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Detonado de Jusant
Capítulo 1
Logo no início, você verá alguns blocos de pedra em frente a uma ponte quebrada. Dê alguns passos até o local e aparecerá o comando para escalar. Pressione o botão correspondente e suba em direção à ponte. Ao se aproximar da parede, surgirá outro ícone que indica que é possível ancorar a corda e continuar a escalada.
O jogo explicará como escalar corretamente. Primeiro, pressione um dos botões de gatilho (LT/RT no Xbox ou L2/R2 no PlayStation) e use o direcional para procurar outro ponto de apoio. Depois de encontrar o local desejado, pressione o outro gatilho. Por exemplo, se estiver segurando LT/L2, pressione RT/R2 para continuar. É possível escalar com mais agilidade alternando entre os gatilhos rapidamente.
Quando estiver pronto, suba até o topo e aparecerá um novo comando. Pressione o botão indicado para puxar o personagem para cima. Ao alcançar o chão firme, será possível ver um pequeno ícone próximo ao personagem indicando que a corda está ancorada. Para enrolar a corda, pressione e segure o botão B no Xbox ou o círculo no PlayStation. Vá até a próxima parede e suba até o topo, sem esquecer de enrolar a corda.
Corra até o final da ponte e escale a parede para encontrar um mosquetão na plataforma. Suba pela corda azul, enrole a corda e prenda-a no mosquetão próximo às luzes amareladas. Continue subindo até encontrar uma parede quebrada coberta de tábuas. Escale as tábuas e mova-se para a esquerda, depois puxe-se para cima.
Enrole a corda e vá à direita até alcançar outro mosquetão na parede. Prenda a corda e suba para a esquerda. Quando chegar ao final, aparecerá um aviso sobre o uso do pistão. Pressione o botão indicado (X no Xbox) para prender o pistão, que servirá como ponto de segurança em caso de queda. Com isso, será possível pular para alcançar as pedras acima.
Ao fazer isso, uma barra verde aparecerá no canto direito da tela. Ela representa a resistência, e você cairá se ela se esgotar. Para descansar e recuperar a resistência, prenda o pistão e pressione LS no Xbox. Ao continuar subindo pela parede à esquerda, aparecerá o aviso correspondente.
Enrole a corda e coloque outro pistão se necessário. Ao alcançar as redes na parede à esquerda, prenda outro pistão e continue subindo.
Entre no prédio e suba as escadas, depois suba pela escada vertical. No andar superior, enrole a corda. Neste novo ambiente, haverá uma Carta à esquerda. Ler essa carta desbloqueia a conquista Primeiro Contato (First Contact).
Saia do prédio e verá alguns degraus na parede do penhasco. Prenda o mosquetão na parede e desça pelos degraus. Use LB e RB no Xbox ou L1 e R1 no PlayStation para controlar o comprimento da corda e balançar como um pêndulo para alcançar os degraus à esquerda.
Suba a parede e enrole a corda. Neste ponto, você pode seguir à esquerda ou explorar uma caverna, que leva de volta à sala anterior com a escada. Vá à esquerda, escale a parede e olhe à esquerda da escada para encontrar uma concha no chão.
Pegar a concha ativa uma cena e desbloqueia a conquista Um Ouvido ao Passado (An Ear to the Past). Você pode sair da cena a qualquer momento e subir a escada. No andar de cima, haverá outra Carta dentro da estrutura.
Após ler a carta, saia e prenda a corda no mosquetão do lado de fora. Desça pelos degraus e balance-se para a esquerda até alcançar a parede no canto. Enrole a corda e coloque outro pistão se não se sentir seguro, e então suba até o topo. Vire à esquerda e suba pelos degraus na parede de madeira. Ao chegar, verá uma escada levando para baixo. Desça e encontrará mais uma Carta na parede. Depois, volte e siga para o lado oposto. Prenda um mosquetão na parede e continue escalando.
No fim do caminho, aparecerá um aviso para pular. Coloque um pistão e pressione o botão de salto duas vezes seguidas — uma vez no início e novamente no meio do salto — para alcançar a borda.
Ao chegar ao topo, a câmera se fixará em um gancho acima do personagem. Mire a câmera nele e prenda a corda. Use RB/R1 para subir. Quando alcançar o topo, o personagem estará afastado da parede. Balance para frente e para trás e então salte até o solo. Enrole a corda e suba as escadas. Prenda o mosquetão, suba os degraus e continue pela parede até o topo. Coloque um pistão e pule para alcançar o próximo conjunto de degraus. Suba pelas redes e siga à esquerda em direção às paredes de madeira.
Entre na caverna e suba a escada. No topo, você pode ir à direita para seguir seu caminho, ou à esquerda para explorar mais. Siga pela esquerda e verá alguns lagartos pequenos subindo os degraus. Persiga-os e, ao final do corredor, encontrará uma Carta no chão.
Volte e desça os degraus. Ao chegar à parte inferior, olhe um pouco para a direita e encontrará um marco de pedra (Cairn), outro tipo de colecionável.
Aproxime-se do marco e pressione Y no Xbox ou triângulo no PlayStation para completá-lo. Depois, atravesse a ponte. Em vez de subir a torre, vá pela passagem estreita à direita e encontrará mais uma Carta sobre uma mesa.
Olhe para a direita da mesa e contorne a área para encontrar o segundo e último marco de pedra do capítulo.
Suba a escada e vá à esquerda para encontrar a sexta Carta perto de uma parede azul. Suba dois lances de escada até encontrar uma ponte suspensa. Use a corda para puxá-la e atravesse para o outro lado, onde encontrará outra Carta. Saia da sala onde estava a carta, suba os degraus e, na parte superior, coloque um pistão em uma tábua e balance até alcançar a plataforma de madeira em frente.
Enrole a corda e olhe para cima para encontrar outro gancho. Prenda a corda nele e balance ao redor da torre. Mire na borda de madeira, agarre-se nela e continue à esquerda até alcançar os degraus e uma abertura. Puxe-se para cima e entre pela abertura à direita da escada para encontrar a última Carta do capítulo.
Por fim, suba pela escada e interaja com a plataforma circular no topo para concluir o Capítulo 1 do nosso Detonado de Jusant.
Capítulo 2
Comece subindo o andaime à frente. Para escalá-lo, será necessário utilizar a grande planta azul. Desça pela corda ao alcançar o topo e você estará de volta ao outro lado da ponte. Ao pisar no chão, um aviso aparecerá no canto superior direito da tela informando que é possível usar o direcional para a direita e fazer com que o companheiro indique a localização dos objetivos.
Suba na grande planta azul à esquerda e surgirá outro aviso. Pressione o direcional para cima para gerar um eco. O eco provocará uma reação na planta, que o levará para o alto. No topo, suba a escada à direita e puxe-se em direção à plataforma. Continue e suba pela corda azul. Quando a corda acabar, continue pelos degraus e, no topo, siga para a direita pulando e agarrando-se nas pedras.
Continue subindo até o final e pressione o direcional para cima novamente para gerar um eco. Pule em direção à planta azul, suba e puxe-se até alcançar uma caverna. Caminhe alguns passos e vire à esquerda em direção ao túnel. Ao sair do túnel, você verá uma grande parede com uma pintura. Gere um eco próximo à pintura para desbloquear o primeiro fresco e a conquista Eco do Passado (Echo from the Past).
Volte pelo caminho anterior, agarre-se à estrutura metálica na parede e siga completamente para a esquerda, depois suba para alcançar o chão firme. Vá até a área externa e vire à direita para encontrar o primeiro marco de pedra (Cairn) deste capítulo.
Siga para o outro lado em direção à planta na parede e gere um eco para ativar uma reação que fará vários brotos surgirem na parede. Agarre-se aos brotos e suba até a estrutura de madeira à direita. Suba até a outra estrutura de madeira e siga em direção à planta acima. Aproxime-se o máximo possível e gere outro eco para fazer mais brotos surgirem.
Agarre-se aos brotos e continue à esquerda, depois puxe-se para cima na saliência acima. Lá em cima, olhe para a esquerda e encoste-se à parede. A parede parece alta, mas é possível realizar um salto duplo para alcançar a borda e subir. Do outro lado, procure entre os móveis uma concha.
Volte para o outro lado da parede e siga à direita desta vez. Gere um eco próximo à parede para chamar uma planta azul. Suba pela parede, vá até os degraus, depois gere outro eco e suba pela segunda planta à esquerda. Quando alcançar o topo, mova-se para a esquerda e prenda um pistão na parede. A partir deste ponto, será possível alcançar um marco de pedra que seria inacessível de outro modo.
Não enrole a corda ao pousar na plataforma. Complete o marco de pedra e retorne utilizando LB/L1 para puxar-se de volta. Desta vez, siga pela planta azul até o outro lado e agarre-se à estrutura metálica. Prenda um pistão na parede e balance da esquerda para a direita para alcançar a planta no canto inferior direito. Gere um eco e agarre-se aos brotos.
Siga à direita utilizando os brotos, depois olhe para cima e pule. Haverá duas plantas, uma à esquerda e outra à direita. Gere um eco e a planta da esquerda reagirá. Use os brotos para subir e prenda um pistão na parede. Use-o para balançar e alcançar a planta à direita, gere outro eco e puxe-se para cima. Em seguida, vá à esquerda e encontrará a primeira Carta do capítulo próxima a uma porta amarela.
Após isso, atravesse a pequena ponte e encontrará outra Carta na parede.
Continue à direita e encontrará um pequeno elevador circular. Interaja com ele para subir. Siga até o topo e suba os degraus ao final para encontrar mais uma Carta.
