A história real de Natalia Grace voltou a ganhar destaque com a estreia da série Uma Família Perfeita, da Hulu, estrelada por Ellen Pompeo como Kristine Barnett. A produção dramatiza um dos casos de adoção mais controversos dos últimos anos, envolvendo a adoção de uma menina ucraniana com nanismo e a acusação de que, na verdade, ela seria uma mulher adulta fingindo ser criança.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
O que muitos espectadores querem saber é: os pais adotivos de Natalia, Kristine e Michael Barnett, chegaram a ser presos? A seguir, reunimos tudo o que se sabe sobre os desdobramentos judiciais do caso.
Quem é Natalia Grace?
Natalia Grace nasceu em 2003, na Ucrânia, e foi adotada pela primeira vez em 2008 pelo casal Dyan e Gary Ciccone, que morava em New Hampshire, nos Estados Unidos. Contudo, após apenas dois anos, os Ciccone desistiram da adoção, alegando que o comportamento da menina era problemático.
Em 2010, ela foi adotada por Kristine e Michael Barnett, residentes em Indiana, que acreditavam estar acolhendo uma menina de seis ou sete anos com uma condição rara de nanismo. No entanto, pouco tempo depois, os Barnetts começaram a suspeitar de que Natalia não era uma criança, mas sim uma adulta disfarçada.
As alegações dos Barnetts
Kristine e Michael afirmaram que Natalia apresentava características físicas incompatíveis com a idade que constava nos documentos, como pelos pubianos, dentes permanentes e sinais de menstruação. Eles também a descreveram como uma ameaça à família, alegando que ela teria tentado envenenar Kristine, escondia facas e exibia comportamentos violentos.
Com base nessas alegações, o casal entrou com um pedido na Justiça de Indiana, em 2012, para alterar a data de nascimento de Natalia de 2003 para 1989 — o que legalmente a tornava uma adulta de 22 anos. O pedido foi aceito, e pouco depois, Natalia foi deixada sozinha em um apartamento em Lafayette, enquanto os Barnetts se mudaram para o Canadá com seus três filhos biológicos.
Natalia Grace responde às acusações
Anos depois, Natalia deu sua versão dos fatos na série documental O Curioso Caso de Natalia Grace: Natalia Fala, exibida pelo canal Investigation Discovery. Na produção, ela relata ter sido vítima de maus-tratos dentro da casa dos Barnetts, incluindo agressões físicas com cinto e spray de pimenta, especialmente por parte de Kristine.
Ela também afirma que sempre foi uma criança e que teve sua idade manipulada injustamente pelos pais adotivos para justificar o abandono. “Eles ignoraram tudo o que apontava para a verdade só para criar essa mentira absurda”, declarou Natalia.
Houve prisão dos pais adotivos?
Apesar da gravidade das acusações, nenhum dos dois pais adotivos cumpriu pena de prisão. Kristine e Michael Barnett foram formalmente acusados em 2019 de negligência de dependente — anos após o episódio judicial que alterou a idade de Natalia.
Em 2022, Michael foi considerado inocente das acusações. Já os processos contra Kristine foram arquivados em 2023, após Michael testemunhar em sua defesa durante a fase pré-julgamento.
Kristine chegou a se manifestar em redes sociais sobre o assunto. Em uma postagem no Facebook — posteriormente apagada — ela declarou:
“Se tivesse havido qualquer abuso ou evidência disso, eu teria sido condenada e estaria presa.”
Onde estão os Barnetts hoje?
Desde o escândalo, a vida dos Barnetts seguiu caminhos distintos. O casal se divorciou em 2014. Michael apareceu na série documental expressando arrependimento:
“Eu me culpo por não ter sido mais forte.”
Kristine, por outro lado, tem se mantido longe dos holofotes. Ela escreveu um livro em 2013, The Spark: A Mother’s Story of Nurturing, Genius, and Autism, sobre a criação do filho Jacob, considerado prodígio. Segundo registros de 2019, ela estaria vivendo na Flórida.
E onde está Natalia Grace agora?
Depois de deixar o apartamento em Lafayette, Natalia passou a viver com a família Mans, que a adotou legalmente em 2023. No entanto, ela deixou o lar no final do mesmo ano, alegando que o ambiente era controlador e restritivo.
Atualmente, Natalia mora com a família DePaul, em Nova York, e parece finalmente viver em um ambiente mais estável. Ela afirma que está reconstruindo sua vida após anos de traumas:
“É uma bênção estar viva. Eu me sinto livre.”
Confira também:
- Os melhores filmes da Marvel e da DC
- Séries que você precisa assistir se gostou de Virgin River
- Séries que você precisa assistir se gostou de 1992
- K-Dramas que você precisa assistir se gostou de Meninos Antes de Flores
- Séries que você precisa assistir se gostou de Irracional