Destrua os três barris no barco (um na frente e dois na traseira) antes de desembarcar no cais oposto. Suba rapidamente a parede à frente e esconda-se atrás da parede à esquerda. Espreite para mirar nos inimigos que se aproximam, incluindo outro Fat Guy. Use a shotgun para enfrentá-lo. Felizmente, seu aliado no helicóptero deve aparecer em breve para ajudar a eliminar a maioria dos inimigos restantes. Assim que a área estiver calma, explore o cais para encontrar uma Green Herb em um canto e ouro na água sob a ponte que conecta o barco à área. Dentro da casa usada como cobertura, destrua uma caixa e suba a escada no lado direito para encontrar outra Green Herb.
Depois de subir a escada, olhe para o lado oposto (perto da erva) para localizar outro Emblema da BSAA no prédio ao lado. Continue avançando pela cidade até o prédio mais distante. Ao se aproximar, vários inimigos sairão pela porta. Imediatamente volte e salte de volta pela cerca, pronto para enfrentar um único inimigo vindo daquela direção antes de se concentrar nos que saíram pela porta. O helicóptero deve ajudar a derrubar a maioria deles, deixando apenas alguns para você eliminar. Se puder, atire nos inimigos enquanto pulam a cerca para atordoá-los no impacto. Após limpar a área, colete uma Green Herb de uma mesa à esquerda, Rifle Ammo de uma mesa à direita e destrua um barril em um beco sem saída à direita da casa. Dentro da casa, encontre outro barril e a S75 Rifle, uma arma bastante útil para a próxima área. Saia pela porta à direita para continuar.
Está preparado? Ótimo, pois você está prestes a enfrentar um maníaco com uma motosserra, além de um fluxo interminável de zumbis que continuarão atacando até que o homem da motosserra seja derrotado. Antes de ativar sua aparição, atire no gerador elétrico no poste à esquerda da escadaria (certifique-se de estar a alguns passos de distância). Esse gerador permitirá que você atordoe qualquer inimigo próximo ao dispará-lo, sendo essencial durante a batalha.
Chefe: Homem Motosserra
- Ele é extremamente letal. Se ele atingir você com a motosserra, pode matá-lo instantaneamente ou colocá-lo em estado crítico. Mantenha seu parceiro por perto para curá-lo, se necessário.
- Apesar de perigoso, ele ataca muito lentamente. Mesmo quando estiver próximo, ele leva alguns segundos para atacar, o que lhe dá tempo suficiente para escapar. Além disso, você pode passar correndo por ele sem grandes preocupações, já que ele é bem lento.
- Ele é bastante resistente e aguenta muitos tiros, mas armas como shotgun ou rifle aprimorados podem derrotá-lo com mais facilidade.
Agora que você está pronto, suba a escadaria para ativar a aparição do homem da motosserra e depois desça rapidamente, passando pelo gerador. Espere ele se aproximar e atire no gerador que você derrubou para atordoá-lo. Aproveite o momento para disparar com sua shotgun, rifle ou usar granadas (as opções mais eficazes). Assim que ele se recuperar, continue atirando até ele chegar perto, então passe correndo por ele e suba a escada novamente. Vire-se e repita o processo, disparando no gerador quando ele se aproximar e aproveitando para causar mais dano. Repita essa estratégia de correr, virar e disparar até derrotá-lo.
Lembre-se de que outros zumbis estarão na área, mas eles tendem a se agrupar, o que facilita eliminá-los com a shotgun ou granadas. No modo single-player, Sheva geralmente faz um bom trabalho mantendo-os afastados.
Após derrotar o homem da motosserra, pegue a Guard’s Key que ele deixa cair, suba a escada e use a chave para destrancar o portão. Abra o baú à frente para coletar ouro e vários tesouros antes de continuar pela porta adiante.
Na nova área, entre no pequeno prédio à esquerda para pegar uma Green Herb. Em seguida, use o trabalho em equipe para abrir o portão à direita. Logo após, ocorrerá uma cutscene interativa com uma gangue de zumbis de moto. Pressione rapidamente os botões que aparecerem na tela para garantir sua sobrevivência. Com isso, encerramos mais um capítulo nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 2-2
Vire-se para encontrar uma Green Herb, depois pegue munição de pistola na prateleira oposta. Saia para o lado de fora e contorne o primeiro vagão de trem. Há um fio de armadilha à frente, mas não o atire ainda. Em vez disso, aproxime-se cuidadosamente e espere que três cães apareçam, depois atire no fio para causar grandes danos aos três. Recuar e usar uma granada ou uma shotgun pode finalizar o trabalho com quem restar. Após isso, prepare-se para enfrentar outro grupo de cães na próxima curva. Esses podem ser mais complicados. O melhor método é correr até o final do corredor (certifique-se de atirar no fio de armadilha no caminho!), depois subir na pilha de caixas à esquerda. Tome cuidado para não subir na escada que leva ao trem! Os cães vão se agrupar abaixo—use uma granada para derrubá-los com facilidade. Apesar de os cães ainda poderem saltar até você, essa estratégia deve dar tempo suficiente para abatê-los antes de serem um problema.
Depois de lidar com os cães, recue alguns passos para mirar em dois arqueiros no topo dos trens. Um deles liberará uma criatura voadora ao ser abatido, então esteja preparado. Suba a escada até o vagão do trem e elimine um terceiro arqueiro à esquerda—outra criatura voadora aparecerá. Com a área limpa, pule para o vagão à direita para pegar ouro, depois volte ao vagão anterior e continue pelo buraco na cerca. Atire no fio de armadilha que bloqueia o caminho, então pule da beirada e entre no vagão da mina, que começará a se mover automaticamente. Mire rapidamente em mais dois fios de armadilha à direita antes de colidir com eles. Quando o carrinho parar, desça e procure por ouro na trilha mais à frente antes de entrar no elevador da mina que leva ao subsolo.
Esse túnel de mina está bastante escuro, não é? Felizmente, há uma lanterna logo à frente. O problema é que apenas uma pessoa pode carregá-la, e isso ocupa ambas as mãos, impedindo que a pessoa use armas. Recomendamos que Sheva carregue a lanterna enquanto você lidera o caminho. Certifique-se de pegar a Green Herb à direita antes de prosseguir. Na bifurcação, siga pelo caminho da direita primeiro para encontrar uma Red Herb, depois continue pelo caminho da esquerda. Prepare-se para enfrentar um inimigo ao chegar à piscina rasa de água, e fique atento para um parasita que pode sair da cabeça dele—use uma shotgun ou granada para destruí-lo. Um segundo inimigo aparecerá logo em seguida.
Mais à frente há uma interseção. Espere no corredor atual por dois inimigos que atacarão, um de cada lado (o da esquerda contém um parasita). Após derrotá-los, siga para a direita para encontrar quatro barris e caixas, depois explore o caminho oposto.
Ao atravessar a ponte, use uma shotgun ou granada para derrubar três inimigos que atacarão juntos. Na próxima bifurcação, esteja pronto para enfrentar dois inimigos vindo do lado esquerdo e explore ambos os caminhos para encontrar várias caixas e itens (cuidado! Uma das caixas à direita contém uma cobra venenosa—execute um segundo golpe imediatamente após quebrá-la para garantir que a cobra seja eliminada antes que possa machucá-lo!). No próximo cruzamento, um inimigo aparecerá pela direita. Derrube-o e quebre os barris e caixas no canto. Continue pela parede esquerda e procure por um túnel secreto (antes da próxima bifurcação), onde você encontrará um baú contendo um Diamond. Tenha cuidado ao abrir a caixa próxima, pois outra cobra venenosa estará lá dentro.
Logo à frente, você encontrará uma válvula próxima a um portão fechado. O problema é que um dos jogadores precisa segurar a válvula aberta enquanto o outro corre para a segunda válvula logo à frente, mantendo-a aberta para permitir que o primeiro jogador passe pelo portão (caso contrário, ele se fechará rapidamente). Enquanto o primeiro jogador espera, ele terá que enfrentar vários zumbis que irão atacar, então certifique-se de que ele tenha munição suficiente antes de deixá-lo sozinho. Sugerimos que Sheva opere a válvula enquanto você corre para a segunda. Assim que Sheva passar pelo portão, feche-o para impedir que os inimigos a sigam.
Infelizmente, seus problemas estão apenas começando, pois esta câmara está repleta de inimigos furiosos. A melhor estratégia é recuar pelo túnel de onde você veio, até o portão fechado. Isso fará com que os inimigos venham direto até você, facilitando a mira. Alguns parasitas irão aparecer ocasionalmente—use as Flash Grenades que você encontrou anteriormente para derrotá-los com um único golpe. Se ficar sem, use a Shotgun ou outros tipos de granada. Após lidar com os inimigos, ainda haverá cerca de três arqueiros nas passarelas superiores. Se você tiver um rifle, pode eliminá-los a partir da abertura do túnel; caso contrário, suba pelas escadas para enfrentá-los de perto.
Com a área limpa, explore o local para encontrar barris e caixas nas passarelas, além de uma Flash Grenade em um túnel no andar inferior. Depois de se abastecer, suba até o último andar e entre em um dos túneis (ambos levam ao mesmo lugar). No entanto, cuidado com um inimigo contendo um parasita na metade esquerda do túnel. Mais à frente, você encontrará uma pequena sala com quatro inimigos, a maioria arqueiros. Recomendamos recuar pelo túnel e espiar pela esquina para mirar neles um de cada vez, ou arremessar uma granada para derrotar todos de uma vez. Após limpar a área, pegue o elevador no canto.
Do lado de fora, procure por munição de rifle e uma Green Herb antes de subir as escadas para o edifício. Após a cena, um zumbi assumirá o controle de uma metralhadora fixa do lado de fora. Embora você possa se abrigar perto da janela, não é um bom lugar para atacá-lo. Em vez disso, mantenha-se longe da janela e abra rapidamente o armário para encontrar um Dragunov SVD Rifle. Pegue também a Green Herb e a munição de pistola próximas. Depois, desça as escadas e elimine dois inimigos que entrarão pela porta (um deles pode já estar dentro).
Saia pela porta, mas mantenha-se próximo a ela, pois a metralhadora não poderá atingi-lo enquanto você estiver perto. Use o rifle de precisão para mirar em dois arqueiros à distância à esquerda (e, se desejar, em outro arqueiro em um penhasco elevado atrás da metralhadora). No modo single-player, Sheva atacará automaticamente outros inimigos distantes com qualquer arma disponível, fazendo com que eles venham até você. Espere eles se aproximarem e use qualquer arma, exceto o rifle, para economizar munição. Agora é hora de focar na metralhadora. Como deve ter percebido, o operador faz pausas de cerca de 5 segundos para recarregar. Espere por essas pausas, aproxime-se da cerca que contorna o penhasco e mire na cabeça dele a partir daí. Se errar, recue e espere a próxima pausa.