Desça os degraus e continue pela esquerda. Vire à esquerda novamente quando possível e siga o caminho até a área externa, onde encontrará outra Carta.
Logo atrás, sobre uma cesta retangular, haverá outra Carta.
Volte para o interior da construção e siga para a esquerda, depois vire à direita para encontrar um altar circular e alto. Mova o altar para a esquerda para desbloquear a conquista De Volta ao Movimento (Back in Motion).
Saia da sala do altar e encontrará uma escada à frente. Suba e pressione LS para mover-se pela borda até o outro lado. Olhe à esquerda e encontrará uma Carta sobre uma pequena mesa.
Suba os degraus e encontrará o terceiro marco de pedra (Cairn).
Desça os degraus e utilize o elevador para subir. Caminhe até a borda da prancha e olhe para cima para encontrar um ponto marcado. Pressione X/quadrado para prender-se e desça um pouco. Depois, balance-se até o outro lado. Ao alcançar a parede, gere um eco para ativar uma reação com a planta azul. Balance novamente, agarre-se a ela e puxe-se para cima.
Entre mais fundo na caverna e vire à esquerda na primeira oportunidade para passar por uma fenda estreita na parede. Prenda-se ao mosquetão e desça até encontrar o segundo fresco do capítulo.
Olhe ao redor e passe pela outra fenda na parede. Siga até o final do caminho e gere um eco próximo à planta azul. Siga por esse caminho até o topo, depois entre e suba pelos degraus. Gere um eco no final e suba pela planta. Continue pelo caminho até encontrar a segunda e última concha do capítulo.
Derrube a ponte suspensa e atravesse para o outro lado, depois passe por uma fenda na parede. Você encontrará a sétima Carta sobre uma concha presa à parede.
Volte pela fenda e olhe para cima para encontrar um gancho. Um aviso aparecerá informando que é possível pressionar RB/R1 para subir mais rapidamente pela corda. Seu objetivo está à frente, mas antes, gire-se para trás enquanto balança e verá uma pequena caverna.
Balance-se em direção à caverna e vá até o lado de fora. Lá estará o terceiro fresco.
Retorne para fora da caverna, gere um eco e suba pela planta azul até a plataforma de madeira. Mire a corda no próximo gancho, suba pelas estruturas e puxe-se até o topo. Você encontrará a última Carta sobre uma tina.
Continue até o final da plataforma, olhe para cima e prenda-se ao gancho. Balance até o outro lado, puxe-se e olhe para a direita para encontrar o último marco de pedra.
Por fim, utilize os degraus para subir e concluir o capítulo 2.
Capítulo 3
Comece atravessando a plataforma à frente e suba pela parede com os suportes metálicos. No topo, entre na construção de pedra e vá para a direita até alcançar o outro lado. Saia pela abertura e siga pela borda, escalando os degraus de pedra até o topo. Siga em frente até a estrutura metálica suspensa e atravesse cuidadosamente para o outro lado.
Ao final da estrutura, prenda a corda no mosquetão e desça até alcançar uma parede com pegadores. Desça por essa parede e, ao final, puxe-se para o pequeno platô abaixo. Olhe à direita e você verá a primeira Carta do capítulo, próxima a uma pilha de caixas.
Desça pelo caminho à esquerda e prenda a corda no mosquetão. Use os pontos de apoio para escalar até o outro lado. Ao alcançar a plataforma, puxe-se para cima e caminhe até encontrar uma concha entre os objetos abandonados.
Continue pelo caminho à esquerda e suba os degraus até o topo. Você encontrará uma escada quebrada. Suba pela estrutura à esquerda da escada e depois puxe-se para o patamar acima. Siga em frente até alcançar uma parede com vegetação. Suba por ela e entre na construção para encontrar a segunda Carta do capítulo sobre uma prateleira caída.
Saia da sala, olhe para cima e suba pela parede usando os suportes. No topo, prenda a corda e escale em direção à direita, usando os pistões e os ganchos para balançar entre os pontos de apoio. Ao alcançar a próxima estrutura, puxe-se para cima e vá até o final da passarela para encontrar uma Carta junto a uma escultura quebrada.
Retorne e continue subindo pelas plataformas. Gere um eco próximo à planta azul para ativá-la. Suba por ela e vá até o outro lado. Ao alcançar o topo, você verá o primeiro marco de pedra (Cairn) do capítulo. Complete-o antes de seguir em frente.
Volte pela plataforma e desça pelo lado esquerdo da parede, usando os suportes de madeira. No final, entre na construção e encontre uma escada que leva a um novo andar. Suba e você verá uma Carta ao lado de uma parede pintada com símbolos.
Gere um eco próximo à pintura para desbloquear o primeiro fresco do capítulo. Continue pela escada acima e suba pela parede usando os pistões para garantir segurança. Ao final do caminho, você verá outra plataforma de madeira. Suba nela e gire a câmera para encontrar um ponto de gancho no teto. Prenda a corda, balance e pule para o outro lado.
