InícioCinema e TVJames Earl Jones, eterna voz do Darth Vader, morreu aos 93 anos

James Earl Jones, eterna voz do Darth Vader, morreu aos 93 anos

PUBLICIDADE

James Earl Jones, ator e dublador conhecido principalmente como a voz do Darth Vader na saga Star Wars, morreu aos 93 anos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (9) pelo Deadline, mas a causa da morte não foi revelada.

PUBLICIDADE

Sendo um dos poucos artistas a ter ganho o EGOT (Emmy, Grammy, Oscar, Tony), Jones começou sua carreira no teatro em 1953, mas foi no cinema que sua voz grave e poderosa encontrou um lugar de destaque. Em 1977, ele seria eternizado como a voz do Darth Vader em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança.

James Earl Jones, eterna voz do Darth Vader, morreu aos 93 anos

PUBLICIDADE

Mas além do vilão da ópera espacial de George Lucas, Jones teve uma carreira diversificada no cinema, incluindo papéis em Um Príncipe em Nova York, Dr. Fantástico e em O Rei Leão, onde deu vida ao Mufasa. No teatro, além dos dois Tony por The Great White Hope e Fences, em 2017, ele recebeu um terceiro prêmio pela sua carreira.

Desde a sua estreia com a voz do Darth Vader, Jones continuou dublando o personagem em várias produções do universo de Star Wars. A sua última participação foi na série Obi-Wan Kenobi de 2022.

PUBLICIDADE
João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.