InícioCinema e TVOs assassinatos do Tylenol: entenda o caso real que inspirou a nova...

Os assassinatos do Tylenol: entenda o caso real que inspirou a nova série da Netflix

Com a estreia de “Os assassinatos do Tylenol” nessa semana, a nova série documental da Netflix chamou a atenção para um dos crimes mais misteriosos e perturbadores dos anos 80. O caso dos assassinatos do Tylenol chocou os EUA e forçou um grande esforço conjunto para mudar para sempre a maneira como a fabricação, o empacotamento e a venda de medicamentos eram regulamentados. Mas, antes de começar a assistir ao novo documentário, confira o que você precisa saber sobre a verdadeira história que parece até um thriller de ficção.

PUBLICIDADE

Um veneno escondido em cápsulas

Em setembro de 1982, várias pessoas saudáveis morreram repentinamente após tomar Tylenol, uma marca de medicamento analgésico comum nos EUA. Posteriormente, durante a investigação, foi descoberto que as pílulas continham cianeto, um veneno mortal. Na época, foi um escândalo nacional, causando um prejuízo de milhões de dólares para a Johnson&Johnson – responsável pela produção do Tylenol nos EUA.

PUBLICIDADE

Vítimas aleatórias e sem conexão

O fator mais assustador sobre esta série de crimes foi que todas as vítimas foram mortas e não se conheciam. Isso significava que o criminoso não mirava em ninguém em particular, mas pretendia matar aleatoriamente para causar pânico em massa entre os consumidores de um produto comum.

Ação rápida e prateleiras vazias

O terror se apoderou do país. Os supermercados retiraram o Tylenol das prateleiras e a Johnson & Johnson, sua produtora, liderou um dos maiores recalls da história da indústria farmacêutica naquela época. Campanhas foram feitas pelo país para chamar a atenção para o produto e as pessoas foram alertadas a não tomar a pílula até que os culpados fossem finalmente revelados.

Um crime não resolvido

Até hoje, ninguém foi indiciado por esse crime. Existem muitas teorias sobre quem poderia ter feito isso, mas nunca foram suficientes para prender uma única pessoa. Este caso não resolvido permanece um dos maiores mistérios do século XX na criminologia estadunidense. O principal suspeito do crime, James Lewis, morreu em 2023. Lewis chegou a ser preso por extorsão quando enviou uma carta à Johnson&Johnson exigindo uma quantia de um milhão de dólares para que os assassinatos cessassem. Mas nunca foi acusado oficialmente pelos assassinatos por não haverem provas contra ele.

Mudanças duradouras

Como resultado direto desses crimes, as regulamentações sobre a segurança dos produtos foram modificadas. Adicionando lacre de segurança e embalagens hermeticamente seladas a todos os produtos que não foram imediatamente abertos, essas regras se espalharam por todas as farmácias e supermercados.

PUBLICIDADE

Assista ao Trailer:

YouTube video

Na nova série da Netflix o público pode revisitar todos os detalhes do caso com entrevistas, imagens de arquivo e reconstituições que mostram o impacto do crime não apenas na indústria farmacêutica, mas na sociedade americana como um todo. Se você gosta de histórias de true crime, essa série é uma pedida imperdível.

 

Confira também:

PUBLICIDADE
Juliane Marrone
Juliane Marronehttp://criticalhits.com.br
Juliane Marrone é redatora de cinema e TV do Critical Hits