Morre Ricardo Schnetzer, voz de Tom Cruise, Richard Gere e ícone da dublagem brasileira

Faleceu neste 4 de fevereiro de 2026 o ator e dublador Ricardo Schnetzer, aos 72 anos, vítima de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Reconhecido por dar voz a grandes nomes de Hollywood, como Tom Cruise, Richard Gere, Nicolas Cage e Al Pacino, Schnetzer marcou gerações com sua interpretação única e presença marcante nos estúdios de dublagem do Brasil.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

Carreira e legado inesquecível

Nascido em 13 de abril de 1953 no Rio de Janeiro, Schnetzer iniciou a carreira artística na década de 1970. Ao longo das décadas, se consolidou como um dos maiores dubladores do país. Entre seus trabalhos mais lembrados estão Tony Montana em Scarface, Maverick em Top Gun, Edward Lewis em Uma Linda Mulher e Carlos Daniel em A Usurpadora.

Na dublagem de animações, deu vida ao arqueiro Hank de Caverna do Dragão, ao Capitão Planeta, ao vilão Slade de Jovens Titãs e ao Albafica de Peixes em Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas. Sua voz tornou-se um ícone reconhecido por fãs de todas as idades.

PUBLICIDADE

Despedidas emocionadas e homenagens

Ricardo lutava contra a ELA, doença degenerativa que compromete os neurônios motores. Em janeiro, foi organizada uma campanha de arrecadação para ajudá-lo no tratamento, que já havia ultrapassado R$ 118 mil.

A notícia de sua morte gerou comoção entre colegas de profissão e fãs. Dubladores como Victor Vaz, seu sobrinho e filho de criação, Wirley Contaifer, João Vitor Balboa, Sarah Mali e Yuri Calandrino deixaram mensagens de carinho, respeito e gratidão pelas lições, apoio e amizade de Schnetzer. Muitos destacaram seu papel como mentor e a influência duradoura de sua voz e talento no mundo da dublagem.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.