O braço vermelho de C-3PO em Star Wars VII: O Despertar da Força levantou muitas questões entre os fãs, questões essas que foram atiçadas até pelos atores do filme que aparentemente não sabiam qual a origem do membro. E mais recentemente foi revelado de que o braço era uma espécie de homenagem do Droid de protocolo a um aliado que se sacrificara, porém as circunstâncias da histórias permaneceram no escuro.
Até hoje, data em que foi revelada a próxima HQ envolvendo C-3PO. Intitulada Star Wars Special: C-3PO, a história conta em detalhes a aventura do Droid e a origem do braço vermelho e caso você não ligue para spoilers, pode conhecer toda a história a seguir.
Star Wars Special: C-3PO conta a história de C-3PO, obviamente, e do Droid de protocolo da Primeira Ordem OMRI que é capturado pela Resistência. OMRI sabe a localização do Almirante Ackbar que foi feito prisioneiro pela Primeira Ordem, mas opta por não divulgar as informações. A nave em que ambos e mais uma dúzia de Droids estão cai num planeta repleto de aliens e assim C-3PO e OMRI se vêem obrigados a trabalhar juntos para sobreviver.
O braço de C-3PO é arrancado por uma criatura do mar e eles só escapam porque outro Droid fica para trás lutando contra os aliens (e é destruído). O grupo foge de uma repentina chuva ácida e se abriga em uma caverna, e OMRI, acreditando que seu fim está próximo, conta a C-3PO a localização de Admiral Ackbar e sai da caverna a fim de usar um TIE Fighter caído para requisitar resgate para C-3PO. Conforme o ácido corrói OMRI, a tinta preta da Primeira Ordem vai sendo removida, dando lugar à carcaça vermelha.
C-3PO é resgatado por Poe Dameron e BB-8 e quando Poe comenta que ele necessita de um braço, ele responde que já tem um e adota o braço de OMRI, única parte que sobrou de seu falecido amigo. Assim, o braço vermelho acaba sendo para C-3PO uma lembrança do sacrifício de OMRI.
O que acharam? Muito mistério para um simples braço ou uma bela história para explicar um detalhe importante?