Cinema e TV

Friends – 10 Frases de Monica Geller que Não Envelheceram Bem

Algumas frases de Monica Geller em Friends não envelheceram bem. Apesar da série ser vista como “à frente de seu tempo”, já que quebrou vários estereótipos de gênero e normas sociais, algumas histórias podem ser consideradas insensíveis e preconceituosas nos dias de hoje.

Algumas das coisas que os seis amados personagens do seriado disseram são bastante problemáticas e inapropriadas para a atualidade. Por isso, montamos uma lista com as 10 frases de Monica em Friends que definitivamente não envelheceram bem. Vamos relembrar?

“Que bom que quebrou o relógio dela”

Logo no primeiro episódio, Monica parece ser uma personagem sensível, e é difícil ignorar como os seus amigos vivem ao redor dela e em seu apartamento. Nesse período, Ross está passando por seu primeiro divórcio e precisa de sua irmã ao seu lado. Ela introduz Rachel ao grupo e escuta as péssimas piadas de Chandler. Enquanto isso, Phoebe só quer saber se o novo namorado de Monica come giz.

Então, Monica tem um encontro com Paul, o caro do vinho, alguém com quem ela já queria sair há um tempo. As coisas começam com o pé direito, até que Paul começa a falar mal de sua ex-esposa, dizendo que quebrou o relógio dela e que não havia conseguido ficar íntimo de ninguém desde então. Depois de ouvir tudo isso, Monica diz que está feliz por Paul ter quebrado o relógio da ex, o que não só é uma forma ridícula de terminar com alguém, mas uma grande bandeira vermelha.

“Esperava que não lembrasse”

No episódio “Aquele com George Stephanopoulos” da 1ª temporada, Ross percebe que é dia 20 de outubro, e Monica lembra de uma informação crucial do passado do irmão, esperando que ele não fosse se lembrar. Essa é a data em que Ross e sua ex-esposa, Carol, consumaram seu relacionamento.

Isso não só é estranho vindo da irmã mais nova de Ross, que guardou essa informação na memória por anos, mas é bizarro ver o que acontece depois. De todas as pessoas – até Chandler, que é melhor amigo de Ross e não tinha ideia da importância da data -, Monica não se importou em guardar o segredo e fez questão de que todo mundo soubesse.

“Eu juro que já vi pássaros fazerem isso no Reino Animal”

No mesmo episódio, Monica mostra que ficou irritada com a forma como Rachel cumprimentou suas amigas. Claro, elas estavam gritando, mas Rachel não via as amigas há um bom tempo e Monica não precisava ter reagido tão mal.

E mesmo que parecesse uma piada inofensiva de Monica, o foco aqui é a tendência que ela tem em zombar de certos gestos das pessoas. A interação de Rachel e suas amigas foi recebida com uma repulsa imediata, e Monica fez piada disso não só uma, mas duas vezes. Mas por que os homens podem ser tão barulhentos e despreocupados na série, o tempo todo, e as mulheres não?

Essa é outra das frases de Monica em Friends que não pega bem nos dias de hoje.

“Dois caras em uma noite? Achei que ela tivesse virado vagabunda só depois da plástica no nariz”

No episódio “Aquele da Stripper que Chora”, descobrimos que Rachel e Chandler se beijaram em 1987, quando Monica foi visitar Ross na faculdade por um fim de semana. Mesmo tendo sido há muito tempo, Ross não conseguiu ignorar porque essa foi a noite em que ele beijou Rachel pela primeira vez. Ele correu para confrontá-la, e assim que Monica ouviu que Rachel tinha beijado dois caras em uma noite, ela julgou a amiga, disparando a frase acima.

Mais uma vez, Monica estava criticando alguém que estava violando as suas expectativas de comportamento. Além disso, qual o problema de ficar com duas pessoas na mesma noite, não é?

“Calça de couro! Tenha dó!”

Na festa de amigos famosos de Joey, Monica faz comentários bastante sugestivos sobre os atores e mostra que nem se importa com Chandler, que ficou preso sozinho em uma peça. Ela claramente flertou com muitos artistas e até deixou que um deles desse um autógrafo em seu sutiã.

Flertar com alguém enquanto é casada com outra pessoa pode ser ok para alguns e problemático para outros. O fato é que Chandler nunca fez isso com Monica, e nada no relacionamento deles indicava que essa seria uma atitude legal.

“Amor, as duas são suas”

Uma coisa que envelheceu muito mal em Friends foi a forma como a “falta de masculinidade” de Friends era tratada. Por exemplo: não há nada de errado em ter duas cópias da trilha sonora de Annie, muito menos ser ridicularizado por isso. Isso aconteceu na oitava temporada da série, quando Monica fez questão de dizer a Chandler que as duas cópias de Annie eram dele, não dela. Além disso, ele já foi zombado por outros motivos, só por não parecer “macho” o suficiente. Esses comentários vindos de sua própria esposa, inclusive, não são legais.

“Está falando da sua camisa rosa?”

Monica também associa cor a gênero, zombando de Ross por ele ter uma camiseta salmão (ou rosa). Ela repete que a camisa é rosa na intenção de constrangê-lo, como se realmente fosse um problema um homem usar essa cor.

Essa é só mais uma das frases de Monica em Friends que não envelheceram bem.

“Meu Deus, o que ela comeu? A família dela?”

Quando Monica descobre que Chandler terminou com uma namorada porque ela engordou, ela exige que ele se desculpe com ela. No entanto, ela logo muda de postura ao perguntar quanto de peso ela teria ganhado em um ano, e Chandler revela que foram 65 quilos.

Não só a pergunta de Monica é irrelevante, como também inapropriada, até porque ela passou por uma experiência bastante parecida. Ela sofreu gordofobia por anos, mas sua versão adulta não pareceu ter o mínimo de empatia.

“Phoebe, faça aquele passe de novo”

O episódio em que eles jogam futebol americano é um dos preferidos dos fãs. Porém, ele carrega um estereótipo de que todas as mulheres são péssimas em esportes e que a única forma de vencer os homens é usando o corpo. Então, quando Phoebe pergunta sobre a estratégia do time, Monica vem com um plano glorioso para usar a sexualidade delas para distrair os demais. Nem precisamos falar sobre isso, né?

“Matt Wire, Mark Lynn, Ben Wyatt …”

Esse é outro momento em que Monica desrespeita a privacidade das pessoas. Depois que Rachel começa a namorar seu novo assistente, Tag Jones, Monica acha que pode interrogá-la sobre como ela está lidando com esse relacionamento. Quando Rachel diz que prefere manter esse assunto mais particular, Monica imediatamente começa a listar nomes para desmentir a amiga na frente de Chandler e Joey.

O problema não é exclusivamente o comportamento de Monica, considerando que o grupo de seis amigos é bastante unido, mas a forma com que ela expõe Rachel gratuitamente na frente de outros.

Outras frases de Monica em Friends

E aí, lembrou de algumas outras frases de Monica em Friends que deveriam estar nessa lista? Comenta aí embaixo!

Confira também:

Publicado por
Tags: Friends

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade