A aparição do Balrog em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder tem gerado muitas especulações sobre o destino dessa criatura sombria. Desde que o Balrog foi revelado no final da 1ª temporada, ao ser despertado pelos anões de Khazad-dûm nas profundezas das montanhas, a expectativa de sua destruição em Moria, como visto nos filmes de O Senhor dos Anéis, tornou-se uma questão central na trama da série. Agora, com o desfecho da 2ª temporada, o papel do Balrog parece ter se intensificado, especialmente após o confronto com Durin III.
No final da 2ª temporada, o Balrog fez sua aparição mais significativa até agora, quando Durin III, sucumbindo à ganância pelo Anel de Poder dos anões, confronta a criatura de sombra e fogo. Durin IV, seu filho, assiste enquanto o pai enfrenta o Balrog, resultando na aparente prisão de ambos nas profundezas de Khazad-dûm. Isso deixa em aberto o que acontecerá com o Balrog na 3ª temporada e além.
O Balrog deve permanecer oculto na 3ª temporada, segundo o cânone
Embora o futuro do Balrog na série seja incerto, os romances de J.R.R. Tolkien fornecem algumas pistas. Nos livros, o Balrog é descrito como o responsável pela destruição de Khazad-dûm, transformando o local na ruína de Moria, e seu despertar ocorre bem na Terceira Era, milhares de anos após os eventos de Os Anéis de Poder, que se passam na Segunda Era.
Segundo Tolkien, após a destruição de Khazad-dûm, o Balrog volta a dormir por cerca de 500 anos, até ser finalmente enfrentado pela Sociedade do Anel em sua jornada para Mordor, quando Gandalf o derrota. Se a série seguir esse roteiro, é improvável que o Balrog retorne na 3ª temporada, já que ele permaneceria adormecido até eventos muito posteriores na cronologia da Terra-média.
A série pode romper com o cânone para trazer o Balrog de volta
No entanto, Os Anéis de Poder já demonstrou disposição para modificar a linha do tempo de Tolkien, o que abre espaço para que o Balrog retorne antes do esperado. Apesar de críticas por se distanciar do material original, a série tem optado por condensar os eventos da Segunda Era, acelerando a narrativa em comparação com os livros. Assim, é possível que o Balrog seja trazido de volta em um momento anterior à sua destruição em Moria.
Os escritos de Tolkien não detalham eventos significativos entre a Guerra dos Elfos e Sauron, retratada na 2ª temporada de Os Anéis de Poder, e a destruição de Khazad-dûm. Isso significa que a série poderia ajustar o momento da queda do reino anão para o final da Segunda Era sem causar grandes inconsistências com o cânone, exceto quanto à data exata dos acontecimentos.
Se passando milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, a série ocorre durante o período conhecido como a Segunda Era da Terra Média, mostrando a ascensão de Sauron ao poder e a criação dos Anéis do Poder. A produção foi criada por J. D. Payne e Patrick McKay com base na obra de J. R. R. Tolkien.
Confira também:
- As principais diferenças entre Sauron e Morgoth em O Senhor dos Anéis
- Tudo que você precisa saber sobre os 9 anéis dos Homens em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
- O Senhor dos Anéis – Qual a diferença entre os Uruk e Uruk-hai?
- As principais diferenças entre o cerco de Eregion em Anéis de Poder e nos livros de Tolkien
- Por que o sangue de Sauron é preto em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder?