O livro que Odete Roitman lê em Vale Tudo é O Perigo de Estar Lúcida, da escritora espanhola Rosa Montero. A cena em que a personagem, vivida por Débora Bloch, aparece com a obra nas mãos foi exibida no capítulo do sábado (6), e rapidamente impulsionou as vendas do título no Brasil.
Logo após a exibição da cena, O Perigo de Estar Lúcida alcançou o top 5 de livros mais vendidos no site da Amazon Brasil no domingo (7). No dia seguinte, segunda-feira (8), o título conquistou o 1º lugar na categoria “Livros de Literatura Europeia”, demonstrando a forte influência da novela sobre os hábitos culturais dos telespectadores.
Não é a primeira vez que Vale Tudo insere livros de forma orgânica na trama. Personagens como Celina, interpretada por Malu Galli, também costumam ser vistas lendo, o que vem despertando o interesse do público por literatura.
Sobre o livro que Odete Roitman lê em Vale Tudo: “O Perigo de Estar Lúcida”
Publicado em novembro de 2023, O Perigo de Estar Lúcida mescla a experiência pessoal da autora com estudos nas áreas de psicologia, neurociência e literatura, além de memórias de grandes nomes da arte e do pensamento. Rosa Montero propõe uma análise profunda das conexões entre criatividade e instabilidade mental, revelando como a mente criativa pode ser, ao mesmo tempo, um terreno fértil e perigoso.
A obra apresenta a teoria da “tempestade perfeita”, onde fatores químicos e contextuais únicos se combinam para gerar uma explosão criativa. Rosa relata como, por anos, transitou entre o equilíbrio e a loucura, oferecendo ao leitor uma reflexão instigante e sensível.
Você pode assistir a Vale Tudo na Globo ou no Globoplay.