Com a área limpa, suba até a plataforma à esquerda da metralhadora para encontrar um baú contendo uma Gem. A partir desse ponto, você poderá mirar em outro inimigo no penhasco elevado à frente. Continue pelo caminho e procure por munição de rifle ao lado do contêiner metálico, além de munição de pistola dentro da cabana. Antes de subir a escada, olhe para cima, à direita, para encontrar algo brilhando na parede do penhasco—atire para derrubar um Diamond. Após subir a escada, um inimigo irá escalá-la atrás de você, mas ele não deve representar grande ameaça. Continue pelo caminho no penhasco e desça por algumas bordas.
Depois de descer para o caminho principal, uma horda de zumbis começará a se aproximar de todas as direções. A melhor estratégia é coletar as duas caixas de Handgun Ammo à direita e recuar para o pequeno recuo ao longo da borda do penhasco (próximo à caixa), posicionando-se o mais longe possível. Mire nos inimigos a partir desse ponto, reservando a Shotgun ou granadas para quando eles chegarem perto. Fique atento, pois alguns inimigos pularão da caixa ao seu lado, mas cairão diretamente na sua frente, facilitando a eliminação. Certifique-se de priorizar os arqueiros (o rifle é ótimo para isso) e aqueles que carregam dinamite. Se possível, mire diretamente na dinamite para causar uma explosão que também eliminará inimigos próximos. Quando a situação acalmar, suba a montanha eliminando os inimigos restantes. Após a primeira curva, pule para uma borda à esquerda e procure por um ponto brilhante à esquerda da escada. Atire nele para revelar um Diamond.
No topo do caminho, você encontrará um contêiner bloqueando o trajeto. Use trabalho em equipe para empurrá-lo pela borda do penhasco. Mais à frente, há dois barris, além de Handgun Ammo, Shotgun Ammo e uma Green Herb. Certifique-se de deixar pelo menos um espaço livre no inventário, pois uma batalha contra um chefe está prestes a acontecer e você precisará de um item específico encontrado na arena para enfrentá-lo. Quando estiver pronto, pule da borda para iniciar a luta.
Chefe: Escorpião Morcego
Este chefe, uma criatura que combina características de um morcego e um escorpião, será chamado aqui de “Escorpião-Morcego”. Seu ponto fraco é a carne vermelha e macia sob a cauda. Infelizmente, é difícil acertar essa área, especialmente quando ele está rastejando em vez de voando. Felizmente, é possível atordoá-lo com minas de proximidade ou Flash Grenades, o que faz com que ele caia de lado por alguns segundos, expondo seu ponto fraco. Existem várias minas de proximidade espalhadas pela área, como nas cabanas no topo da colina e nos barris próximos a cada cabana. Primeiro, vá até lá rapidamente para pegar as minas.
Coloque alguma distância entre você e o chefe antes de plantar uma mina, preferencialmente no centro do caminho (mas qualquer lugar funciona). Em seguida, atraia o chefe até a mina para ativá-la e atordoá-lo. Assim que ele cair, utilize sua arma mais poderosa (de preferência uma Shotgun ou um rifle) para atacar a carne exposta sob sua cauda. Quando ele se levantar novamente, afaste-se e repita o processo. Caso as minas de proximidade acabem antes do término da batalha, tente usar granadas, que causam dano e podem até atordoá-lo. Como alternativa, mire no ponto fraco dele quando estiver voando ou tente alcançar a área sob sua cauda enquanto ele rasteja. Se estiver jogando em modo cooperativo, um parceiro pode distraí-lo enquanto o outro ataca por trás. No modo single-player, configure Sheva para “atacar”.
Quanto aos ataques do Escorpião-Morcego, a maioria é de curto alcance. Portanto, manter distância será suficiente para evitar danos. No entanto, ao tentar acertá-lo pela retaguarda, posicione-se ao lado da cauda para evitar o spray de ácido. Com isso, completamos mais um capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 2-3
Você agora embarca em uma intensa perseguição pela savana, enfrentando uma gangue de zumbis em motocicletas. Durante essa seção, você terá munição infinita, mas o seu armamento pode superaquecer se usado continuamente. Certifique-se de liberar o gatilho quando não houver inimigos na mira para evitar superaquecimento. No início, o desafio é simples: elimine os zumbis em motocicletas. Em seguida, prepare-se para pressionar os botões indicados na tela durante curvas fechadas — falhar nisso resultará em dano.
Logo após, mais motociclistas aparecerão pela esquerda, seguidos por um caminhão pela direita. Foque no caminhão até destruí-lo. Em seguida, fique atento enquanto o veículo atravessa uma estrada cheia de solavancos. Logo, um segundo caminhão surgirá também pela direita. No modo single-player, Sheva cuidará disso automaticamente, permitindo que você concentre-se nos motociclistas. No modo cooperativo, decidam rapidamente quem enfrentará cada ameaça. Prepare-se para mais motos vindo pela direita antes de enfrentar novas curvas fechadas.
Depois das curvas, dois caminhões aparecerão, um em cada lado do veículo. Concentre-se em destruir primeiro o da direita e, em seguida, rapidamente foque no da esquerda. No modo cooperativo, cada jogador pode focar em um caminhão. Após eliminá-los, enfrente mais motociclistas zumbis antes de parar em frente a um caminhão. Mire nos barris explosivos ao fundo para destruir tanto os inimigos quanto o caminhão e permitir que a perseguição continue. Por fim, prepare-se para um último caminhão pela direita e mais motociclistas que surgirão do mesmo lado.
Chefe: El Gigante
Depois de uma longa perseguição, você chega a uma vila ao anoitecer, onde enfrentará El Gigante. A estratégia para derrotá-lo é direta: atire naquilo que ele usar para atacar. No início, foque na cabeça de El Gigante até que ele levante o pé para esmagar você; nesse momento, mire no pé levantado. Continue esse processo até ele tropeçar e recuar, momento ideal para mirar no barril explosivo à esquerda e causar grande dano. Isso fará com que dois parasitas apareçam, um em cada ombro — mire neles e atire rapidamente para causar mais dano.
Durante a luta, El Gigante usará várias táticas para atacá-lo. Ele pode arremessar pedras gigantes, que você deve destruir antes que o atinjam. Ele também pode usar árvores como armas, o que requer que você pressione os botões indicados na tela para esquivar. Fique atento aos arqueiros que surgirão nas laterais do campo de batalha, pois podem representar um perigo maior que o próprio El Gigante. Elimine-os sempre que tiver uma oportunidade.
Depois de destruir os parasitas nos ombros, um grande parasita surgirá nas costas de El Gigante. Concentre seus ataques nesse ponto vulnerável, mas aproveite para eliminar arqueiros remanescentes, se necessário. Quando o parasita recuar, volte a atacar a cabeça de El Gigante para forçar o surgimento de mais quatro parasitas. Elimine-os e continue mirando no grande parasita em suas costas até derrotá-lo completamente. Com isso, completamos mais um capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 3-1
Pedra da Besta 1/4 (Lado Sul)
Depois de desembarcar do barco, pegue a Pedra da Besta no chão (a primeira de quatro), depois quebre os vasos à esquerda para coletar recursos e atire no crânio no poste à esquerda para encontrar uma gema. Suba novamente no barco para buscar as outras três pedras, que serão usadas para abrir uma porta mais adiante. Navegue diretamente para o lago e siga para o ponto brilhante no mapa, onde você encontrará o Mapa das Pedras e a porta que precisará abrir. O mapa indicará a localização das outras três pedras no seu GPS. Você pode pegá-las em qualquer ordem, mas sugerimos ir primeiro para a pedra localizada ao norte.
Pedra do Xamã 2/4 (Lado Norte)
Depois de atracar no cais ao norte, quebre três vasos à esquerda e atire no crânio acima deles para revelar uma esmeralda. Leia a nota próxima para dicas sobre combate corpo a corpo. Procure outro vaso em uma pequena alcova à direita e atire no ponto brilhante no crânio do lado de fora da primeira casa para encontrar um rubi. Inspecione ambas as casas para encontrar mais um vaso em cada, depois pule uma cerca à direita para encontrar outro. Avance para a próxima área e encontre dois vasos adicionais. Jogue Sheva na torre à esquerda para pegar um tesouro e depois na torre à direita para pegar a Pedra do Xamã.
Infelizmente, assim que você pegar a pedra, uma grande quantidade de inimigos nativos irá atacá-lo. A maneira mais fácil e econômica de lidar com essa situação é correr direto para o barco. Se continuar correndo, provavelmente levará apenas um golpe antes de embarcar. Ignore os inimigos deixados para trás, pois eles não têm nada de valor. Se preferir enfrentá-los, entre em uma das casas próximas para atrair os inimigos para um ponto de acesso estreito e use a espingarda ou granadas para mantê-los afastados da porta. No modo cooperativo, o segundo jogador pode permanecer na torre usando um rifle para eliminá-los à distância. Tenha cuidado, pois um dos inimigos possui um parasita dentro; mire nas pernas para atordoá-lo e ataque suas extremidades inferiores.
De volta ao barco, siga para o próximo destino. Recomendamos o ponto no lado leste.
Pedra do Raptor 3/4 (Lado Leste)
Ao se aproximar do cais oriental, fique atento a duas torres com inimigos: uma à direita e outra à esquerda. Se Sheva ainda tiver munição, mantenha distância e deixe-a eliminá-los. Caso contrário, avance rapidamente para o cais, já que o piloto não pode acessar o inventário para lhe fornecer munição.
Assim que chegar ao cais, você encontrará um pântano infestado de crocodilos. Se eles o pegarem, é game over! Felizmente, os crocodilos só atacam de frente, então basta correr ao lado deles para passar em segurança. (No modo single-player, Sheva não pode ser agarrada pelos crocodilos.) Vá até a escada do lado oposto, localizada sob um edifício elevado. Antes de subir, procure um rubi brilhante no lado direito da entrada. Após subir a escada, vire a esquina e entre pela janela da casa, o que ativará a presença de vários inimigos. Rapidamente pule de volta pela janela e ataque-os de fora (usando uma arma ou faca). Quando estiver seguro, pegue um ovo da prateleira dentro da casa e quebre um barril.
