O Agente Secreto conquistou quatro indicações ao Oscar 2026 e colocou novamente o cinema brasileiro no centro da maior premiação do audiovisual mundial. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Elenco, esta última uma novidade na edição deste ano.
A lista de indicados foi anunciada nesta quinta-feira (22), em Los Angeles. A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março e terá apresentação do comediante Conan O’Brien, repetindo o papel pelo segundo ano consecutivo.
O reconhecimento coloca o filme brasileiro em um patamar raro. Com quatro indicações, a produção empata com o recorde nacional alcançado por “Cidade de Deus” em 2004..
As quatro categorias em que o filme concorre

A produção brasileira disputa a principal estatueta da noite, Melhor Filme, ao lado de títulos como “Bugonia”, “F1”, “Frankenstein”, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, “Marty Supreme”, “Uma Batalha Após a Outra”, “Valor Sentimental”, “Pecadores” e “Sonhos de Trem”.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, caso saia vencedor, o Brasil conquistará a estatueta pelo segundo ano consecutivo, após a vitória de “Ainda Estou Aqui” na edição anterior. Também concorrem França, Noruega, Espanha e Tunísia, com produções que tiveram forte circulação em festivais.
A indicação a Melhor Elenco marca um momento histórico para o Oscar, já que esta é a primeira vez que a categoria aparece na premiação. Oo filme brasileiro disputa o troféu com “Pecadores”, “Marty Supreme”, “Uma Batalha Após a Outra” e “Hamnet”.
Já Wagner Moura concorre ao Oscar de Melhor Ator, tornando-se o primeiro brasileiro indicado nessa categoria. Ele enfrenta nomes como Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Ethan Hawke e Michael B. Jordan, em uma das disputas mais comentadas da temporada.
A trajetória internacional que levou ao Oscar

O Agente Secreto chegou ao Oscar embalado por uma campanha internacional consistente. O longa estreou no Festival de Cannes, onde venceu dois dos prêmios mais importantes do evento: Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Kleber Mendonça Filhol.
Na sequência, o filme ampliou seu prestígio ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, além de garantir a estatueta de atuação para Moura. Esses resultados colocaram a produção como uma das principais apostas internacionais da temporada, frequentemente citada por veículos especializados como favorita em várias categorias.
Confira também:
- Os melhores filmes da Marvel e da DC
- 10 melhores K-Dramas para iniciantes
- As melhores sagas do Batman
- As melhores sagas do Superman
- As melhores sagas da Mulher-Maravilha
- As melhores sagas do Asa Noturna

