Os irmãos Duffer explicaram ao The Wrap o que aconteceu com os Demogorgons e Demo Bats durante a batalha final de Stranger Things. Segundo eles, a ausência dessas criaturas não é um furo de roteiro, mas uma escolha consciente para destacar a ameaça principal da temporada: Vecna e o Devorador de Mentes (Mind Flayer).
Vecna não esperava o ataque
De acordo com Matt Duffer, Vecna foi pego de surpresa pela invasão em seu território, e por isso não teve tempo de organizar um exército de demos para enfrentar os protagonistas. Ele afirma:
“Principalmente, é que Vecna não esperava esse ataque furtivo em seu próprio território. Nem em um milhão de anos ele poderia imaginar isso. Eles estão lá em algum lugar.”
Ross Duffer completou explicando que os irmãos chegaram a discutir a inclusão de uma batalha envolvendo Demogorgons e Demo Bats junto com o confronto contra o Devorador de Mentes. No entanto, optaram por não seguir esse caminho, pois seria redundante:
“Discutimos ter uma batalha com demos além da luta contra o Mind Flayer, mas parecia mais certo para nós que… por que ele precisaria dos demos se o Devorador de Mentes é essa coisa gigante que pode atacá-los? Ele não precisa de seu pequeno exército de formigas, ele mesmo vai cuidar disso.”
Os irmãos reforçaram que os Demogorgons ainda estão no Mundo Invertido, mas em regiões distantes e isoladas. Eles não formam uma sociedade organizada, como explicou Matt:
“É um planeta gigante e desolado… você vê Henry vagando por ele na 4ª temporada, e em algum momento ele vê um demo ao longe. Mas não é como se eles estivessem morando em cabanas. Não há uma civilização gigante de demos por lá.”
A ausência dos Demogorgons e Demo Bats na batalha final de Stranger Things foi uma escolha narrativa para manter o foco em Vecna e no Devorador de Mentes. Os irmãos Duffer decidiram que seria mais impactante não repetir elementos de temporadas anteriores e apresentar a ameaça final de forma direta.