Siga pela passarela até a segunda casa, onde outro inimigo aparecerá. Você pode eliminá-lo pela janela. Depois, quebre o vaso e abra o baú para encontrar a Pedra do Raptor. Retorne pelo pântano até o barco (cuidado com os crocodilos) e siga para a última pedra no lado oeste. Tome cuidado com os arqueiros ao longo do caminho, mas você deve conseguir passar direto por eles.
Pedra do Guerreiro 4/4 (Lado Oeste)
O cais oeste está localizado no final de um longo canal, dentro de uma estrutura labiríntica de cercas (entre pela direita e siga o caminho). Ao entrar no primeiro prédio, quebre o vaso, depois vá para os fundos, onde uma enxurrada de inimigos será acionada. Volte rapidamente pela rampa até o cais de onde você veio. Essa posição oferece uma boa vantagem para atacar os inimigos à distância, principalmente aqueles que tentam atravessar a janela. Ao serem atingidos enquanto sobem, eles cairão, permitindo mais tempo para você focar nos outros.
Com a área limpa, explore os arredores, como a plataforma de madeira no final de outra rampa. Lá você encontrará alguns vasos, uma Erva Verde e um baú contendo um Ídolo. Depois, inspecione os dois prédios restantes, onde encontrará um vaso em cada, bem como a Pedra do Guerreiro dentro de um baú. Retorne ao barco e siga para o ponto brilhante no mapa, onde as quatro pedras podem ser usadas para desbloquear a porta. Durante o trajeto, os nativos bloquearão o caminho, obrigando você a enfrentá-los. Mantenha distância e deixe Sheva cuidar deles, mas evite os ataques de flechas.
Aldeia dos Nativos
Depois de passar pela porta das pedras, siga pelas águas turvas até encontrar dois corvos. Você pode atirar neles, já que um deles deixará cair ouro. Ao virar à direita na próxima curva, tome cuidado com um arqueiro no topo da torre. Após eliminá-lo, suba as escadas à esquerda, que levam a uma aldeia. Em breve, você encontrará um caminho dividido, ambos levando essencialmente ao mesmo lugar. Aqui a situação complica: ao avançar na aldeia, uma horda de inimigos atacará, incluindo dois inimigos altos e muito fortes com malhos espinhosos. Para piorar, se você ou Sheva entrarem na grande cabana à direita, serão emboscados por vários arqueiros.
Para se preparar, explore primeiro a cabana à esquerda para coletar itens e procure ervas atrás dela. Depois, entre na grande cabana pelo lado direito para lidar com os emboscadores antes que eles o surpreendam mais tarde.
Estratégia de Combate
Assim que entrar na cabana, uma cutscene mostrará os inimigos emboscando você do alto da passarela. Assim que retomar o controle, encoste-se na parede atrás de você e mova-se para a esquerda, ficando protegido sob a passarela. Progrida ao longo da parede, eliminando os inimigos acima, um de cada vez. Depois de lidar com todos, colete os itens deixados e volte para a base da rampa por onde entrou na aldeia para se preparar para a onda de inimigos que está por vir.
Entre os atacantes estarão os dois grandes inimigos. Mantenha distância e use armas de longo alcance para mirar nas pernas, atordoando-os com tiros consecutivos. Granadas são especialmente eficazes e podem ser seguidas por golpes corpo a corpo. Recomendamos lutar na área principal da aldeia, movendo-se entre os dois lados para manter distância. Comece na base da rampa e foque principalmente nos dois grandes inimigos, enquanto atira nas pernas dos outros para retardá-los. Assim que os inimigos se aproximarem, corra para o lado oposto, perto da ponte fechada, e ataque de lá. Repita o processo conforme necessário, usando granadas para acelerar o combate. O rifle também é muito útil aqui devido ao seu alto dano.
Se os inimigos grandes chegarem perto demais, mire nas pernas para atordoá-los brevemente. Aproveite esse momento para desferir um golpe ou fugir. Se ficar sem munição, explore a grande cabana e outros caminhos próximos para encontrar vasos e itens.
Exploração Pós-Batalha
Com a área limpa, colete os tesouros deixados pelos inimigos grandes. Explore a aldeia em busca de itens restantes, como ouro e vasos no caminho à esquerda, e siga pelo caminho à direita, atrás da grande cabana. Suba o pequeno muro e procure um Besouro Jóia à direita da porta fechada. Vá até a manivela à esquerda. Gire-a para permitir que Sheva atravesse a ponte (ela sabe para onde ir). Sheva destravará a porta à sua direita.
Siga pela porta destrancada e explore os dois andares da casa para encontrar vários vasos, uma Erva Verde e munição para rifle. No entanto, cuidado com os dois potes no andar inferior, pois eles contêm cobras. Ataque novamente para matá-las e colete os ovos que podem cair. Após reunir os itens, volte ao andar superior, atravesse a ponte estreita e entre no túnel. Abra o baú para obter uma Máscara Cerimonial. Retorne ao lado de fora e pule o vão à direita. Siga o caminho para encontrar mais dois vasos e embarque no teleférico, que o levará ao outro lado. Com isso, completamos mais um capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 3-2
Ao iniciar o capítulo, siga pela passarela e quebre três vasos, logo antes de assistir a uma cena de um prisioneiro sendo devorado por um crocodilo. Permaneça na plataforma inicial, pois ela oferece uma ótima posição para atacar inimigos e não será possível retornar a ela após descer. Se tiver um rifle, use-o para eliminar os inimigos à distância. Caso contrário, qualquer arma será útil. Os zumbis irão perceber sua presença e virão em sua direção. Tente eliminá-los antes que cheguem perto, mas esteja preparado para enfrentá-los quando pularem na sua plataforma pela esquerda, que é a única entrada. Fique atento a arqueiros nas plataformas à frente e elimine-os o quanto antes. Um parasita voador pode surgir de um dos inimigos abatidos.
Com a área limpa, desça, quebre alguns vasos e siga pela passarela, ignorando a rampa inicialmente, para encontrar mais vasos. Alguns inimigos começarão a se aproximar; volte para a rampa e elimine-os de lá. Após limpá-los, pule algumas plataformas, ativando o surgimento de mais inimigos. Foque no arqueiro à sua frente e depois elimine os demais que tentarão subir até você pela escada. Quando a área estiver segura, desça e vá até a manivela vermelha à direita. No modo para um jogador, Sheva assumirá o controle automaticamente, enquanto você embarcará em uma jangada que ela puxará. Prepare-se para desviar de crocodilos atacando, pressionando os dois gatilhos simultaneamente sempre que indicado na tela.
Depois de chegar ao outro lado, suba a escada e pressione o botão para abaixar a ponte. Abra a porta destrancada à frente e siga pela rampa de volta à plataforma central. Atravesse a ponte abaixada para entrar na caverna. Após subir o segundo platô, vire-se e atire no lustre pendurado para revelar uma Safira.
Após explorar o pequeno acampamento e encontrar ouro, uma Spray de Primeiros Socorros e um Besouro Jóia, desça o caminho para a refinaria. Ao entrar, elimine um arqueiro à esquerda e um inimigo à direita. Se estiver jogando sozinho, Sheva fará isso automaticamente. Desça e procure por um barril à esquerda. Prepare-se para enfrentar uma multidão de zumbis vindo da frente; uma granada pode ser eficaz. Caso precise, recuar pelas escadas oferece mais espaço. Após lidar com os inimigos, suba a escada e fique atento a outro arqueiro à direita. Quebre os barris e suba a escada até uma válvula que pode ser girada para desligar as chamas bloqueando o caminho à esquerda. Isso também atrairá quatro zumbis. Posicione-se estrategicamente para derrubá-los enquanto tentam subir pelas escadas.
Atravesse a ponte sem fogo, quebre alguns barris e suba a escada para ativar um interruptor que libera uma tirolesa. Use-a para alcançar o outro lado. Assim que chegar, será surpreendido por um inimigo com motosserra.
Chefe: Inimigo com Motosserra
Se estiver equipado com uma escopeta, será mais fácil derrotá-lo. Atire até que ele seja atordoado e use esse tempo para recarregar ou se afastar. Caso esteja jogando cooperativamente, seu parceiro pode usar um rifle da plataforma para ajudar. Caso se encontre em apuros, pule do platô e corra pela refinaria para ganhar distância. Após derrotá-lo, colete o Dente Venenoso que ele deixa e gire a válvula na mesma plataforma para desativar uma das chamas no caminho central.
Volte para a plataforma central e procure outro caminho à direita para encontrar uma segunda tirolesa. Use-a para alcançar a próxima válvula. Gire-a para desativar a última chama e destrave a porta próxima. Um segundo inimigo com motosserra aparecerá. Recuar e utilizar a mesma estratégia do primeiro é ideal. Ao derrotá-lo, colete outro Dente Venenoso e volte à plataforma central para cruzar a ponte agora livre de chamas.
Ao atravessar para o outro lado, mais inimigos aparecerão no topo da escada. Se você tiver uma escopeta ou granadas, use-as para lidar com eles à distância, mas tome cuidado com o inimigo que arremessa TNT. Caso encontre dificuldades, volte para a plataforma central e suba a escada para posicionar-se melhor, eliminando os inimigos enquanto eles tentam subir. Assim que a área estiver limpa, desça pelo lado oposto, quebre dois barris e continue pela porta.
Defendendo o amigo de Sheva
Ao entrar na próxima sala, você encontrará o antigo amigo de Sheva, que tentará consertar o elevador enquanto você precisa proteger a área contra zumbis. No início, vire à direita para encontrar um pequeno corredor sem saída e posicione-se ali. Esse local permite que você ataque os inimigos à medida que eles aparecem, mantendo-os afastados. Não se preocupe tanto em proteger o amigo de Sheva, já que ele não pode morrer e é capaz de se defender. No entanto, mantê-lo seguro acelera o conserto do elevador.
Caso tenha munição de sobra, pode valer a pena enfrentar os dois grandes inimigos que aparecerão, pois eles deixam tesouros valiosos. Use o espaço da sala para se movimentar e mantenha distância enquanto ataca. Se a munição acabar, quebre os barris espalhados pela área para reabastecer.
Depois de sair do elevador, vire imediatamente à direita e elimine os arqueiros na passarela paralela. Prepare-se para alguns inimigos que descerão por uma escada próxima. Suba a escada, quebre os barris à direita e continue pela passarela, enfrentando mais inimigos, incluindo arqueiros no lado oposto. Após limpar a área, desça pela escada próxima e suba outra do lado oposto, até alcançar um terminal que o amigo de Sheva irá ativar.
Chefe: Inimigo com motosserra
Enquanto o terminal é ativado, vários inimigos aparecerão, incluindo um inimigo com motosserra. Suba a escada próxima à porta trancada e posicione-se no extremo oposto da plataforma. Esse local oferece uma boa visão para enfrentar os inimigos enquanto eles se aproximam. Um rifle pode ser útil aqui.
