Categorias: Cinema e TV

Este é o significado da música cantada por Podrick no segundo episódio da 8ª temporada de Game of Thrones

Um dos momentos mais emocionantes do segundo episódio da oitava temporada de Game of Thrones ocorreu já na sua parte final, quando em meio a um clima de incerteza e despedida, Podrick Payne começa a cantar uma canção chamada “Jenny of Oldstones“, que ressoa no sentimento geral de todos aqueles personagens antes da decisiva batalha dos vivos contra os mortos. Nos créditos finais  a canção é reproduzida novamente, mas dessa vez cantada por Florence + The Machine.

Além de toda a simbologia das canções antes de grandes batalhas, já vimos esse mesmo recurso ser utilizado em alguns filmes, como em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, com Pippin cantando “The Edge of Night“. Mas em Game of Thrones, além da canção simbolizar o último momento de calmaria antes da tempestade, a história por trás da sua letra também oferecem pistas sobre o desfecho da série.

Como já aconteceu com outras músicas utilizadas pela série, essa canção já apareceu nas Crônicas de Gelo e Fogo, mas especificamente no terceiro livro, quando Arya escuta a música sendo cantada por Tom de Seterrios, um dos membros da Irmandade sem Bandeiras. No entanto, a garota ouve apenas uma frase, enquanto na série nos finalmente sabemos a letra completa.

A canção conta a história de Jenny of Oldstones, uma mulher aparentemente comum descendente dos primeiros homens, que encanta o coração de Duncan Targaryen. O amor de Ducan por Jenny era tamanho que ele renunciou a sua coroa para se casar com o seu grande amor. Especulasse que Jenny era amiga de uma bruxa, que foi a mesma responsável por profetiza ao rei Jaehaerys II que o Azor Ahai ou o Príncipe Prometido nasceria da linhagem do Rei Aerys II e da Rainha Rhaella. Daenerys é justamente filha deles dois, enquanto Jon Snow é neto, já que os seus verdadeiros pais são Aegon e Lyanna Stark.

Logo de cara fica muito claro que a relação de Jenny e Ducan é muito parecida com a de Daenerys e Jon, sugerindo que talvez ele possa abrir mão do seu direito ao Trono de Ferro para ficar com a sua amada. Entretanto, na história de Westeros já vimos que esse tipo de atitude não costuma acabar muito bem, como foi o caso do Casamento Vermelho, em que os Starks foram traídos justamente por conta de Rob ter escolhido se casar com uma “plebeia” em vez de uma das filhas de Walder Frey

Mas não é só isso, pois a própria letra da música diz que: “No alto dos corredores dos reis que se foram, Jenny dançava com os seus fantasmas”. Essa estrofe pode indicar que Daenerys realmente acabará ficando com o Trono de Ferro, mas isso custará a vida de todos que ela se importa, inclusivo do seu grande amor.

Confira o vídeo da música abaixo:

O terceiro episódio da última temporada de Game of Thrones será exibido no domingo (28) às 22h na HBO.

A oitava e última temporada de Game of Thrones será um pouco menor, com apenas 6 episódios, mas todos tendo pelo menos uma hora de duração.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies