PUBLICIDADE
InícioCinema e TVO Mago Sombrio é Saruman é O Senhor dos Anéis: Os Anéis...

O Mago Sombrio é Saruman é O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder?

Uma das teorias populares sobre a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder é a de que o Mago Sombrio seria Saruman, o Branco, um personagem já conhecido dos fãs da obra de J.R.R. Tolkien. No final da 2ª temporada, o Mago Sombrio desempenha um papel crucial na trama em Rhûn, tentando unir forças com o Estranho, cuja identidade é revelada como sendo Gandalf. O objetivo do Mago Sombrio é derrotar Sauron e assumir seu lugar como o novo Senhor do Escuro, levando a um confronto com Gandalf.

PUBLICIDADE

Essa trama abre caminho para um possível conflito na 3ª temporada, onde Gandalf terá que enfrentar o Mago Sombrio para impedir que ele se torne o sucessor de Sauron. Porém, a identidade desse Mago Sombrio é um dos grandes mistérios que restam. Com a revelação de o Estranho como Gandalf, muitos especulam que o Mago Sombrio possa ser outro Istari, mais especificamente Saruman, um personagem fundamental nos eventos de O Senhor dos Anéis.

Por que o Mago Sombrio pode ser Saruman

O Mago Sombrio é Saruman é O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder?

PUBLICIDADE

A hipótese de que o Mago Sombrio seja Saruman parece sustentada por algumas evidências. Primeiro, o ator Ciarán Hinds, que interpreta o Mago Sombrio, foi caracterizado de forma semelhante à versão jovem de Saruman interpretada por Christopher Lee nos filmes de Peter Jackson. As vestes brancas, o cabelo longo e liso, e a barba evocam uma imagem familiar aos fãs da trilogia O Senhor dos Anéis. Além disso, assim como as feições de Daniel Weyman lembram as de Gandalf, a aparência do Mago Sombrio remete ao Saruman de O Senhor dos Anéis.

Outra pista importante vem da relação entre Saruman e Gandalf nos livros de Tolkien. Os dois foram aliados por milhares de anos antes de Saruman ser corrompido pelo poder de Sauron, tornando-se seu rival. Esse relacionamento complexo, explorado em O Senhor dos Anéis, tem semelhanças com a dinâmica entre o Mago Sombrio e Gandalf na 2ª temporada de Os Anéis de Poder. A série pode estar utilizando essa conexão para contar a história das origens dessa relação na Segunda Era da Terra-média, antes dos eventos principais dos livros.

O Mago Sombrio pode ser um dos Magos Azuis

O Mago Sombrio é Saruman é O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder?

Apesar das evidências sugerindo que o Mago Sombrio possa ser Saruman, há outra possibilidade a ser considerada. Nos escritos de Tolkien, havia cinco Istari enviados à Terra-média pelos Valar: Gandalf, Saruman, Radagast e dois Magos Azuis, conhecidos como Alatar e Pallando. Os Magos Azuis viajaram para o leste da Terra-média e nunca mais foram vistos, conforme mencionado até por Gandalf na trilogia O Hobbit de Peter Jackson. Isso abre a possibilidade de que o Mago Sombrio em Os Anéis de Poder seja um desses dois magos.

A localização do Mago Sombrio em Rhûn, no leste da Terra-média, é uma pista importante. Esse é o território onde os Magos Azuis desapareceram, o que torna plausível que o personagem seja um deles. Além disso, Tolkien escreveu sobre rumores de que os Magos Azuis poderiam ter sucumbido às trevas e sido corrompidos por Sauron, o que se alinha com o papel do Mago Sombrio em Os Anéis de Poder. Essa revelação também permitiria maior originalidade na série, já que um dos Magos Azuis sendo o Mago Sombrio poderia explicar por que eles não são mais mencionados nas histórias posteriores.

Ser um Mago Azul faz mais sentido para a trama

O Mago Sombrio é Saruman é O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder?

PUBLICIDADE

A escolha de um Mago Azul como o Mago Sombrio parece fazer mais sentido para a narrativa de Os Anéis de Poder do que Saruman. A pequena quantidade de informação disponível sobre os Magos Azuis oferece maior liberdade criativa para a série. Rhûn é o local onde esses magos teriam desaparecido, e a derrota de um Mago Azul por Gandalf na 3ª temporada poderia explicar o destino desses personagens misteriosos, que nunca mais foram ouvidos na Terra-média.

Além disso, com o Estranho já confirmado como Gandalf, a revelação de que o Mago Sombrio é Saruman poderia parecer previsível demais para a série. A escolha de um Mago Azul, por outro lado, proporcionaria uma nova camada de profundidade e surpresa à trama, ao mesmo tempo em que se mantém fiel às obras de Tolkien.

Se passando milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, a série ocorre durante o período conhecido como a Segunda Era da Terra Média, mostrando a ascensão de Sauron ao poder e a criação dos Anéis do Poder. A produção foi criada por J. D. Payne e Patrick McKay com base na obra de J. R. R. Tolkien.

Confira também:

PUBLICIDADE