Siga pela estrutura e entre na construção de pedra. Desça pelas escadas e atravesse os corredores até encontrar uma sala com um pedestal circular no centro. Mova o pedestal até o encaixe à esquerda para desbloquear a conquista Fluxo Restaurado (Restored Flow).
Saia da sala e suba pela escada. Ao final do caminho, você encontrará a segunda concha entre os escombros de uma estante.
Volte e desça usando o mosquetão no patamar anterior. Continue descendo até encontrar a segunda Carta em um banco de madeira. Atravesse a passarela suspensa e prenda a corda no próximo mosquetão. Desça até uma plataforma onde você verá o segundo fresco do capítulo. Gere um eco para desbloqueá-lo.
Continue em frente e suba pelas estruturas até alcançar uma parede com brotos. Gere um eco e use os brotos para escalar. Ao chegar ao topo, você encontrará a terceira Carta, próxima a uma caixa de ferramentas.
Siga à direita e use os suportes metálicos para subir. No topo, entre na sala e você verá uma Carta em uma prateleira no canto. Saia e siga pela borda da estrutura. Prenda um pistão, balance e salte até o outro lado.
No patamar seguinte, prenda a corda no gancho e suba até a plataforma. Vá pela direita e você encontrará o segundo marco de pedra (Cairn) do capítulo, próximo a uma janela quebrada.
Volte e suba pelos degraus. Ao alcançar a área seguinte, você verá a última Carta do capítulo ao lado de uma parede azul, próxima a algumas malas.
Suba pela escada quebrada usando os suportes e, no topo, olhe à direita para encontrar a terceira e última concha entre os destroços de uma mesa.
Continue subindo e prenda a corda no último mosquetão. Suba pela parede, utilizando os pistões, até alcançar o topo. Ao atravessar a passarela final, você verá o último marco de pedra do capítulo.
Capítulo 3 (Parte 2)
Corra em direção aos pilares e gere um eco próximo à planta azul, depois suba por ela. Vá totalmente à esquerda para encontrar um marco de pedra (Cairn).
Desça e entre na construção à frente. Uma vez lá dentro, vire à esquerda duas vezes e desça pelo buraco no chão. Há um gancho acima do buraco, prenda um pistão nele e desça, depois gire o Altar no centro da sala.
Saia da sala do altar e suba pela planta azul. Mais uma vez, suba pela planta azul ao lado da árvore morta e use o elevador para subir. Vá até o final para prender o mosquetão e use os insetos (Pebbles) para se mover à direita.
- Conquista Subida Coletiva (Collective Climb)
Este é o melhor local para desbloquear a conquista Subida Coletiva. Posicione-se exatamente como mostrado na imagem do jogo e gere um eco quando houver o maior número de insetos na área até que a conquista seja desbloqueada.
Não tenha pressa para escalar, espere os insetos levarem você para o lado direito ou poderá ficar sem resistência se tentar pular de forma precipitada. Vá até a planta e suba para prender-se ao Retransmissor (Relay).
A partir daqui, suba e haverá dois caminhos possíveis. Você precisa ir para a esquerda, mas há uma concha na plataforma à direita.
Depois disso, continue à esquerda e encontrará outro Retransmissor. Prenda um pistão nele e continue subindo até encontrar uma planta. Gere um eco e suba pelos brotos. Você encontrará outro Retransmissor logo acima. Suba até o topo e puxe-se para cima.
Siga à esquerda e encontrará uma Carta sobre uma escrivaninha.
Vire-se e suba as escadas. Mire no gancho e balance-se para o outro lado. Vá até a cabana ao final e encontrará outra Carta dentro dela.
A próxima Carta está em uma plataforma elevada atrás dos tanques brancos.
Dessa plataforma, olhe para baixo e desça completamente até o fundo para encontrar outro marco de pedra (Cairn).
Suba de volta e vá em direção à ponte de madeira. Prenda um pistão ao mosquetão e pule. Depois, será necessário descer até ficar na mesma altura da parte mais baixa da outra extremidade da ponte quebrada. Balance-se até conseguir se agarrar à estrutura.
Siga em frente e encoste-se à borda mais à esquerda. Pendure-se próximo à corda azul no chão. Com o pistão preso, desça e encontrará um fresco na parte inferior.
Suba novamente e continue pelo caminho. Suba a rampa e vire à esquerda para subir as escadas. Você encontrará uma Carta sobre uma escrivaninha.
Desça as escadas e siga em frente. Passe pelo barco para encontrar mais um marco de pedra (Cairn).
No final do caminho, escale as paredes de madeira à direita. Quando chegar ao final, olhe para cima e agarre-se nas saliências da parede para continuar subindo. No topo, vá à direita e encontrará um Retransmissor.
Afrouxe a corda e desça, depois balance-se à direita em direção à planta e gere um eco quando estiver próximo. Agarre-se aos brotos, desça e depois siga para a direita até outra planta com brotos sob a sombra. No último broto, gere um eco e suba rapidamente até os brotos superiores e alcance um pistão no topo.
Continue subindo e puxe-se para a plataforma rochosa para recuperar resistência. Prenda um pistão e salte para a direita em direção aos insetos, deixando que eles o levem até o alto. Vá à esquerda e encontrará uma Carta sobre uma mesa.
Passe pela fenda na parede e atravesse a saliência. No final da plataforma, abaixe o gancho e desça (não enrole a corda) até encontrar outro marco de pedra (Cairn).
Puxe-se de volta para cima e entre no edifício, depois vire à esquerda. Na próxima curva, vire à direita para encontrar outro fresco.
Vire-se e volte pelo corredor, depois vire à direita para encontrar um buraco no chão. Coloque um pistão no piso e desça por esse buraco para encontrar uma concha.
Suba pela escada e siga até o outro lado da sala. Olhe para os móveis à direita para encontrar uma Carta sobre uma mesa.
Vire-se e desça as escadas. No caminho, encontrará outra Carta.
Volte até a saliência onde foi necessário passar pela fenda na parede e retorne ao mosquetão que o levou até ali. Salte para os insetos à direita e escale totalmente à direita até alcançar outra plataforma. Corra até o final da plataforma e agarre-se nas pedras da parede para escalar. Suba até o topo, coloque um pistão e balance-se em direção à escada.
Suba pela rampa à direita e encontrará outra Carta na lateral de uma cabana.
Vire-se e vá para o outro lado da área. Suba as escadas, entre no prédio e suba pelas duas escadas verticais. Você encontrará uma Carta sobre um banco.
Vire-se e localize a corda que leva de volta à área principal. Você precisa seguir por uma corda que leva a uma plataforma de madeira que se projeta da grande parede. Use seu companheiro para mostrar a direção, caso esteja perdido. Ao chegar, suba até o topo para alcançar a área final do capítulo. Antes de encerrar, olhe à direita para encontrar uma área de trabalho ao lado de um pilar com a última Carta.
Ao terminar, fique de pé e interaja com a plataforma circular para concluir o capítulo 3 parte 2 do nosso Detonado de Jusant.
Capítulo 4
Para começar, suba as escadas e prenda-se ao mosquetão. Gere um eco para ativar uma reação com a planta na parede e use os brotos para alcançar o outro lado. Do outro lado, suba as escadas e, ao final, olhe para cima para encontrar um gancho. Prenda sua corda e balance-se até o lado esquerdo.
Siga pelo caminho até o final e encontrará uma Carta sobre uma prateleira.
Volte, use o gancho novamente e balance-se até a plataforma de madeira acima. Suba as escadas para chegar a uma sala com uma grande porta trancada. Olhe à esquerda para encontrar um gancho na parede. Prenda sua corda e puxe-se até a borda da parede.
Alcance a borda mais à direita e salte em direção à outra saliência. Aqui, será apresentado um novo mecanismo: as Faíscas (Sparks), que podem ser invocadas com um eco. Quando cercado pelas Faíscas, você poderá saltar duas vezes, sendo que no segundo salto, elas o impulsionarão. Mire na saliência acima.
Siga para a direita, suba a escada e escale até a plataforma. Gire a válvula para abrir a porta abaixo. Desça e atravesse a entrada recém-aberta. Suba pela escada à esquerda, atravesse a prancha e encontrará um marco de pedra (Cairn) dentro da sala.
Saia da sala, mas em vez de atravessar de volta, vá para a esquerda e suba até a passagem à frente. Haverá uma escada que pode ser usada, mas também é possível subir com um salto duplo. Lá dentro, vire à esquerda e suba as escadas, depois à direita para encontrar uma concha.
No final do corredor, haverá uma Carta sobre uma mesa.
Passe pelo corredor ao lado da carta e siga até o final para encontrar um fresco.
Volte e, no mesmo corredor onde encontrou a carta, encontrará Faíscas. Chame-as com um eco e suba pela parede. Olhe para trás e verá uma ponte suspensa. Derrube-a com a corda e atravesse-a para encontrar uma Carta do outro lado.
Volte para o outro lado da ponte, olhe para cima e prenda-se ao gancho, depois balance-se para o outro lado. Siga o caminho e gire a válvula para abrir a porta. Suba pelas saliências na parede e depois pela escada. No topo, encontrará outra Carta.
Volte para onde derrubou a ponte, atravesse com o gancho e, desta vez, mire na parede com as Faíscas. Use-as para subir até uma sala pouco iluminada. Suba as escadas até uma sala ampla e vá até uma parede escalável. Suba até o topo e salte para a direita. Coloque um pistão se necessário.
À direita, encontrará Faíscas. Use-as para saltar e alcançar as rochas acima, depois vá à esquerda até a plataforma. Na plataforma, derrube a ponte e atravesse até encontrar uma Carta sobre uma escrivaninha.
