Furio Giunta foi introduzido em Família Soprano na segunda temporada da série, quando Tony Soprano viaja para Nápoles, na Itália, para tratar de um esquema de contrabando de carros de luxo com a família Camorra. Durante essa negociação, Tony conhece Furio, um implacável soldado da organização criminosa, que acaba sendo enviado para os Estados Unidos como parte do acordo.
Ao chegar a Nova Jersey, Furio se torna um dos mais leais e temidos capangas de Tony. Sua presença marcante, aliada a um temperamento controlado e um código de conduta mais tradicional, o diferenciava dos outros membros da família Soprano. Ele atuava como guarda-costas de Tony e se tornava uma presença frequente na casa dos Soprano, criando uma relação de confiança e proximidade com a família.
A atração proibida entre Furio e Carmela
Com o tempo, Furio desenvolveu uma relação especial com Carmela Soprano, a esposa de Tony. Diferente do marido, que frequentemente a ignorava e a tratava com indiferença, Furio demonstrava respeito e atenção, qualidades que a encantaram. Esse envolvimento não chegou a se concretizar fisicamente, mas ficou evidente que ambos nutriam sentimentos um pelo outro.
Para evitar sucumbir à tentação, Carmela se distanciava de Furio, levando seu filho AJ em visitas para não ficarem sozinhos. Mesmo assim, o desejo entre os dois continuava a crescer, e a situação se tornava cada vez mais insustentável. Em determinado momento, Furio quase eliminou Tony em um suposto “acidente” com as hélices de um helicóptero, evidenciando o conflito interno que vivia.
A saída abrupta de Furio
A tensão entre Furio e Tony atingiu seu ponto máximo no episódio “Eloise”, da quarta temporada. Na noite anterior à sua partida, Furio testemunhou Tony embriagado e flertando abertamente com outras mulheres em um cassino, o que serviu como estopim para sua decisão. Incapaz de lidar com a situação e de concretizar sua paixão por Carmela, Furio resolveu deixar tudo para trás.
Sem avisar a ninguém, ele pegou suas coisas e voltou para a Itália na manhã seguinte. Quando Tony descobriu a verdade sobre o envolvimento emocional entre Furio e Carmela, decretou que o italiano nunca mais poderia retornar aos Estados Unidos, garantindo que seu ex-braço direito ficasse permanentemente exilado de sua antiga vida em Nova Jersey.
A carreira de Federico Castelluccio após Família Soprano
O ator Federico Castelluccio, que interpretou Furio, continuou sua carreira no entretenimento após deixar a série. Ele participou de produções como NYPD Blue, Law & Order: Criminal Intent e o reality show Celebrity Ghost Stories. Além disso, teve papéis no cinema e até mesmo no videoclipe da música “Rockstar”, da banda Nickelback.
Confira também
- Os personagens principais de Família Soprano
- Livro A família Soprano e a filosofia: Mato, logo existo
- As melhores frases de Tony Soprano
Família Soprano foi uma premiada série de televisão dramática americana criada por David Chase e produzida pela HBO.
A série acompanha a vida de Tony Soprano (interpretado por James Gandolfini), um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey que depois de um ataque de pânico, procura ajuda profissional. É a Dra. Jennifer Melfi (interpretada por Lorraine Bracco) quem o ajuda a lidar com os problemas e “negócios da família”.
A série conta com diversos papéis de destaque entre os colegas; membros e rivais da família de Tony. Os mais notáveis são os papéis de sua esposa, Carmela Soprano (interpretada por Edie Falco), e seu primo, Christopher Moltisanti (interpretado por Michael Imperioli).