Este é o significado das cores dos Sabres de Luz de Star Wars

Em Star Wars não há dúvidas de que aquilo que mais chama atenção do público, principalmente dos mais novos, são os sabres de luz. Essas armas são utilizadas por Jedi, cavaleiros da luz sensíveis à Força e protetores da paz e pelos Sith, seres que também são sensíveis à Força mas são movidos pelo ódio e vingança. Mas qual o significado das cores dos Sabres de Luz de Star Wars?

Você já se perguntou o motivo dos Siths serem os únicos a utilizarem sabres de luz vermelhos? Se isso tem uma explicação plausível por trás ou se essa cor serve apenas para simbolizar a vilania deles? Se formos parar para pensar, existe uma explicação para quase tudo no universo de Star Wars, então esse tipo de questionamento é completamente válido.

O Universo Expandido de Star Wars é cheio de pequenos detalhes que influenciam na história da saga e trazem vários detalhes ao público que, por mais que eles sejam pequenos, são bem interessantes.

Em meio a todas as peças metálicas que constituem o punhal de cada Sabre de Luz, existe um cristal chamado de cristal kyber, que pode vir em várias cores diferentes, e a cor do sabre de luz será a mesma do cristal kyber.

Sabre de Luz Azul

Os sabres de luz azuis e vermelhos apareceram pela primeira vez em Star Wars: Uma Nova Esperança (Episódio IV). A arma de cor azul é associada aos Jedi.

Não é a única cor que os cavaleiros usam, mas é a mais comum entre eles e o significado da cor deste sabre de luz é a representação da razão e da bravura, simbolizando parcialmente a crença dos Jedi.

A cor azul nos sabres de luz já foi utilizada por personagens como Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Luke Skywalker e Tera Sinube. No Universo Expandido de Star Wars, essa cor é associada a um Guardião Jedi.

Sabre de Luz Verde

A cor verde de Sabre de Luz é a segunda cor mais comum que vemos os Jedi utilizarem em suas armas.

Em Star Wars, o significado do Sabre de Luz Verde é associado àqueles que valorizam a concordância, a harmonia, são úteis, cooperativos, espirituosos e demonstram boa vontade.

Geralmente nós vemos um sabre de luz verde em posse de Jedi mais sábios como Yoda, Qui-Gon-Jinn e Luke Skywalker. Mas não é raro de ver sabres de luz com essa cor nas mãos de padawans, como foi o caso de Ahsoka Tano, que utilizava um par de sabres verdes.

No Universo Expandido, sabres de luz verdes remetem a um Jedi Consular.

Sabre de Luz Vermelho

Essa é a cor do sabre de luz que representa os Sith. Ao contrário dos Jedi, que possuem uma conexão com os cristais kyber podendo fazer eles mudarem de cor, os Sith não foram capazes de descobrir uma maneira de estabelecer uma conexão com os cristais. Sendo assim, eles tiveram que ou roubar os cristais kyber de alguém ou achar outra maneira de construir seus sabres de luz.

O processo para que o cristal kyber dos Sith fique vermelho é conhecido como “sangramento”, e consiste no usuário concentrar todo o seu ódio, medo e outras emoções negativas no cristal, fazendo com que ele “sangre” e fique vermelho.
No Universo Expandido de Star Wars, os Sith não podiam utilizar cristais kyber em seus sabres de luz, então eles faziam uma versão sintética desses cristais, que por sua vez eram vermelhos.

Os usuarios de sabres de luz vermelhos eram, em sua maioria, lordes Sith, como Darth Vader, Conde Dookan, Darth Maul, Darth Sidious e Kylo Ren. Claro, incontáveis outros personagens já utilizaram essa coloração em suas armas, mas os citados acima são apenas os mais conhecidos entre eles.

Hoje, os fãs estão esparando uma explicação do por quê Rey apareceu com um sabre de luz duplo vermelho no trailer de Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker.

Sabre de Luz Roxo

Uma cor rara que também é utilizada pelos Jedi, e o primeiro personagem que nos vêm à cabeça quando falamos em um sabre de luz roxo é Mace Windu.

O sabre de luz roxo que Mace Windu possui foi um pedido pessoal de Samuel L. Jackson, só porque a cor favorita dele é roxo. Mas isso não significa que essa cor não tenha nenhum fundamento.