Quando o inimigo com motosserra subir na plataforma, atire continuamente para mantê-lo afastado, usando armas como escopetas. Caso ele chegue perto, corra para o outro lado e reposicione-se. Você só precisa aguentar por cerca de 30 segundos até que o amigo de Sheva abra a porta. Se conseguir derrotar o inimigo, ele deixará um Anel de Ouro como recompensa.
Após passar pela porta destrancada, siga o caminho até uma janela para pular e encontrar dois barris, depois prossiga para outra porta. Do lado de fora, vá para a esquerda e desça as escadas para encontrar mais barris. Observe os barcos na doca, pois será necessário ir até lá em breve. Na direção oposta, quebre barris em um pequeno galpão e continue em direção ao navio, onde uma cutscene será exibida.
Quando o cronômetro começar, você terá dois minutos para alcançar os barcos no lado oposto, enfrentando resistência pesada. Elimine o primeiro grupo de inimigos com escopetas ou granadas e suba as escadas. Se tiver um rifle, use-o para destruir o cadeado do portão à frente e dois explosivos presos em fios: um na lateral direita da escada e outro no corrimão atrás do portão.
Caso não possua o rifle, elimine um segundo grupo de inimigos próximo ao portão e atravesse rapidamente, ignorando os cães e o inimigo robusto que aparecerão. Atire nos fios explosivos enquanto desce as escadas e corra para a doca para pegar o barco e concluir esta parte do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 3-3
A sequência inicial do capítulo coloca você em um barco enfrentando inimigos em embarcações próximas. Use a pistola ou metralhadora para eliminar os inimigos no barco à direita e, em seguida, vire sua atenção para os que estão à esquerda. Assim que essas ameaças forem neutralizadas ou o barco deles recuar, prepare-se para lidar com inimigos nas pontes e passarelas ao longo do caminho. Ao invés de mirar diretamente nos inimigos, foque em atirar nos barris vermelhos explosivos para eliminá-los rapidamente.
Quando o barco parar no primeiro cais, permaneça a bordo e elimine mais inimigos com a ajuda dos barris explosivos. Priorize as criaturas voadoras e depois os zumbis que avançam em sua direção. Após limpar a área, desça do barco, siga para a direita para encontrar um barril e continue pela passarela na direção oposta até uma alavanca na parede (quebrando os barris pelo caminho). Acioná-la abrirá um portão para o barco continuar, mas prepare-se, pois vários zumbis atacarão. Use os barris explosivos estrategicamente, especialmente contra a criatura voadora e os zumbis na ponte. Após neutralizá-los, retorne ao barco e siga para o segundo cais.
A caminho do segundo cais, use os barris explosivos para eliminar arqueiros inimigos e prepare-se para apertar os botões exibidos na tela para desviar de dois canos baixos. Ao chegar, quebre os barris, pegue munição de pistola e procure uma erva verde no canto próximo. Use a parede ao lado da erva como cobertura, pois uma grande quantidade de inimigos está prestes a aparecer, incluindo dois atiradores em torres à frente. Tente eliminá-los antes que assumam o controle das metralhadoras. Caso isso não seja possível, use a cobertura para mirar neles quando pararem de disparar.
Após lidar com os atiradores, permaneça próximo à parede e elimine os inimigos que vêm do caminho à direita, mas fique atento a outros que podem atacar pela esquerda. Quando a área estiver limpa, siga pela passarela e encontre dois interruptores separados por um vão. Utilize o trabalho em equipe para ativar os dois ao mesmo tempo.
Antes de prosseguir, explore a área para encontrar tesouros e suprimentos. Suba a rampa próxima e pule para uma plataforma de madeira. Salte o vão, vire à esquerda e encontre uma Safira no final. Volte e explore um pequeno edifício para encontrar uma escopeta M3 do lado de fora, além de munições para pistola, escopeta e metralhadora, e um spray de primeiros socorros dentro. Não se esqueça de vasculhar as passarelas principais, tanto nos níveis inferiores quanto superiores, para mais munições e ervas.
Após ativar ambos os interruptores, um grupo de criaturas voadoras atacará. Suba uma das escadas próximas e use as metralhadoras para lidar facilmente com o enxame. Volte para o barco e prepare-se para o chefe.
Chefe: Irving (Forma de Peixe)
Irving se transformou em uma criatura aquática gigantesca. A batalha envolve usar quatro torres no barco para mirar em seus pontos fracos. As torres traseiras são metralhadoras, enquanto as dianteiras disparam foguetes. No modo de um jogador, você precisará atribuir uma torre a Sheva, caso contrário, ela não as usará. Fique atento às diferentes áreas do barco (esquerda, direita e traseira) para localizar Irving enquanto ele se move.
A luta se divide em três fases:
- Tentáculos: Quatro tentáculos aparecerão, e você deve mirar nas áreas claras no meio deles para destruí-los. Use as torres de foguetes para maior eficiência. Fique atento aos comandos na tela para desviar dos ataques.
- Forma aquática: Irving nadará paralelo ao barco. Use uma metralhadora para mirar na parte macia perto do “nariz” da criatura para causar dano.
- Irving exposto: Ele aparecerá na traseira do barco, permitindo que você o ataque diretamente. Essa é a melhor oportunidade para causar dano significativo, mas tome cuidado com os tentáculos restantes, que devem ser destruídos para evitar interrupções.
Repita o ciclo de ataques até derrotá-lo de vez e avançar para o próximo capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 4-1
Siga o cais através de uma pequena cabana e destrua dois potes no interior e um vaso do outro lado. Continue pela caverna até que várias aranhas emerjam do chão. Elas tentarão pular em você, sendo difícil removê-las sem ajuda do parceiro. Recuar e usar a escopeta ou granadas é a melhor estratégia. Ao se aproximar da escada, prepare-se para mais aranhas e quebre um barril próximo à parede antes de subir. No topo, elimine outra aranha e quebre os barris ao cruzar a ponte.
Ao entrar no túnel, esteja preparado para um enxame de aranhas. Uma granada é ideal para lidar com elas. Antes de passar pela porta na base do túnel, quebre dois crânios para coletar um esmeralda e uma safira.
Ao atravessar a porta, desça por alguns desníveis, quebrando os barris no caminho até chegar ao solo e à entrada de um templo. Abra o recipiente no fundo da primeira sala para obter muito ouro e saia à esquerda. Derrube uma lanterna para encontrar uma esmeralda. Ao cruzar uma ponte, você e Sheva serão separados.
Lado de Chris: combate contra os nativos
Como Chris, pule da ponte quebrada para o chão e prepare-se para enfrentar nativos. Recuar o máximo possível e mirar nas pernas para derrubá-los evita que eles saltem em você. Use uma granada, se disponível. Elimine um arqueiro nas escadas à direita.
Suba as escadas com cautela, eliminando mais nativos ao virar a esquina e preparando-se para um ataque por trás. No topo, quebre um barril no canto e, ao virar a próxima esquina, elimine três nativos que surgem da sala adiante. Explore o local para encontrar ouro em um recipiente e, na sala adjacente, procure por um vaso, uma erva verde e um rubi em uma múmia.
Siga a passarela até um cruzamento e vire à direita para abrir outro recipiente. Isso acionará uma armadilha, e você precisará pressionar o botão exibido na tela para pousar com segurança.
Após cair, você será emboscado de todas as direções. Corra pelo caminho à direita e posicione-se contra a parede para enfrentar as aranhas e nativos. Use granadas se eles estiverem agrupados. Tenha cuidado, pois alguns inimigos aparecerão bem próximos. Quando a área estiver limpa, abra três baús nos becos sem saída para obter tesouros antes de seguir pela porta que se abrirá.
Puzzle das estátuas
Na próxima sala, atire nos inimigos abaixo da plataforma para agrupá-los e jogue uma granada para eliminá-los rapidamente. Caso não tenha granadas, use outras armas e prepare-se para atirar em quem tentar escalar a plataforma. Após limpar a área, desça e gire a roda no pódio central para abrir uma porta por um tempo limitado. Corra até ela, tomando cuidado com as bolas de fogo que rolam em sua direção. Olhe por espaços entre as bolas para atravessar.
Dentro da sala, desça o desnível e use trabalho em equipe para puxar duas cordas e revelar uma escada. Ao descer, vire à esquerda para encontrar um vaso e continue para encontrar mais uma escada e, ao final, um lança-granadas em uma maleta.
Na próxima área, você encontrará estátuas com cordas que precisam ser puxadas em conjunto. Após ativá-las, várias mudanças ocorrerão, incluindo a abertura de uma nova ponte. Antes de cruzá-la, colete uma esmeralda e um ídolo em um baú próximo.
Ao atravessar a ponte, nativos atacarão. Recuar para o canto próximo à ponte ajuda a proteger você dos arqueiros enquanto lida com os inimigos. Após derrotá-los, siga em frente, enfrentando mais zumbis, até chegar a outra estátua com cordas.
Depois de ativar as cordas e reorganizar o cenário, você será atacado novamente pelo escorpião-morcego.
Chefe: Escorpião-Morcego
- Método fácil: Suba as escadas próximas ao seu ponto de partida até o topo e pressione o botão exibido na tela. Isso fará com que o chefe seja esmagado. Porém, você não receberá recompensas por derrotá-lo dessa forma.
- Método tradicional: Use minas ou granadas para derrubá-lo de lado, expondo seu abdômen. Mire nessa área vulnerável com sua arma mais poderosa. Como suas armas agora estão mais fortes, a batalha será mais rápida. Tome cuidado com os ataques corpo a corpo e o ácido liberado pelo chefe.
Com o chefe derrotado, colete os itens deixados por ele e continue em direção ao próximo desafio do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 4-2
Suba a escadaria e faça uma parada em uma pequena alcova à esquerda para encontrar dois vasos. No topo, você verá uma porta que requer três objetos para ser aberta. Existem dois caminhos próximos à porta que levam a outros locais; comece seguindo o caminho à direita.
Ao descer uma pequena escadaria, um inimigo ativará um laser alimentado por luz solar que atravessará o caminho em intervalos regulares (inclusive eliminando um inimigo próximo). Para avançar, será necessário se abrigar nas alcovas ao longo do trajeto. Comece cruzando para uma sala pequena diretamente oposta à sua localização atual, que permitirá avançar com segurança por alguns metros. Continue em frente, entrando nas alcovas ao longo do caminho até alcançar o túnel à direita, no final.
