O ator Will Smith anunciou nesta sexta-feira (1) a sua renúncia como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas após o tapa dado em Chris Rock na cerimônia do Oscar 2022.
Em um comunicado divulgado pela Variety, o ator afirma que as suas ações machucaram não só Chris Rock, mas todos aqueles presentes no evento e que estavam assistindo a premiação.
“A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público em casa”, disse o ator. “Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores da oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido.”
Smith ainda complementa afirmando que deseja que o foco retorne para aqueles que foram celebrados pela premiação. “Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que eu nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”.
Pouco antes de vencer o Oscar de Melhor Ator pelo seu papel em King Richard, Will Smith deu um tapa em Chris Rock após o comediante fazer uma piada com a sua esposa, Jada Pinkett Smith, que optou por raspar o cabelo por conta de uma condição conhecida como alopecia, que provoca a perda de cabelo.