Quem é melhor, Game of Thrones ou Lord of the Rings? Essa é uma pergunta que gera uma discussão imensa, mas a grande verdade é que o primeiro tem fortes inspirações no segundo, e o final do primeiro provavelmente terá elementos encontrados no segundo livro, pelo menos segundo o seu autor, George R. R. Martin.
Em entrevista ao site The Observer, Martin comentou que sempre amou Lord of the Rings e que, uma de suas passagens favoritas, é o Expurgo do Condado, o penúltimo capítulo do terceiro livro.
Caso você não lembre, nele, os a guerra pela Terra Média já acabou, e os Hobbits finalmente voltam para casa, para descobrir que o Condado foi tomado por estrangeiros, comandados por Saruman. Após tantas aventuras e, principalmente, após descobrirem que eles poderiam sim se defender, os Hobbits enfrentam o invasor e os derrotam, numa das melhores histórias anti-climáticas de todos os tempos.
“Eu já comentei anteriormente que o tom do final que eu quero é algo conflitante. Quer dizer, não é segredo para ninguém que Tolkien é uma grande influência para mim, e eu amo o jeito que ele encerrou Lord of the Rings. O livro termina com uma vitória, mas uma vitória amarga. Frodo nunca vai ser o mesmo novamente, e ele tem que partir para as Undying Lands enquanto todos os outros continuam vivendo suas vidas”.
Martin também comentou que o final ainda não foi escrito, mas tendo em vista o tom que ele quer, dá para se imaginar que seja algo como “o mundo vai ser salvo, mas a que custo?”, com provavelmente alguns (ou vários) personagens importantes morrendo, meio que como aconteceu no final de Harry Potter, quando JK Rowling matou todo mundo que ela não tinha matado durante os sete livros.
O que vocês acham dessa ideia de final para Game of Thrones? A franquia ainda tem dois livros para serem publicados, “Os Ventos do Inverno” e “Um sonho de primavera”. O primeiro provavelmente chega no ano que vem, já o segundo, provavelmente nem Martin sabe.