Dentro do túnel, prepare-se para enfrentar dois inimigos ao virar a esquina. Mais adiante, há uma escadaria com vários inimigos no topo. Chame a atenção deles posicionando-se na base da escada e, em seguida, recupere-se para o corredor anterior. Coloque-se com as costas na parede, de frente para a esquina da escada, para enfrentar os inimigos conforme descem. Tenha paciência, pois alguns podem demorar para aparecer. Após derrotá-los, suba lentamente as escadas e fique atento a um arqueiro em um parapeito alto à direita.
Com os inimigos eliminados, suba as escadas diretamente à frente para obter o Emblema da Terra. Volte pela primeira escadaria e suba outra à esquerda. Quebre dois vasos e tome cuidado para não atravessar o próximo caminho com o laser de luz solar ainda ativo. Prossiga com cautela, utilizando as alcovas como proteção, assim como antes. No final do caminho, quebre um vaso e vá à direita para um caminho escondido com outro vaso e uma lanterna contendo uma Esmeralda.
Aproxime-se da rampa que leva a outro caminho iluminado, agora com lasers cruzados. Espere o feixe cessar e corra para debaixo do arco logo à frente. Atire em um ponto brilhante no teto para encontrar um Rubi. Assim que o feixe parar novamente, corra pelo caminho até o outro lado (ignore a área à esquerda por enquanto; você voltará a ela em breve).
No final do caminho, você encontrará uma ponte quebrada. Lance Sheva para o outro lado. Assim que ela estiver lá, inimigos começarão a atacá-la. Felizmente, você pode ajudar a derrubá-los de onde está. Se surgir um parasita, concentre seus esforços nele. Após um tempo, Sheva pegará o Emblema do Céu e se reunirá com você, pulando para baixo à sua direita, seguida por vários inimigos, incluindo um nativo alto armado com um malho. Posicione-se estrategicamente e use rifles, espingardas ou granadas para enfrentá-los. Caso o inimigo alto se aproxime demais, corra para o outro lado para ganhar espaço e continue o ataque.
Com dois emblemas em mãos, retorne pelo caminho iluminado mais próximo e entre na área à direita que você ignorou anteriormente. Pegue a Erva Verde na entrada e desça as escadas para um outro caminho com lasers solares. Corra para cima como fez antes, utilizando as alcovas como proteção. Procure um Topázio em uma lanterna na alcova à direita. Após chegar a uma seção protegida, antes de outro caminho iluminado, vá primeiro para a esquerda para encontrar vasos e depois para o lado oposto, entrando em uma área à direita.
Veja a estrutura em chamas à frente? Há três arqueiros na base dela que você pode eliminar com o rifle. Fique atento aos inimigos que aparecerão no caminho principal. Depois de lidar com eles, siga pelo caminho, vire à direita para encontrar dois vasos e continue até o Emblema do Mar. Como esperado, ao pegá-lo, mais inimigos aparecerão, incluindo outro inimigo alto. Prepare-se na base das escadas; se tiver granadas, use-as agora para reduzir o número de inimigos e causar grande dano ao alto. Caso ele se aproxime, recue enquanto usa sua arma mais forte.
Dica! Se tiver minas de proximidade, plante-as no caminho antes das escadas que levam à estrutura. Elas podem ser muito eficazes contra o inimigo alto.
Agora que você tem os três emblemas, é hora de usá-los na porta, que está bem próxima. Saia da área, suba a escadaria à frente e vire à esquerda para encontrar a porta. Insira os emblemas e suba a escada até uma grande porta. Antes de passar, procure por um ponto brilhante acima da porta e atire nele para obter um Diamante.
Ao passar pela porta, você encontrará uma cobra rastejando que pode ser abatida para obter um ovo. Desça as escadas e entre pela porta para chegar a uma sala gigante com vários espelhos, o primeiro de três desafios. Para atravessar essas salas, será necessário reposicionar os espelhos para que o feixe de luz atinja o prato circular no canto. O feixe é mortal, então nunca o atravesse e certifique-se de que Sheva está fora do caminho antes de mover os espelhos. Esta primeira sala é simples: contorne-a no sentido anti-horário até o espelho mais próximo do prato circular. Gire-o para a esquerda para direcionar o feixe ao prato e ativar o elevador, que permitirá descer um nível.
No segundo nível, um pilar próximo está bloqueando o feixe. Derrube-o com um chute. Depois, ajuste o segundo espelho (o último a receber o feixe) girando-o para a direita para que o feixe atinja o terceiro espelho. Em seguida, gire o terceiro espelho para a direita para que o feixe chegue ao quarto. Finalmente, ajuste o quarto espelho para a esquerda para que o feixe ative o elevador no canto. Agora você pode descer mais um nível.
No terceiro andar, ignore o baú no centro, por mais tentador que pareça. Ele está vazio e ativará duas enormes hordas de aranhas. Em vez disso, ajuste o segundo espelho (o último a receber o feixe) girando-o para a direita uma vez, de forma que o feixe atinja o terceiro espelho. Ajuste o terceiro espelho para a direita, direcionando o feixe para o quarto espelho. Agora, ajuste o quarto espelho para a direita para que o feixe atinja o prato circular, abrindo as portas de ambos os lados. Vá primeiro para a sala atrás de você para encontrar um Besouro de Ouro, depois explore a sala oposta, cheia de vasos (cuidado com as cobras em alguns deles) e um Ídolo. Ainda não acabou! Ajuste o quarto espelho novamente para a esquerda, depois gire o espelho central para a esquerda. Finalmente, ajuste o quarto espelho mais uma vez para a direita, direcionando o feixe ao quinto espelho, que refletirá no elevador. Agora, você pode descer.
Ao passar pela porta aberta, encontrará um pobre coitado que caiu em uma armadilha. Olhe acima da entrada para encontrar um Emblema BSAA. Siga em frente em direção às flores e você completa mais um capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 5-1
Siga para a esquerda no jardim de flores para encontrar um Besouro de Jóia próximo aos purificadores de água. Suba a escada próxima e desça outra à esquerda, entrando em um túnel. Verifique um documento à direita da porta antes de entrar.
Dentro do túnel, vá para a porta à esquerda para encontrar algumas caixas, munições de pistola e metralhadora, uma granada incendiária e vários documentos. Pegue o Erva Verde no corredor antes de continuar para a sala cheia de flores encapsuladas. Pegue os cartuchos de espingarda no canto e saia pela porta.
Siga o corredor, destruindo uma caixa no caminho, até a válvula que abre uma porta. Puxe a alavanca dentro da sala para abrir a persiana, revelando uma janela de vidro. Use sua faca para quebrá-la e continue pelo corredor. Ao chegar na área com jaulas de animais, procure uma Erva Verde no canto oposto antes de avançar. Esteja pronto: dois Lickers quebrarão o vidro e atacarão. Use a espingarda de perto ou o rifle de longe para lidar com eles.
Sobre os Lickers
Os Lickers podem usar sua língua para atacar de longe e segurá-lo no lugar. Seu parceiro pode ajudá-lo a se soltar rapidamente, então mantenham-se próximos. Para evitar o ataque, fique atento e esquive-se lateralmente.
Depois de derrotar os Lickers, entre na sala de onde vieram e continue pela porta com válvula. Destrua a caixa à frente e entre na primeira sala à direita para encontrar uma Erva Vermelha, ouro (dentro de um cofre) e uma metralhadora AK-74 MG em uma maleta. Pegue munição de pistola no corredor antes de subir as escadas. Abra a próxima porta com trabalho em equipe.
No corredor, há salas dos dois lados cheias de Lickers. No final, um elevador precisa ser chamado, mas levará alguns momentos para chegar. Assim que os Lickers quebrarem os vidros e avançarem, corra para o final do corredor, abra a porta com trabalho em equipe e ative o elevador. Enquanto espera, mantenha os inimigos afastados com tiros e use granadas para eliminar grupos. Assim que o elevador abrir, entre rapidamente e saia do local.
Ao sair do elevador, pegue todas as munições nos racks à frente e continue pelo corredor. Um chefe espera mais adiante, então prepare-se para desviar do ataque inicial dele durante a cutscene.
Chefe: Uroboros Experiment
Esse combate é relativamente simples. Mire nas partes vermelhas e moles das pernas dianteiras com uma espingarda ou outra arma poderosa. Fique próximo às pernas para evitar a maioria dos ataques. Quando o chefe cair no chão, corra para a cabeça dele e jogue uma granada na boca, caso tenha alguma (não é necessário equipá-la, apenas ter no inventário). Sem granadas, use sua arma mais forte.
Repita o processo até derrotá-lo. Durante a batalha, o chefe pode subir no teto e liberar um enxame de insetos voadores. Eles são uma boa fonte de munição caso você esteja com poucas balas. Também há uma Erva Verde e uma granada espalhadas pela plataforma central. A única preocupação adicional é um ocasional golpe de garra, que pode ser evitado ao apertar o botão exibido na tela.
Derrote o chefe e conclua mais um capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 5-2
Atravesse a ponte à sua frente e passe pela porta. Destrua algumas caixas à direita e siga para a próxima porta. A partir daqui, os inimigos começam a usar armas de fogo, então utilizar cobertura será essencial. Desça as escadas e se esconda atrás das duas caixas (pressione o botão indicado na tela) para usar sua pistola e eliminar rapidamente os três inimigos à frente. Atire em cada um uma vez para atrasá-los e finalize-os logo depois. Após eliminá-los, avance até a entrada da próxima sala e use as laterais da porta como cobertura para lidar com os inimigos que aparecem do outro lado. Pegue a Erva Verde dentro da sala e prossiga pela porta.
Após atravessar, use a quina à frente como cobertura e elimine um atirador à direita. Com ele fora de ação, mova-se para a direita para mirar no segundo inimigo. Avance até as caixas mais próximas e foque nos outros inimigos que se aproximam. Se eles chegarem muito perto, volte para a porta anterior e use a quina para se proteger enquanto os elimina. Pegue munição de metralhadora à esquerda e avance pelo pequeno corredor. Prepare-se para um inimigo que cairá da escada quebrada à frente. Vire à esquerda para encontrar algumas caixas e uma Erva Vermelha, e então use trabalho em equipe para abrir a porta.
Destrua algumas caixas próximas e aproxime-se da curva. Logo após, há vários inimigos armados e outro que correrá na sua direção. Recuar pelo corredor é a melhor estratégia para eliminar o inimigo solitário com segurança—cuidado, pois um parasita pode surgir dele. Após derrotá-lo, use a quina como cobertura para alvejar os inimigos. Concentre-se no atirador mais próximo, seguido pelos outros. Se tiver um rifle, use-o para alcançar um quarto inimigo distante, visível através do espaço nas placas de metal.
