James Earl Jones, ator e dublador conhecido principalmente como a voz do Darth Vader na saga Star Wars, morreu aos 93 anos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (9) pelo Deadline, mas a causa da morte não foi revelada.
Sendo um dos poucos artistas a ter ganho o EGOT (Emmy, Grammy, Oscar, Tony), Jones começou sua carreira no teatro em 1953, mas foi no cinema que sua voz grave e poderosa encontrou um lugar de destaque. Em 1977, ele seria eternizado como a voz do Darth Vader em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança.
Mas além do vilão da ópera espacial de George Lucas, Jones teve uma carreira diversificada no cinema, incluindo papéis em Um Príncipe em Nova York, Dr. Fantástico e em O Rei Leão, onde deu vida ao Mufasa. No teatro, além dos dois Tony por The Great White Hope e Fences, em 2017, ele recebeu um terceiro prêmio pela sua carreira.
Desde a sua estreia com a voz do Darth Vader, Jones continuou dublando o personagem em várias produções do universo de Star Wars. A sua última participação foi na série Obi-Wan Kenobi de 2022.