Sauron, o principal antagonista em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, possui diversos nomes ao longo da história de Tolkien. Em O Senhor dos Anéis, Sauron é conhecido como o grande vilão que busca o Um Anel, enquanto Frodo Bolseiro e a Sociedade tentam destruí-lo. Os Anéis de Poder retrata a ascensão de Sauron milhares de anos antes da trilogia de Peter Jackson, mostrando como ele forjou os Grandes Anéis.
No material original de J.R.R. Tolkien, Sauron é um dos seres mais antigos da Terra-média, assumindo diferentes nomes e disfarces ao longo de milênios. Como Maia, Sauron tinha o poder de mudar de forma, o que permitia que ele enganasse outros seres e assumisse diferentes identidades. Seu nome mais famoso, Sauron, vem da língua élfica Quenya e significa “o Abominável”. Os Anéis de Poder começa a explorar algumas dessas identidades, além de introduzir novas.
Nome original de Sauron antes de Os Anéis de Poder
Antes de se tornar conhecido pelos Elfos como tenente de Morgoth, Sauron tinha o nome original de Mairon, que significa “o Admirável”. Mairon, enquanto vivia em Valinor, era obcecado por ordem, o que mais tarde motivou seu desejo de controlar a Terra-média. Ele admirava Melkor, que mais tarde se tornaria o primeiro Senhor do Escuro, Morgoth, devido ao seu grande poder. Assim, Mairon se tornou o servo mais confiável de Morgoth, passando a ser conhecido pelos nomes Sauron e Gorthaur, que significa “pavor” na língua Sindarin.
Nomes de Sauron em Os Anéis de Poder
No primeiro episódio de Os Anéis de Poder, Sauron assume o nome de Halbrand. Este é um novo disfarce criado pela Prime Video para adicionar nuances à enganação do Senhor do Escuro. Halbrand é um humano, e Sauron usa essa forma para fingir ser um rei perdido das Terras do Sul, que eventualmente se torna Mordor.
Na segunda temporada de Os Anéis de Poder, Sauron aparece como Annatar, o Senhor dos Presentes. Como Annatar, Sauron se transforma em uma forma bela para tentar seduzir os Elfos. Com Celebrimbor e os ferreiros, Annatar forja os Anéis de Poder e secretamente cria o Um Anel, com o objetivo de controlar Elfos, Anões e Homens. Na versão dos eventos apresentada em Os Anéis de Poder, Sauron faz Celebrimbor acreditar que Annatar é um emissário dos Valar, enganando o Elfo duas vezes.
Eventualmente, Sauron se rende aos Númenóreanos, utilizando sua astúcia para rapidamente se tornar conselheiro do rei, Ar-Pharazôn. Em Númenor, Sauron é conhecido como Zigûr, que significa “feiticeiro”, e usa sua posição para converter muitos Númenóreanos à escuridão. Os Anéis de Poder provavelmente mostrará como Sauron corrompe o rei de Númenor e o convence a atacar Valinor, culminando na destruição de Númenor na Segunda Era e na morte da forma física de Sauron, embora seu espírito sobreviva, levando aos eventos de O Senhor dos Anéis.
Se passando milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, a série ocorre durante o período conhecido como a Segunda Era da Terra Média, mostrando a ascensão de Sauron ao poder e a criação dos Anéis do Poder. A produção foi criada por J. D. Payne e Patrick McKay com base na obra de J. R. R. Tolkien.
Confira também:
- Sutil detalhe em Anéis de Poder se conecta com uma das mais icônicas cenas de A Sociedade do Anel
- Qual a idade de Adar em O Senhor dos Anéis: Os Anéis?
- Tudo que você precisa saber sobre o Mundo Invisível de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
- Quem é Annatar? Saiba tudo sobre a nova forma de Sauron em Os Anéis de Poder
- O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder terá uma 3ª temporada?