Kristine e Michael Barnett, conhecidos mundialmente por adotarem Natalia Grace — uma jovem ucraniana com nanismo que mais tarde foi acusada por eles de mentir sobre sua idade e representar uma ameaça à família — voltaram ao centro das atenções com o sucesso da série Uma Família Perfeita, do Disney+. Na produção, que dramatiza os eventos reais, os papéis do casal são interpretados por Ellen Pompeo e Mark Duplass.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Mas, fora da ficção, muitos se perguntam: onde estão Kristine e Michael hoje? E o que aconteceu com eles após a polêmica adoção de Natalia?
Quem são Kristine e Michael Barnett?
Kristine e Michael Barnett formavam um casal do estado de Indiana, nos Estados Unidos. Pais de três filhos biológicos, incluindo Jacob — um prodígio autista que começou a faculdade aos 10 anos — eles ganharam notoriedade após adotarem Natalia Grace em 2010, acreditando que ela tinha cerca de seis ou sete anos.
Com o tempo, no entanto, o casal passou a suspeitar que Natalia era, na verdade, uma mulher adulta se passando por criança. Baseando-se em características físicas e em comportamentos que consideraram perturbadores, os Barnett pediram e conseguiram, em 2012, que a Justiça mudasse legalmente a idade de Natalia de 8 para 22 anos.
Acusações e abandono
Após a mudança legal da idade de Natalia, Kristine e Michael a colocaram para viver sozinha em um apartamento em Lafayette, Indiana. Eles alegaram que haviam providenciado assistência social e benefícios para ajudá-la a se adaptar à vida adulta. Mas Natalia afirmou em entrevistas e na série documental O Curioso Caso de Natalia Grace que o local não era acessível para alguém com sua condição: ela não alcançava o fogão, as prateleiras e sequer tinha telefone para pedir ajuda.
Em 2016, Cynthia e Antwan Mans solicitaram a guarda legal de Natalia, o que foi contestado por Michael Barnett, que ainda sustentava que ela era adulta. Natalia acabou sendo adotada oficialmente apenas em 2023 por outra família, após relatar ter sofrido abusos também com os Mans. Atualmente, vive com Nicole e Vincent DePaul, um casal com nanismo que já havia tentado adotá-la anteriormente.
O que a Justiça decidiu?
Ambos os Barnett enfrentaram acusações formais: seis de negligência e duas de conspiração para cometer negligência contra dependente. Michael foi julgado e absolvido em 2022. Já Kristine teve todas as acusações contra ela descartadas em março de 2023.
Apesar da gravidade das denúncias — que incluíam relatos de que Natalia teria sido agredida com cinto e até alvejada com spray de pimenta —, nenhuma condenação foi registrada contra os ex-responsáveis legais de Natalia.
Michael Barnett: absolvido e recluso
Após a separação de Kristine em 2014, finalizada em 2018, Michael permaneceu morando em Indianápolis, Indiana. Ele se casou novamente, mas o segundo casamento também terminou em divórcio. Em 2023, aceitou participar do documentário Natalia Speaks, onde teve um encontro direto com Natalia Grace. Na ocasião, ele afirmou ter sido igualmente vítima de abusos emocionais por parte de Kristine.
“Eu tive o mesmo monstro que você teve,” disse ele a Natalia. “Fui controlado, ameaçado e forçado a me tornar quem ela queria que eu fosse.”
Michael também enfrentou uma acusação de ter violado uma ordem de silêncio judicial ao negociar seus direitos de imagem com o Disney+, mas a denúncia foi arquivada em seguida.
Kristine Barnett: reclusa e polêmica nas redes
Kristine, por sua vez, optou por não participar do documentário da Investigation Discovery. No entanto, ela se pronunciou diversas vezes nas redes sociais, negando categoricamente todas as acusações de abuso feitas por Natalia. Em publicações já apagadas, ela escreveu que a jovem era “amada e cuidada” por sua família e que a disciplina aplicada nunca ultrapassou os limites da educação comum.
Em 2024, Kristine voltou a fazer barulho ao anunciar um novo livro: Witch Hunt: The Kristine Barnett Story, onde promete contar sua versão dos fatos. Em um post feito em maio do mesmo ano, ela criticou duramente os apoiadores de Natalia:
“Vocês nunca se importaram de verdade. Só queriam atacar uma mãe,” escreveu.
Hoje, Kristine se apresenta nas redes como “autora, mãe amorosa, defensora de crianças com deficiência, escritora e ativista.”
Ainda existe contato entre os dois?
Não. Desde o divórcio, Kristine e Michael seguiram caminhos completamente distintos. Apesar de dividirem a guarda dos três filhos biológicos — Jacob, Wesley e Ethan —, não há indícios de qualquer aproximação entre os dois. Inclusive, Michael já declarou publicamente que sua saúde mental foi profundamente afetada pelo relacionamento com Kristine.
Confira também:
- Os melhores filmes da Marvel e da DC
- Séries que você precisa assistir se gostou de Virgin River
- Séries que você precisa assistir se gostou de 1992
- K-Dramas que você precisa assistir se gostou de Meninos Antes de Flores
- Séries que você precisa assistir se gostou de Irracional