À esquerda, perto dos degraus, haverá outra Carta.
Saia da sala, mas em vez de atravessar a ponte, escale a parede à direita até uma plataforma inclinada. À frente, haverá um gancho. Use-o para alcançar as rochas na parede. Gere um eco próximo às Faíscas, o que também ativará a planta azul acima. Salte e agarre-se à planta azul.
Você pode ir à esquerda ou à direita. Primeiro, vá para a esquerda e gere um eco para fazer brotos aparecerem que levam à saliência à esquerda. Puxe-se para cima e encontrará uma Carta na parede.
Volte para a planta azul e vá à direita. A planta se divide para cima e para a direita. Siga à direita, puxe-se para cima na plataforma, suba a escada e siga até o final. Gere um eco próximo à planta e use os brotos para ir à esquerda. No último broto, gere outro eco para ativar a próxima planta, salte até os brotos e suba.
Entre e suba pela parede de madeira, depois suba as escadas. Prenda-se ao mosquetão e suba usando os insetos (Pebbles). À esquerda, onde entra a luz do sol, há uma fenda, mas não é possível atravessá-la. Suba mais pela esquerda e salte à direita para encontrar um Retransmissor (Relay).
Prenda-se ao Retransmissor, use as Faíscas para subir e agarre-se às pedras. Continue até ver os insetos em movimento e agarre-se a um deles. Suba até o topo, vá em direção à luz azul e encontrará uma Carta na parede.
Gire a válvula para abrir a porta e siga o caminho para baixo até encontrar outro fresco.
Vire de costas para o fresco e vá à esquerda até a plataforma no canto da parede. Haverá uma corda levando para baixo. Desça e pegue o elevador do outro lado. Siga para dentro de uma caverna e olhe à esquerda para encontrar outro marco de pedra (Cairn).
Vire-se e siga em frente, ignorando a escada. No final do caminho, haverá um barco quebrado com uma concha dentro.
Vire-se e suba a escada próxima ao barco para encontrar uma Carta na parede.
Salte até a plataforma ao lado e corra até o outro lado para entrar em um corredor. Suba as escadas até uma sala grande e, à direita, encontrará outra Carta.
Suba mais uma escada para encontrar outra Carta.
Suba pela escada ao lado e gere um eco. Suba pelos brotos e olhe para a plataforma à direita. Prenda um pistão na parede e balance-se até a plataforma. Lá, olhe para cima e prenda a corda no gancho do teto. Balance-se até a plataforma à esquerda do gancho. Lá, encontrará uma Carta sobre uma escrivaninha.
Vire-se, prenda-se ao gancho e balance-se até a parede escalável. Chame as Faíscas e suba até os brotos. Agarre-se à planta azul e gere um eco para que ela o leve até a direita. Coloque um pistão e desça. Abaixo há uma ponte estreita e a entrada de uma caverna. Dentro dela, encontrará outro marco de pedra (Cairn).
Vire-se, atravesse a ponte e siga à esquerda. Suba a escada e corra para a esquerda. Ao redor da cabana, encontrará outra Carta.
Continue pela plataforma até encontrar uma planta na parede. Gere um eco e suba até o topo. Vá à esquerda e chame as Faíscas, salte duas vezes e agarre-se à planta azul. Prenda-se ao Retransmissor para recuperar a corda e a resistência, depois use os insetos para subir. Gere um eco se precisar que eles parem.
Chame as Faíscas no topo e salte duas vezes novamente. Mire nos insetos que se movem para a direita e siga até alcançar o chão firme. Caminhe pela borda e prenda-se ao mosquetão na parede para descer. Vá até a plataforma com a planta azul e entre na caverna. Lá dentro, encontrará o Altar.
Volte para fora e suba pela planta azul. Escale as paredes até entrar em um corredor. Ao sair, olhe à esquerda para encontrar outro marco de pedra (Cairn).
Avance e atravesse a ponte. Do outro lado, agarre-se às plantas, gere um eco e suba. Coloque um pistão e salte em direção aos ganchos na parede. Chame as Faíscas para subir até os insetos.
Acima dos insetos, haverá um Retransmissor. Use-o para recuperar a corda e a resistência, depois siga à direita até as duas plantas azuis. Suba pela que está acima da outra e gere um eco para que ela o leve para cima. Uma vez lá, gere outro eco e use os brotos para ir à direita, depois use as Faíscas até o próximo Retransmissor.
Lá, use a planta azul e escale até o topo. Passe pela fenda na parede e vá totalmente à direita para encontrar outro fresco.
Volte para fora e, desta vez, vá para o lado oposto. Escale as pedras da parede até o topo, depois vá à direita. No extremo direito, coloque um pistão e balance-se até a plataforma com a escada. Lá, olhe para cima, prenda-se ao gancho e balance-se até as pedras na parede. Suba até a direita até alcançar a plataforma de madeira e puxe-se para cima.
Haverá uma Carta logo ao lado.
Use a corda nesta área para alcançar outra plataforma circular. À esquerda, encontrará outra Carta. Vá até o final da plataforma e olhe para cima para encontrar um gancho. Balance-se até a escada e continue subindo com os insetos. Ao chegar à próxima plataforma, derrube a ponte e encontrará outra Carta na parede.
Use o gancho próximo à parede para alcançar o outro lado. Siga em frente e encontrará outra concha próxima a alguns tanques azuis.
Olhe para o andaime pequeno à frente e encontrará outra Carta.
Vire-se, suba a rampa e use a corda para chegar à plataforma do outro lado. Suba a rampa e pegue o elevador. Siga pelo corredor até o final. Encontre um ponto para prender-se ao mosquetão e suba pela rachadura na parede, depois salte à esquerda. Olhe para cima e prenda-se ao gancho para alcançar o outro lado e derrube a ponte. Pegue o elevador e, atrás de você, encontrará um gancho. Balance-se até a plataforma em frente para encontrar outro marco de pedra (Cairn).
Balance-se de volta para o outro lado e suba as escadas. Gere um eco próximo à planta e suba pelos brotos. Há outra planta acima, mas é possível pular direto se quiser. No topo, vá à esquerda e coloque um pistão. Balance-se até a planta azul, gere um eco e suba por ela.
Por fim, interaja com a plataforma circular para concluir o Capítulo 4 do nosso Detonado de Jusant.
Capítulo 5
Você começa o capítulo em uma montanha no meio de uma tempestade. Corra para a direita e alcance o topo da encosta. Suba pelos degraus na parede e, ao chegar ao topo, um aviso aparecerá no canto superior direito indicando que você pode usar o vento a seu favor. Pule na direção do vento e você conseguirá alcançar os degraus acima.
Em seguida, mova-se para a parede à direita e, mais uma vez, será necessário pular com o vento para alcançar os degraus acima. Continue subindo e prenda-se ao Retransmissor (Relay) para recuperar o comprimento da corda e a resistência.
Suba pelos degraus até o topo e aguarde o vento soprar para a esquerda. Você pode se orientar pelos birutas na parede. Quando elas apontarem para a esquerda, pule e segure os gatilhos para se agarrar às pedras à esquerda.
Continue subindo para a esquerda até uma biruta e aguarde o vento soprar para a direita, depois agarre-se às pedras. Prossiga até outra biruta e, com o vento a favor, pule até o próximo Retransmissor.
Prenda-se ao Retransmissor e suba, seguindo até a direita. Esse caminho leva a um ventilador giratório. Coloque um pistão e espere uma das pás passar próximo, agarre-se a ela e prenda-se ao Retransmissor à direita. Aguarde outra pá e use-a para subir até as pedras, degraus e corda azul.
Suba pela corda azul até alcançar outro ventilador giratório. Acima, há outro ventilador. Aqui, o caminho se divide em dois. Indo à esquerda, há um atalho, mas você perderá itens colecionáveis. Para fins deste guia, siga pela direita.
Agarre-se a uma das pás do ventilador superior e, quando estiver próximo da posição de 1 hora, pule para a direita. Agarre-se às pedras e coloque um pistão, depois salte até a planta azul. Como sempre, fique atento à direção do vento e pule a favor.
Suba pela planta azul, puxe-se para cima e suba pela escada. Suba pela rampa de madeira e, à direita, encontrará uma concha dentro de um vaso quebrado.
À esquerda, encontrará uma Carta.
Suba pela rampa de madeira ao lado da carta para encontrar um marco de pedra (Cairn).
Desça e encontrará um fresco no final da caverna.
Volte para fora e vire à direita para encontrar um mosquetão. Prenda-se e desça até o Retransmissor. Prenda-se nele e olhe à esquerda. Você verá uma plataforma ao longe e um ventilador girando no caminho.
Balance-se em direção ao ventilador, espere a pá ir para a esquerda e suba pelos degraus, depois prenda-se ao Retransmissor. Desça um pouco segurando o botão de salto enquanto mira à esquerda para alcançar a plataforma. Você encontrará a segunda concha nesta plataforma.
Para voltar, prenda sua corda ao gancho acima, próximo ao Retransmissor. Você pode segurar o botão de salto para ganhar impulso. Prenda-se novamente ao Retransmissor e, desta vez, suba.
Espere o vento soprar para cima e pule até a corda azul. Suba e, no topo, gere um eco para fazer brotos surgirem. Suba pelos brotos, vá para a direita e prenda-se ao Retransmissor.
Suba, faça brotos surgirem novamente e continue até alcançar o chão firme. Entre no edifício, siga em frente e vire à esquerda para descer as escadas. No fim, encontrará outro fresco.
Antes de sair, observe os degraus iluminados por luz quente. Haverá uma Carta na parede.
