O comediante Jon Stewart afirmou que os duendes de Harry Potter têm caracterização antissemita. A declaração foi feita em um dos episódios do podcast “The Problem With Jon Stewart”, disponível no YouTube.
De acordo com Jon, a literatura fantástica de J. K. Rowling usou nos duendes a mesma caricatura dos judeus descrita no texto antissemita “Os Protocolos dos Sábios de Sião”, de 1903.
“Foi uma daquelas coisas que eu vi na tela e esperava que as pessoas ficassem “Minha nossa! Ela não jogou judeus em um mundo de bruxos para administrar um banco subterrâneo!” E todo mundo só ficou “Bruxos.” Foi tão estranho“, afirmou o humorista.
A opinião repercutiu nas redes sociais e dividiu a opinião dos internautas; muitos também aproveitaram para relembrar as acusações de transfobia feitas à autora.
Com o assunto em alta, Jon decidiu falar novamente sobre a suposta caracterização antissemita dos duendes de Harry Potter. Ele publicou outro vídeo para esclarecer alguns pontos, e deixou claro que não acredita que Rowling seja antissemita.
“Eu não acho que J. K. Rowling é antissemita, eu não a acusei de ser antissemita. Eu não acho que os filmes de Harry Potter são antissemita. Eu realmente amo os filmes de Harry Potter – provavelmente até demais para um cavalheiro com a minha idade considerável“, brincou.
O comediante ainda pontuou que não deseja que os filmes sejam censurados de nenhuma forma, e reforçou que sua fala estava dentro de uma conversa descontraída com dois convidados.
“Ninguém falou nada com raiva ou fez acusações. Eu achei hilário. E só explodiu do nada. Faz com que você sinta vontade de não falar mais nada“.
Confira também:
- Quiz – Duvidamos que você acerte estas 10 perguntas sobre Harry Potter
- Harry Potter: De Volta a Hogwarts – Todos os Erros do Especial