Stranger Things esclarece no Volume 2 da quinta temporada a origem do maior trauma da vida de Henry Creel. A série apresenta a caverna como um espaço traumático dentro das memórias de Henry, um local que nem mesmo ele se sente capaz de atravessar, o que desperta a curiosidade de Max e, depois, de Holly.
O Volume 2 revela que esse medo nasce de um episódio violento da infância de Henry, preservado em sua mente como uma lembrança fragmentada e brutal, que ajuda a explicar sua transformação e sua relação com o Mundo Invertido e com o Abismo.
O encontro na caverna e o trauma de Henry

A memória revelada em “A fuga de Camazotz” mostra Max e Holly explorando além do refúgio criado dentro da mente de Henry. A busca leva as duas a um sistema de túneis subterrâneos, onde encontram sinais claros de violência, como sangue espalhado e sons de alguém respirando com dificuldade.
Nesse momento, surge a figura de um homem armado, claramente em pânico, segurando uma maleta. A cena cria a impressão inicial de que ele percebe a presença das meninas, mas logo fica claro que sua reação é dirigida a um jovem Henry, que entra na caverna vestindo o uniforme dos escoteiros e tenta oferecer ajuda. O encontro termina de forma trágica, com o homem atirando na mão do garoto e Henry reagindo com uma pedra até matar o agressor
A identidade do homem

A série não revela diretamente quem é o homem morto por Henry, mas essa lacuna é preenchida por Stranger Things: The First Shadow, peça teatral que aprofunda eventos anteriores à série. Na produção, o homem era um cientista russo que atuava como espião próximo a uma base militar no estado de Nevada.
A peça detalha que Henry desapareceu por cerca de 12 horas quando tinha oito anos e foi encontrado próximo a uma caverna, ferido e sem memória do que havia acontecido. No mesmo período, o espião russo desapareceu e foi encontrado morto no mesmo local.
O conteúdo da maleta

Stranger Things sugere que a maleta carregada pelo cientista continha tecnologia militar ligada à Dimensão X (ou Abismo). Embora a série não mostre explicitamente o conteúdo, fica claro que o objeto tinha ligação com experimentos envolvendo outras realidades.
O contato de Henry com essa tecnologia o transporta temporariamente para a Dimensão X, onde ele entra em contato com a entidade que mais tarde seria conhecida como o Devorador de Mentes.
Confira também:
- Os melhores filmes da Marvel e da DC
- 10 melhores K-Dramas para iniciantes
- As melhores sagas do Batman
- As melhores sagas do Superman
- As melhores sagas da Mulher-Maravilha
- As melhores sagas do Asa Noturna