No Universo Expandido de Star Wars, a cor indica ambiguidade moral, incerteza e reconstrução, pois afinal o roxo é uma combinação de vermelho e azul, ou seja, um sabre de luz roxo mostra que seu usuário tem uma certa afinidade com ambos os lados da luz e sombrio da Força.

O sabre roxo de Windu apareceu pela primeira vez em Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones e foi perdido quando caiu de um prédio por Anakin ter interferido no confronto entre Windu e Darth Sidious em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith.

Sabre de Luz Amarelo

O sabre amarelo é utilizado por guardas de Templos Jedi, que carregam um sabre de luz de duas lâminas, uma em cada lado do pequeno bastão. Não se sabe muito sobre essa cor em particular, então só podemos pensar que ou ela só existe para distinguir os guardas de templos de outros Jedi comuns ou se o cristal kyber escolhe os guardas ao assumir a tonalidade amarela.

Personagens como Asajj Ventress e a própria Ahsoka já estiveram em posse de um sabre de luz amarelo.

No Universo Expandido, sabres de luz amarelos eram usados por sentinelas Jedi, e qando o Jedi ancião Jaden Korr purificou um cristal kyber vermelho, o cristal ficou amarelo.

Sabre de Luz Laranja

A mais nova adição ao cânone de Star Wars são os sabres de luz de cor laranja, isso graças ao game lançamento STAR WARS Jedi: Fallen Order. No começo, a cor foi revelada e e era apenas um incentivo para quem fizesse a pré-venda do jogo, então a tonalidade não recebeu uma “história” ainda.

No Universo Expandido de Star Wars, as lâminas incandescentes alaranjadas já foram utilizadas algumas vezes por Lordes Sith e por Jedi Renegados, mas no novo cânone não há nenhuma indicação do que essa cor signifique (pelo menos ainda).

Sabre de Luz Branco

Os sabres de luz brancos foram usados por Ahsoka Tano e são provas que ela não é mais uma aprendiz da Força.

Ahsoka pegou os cristais kyber do sabre de luz do Sexto Irmão, um Inquisitor que ela matou durante a ocupação Imperial em Raada enquanto ela estava se escondendo depois da queda da Ordem Jedi.

Originalmente, os cristais do Inquisitor formavam sabre vermelho, mas Ahsoka purificou os cristais kyber dele usando a Força fazendo com que eles virassem brancos, o que passou a representá-la como um indivíduo autônomo já que ela não era mais uma afiliada aos Jedi e não tinha nenhuma afinidade com o lado sombrio.

Ahsoka colocou esses novos cristais em suas duas armas, no seu sabre de luz comum e na sua sabre shoto (uma versão menor do sabre de luz padrão).

Sabre de Luz Preto

O sabre de luz preto (ou Sabre Negro) é uma lâmina única criada por Tarre Vizsla, o primeiro Mandaloriano. O sabre negro tem uma lâmina única, que é mais curta do que a maioria dos sabres de luz comuns e afiada como uma espada tradicional.

Depois da morte de Vizsla, o Sabre Negro foi mantido no Templo Jedi, mas foi roubado por membros da Casa Vizsla.

O Sabre Negro se tornou um símbolo de liderança para os Mandalorianos e, de acordo com o costume deles, o único jeito de tomar posse dessa arma é derrotando seu antigo dono em combate.

Outras cores de Sabre de Luz

Todas as cores acima fazem parte da história canônica de Star Wars, mas existem muitas outras cores que não chegaram lá ainda e permanecem apenas como parte do Universo Expandido.

Lá, outros cristais sem ser os kyber podem ser utilizados para constuir sabres de luz, e como de costume, a cor do sabre será a mesma do cristal utilizado. Sendo assim, o Universo Expandido de Star Wars já viu várias outras cores de sabres de luz, como prata, ciano, dourado, bronze e várias outras.

Considerando que vários elementos do Universo Expandido andam chegando no cânone de Star Wars ultimamente, não é impossível que novas cores de sabres de luz também cheguem em um futuro próximo, não é mesmo?

Giovanne Marrone

Apaixonado por games desde que se conhece por gente, Giovanne Marrone é redator no Critical Hits e se aprofunda nesse mundo gamer e aprende mais sobre ele todos os dias. Além disso, tem sede por competitividade em jogos FPS e faz lives com frequência.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade