Um dos acontecimentos mais importantes do episódio 5 da segunda temporada de House of the Dragon foi Aemond Targaryen sendo escolhido como Regente no lugar de Alicent, uma decisão que traz implicações significativas para o futuro da Dança dos Dragões.
Após a divisão entre Pretos e Verdes, a Batalha de Pouso de Gralhas resultou no mais devastador conflito da série até agora, com a morte de Rhaenys Targaryen e seu dragão, enquanto o Rei Aegon II e seu dragão foram gravemente feridos. Os Verdes escoltam Aegon de volta à Fortaleza Vermelha para iniciar sua recuperação e decidiram que o real estado do rei deveria ser mantido em segredo.
No entanto, como o reino não podia ficar sem um governante, o pequeno conselho teve que escolher quem substituiria temporariamente o jovem rei. A primeira a se apresentar como opção é Alicent Hightower, que junto com o seu pai, Otto Hightower, governaram Westeros durante o final do reinado de Viserys. Mas assim como aconteceu com Rhaenyra, o conselho não enxerga com bons olhos ter uma mulher no poder, ainda mais em um momento de guerra.
Assim, em vez de Alicent, eles escolhem quem teoricamente seria o próximo na linha de sucessão, Aemond Targaryen, que além de montar Vhagar, o maior dragão vivo de House of the Dragon, foi o grande responsável pela vitória na Batalha de Pouso de Gralhas. Mesmo Criston Cole, que vive um romance com Alicent, apoiou a decisão de que Aemond deve governar Westeros, já que seus interesses têm se alinhado frequentemente durante a guerra.
Sobre o futuro de Aemond, mesmo que uma das cenas no final do episódio 5 o mostre olhando para o Trono de Ferro, ele ainda não é rei. Para isso, seria necessário que Aegon II de fato morresse, mas como isso ainda não aconteceu, seu título agora é de Príncipe Regente. Algo similar ocorreu no começo de Game of Thrones, quando Ned Stark foi nomeado no testamento de Robert Baratheon como Lorde Regente de Joffrey.
Na prática, mesmo só com o título de regente, Aemond terá todo o poder de um rei e deve continuar a travar a guerra com o apoio de Criston Cole. Agora que Pedra do Dragão ficou mais isolada com o domínio dos Verdes pela costa, Aemond e Cole voltarão suas atenções para as Terras Fluviais, onde o Daemon está reunindo um exército em Harrenhal.
Usando como base o livro Fogo & Sangue, House of the Dragon é a primeira série derivada de Game of Thrones. A história se passa quase 200 anos antes dos eventos das Crônicas de Gelo e Fogo, mostrando as intrigas da Casa Targaryen e o conflito conhecido como A Dança dos Dragões.
House of the Dragon está disponível exclusivamente na HBO Max.
Confira também:
- Rhaenys poderia ter sobrevivido em House of the Dragon?
- Entenda as motivações de Aemond na Batalha de Pouso de Gralhas em House Of The Dragon
- Rhaenyra morre na Dança dos Dragões de House of the Dragon?
- Quem é Daeron Targaryen, o quarto filho de Alicent em House of the Dragon
- Entenda o significado e as referências da nova abertura de House of the Dragon