Destrua caixas nos dois lados do andar inferior e suba as escadas à direita. Use a parede como cobertura e mire no barril explosivo à esquerda para lidar com os inimigos que avançam. Elimine os atiradores próximos e, em seguida, corra para as caixas do outro lado do vão e mire nos barris explosivos para derrotar os inimigos restantes. Pegue o elevador no fundo da sala para descer ainda mais no complexo.
Depois de sair do elevador, destrua a caixa à frente e pegue a Erva Verde. Continue avançando e procure por outra caixa à direita. Logo à frente, você encontrará um corredor cheio de Lickers. Para uma abordagem segura, corra diretamente para a porta no final, evitando os inimigos. Se preferir enfrentá-los, use o rifle de longe ou a espingarda de perto. Use granadas quando os inimigos estiverem agrupados e, se possível, plante bombas de proximidade. Lembre-se de esquivar-se das línguas dos Lickers quando eles recuarem para atacar. Continue até a porta no final do corredor.
Após atravessar, pegue duas caixas no fim da passarela antes de pular para o nível inferior. Imediatamente elimine os inimigos à esquerda e use a parede de aço mais próxima como cobertura. Avance para uma posição melhor e elimine os inimigos restantes, incluindo os que estão nas passarelas superiores—mire nos barris explosivos para facilitar. Cuidado com um inimigo que jogará granadas de luz constantemente. Quando tudo estiver calmo, suba uma escada no final da passarela e desça do outro lado.
Ao descer, vire à esquerda para encontrar algumas caixas, mas antes elimine o inimigo que está no alto da escada. Em seguida, vá para o lado oposto, destrua uma caixa junto à parede de trás, suba na plataforma e entre na esteira. Corra pelo centro para evitar as caixas e suba na plataforma e à direita.
Ignore a alavanca e suba as escadas até um portão que pode ser derrubado com trabalho em equipe. Ao atravessar, pegue rapidamente a Erva Verde, munição de pistola e destrua uma caixa. Antes de entrar na esteira rolante, elimine um inimigo na passarela próxima e então pule para a esteira. Corra pelo centro da esteira enquanto mira nos inimigos nas passarelas superiores (use os tambores explosivos para matar o inimigo na passarela central). Quando estiver perto do final, vários inimigos aparecerão à frente. Mire nos barris explosivos na esteira para eliminá-los com facilidade. Quando tudo estiver seguro, suba na plataforma à esquerda e desça as escadas.
Depois de descer as escadas, procure por algumas caixas próximas e continue até encontrar uma granada incendiária e uma SIG 556 MG dentro de uma maleta nas mesas à frente. Suba a escada para a plataforma (ignore o interruptor por enquanto, pois é necessário restaurar a energia antes), vire à direita e suba outra escada. Continue seguindo o caminho indicado pela seta e desça outra escada. No percurso, você encontrará munição de metralhadora em uma das caixas. Após subir mais uma escada, você verá dois interruptores. Antes de ativá-los, pegue a Erva Vermelha e os conteúdos de quatro caixas próximas. Quando estiver pronto, use trabalho em equipe para puxar os dois interruptores e restaurar a energia para o interruptor anterior.
Agora que a energia foi restaurada, volte pelo mesmo caminho até o interruptor. No entanto, ao se aproximar, uma nova criatura insetoide fará sua entrada. Essas criaturas são extremamente perigosas, com ataques de morte instantânea. Recuar é sua melhor estratégia inicial. Mire na seção branca brilhante no tórax da criatura para expor outro ponto fraco em suas costas. Continue atacando até derrotá-la. Certifique-se de manter uma distância segura o tempo todo. Após eliminá-la, pegue a Power Stone que ela deixa cair e continue até o interruptor.
Ative o interruptor para colocar a esteira rolante em movimento. Espere uma caixa passar, então corra na direção contrária à esteira e suba em uma plataforma à direita. Tome cuidado com os cadáveres na esteira; aqueles que ainda se movem podem agarrar você, e eles não podem ser mortos. Para os colecionadores de tesouros, fique atento, pois Dead Bride’s Necklaces aparecerão periodicamente no lado oposto da esteira. Após sair da esteira, destrua duas caixas e suba as escadas até uma porta.
Chefe: Uroboros Mkono (segunda batalha)
Ao entrar na nova área, o goo nas paredes é um prenúncio claro de outra luta contra um chefe. Após descer da plataforma, destrua as caixas à direita, pegue munição de pistola no canto distante e use trabalho em equipe para abrir a porta onde o chefe o aguarda.
A batalha contra o Uroboros Mkono é semelhante à anterior, mas desta vez, em vez de usar uma sala de incinerador, você terá que contar com um lança-chamas, localizado na parede oposta à cadeira central. O lança-chamas precisa ser recarregado após o uso, processo que leva cerca de um minuto. Enquanto aguarda, mantenha distância do chefe (ele é lento, mas pode se rematerializar em outro lugar. Fique atento às enguias se aglomerando, indicando onde ele surgirá) e derrube os três tambores explosivos da sala.
Atrai o chefe até um tambor para que ele o absorva em seu corpo. Assim que o lança-chamas estiver cheio (indicados por um som e luzes verdes), pegue-o e use-o contra o chefe, focando inicialmente no tambor explosivo dentro dele para causar dano massivo. Depois, pulverize o restante do corpo, mirando nas articulações mais claras. Quando o lança-chamas esvaziar, devolva-o à parede para recarregar e repita o processo. Após usar os três tambores explosivos, continue atacando-o com o lança-chamas, pois ele já terá sofrido dano suficiente para ser derrotado.
Quanto aos ataques do chefe, a maioria pode ser evitada mantendo distância ou pressionando os botões mostrados na tela para esquivar. Depois de derrotá-lo, prossiga pela saída para continuar sua missão.
Capítulo 5-3
Com o chefe derrotado, saia pela porta ao norte e suba a escada até uma bifurcação. Siga pelo caminho da esquerda para encontrar uma safira dentro de um cofre, além de munição de pistola e espingarda em uma mesa. Depois, retorne e siga pelo caminho da direita, pegando munição de metralhadora antes de sair pela porta no final do corredor.
Avance para a direita e destrua algumas caixas, depois continue pelo corredor e entre pela porta amarela. Assim que entrar, tome cobertura na parede e mire nos dois atiradores na passarela oposta. Caso precise de munição, verifique as caixas à direita. Após eliminá-los, siga pela passarela até encontrar outra parede onde você pode se proteger para eliminar mais dois inimigos. Logo em seguida, um daqueles insetos descerá do teto. Derrote-o como antes, mirando nas partes brancas expostas na barriga e nas costas.
Corra até o próximo ponto de cobertura e fique atento. Embora você possa mirar nos atiradores na passarela à frente, é melhor focar primeiro nos inimigos que vêm pela passarela onde há uma lacuna. Após eliminá-los, volte sua atenção para os atiradores. Depois, salte a lacuna e continue pela passarela até uma porta amarela, que leva a uma sala cheia de munição, um rifle H&K PSG-1 dentro de uma maleta, e um interruptor que ativa um console do lado de fora.
Com o console ligado, saia da sala e corra direto, pois outro inseto aparecerá atrás de você, próximo à porta. Vire-se e elimine-o como antes. Ao se aproximar do console ativado, vários inimigos desembarcarão em uma plataforma móvel que se dirige até você. Use o rifle para mirá-los à distância, focando primeiro nos inimigos com dinamite em ambos os lados, e depois no grandalhão. Caso a plataforma chegue antes que você os elimine, recue para ter mais espaço e ataque à distância.
Apenas um dos personagens pode usar a plataforma para atravessar. Recomendamos enviar Sheva (certifique-se de pegar o rifle dela, caso você não tenha um). Assim, você pode eliminar os inimigos que atacam Sheva à distância. Mire primeiro em um atirador à direita (ele pode ser difícil de localizar), e depois proteja-a enquanto ela ativa a alavanca que devolve a plataforma para o seu lado. Agora, atravesse também.
Após cruzar a plataforma, siga pela passarela para a direita e pegue algumas caixas, depois avance para o outro lado. Vários inimigos, incluindo lançadores de foguetes, aparecerão na passarela oposta. Corra até a parede de aço à frente e tome cobertura no lado esquerdo para eliminar os inimigos que avançam em sua direção. Quando eles forem derrotados, afaste-se da parede (mas mantenha-se protegido atrás dela) e use o rifle para eliminar os lançadores de foguetes, um por um. Mire nas pernas deles, pois o torso está protegido por armadura. Caso tenha dificuldade para mirar, avance até outra parede de cobertura mais à frente para melhorar o ângulo de visão. Fique atento, pois mais inimigos podem aparecer enquanto você elimina os atiradores.
Depois de eliminar todos os inimigos na passarela, siga até uma pequena sala de controle, mas não entre pela porta imediatamente. Em vez disso, use as janelas ao longo da passarela para surpreender os inimigos lá dentro. Se tiver granadas, jogue uma ou duas para facilitar a vitória. Caso contrário, use suas melhores armas para derrubá-los. Fique atento, pois os inimigos podem sair da sala pelos dois lados. Assim que a área estiver limpa, entre na sala para encontrar um colar real e uma erva verde. Saia pela porta e siga pelo corredor até outra porta.
Pegue a erva verde logo à frente e destrua as caixas antes de descer as escadas em espiral até uma plataforma circular. Na base, vire à direita e use trabalho em equipe para ativar os dois interruptores em ambos os lados do monitor, fazendo a plataforma começar a girar e subir. Durante a subida, inimigos com armas irão parar a plataforma várias vezes. Eles ficam nas plataformas ao redor da sala e podem ser perigosos. Use o pilar central como cobertura e prepare o rifle. A rotação natural da plataforma ajudará na mira horizontal; foque no ajuste vertical. Mire nos inimigos e atire enquanto a plataforma gira, depois volte para trás do pilar para se proteger. Certifique-se de olhar tanto para cima quanto para baixo, pois alguns inimigos podem estar em plataformas mais baixas. No topo, mais quatro inimigos atacarão pela passarela. Use a mesma estratégia para eliminá-los e siga pela passarela até a porta.
No túnel que leva às ruínas, procure por suprimentos: dois caixotes ao lado do elevador à esquerda (com munição de rifle atrás dele), outro caixote próximo à ponte elevada e dois caixotes próximos ao edifício trancado à direita. Seu objetivo é abaixar a ponte, mas o controle está dentro do prédio trancado. Para acessá-lo, ative a alavanca à direita da ponte para ligar o elevador, permitindo que um dos personagens suba. Antes de decidir quem vai, entregue o rifle ao personagem que ficará.
