Para além dos preparativos para o Julgamento de Sete, um dos grandes destaques do quarto episódio de O Cavaleiro dos Sete Reinos foi a revelação do conteúdo do sonho de Daeron Targaryen. Anteriormente, ainda no primeiro episódio, Dunk encontrou Daeron em uma estalagem, com o príncipe Targaryen ficando assustado e afirmando que tinha sonhado com o cavaleiro.
Agora, durante uma conversa com Dunk, Daeron revela que seus sonhos não são como os de uma pessoa comum, já que eles funcionam mais como uma visão profética que costuma se concretizar. Na imagem descrita, Daeron afirma que viu “Dunk, fogo e um dragão morto. Uma grande besta, com asas tão grandes que poderiam cobrir esta campina. Ele caía em cima de você, mas voc^estava vivo e o dragão, morto”.

Antes do combate, porém, outro elemento chama atenção. Daeron Targaryen, irmão de Aerion e Egg, revela a Dunk que sonhou com ele. Não se trata de um sonho comum. Segundo o próprio Daeron, suas visões costumam se concretizar. Na imagem descrita, há fogo, um dragão morto e a figura de Dunk de pé, vivo, sob a criatura caída.
À primeira vista, a interpretação parece literal. A ideia de que Dunk mataria um dragão é sugestiva. No entanto, Westeros já não possui dragões vivos nesse período da história, e as chamadas “dragon dreams” raramente são diretas.
O significado dos Sonhos de Dragão

Os sonhos proféticos associados à Casa Targaryen são conhecidos na obra de George R.R. Martin como “Sonhos de Dragão”. Eles são atribuídos a membros da linhagem Targaryen e já influenciaram eventos decisivos da história da família.
Daenys, a Sonhadora, por exemplo, previu a Perdição de Valíria e convenceu seu pai a levar sua família para Pedra do Dragão, garantindo a sobrevivência dos Targaryen. Em House of the Dragon, descobrimos que Aegon I também teve um sonho semelhante em relação à ameaça dos White Walkers, com o conteúdo dessa profecia sendo passado de geração em geração entre os reis Targaryens.
Outros membros da casa também relataram visões semelhantes ao longo dos anos, no entanto, essas experiências costumam operar por símbolos, não por imagens literais. Por isso, quando Daeron fala em um “dragão morto”, a referência mais provável não é a um dragão em si, mas a um integrante da família Targaryen.
ATENÇÃO! O TEXTO ABAIXO POSSUI SPOILERS!
Existem duas possíveis interpretações para o sonho de Daeron. A primeira delas é em relação ao destino de Baelor Targaryen. Ao escolher defender o lado de Dunk no Julgamento de Sete, o príncipe herdeiro do Trono de Ferro acaba selando seu destino. No combate, Baelor é ferido mortalmente na cabeça com um golpe de maça desferido pelo seu irmão, Maekar Targaryen. Assim, o dragão caído seria Baelor e Dunk permaneceria de pé porque o julgamento termina com a rendição de Aerion.

No entanto, a série fez uma pequena mudança em relação a profecia dos livros. Daeron menciona que junto do dragão caído e Duncan havia fogo, algo que não se encaixa inteiramente no Julgamento de Sete. Por conta desse detalhe, é possível que a previsão de Daeron tenha relação com o destino final de Dunk e Egg.
Muitos anos no futuro, quando Egg já foi coroado rei como Aegon V Targaryen, a dupla encontra seu fim na Tragédia de Solarestival. O evento tem origem na tentativa do rei de trazer os dragões de volta ao mundo, reunindo familiares e aliados no castelo de verão para a realização de um ritual perigoso.

O plano sai do controle e provoca um incêndio devastador. As fontes canônicas dentro da obra não descrevem com precisão cada momento da tragédia, mas confirmam que o fogo consumiu o rei, membros da família real e diversos presentes.
Registros históricos indicam que, nos momentos finais, Duncan tentou salvar o maior número possível de pessoas. Sua atuação teria garantido a fuga de alguns sobreviventes antes que ele próprio fosse vencido pelo incêndio, morrendo ao lado do rei que serviu desde a juventude.
Confira também:
- Os melhores filmes da Marvel e da DC
- 10 melhores K-Dramas para iniciantes
- As melhores sagas do Batman
- As melhores sagas do Superman
- As melhores sagas da Mulher-Maravilha
- As melhores sagas do Asa Noturna

