O episódio 5 da 2ª temporada de House of the Dragon trouxe como principal destaque as consequências da Batalha de Pouso de Gralhas. Depois do sangrento confronto, que resultou na morte de Rhaenys Targaryen, no estado crítico de Aegon II e na perda de 900 homens do exército dos Verdes, ambos os lados tiveram que reavaliar suas estratégias.
Rhaenyra e Jace planejam buscar novos montadores de Dragão
A cena final do episódio é um prenúncio de um dos momentos mais importantes da Dança dos Dragões, quando Jace sugere para sua mãe que eles busquem novos montadores de Dragão. Embora o lado dos Pretos tenham sofrido uma grande derrota com a morte de Rhaenys, o que não faltam para eles são dragões. No final da primeira temporada e no início desta, foi estabelecido que existem vários dragões sem montadores em Pedra do Dragão e Driftmark, incluindo Vermithor e Silverwing, os antigos dragões de Jaehaerys e Alysanne, e Seasmoke, o antigo dragão de Laenor Velaryon.
A ideia de Jace e Rhaenyra é pesquisar nos livros da biblioteca de Pedra do Dragão por possíveis bastardos com sangue Targaryen, que teoricamente seriam capazes de montar um dragão. A busca por esses novos montadores tem o nome de Semeadura, pois os bastardos de origem valiriana geralmente são chamados de Semente de Dragão. Inclusive, a série já apresentou três deles: Hugh, Ulf e Alyn.
Quem são Vermithor e Silverwing?
Entre os muitos dragões em House of the Dragon, há vários que estão sem montadores ou são completamente selvagens. Dragões que já tiveram montadores são mais fáceis de domar, tornando Vermithor e Silverwing prioridades para os Pretos. Logo depois de Vhagar, Vermithor é o segundo maior dragão ainda vivo, enquanto Silverwing, conhecida por ser mais dócil, é igualmente gigantesca.
Além disso, Vermithor e Silverwing são dragões que se conhecem muito bem, pois foram anteriormente montados pelo Rei Jaehaerys I e pela Rainha Alyssane, que juntos reinaram durante o maior período de paz e prosperidade de Westeros. Como faltam dragões adultos do lado de Rhaenyra, adicionar Vermithor e Silverwing ao arsenal dos Pretos seria uma enorme vantagem.
Situação nas Terras Fluviais
Em sua tentativa de se firmar como uma possível terceira força na Dança dos Dragões, Daemon complicou ainda mais a situação nas Terras Fluviais. Assim como no Norte, as Terras Fluviais valorizam muito a honra, e vários lordes chegaram em Harrenhal para expressar seu desgosto com as ações de Daemon. Após a Batalha do Moinho Ardente no episódio 3, Daemon trouxe a Casa Blackwood para seu lado, mas o acordo é que ele precisaria lidar com a Casa Bracken, rivais dos Blackwoods e aliados dos Verdes.
Daemon insinuou para Willem Blackwood que ele deveria usar táticas sujas para pressionar os Brackens, esperando forçar a rendição da casa e adicionar as forças ao seu exército. Os Blackwoods então atacaram áreas das Terras Fluviais, capturando mulheres e crianças, o que os outros lordes das Terras Fluviais desaprovam veementemente. Eles chegam a Harrenhal para condenar Daemon, levantando questões sobre como ele conseguirá trazê-los de volta para seu lado e, eventualmente, para o lado de Rhaenyra.
Helaena sabe que Aemond tentou matar Aegon?
Do lado dos Verdes, a principal questão é o estado de Aegon II e o envolvimento de Aemond nisso tudo. Embora Criston Cole tenha encoberto Aemond ao ser perguntado sobre o que exatamente aconteceu, Alicent certamente desconfia do envolvimento do seu filho. No final do episódio, Helaena ainda encontra Aemond olhando para o Trono de Ferro e pergunta se valeu a pena o preço. A implicação óbvia é que através dos seus sonhos ou visões, ela talvez tenha tido vislumbre dos eventos da Batalha de Pouso de Gralhas e saiba o que Aemond fez.
Aegon II vai se recuperar?
Como mostrado pela série, a condição de Aegon II é bastante complicada, mas se a série continuar seguindo fielmente os eventos do livro Fogo & Sangue, ele eventualmente vai se recuperar dos ferimentos, mesmo que ainda com algumas sequelas. Por hora, Aemond permanecerá como Príncipe Regente e tomará as principais decisões sobre os próximos passos da Dança dos Dragões. É provável que Aegon II só volte a ter um papel mais ativo na próxima temporada da série.
Usando como base o livro Fogo & Sangue, House of the Dragon é a primeira série derivada de Game of Thrones. A história se passa quase 200 anos antes dos eventos das Crônicas de Gelo e Fogo, mostrando as intrigas da Casa Targaryen e o conflito conhecido como A Dança dos Dragões.
House of the Dragon está disponível exclusivamente na HBO Max.
Confira também:
- Rhaenys poderia ter sobrevivido em House of the Dragon?
- Entenda as motivações de Aemond na Batalha de Pouso de Gralhas em House Of The Dragon
- Rhaenyra morre na Dança dos Dragões de House of the Dragon?
- Quem é Daeron Targaryen, o quarto filho de Alicent em House of the Dragon
- Entenda o significado e as referências da nova abertura de House of the Dragon