Saia e atravesse a borda para o outro lado. Perto da cabana, encontrará outra Carta dentro de uma tina. Essa carta desbloqueia a conquista Leitor Ávido (Avid Reader) se você pegou todas as demais que não fazem parte dos Diários de Bianca.
Vire-se e suba pela rachadura na parede. Ao chegar ao topo, observe o vento e pule até os degraus. Em seguida, suba pela planta azul e gere um eco para subir com ela. Aguarde o vento e pule até os degraus, depois suba pela planta azul até o Retransmissor. Siga por esse caminho até o topo, entre e passe pela fenda na parede.
À direita, você verá uma tenda com uma mesa e uma Carta em cima.
À esquerda, próximo à fenda, haverá um buraco no chão. Desça por ele e encontrará outra Carta sobre uma bancada.
Continue por esse caminho até o final e encontrará um fresco.
Volte e saia para o lado de fora, depois vire à esquerda. Você verá o ícone do gancho no topo da tela. Puxe-se para cima e agarre-se à madeira na parede. Pule com o vento para alcançar a parede acima. Novamente, pule com o vento e mire na planta azul, depois gere um eco. Agarre-se à borda de madeira e siga à direita, depois continue agarrando-se às fendas na parede.
Suba e prenda-se ao Retransmissor. Ao invés de continuar subindo, solte um pouco a corda e mire em uma abertura na parede com uma planta azul. Lá dentro, você encontrará o Altar e a última concha. Você receberá duas conquistas se tiver coletado todos os altares e conchas anteriores.
Se você não viu, a concha está à esquerda da entrada, junto à parede. Volte para fora e suba pela planta azul até retornar ao Retransmissor. Continue subindo e escale a grande parede até o topo.
No topo, vire à esquerda duas vezes e encontrará o último marco de pedra (Cairn) e colecionável. Parabéns!
Por fim, interaja com a plataforma circular. Normalmente isso encerraria o capítulo, mas ainda há um minijogo rápido após a cena. Você deve escalar o Ballast gigante. Embora pareça intimidador, o percurso é curto e basta alcançar a cabeça do Ballast para concluir o capítulo 5 do nosso Detonado de Jusant.
Capítulo 6
Comece descendo em direção à torre até alcançar uma colina onde só é possível continuar pela encosta à esquerda. Ao chegar à parte inferior, em vez de seguir diretamente para a torre, vire-se e vá até o grande Ballast coberto de neve. Ao se aproximar dele, gere um eco para desbloquear a conquista Memória Desperta (Awakened Memory). Enquanto o eco está ativo, pressione qualquer um dos botões de gatilho usados para escalar, abraçando o Ballast. Isso desbloqueia a conquista Um Breve Brilho (A Faint Glimmer).
Continue em direção à torre, mas não entre por enquanto. Aproprie-se das pedras ao lado da entrada. Ao pisar sobre o bloco de pedra, uma cena curta será ativada, na qual o personagem guarda o Ballast em sua mochila.
Com isso feito, suba pelos blocos de pedra e agarre-se às fendas na parede. Escale até a fenda no canto superior esquerdo e salte em direção à que está acima, também à esquerda.
As próximas fendas estarão à sua direita. Desça até a fenda inferior direita e salte para a direita. Suba pelas fendas acima, depois vá até a mais à esquerda e salte para a esquerda. A partir daí, mova-se para a esquerda até alcançar uma abertura na parede.
Ao entrar, siga até a saída do outro lado da torre e prenda um pistão na parede. Puxe-se e balance-se até as fendas à direita.
Deste ponto, realize um salto duplo até as fendas à direita e escale até a fenda no canto superior esquerdo. Coloque um pistão e realize outro salto duplo para cima. Agarre-se à próxima fenda e continue à esquerda, depois suba.
Continue à esquerda, coloque outro pistão e balance-se até as fendas do lado esquerdo. Siga até o final da esquerda e suba até o próximo conjunto de fendas. A partir daí, vá totalmente para a direita e entre na abertura da parede. Lá dentro, prenda um pistão e balance-se em direção às escadas. Suba por elas e saia pela abertura.
Prenda outro pistão na parede e escale as fendas à esquerda. Vá até o topo e salte para a direita. Em seguida, vá até o limite direito e salte mais uma vez para a direita. É possível posicionar um pistão aqui, caso não se sinta seguro.
Salte para as fendas acima e depois para as da esquerda. Coloque outro pistão e balance-se até as fendas à extrema esquerda. Continue por esse caminho até alcançar uma abertura na parede. Recupere sua resistência, coloque um pistão e continue pelas fendas à direita.
Salte até as fendas à esquerda e siga subindo. Puxe-se para cima e continue até o final do caminho. Isso marca o fim do capítulo final.
A partir daqui, você poderá revisitar qualquer capítulo anterior e coletar os itens que tiver deixado para trás.
Com isso, terminamos o nosso Detonado de Jusant com todos os colecionáveis do jogo.