Caso você suba no elevador, prepare-se para enfrentar dois Lickers logo adiante. Use a espingarda ou granadas para eliminá-los. O jogador que subiu deve empurrar um contêiner ao final da passarela, o que abrirá um buraco no teto da sala de controle. No entanto, vários Lickers irão persegui-lo durante o processo. A estratégia é correr diretamente para o contêiner e empurrá-lo sem parar. Embora demore cerca de um minuto para concluir a tarefa, os Lickers não devem alcançá-lo se você for rápido. Assim que o contêiner cair, desça pelo buraco e ative a alavanca para abaixar a ponte. Corra imediatamente para fora da sala e atravesse a ponte pela porta. Caso Sheva suba no elevador, use o rifle para protegê-la enquanto ela empurra o contêiner.
Chefe: Wesker e Jill
Ao atravessar a ponte, você encontrará Wesker e Jill. O objetivo aqui é sobreviver por sete minutos. Não há necessidade de lutar contra eles diretamente, já que não podem ser derrotados. A estratégia mais fácil é correr em círculos pelo andar inferior, passando pelos pilares em cada lado da sala. Wesker geralmente ficará no centro, e Jill terá dificuldade para acertar você. Essa abordagem é eficaz, embora pouco emocionante. Se preferir, explore os corredores laterais, mas mantenha distância de Wesker, que aparece no mapa.
Após os sete minutos, o combate muda para Jill. Não atire nela! O objetivo agora é remover o dispositivo brilhante em seu peito. Chegue por trás e pressione o botão indicado na tela para segurá-la, permitindo que seu parceiro tente puxar o dispositivo. Alternativamente, se seu parceiro segurá-la, você pode tentar remover o dispositivo. Caso Jill seja derrubada, aproxime-se e pressione o botão indicado para tentar arrancá-lo enquanto ela está atordoada. Repita o processo até o dispositivo ser completamente removido e você completa mais esse capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 6-1
Comece descendo para o convés inferior, onde você encontrará caixas para destruir. Após coletar os itens, suba as escadas. Prepare-se para enfrentar quatro inimigos que estão se aproximando, incluindo alguns com armadura corporal. Mire nos braços ou nas pernas para neutralizá-los mais facilmente. Depois de derrubá-los, olhe para cima para localizar um inimigo com dinamite em uma varanda circular e elimine-o. Continue subindo as escadas e depois pela escada. Suba uma segunda escada até o convés superior, onde há mais uma caixa e munição de rifle. Em seguida, desça novamente e siga para o próximo nível.
Suba outra escada em frente, onde você encontrará uma erva verde à esquerda e algumas caixas ao redor. Após coletar tudo, desça e suba a escada próxima, mas faça isso de costas, mantendo seu foco na escada anterior. Assim que você pisar no caminho, dois cães sairão de uma caixa e serão acompanhados por dois guardas mais adiante. Subindo a escada rapidamente, você evitará os cães, que não podem alcançá-lo. Caso os guardas tentem segui-lo, elimine-os facilmente da posição elevada.
Com a área limpa, desça novamente e suba a escada normalmente. Prepare-se para enfrentar um inimigo corpulento logo à frente. Depois de derrotá-lo, posicione-se próximo à escada para atrair dois cães e outro inimigo para sua direção. Use a espingarda para lidar com eles. Continue pelo caminho entre as caixas, onde encontrará uma granada de flash e uma erva vermelha em uma plataforma à esquerda.
Siga em frente, vire à direita e procure uma caixa em um beco sem saída à esquerda. Continue até encontrar um botão verde que ativa uma plataforma e revela um novo caminho. Passe pelo portão e destrua as caixas à frente antes de subir a escada. Trabalhe em equipe para mover um contêiner que bloqueia o caminho, permitindo que você desça em um fosso.
Assim que descer, Sheva ficará presa em uma gaiola, enquanto Chris terá que enfrentar os inimigos sozinho. A melhor estratégia para Chris é recuar para um canto (o da direita, olhando para a gaiola) e usar a espingarda contra os inimigos que vêm pela esquerda e pela frente. Eventualmente, um inimigo carregando uma prateleira surgirá. Derrote-o, mas prepare-se para um parasita emergir dele. Use uma granada de flash, se tiver, para eliminá-lo rapidamente. Caso contrário, mantenha distância e ataque suas pernas ou cauda. Ao derrotá-lo, ele deixará cair o Cartão de Chave do Guindaste.
Resgatando Sheva
Com o cartão em mãos, elimine qualquer inimigo restante e atire no botão verde ao lado da gaiola para abrir uma nova plataforma e escapar do fosso. Use o cartão para abrir o portão à esquerda e suba as escadas, eliminando um inimigo que aparece à direita. Antes de subir a escada, atire no inimigo posicionado no topo. Ao alcançar o painel de controle, elimine mais um inimigo à direita antes de ativá-lo, liberando Sheva.
Agora com Sheva livre, desça e passe pelo portão. Continue pelo caminho até retornar ao fosso. Suba a escada onde a gaiola estava e reúna-se com Sheva. Destrua uma caixa à direita e pegue a erva verde perto dos sacos de areia. Cruze a plataforma amarela à frente e pule pelos contêineres. Siga pela curva para encontrar um cofre contendo ouro. Volte rapidamente e prepare-se para lidar com inimigos que aparecerão no contêiner à frente.
Após derrotar os inimigos, entre na área à esquerda, onde dois inimigos corpulentos irão atacá-lo. Use a espingarda para mantê-los à distância e recorra aos espaços disponíveis para escapar, caso necessário. Após derrotá-los, quebre as caixas na área e suba na plataforma verde. Espere até que Sheva atire em um botão próximo, ativando o elevador e elevando você. Retribua o favor atirando no botão que controla a plataforma de Sheva para ajudá-la a subir.
Vire-se e prepare-se para enfrentar cinco cães que saltarão de uma caixa acima, um por vez. Eles não são muito inteligentes e devem ser alvos fáceis. Após derrotá-los, destrua as caixas próximas e desça a escada. Desça pelo lado esquerdo primeiro e atire no interruptor verde para revelar um novo caminho, mas esteja pronto para lidar com outro cão atacando. Siga pelo caminho e pegue o ouro no cofre. Depois, volte e suba a escada para descer do outro lado, seguindo pela escada adiante. Destrua algumas caixas antes de subir outra escada até a porta.
Dentro da sala, pegue a granada de flash, a granada explosiva e a erva verde nas prateleiras. Desça a escada e procure por caixas na base antes de descer pelo alçapão no final do corredor. Siga pela longa escadaria, quebrando três caixas na base e abrindo a maleta para encontrar a Jail Breaker SG. Continue pela porta no final do corredor.
Explore a sala e encontre dois pacotes de munição de rifle e uma erva verde próxima à porta antes de continuar pelo corredor. Fique na retaguarda e mire no inimigo distante através da porta (o rifle é ideal, mas qualquer arma funciona). Assim que acertá-lo, um alarme soará, alertando os outros inimigos. Certifique-se de eliminar o primeiro zumbi antes que outro se aproxime. Quando ele cair, avance para a porta e mire em um terceiro inimigo em uma plataforma elevada à esquerda.
Com o primeiro grupo eliminado, use a grade para se proteger enquanto mira nos inimigos abaixo. Use os barris explosivos ou granadas para lidar com vários de uma vez. Após limpar o andar inferior, desça e tome cobertura atrás das caixas próximas para eliminar mais inimigos que surgirem nas caixas e na passarela acima. Uma cutscene mostrará mais inimigos entrando no local, então recuar para a cobertura anterior pode ser útil.
Após eliminar os inimigos, procure por uma erva verde e munição de metralhadora antes de descer pelo alçapão. No corredor, fique atento aos inimigos e aos que aparecerem nos cantos. Prepare-se para um inimigo que surgirá da escada distante, com um parasita emergindo dele. Use uma granada (de flash é a melhor opção) ou ataque-o de longe. Suba a escada e vire à direita para coletar duas granadas incendiárias, munição de espingarda e uma erva vermelha.
Enfrentando o Cara da Metralhadora
Avance até ativar a entrada de um inimigo armado com uma metralhadora giratória, um dos adversários mais desafiadores. Ele é mortal e avisa com poucos segundos antes de começar a disparar. É crucial buscar cobertura imediatamente atrás de objetos altos ou pressionando o botão de cobertura para se proteger atrás de obstáculos baixos. Utilize as seguintes estratégias para derrotá-lo:
- Use a bomba de proximidade: Há uma bomba em uma caixa perto do alçapão. Pegue-a assim que o inimigo aparecer e plante-a ao longo do caminho para causar danos significativos.
- Barril explosivo: Mire no barril próximo à escada para causar grande dano com um único tiro.
- Hatch como armadilha: Volte ao corredor abaixo, plante minas de proximidade e jogue granadas enquanto recua. Mantenha-se distante para evitar ser atingido.
- Área anterior: Caso ele te pressione demais, retorne para o andar anterior e circule as caixas para atacá-lo com segurança.
- Reabasteça itens: Se necessário, lure o inimigo para longe e volte para pegar itens espalhados pela área anterior, incluindo ervas e munição.
Com o inimigo derrotado, ele deixará cair o Cartão do Tanque A, o primeiro dos dois necessários para abrir a porta trancada.
Explore a sala para coletar qualquer item que tenha ficado para trás, depois suba as escadas de onde o inimigo surgiu. Siga pela passarela à direita da porta trancada e pule o vão para encontrar caixas e um cofre contendo o Cartão do Tanque B. Use os dois cartões para destrancar a porta e avançar.
Ao entrar na próxima área, você será imediatamente atacado por inimigos armados com lançadores de foguetes. Corra para se proteger atrás das caixas logo à frente. Utilize o rifle para eliminar os três inimigos com foguetes: um à esquerda, outro à direita e o último no nível inferior, mirando entre os disparos para evitar ser atingido.
Com os lançadores de foguetes eliminados, vá para a direita e procure por caixas e uma erva verde. Depois, desça para o nível inferior e pegue os itens de um barril. Suba as escadas que levam à porta ao fundo para avançar para o próximo capítulo do nosso Detonado de Resident Evil 5.
Capítulo 6-2
O capítulo começa com uma cena interativa. Pressione rapidamente os botões exibidos na tela para escapar para dentro do navio. Assim que estiver seguro, siga pelo corredor, preparado para desviar de tentáculos atacando (pressione os botões indicados). Encontre uma erva verde no canto antes de entrar na sala à direita para evitar um tentáculo bloqueando o caminho. Dentro, abra os armários para encontrar munição de pistola e um Cálice.
