PUBLICIDADE
Início Cinema e TV J. K. Rowling e transfobia – Por que a autora de Harry...

J. K. Rowling e transfobia – Por que a autora de Harry Potter é considerada transfóbica?

J. K. Rowling e transfobia - Por que a autora de Harry Potter é considerada transfóbica?

Embora seja autora de uma das séries de livros mais famosas da atualidade, J. K. Rowling tem visto muitos dos fãs de Harry Potter boicotarem propositalmente tudo relacionado a esse universo. O motivo para tamanha indignação se deve ao fato das repetidas atitudes e declarações transfóbicas da autora.

PUBLICIDADE

Por isso, caso você queira saber mais sobre o assunto, listamos algumas das vezes em que J. K. Rowling foi abertamente transfóbica.

Em junho de 2020, Rowling questionou o uso do termo “pessoas que menstruam” em uma matéria da Devex. A expressão é utilizada para incluir homens trans e pessoas não-binárias.

PUBLICIDADE

Após uma chuva de críticas, a autora ainda tentou justificar a sua declaração, dizendo que o uso do termo supostamente “apagaria” a realidade das mulheres ao redor do mundo. Nos tweets seguintes e em um texto publicado em seu blog, Rowling continuou destilando transfobia, ao ponto de usar argumentos como uma suposta preocupação que “as portas dos banheiros estivessem abertas para qualquer homem que acredita ser mulher”.

Alguns dias depois, astros da franquia Harry Potter, como Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e Eddie Redmayne, se posicionaram contra as declarações de Rowling, reforçando que mulheres trans são mulheres e merecem ser respeitadas.

PUBLICIDADE

Ainda no mesmo ano, a autora devolveu o prêmio Robert F. Kennedy de Direitos Humanos, depois que Kerry Kennedy, presidente da organização, classificou os comentários de Rowling como um ataque à comunidade trans (via The Guardian).

PUBLICIDADE

Como se não bastasse, também em 2020, Rowling lançou o livro Trouble Blood, que traz um serial killer que se veste de mulher para caçar as suas vítimas.

Desde então, enquanto os fãs de Harry Potter se tornam cada vez mais vocais na condenação das declarações da autora e no boicote dos produtos oficiais da franquia, Rowling continua a sua cruzada contra os direitos das pessoas trans, chegando a criticar um projeto de lei da Escócia que visa facilitar a mudança legal de gênero.

Confira também:

PUBLICIDADE