Saia dessa sala, vire à esquerda no corredor e continue até uma porta, desviando de outro tentáculo no caminho. No próximo cômodo, pegue munição de rifle em um armário e continue para a sala adjacente. Pegue uma mina de proximidade do corpo caído, munição de pistola em outro armário, e munição de espingarda antes de sair de volta ao corredor. Suba as escadas à esquerda (cuidado com outro tentáculo) e entre na sala à esquerda para encontrar outra erva verde e um segundo Cálice dentro de um armário. Continue pelo corredor.
Chegando a um corredor cheio de corpos, fique longe e atire para descobrir que os inimigos estão apenas fingindo estar mortos. Use a espingarda ou granadas para enfrentá-los, mas esteja preparado para um parasita surgir de um deles. Use uma granada de luz, se tiver, para eliminá-lo rapidamente. Caso contrário, derrote-o da forma convencional para obter o Cartão de Acesso da Ponte.
Com o cartão de acesso, avance pela porta ao final do corredor e use o cartão na próxima porta para entrar na ponte do navio. Suba as escadas e procure munições de pistola e espingarda nos dois lados da sala. Em seguida, suba mais uma escada à esquerda para chegar a uma porta que leva ao exterior.
Lá fora, vire à esquerda para encontrar algumas caixas e prossiga pela porta à frente para iniciar a luta contra o chefe.
Chefe: Uroboros
Logo no início da batalha, pegue o L.T.D. no compartimento da parede à direita. Esta arma possui um sistema de auto-mira que dispara um poderoso feixe de laser no alvo designado. O problema é que ela precisa recarregar entre disparos (indicado por um som de bip). Para usá-la, mantenha o cursor sobre o alvo desejado até o sistema travar a mira. Assim que travar, puxe o gatilho para disparar o laser.
Estratégia
- Objetivo Principal: Cada tentáculo do Uroboros possui uma cúpula vermelha na ponta. Destrua todas para revelar o ponto fraco principal: uma grande cúpula vermelha que fica exposta por poucos momentos.
- Uso do L.T.D.: O L.T.D. pode destruir as cúpulas dos tentáculos com um único tiro, mas como ele demora para recarregar, use armas convencionais para lidar com a maioria das cúpulas. Reserve o L.T.D. para o ponto fraco principal do chefe. São necessários apenas três disparos diretos no ponto principal para derrotá-lo.
- Dicas Gerais: Observe que as cúpulas dos tentáculos mudam de cor conforme recebem dano, ajudando a identificar seu progresso. Evite usar o L.T.D. na última cúpula de cada conjunto de tentáculos, para que ele esteja pronto para o ponto principal do chefe.
Ataques e Defesa
- Ataques com Tentáculos: Fique atento às investidas dos tentáculos, que podem ser evitadas ficando nos lados da plataforma. Às vezes, um botão de esquiva será exibido na tela.
- Criaturas Adicionais: O Uroboros pode cuspir algumas criaturas menores, mas elas raramente representam um grande problema. No entanto, eliminá-las pode ser útil para reabastecer munição.
Após o terceiro disparo do L.T.D. no ponto principal, o Uroboros será derrotado, permitindo que você avance para a próxima etapa.
Capítulo 6-3
Com Uroboros derrotado, volte para a ponte e pegue o elevador central. Ao sair, você encontrará cinco inimigos que podem ser alvejados da plataforma. Eles estão distribuídos da seguinte forma: um na passarela mais à frente, um em uma plataforma à direita, outro em uma ponte à esquerda, um no andar inferior e o último na piscina de água no andar mais baixo (ele é difícil de localizar, mas será fácil enfrentá-lo mais tarde). Após eliminá-los, siga pela passarela e pegue uma erva verde à esquerda antes de descer.
Antes de entrar na piscina de água, procure por outro inimigo do outro lado. Elimine-o, pegue a granada incendiária no canto e suba a escada.
Suba a escada para encontrar um interruptor e uma erva verde nas proximidades. Acione o interruptor para abrir uma porta no muro em frente. Prepare-se, pois um grupo de inimigos está a caminho. Após eliminá-los, siga pela passarela e fique atento para inimigos no alto à esquerda e diretamente à frente. Certifique-se de limpar a área antes de descer as escadas.
Atravesse a sala e procure cobertura atrás das colunas centrais. Use o rifle (se disponível) para eliminar os inimigos com armas e lança-foguetes. Eles estão espalhados, inclusive em uma passarela elevada no fundo da sala. Quando parecer seguro, pule para a área dos inimigos e recupere itens, mas prepare-se para mais ondas de inimigos. Retorne à sua posição de cobertura se necessário para enfrentá-los com segurança.
Explore a sala para encontrar quatro ervas verdes (uma em cada lado das áreas inferiores e duas em plataformas elevadas) e salas no andar superior com erva vermelha, munições e outros itens, como granadas de nitrogênio e spray de primeiros socorros.
Após se equipar, acione as duas alavancas na grande porta. Prepare-se para enfrentar dois insetos antes de a porta abrir completamente. Use a espingarda para derrotá-los rapidamente.
Quando a porta abrir, dois inimigos com metralhadoras minigun surgirão. Há uma estratégia eficiente: use a metralhadora fixa próxima à porta. Assim que os insetos forem derrotados, desça à direita e vá para a porta aberta. Quando os inimigos aparecerem, suba a escada à esquerda e controle a metralhadora.
Mire alternadamente nos dois inimigos com miniguns para mantê-los atordoados. Evite o superaquecimento da metralhadora soltando o gatilho por alguns segundos entre os disparos. Outros inimigos podem aparecer, mas Sheva deve cuidar deles, desde que tenha munição suficiente.
Com os minigunners derrotados, pegue as keycards que eles deixam cair e procure por itens como granadas de luz, munições e ervas verdes. Use os cartões para abrir a próxima porta e siga pelo corredor até a batalha contra Wesker.
Enfrentando Wesker
A batalha contra Wesker pode parecer complexa, mas a chave está na estratégia, e não na força bruta. Primeiro, diminua as luzes acionando as alavancas no andar inferior. Isso dificultará que Wesker desvie de seus ataques.
Agora procure a arma essencial para derrotá-lo: o lança-foguetes. Você encontrará um em um recipiente de vidro no andar inferior e mais foguetes no andar superior. Após pegar o lança-foguetes, mire em Wesker e dispare. Quando ele agarrar o foguete, atire nele (a espingarda é ideal) para detoná-lo, deixando Wesker atordoado.
Aproxime-se rapidamente e siga o comando exibido na tela para injetar a seringa em Wesker.
Após Wesker ser ferido, ele tentará fugir em um avião bombardeiro. Chris, determinado a impedir, saltará a bordo para enfrentá-lo novamente. Prepare-se para interagir com a cena pressionando os botões indicados na tela.
Chefe Final: Wesker
Após o pouso forçado no vulcão, prepare-se para enfrentar Wesker novamente. Antes de iniciar o confronto, colete os itens atrás de você e, em seguida, avance para o campo de batalha. Quando a luta começar, corra imediatamente, pois Wesker pode usar seus tentáculos para derrubá-lo na lava. Vire-se e suba rapidamente pelo caminho à frente.
Chris cairá em um andar inferior após a primeira cena. Prepare-se para pressionar o botão exibido na tela para saltar. Você terá duas opções de caminho: escolha o caminho superior e vire à esquerda rapidamente, posicionando-se na borda com vista para a rampa por onde acabou de subir.
Enfrentando Wesker
Posicionado na borda, espere Wesker subir lentamente pela rampa. Enquanto ele sobe, mire no ponto vermelho brilhante em suas costas e atire. Se você estiver jogando com um segundo jogador, ele também pode disparar da borda do penhasco. Esse ponto é o único ponto fraco de Wesker neste momento, e sua movimentação lenta facilita acertar vários disparos. Se Wesker ganhar um segundo tentáculo e pular para a borda onde Sheva está, significa que você causou dano suficiente. Caso contrário, continue atacando.
Quando Wesker alcançar a borda onde Sheva está, ela tentará correr para um local seguro e pular para uma plataforma distante, onde precisará de tempo para escalar. Seu objetivo é distrair Wesker para impedir que ele ataque Sheva. Use todas as armas disponíveis para desacelerá-lo e mantê-lo focado em você. Após Sheva conseguir subir, desça rapidamente para a passarela inferior e empurre o grande bloco de pedra na lava, pressionando os botões exibidos na tela. Isso criará uma passagem para que Sheva se junte a você.
Agora que Chris e Sheva estão juntos novamente, suba de volta para a plataforma circular principal. Wesker logo os alcançará, iniciando a parte final da batalha. O objetivo permanece o mesmo: atacar o ponto vermelho brilhante, inicialmente localizado em suas costas.
Se estiver jogando sozinho, saiba que Sheva será pouco útil nesta fase, cabendo a você a maior parte do trabalho. Para atingir o ponto fraco nas costas de Wesker, será necessário se posicionar atrás dele, o que é desafiador, pois ele foca exclusivamente em você. A melhor estratégia é correr além dele quando ele estiver preparando um ataque (geralmente sinalizado por ele levantando um tentáculo) e, em seguida, usar a virada rápida para mirar e disparar nas costas. A espingarda é particularmente eficaz, mas qualquer arma pode ser usada.
Depois de causar dano suficiente, uma cena mostrará o ponto fraco de Wesker se movendo para o peito. Nesse momento, a luta se torna mais simples: mire diretamente no ponto no peito para atordoá-lo. Quando ele estiver atordoado, aproxime-se por trás e pressione o botão exibido na tela para agarrá-lo. Siga pressionando os botões indicados para finalmente derrotá-lo. Se você estiver jogando com um segundo jogador, coordene-se para que um ataque pelas costas enquanto o outro o distraia. Caso demore demais, o ponto fraco retornará para as costas, e você precisará repetir o processo.
Ataques de Wesker
Os ataques de Wesker são fáceis de evitar pressionando os botões indicados na tela. Contudo, se ele conseguir agarrá-lo, isso não causará dano imediato, mas poderá se tornar letal se ele segurá-lo por muito tempo. Certifique-se de manter Sheva próxima para ajudá-lo nesses momentos.
Fique atento ao ataque de “furacão” de Wesker, onde ele cava os tentáculos no chão e causa dano massivo ao redor. Quando notar essa movimentação, afaste-se rapidamente e mantenha distância até o ataque terminar.
Assim que Wesker for derrotado, prepare-se para pressionar os gatilhos exibidos na tela durante a cena final para acabar com ele de uma vez por todas.