A TV a cabo/satélite é um tipo de entretenimento que teve forte avanço com o surgimento da “nova classe média”, mas que também não se modernizou e por isso está começando a perder (e feio) para serviços de streaming de vídeo, como o Netflix. Só em 2015, 1 milhão de pessoas deixaram de consumir TV a cabo, e, segundo eles, um desses motivos seria o serviço de streaming (apesar da forte retração econômica e da porrada de gente que perdeu o emprego e que teve que baixar o padrão de vida).
Segundo reportagem do site Tecmundo, as empresas de TV por assinatura estariam preparando uma espécie de “pacote anti-Netflix” em Brasília, para prejudicar o avanço do serviço, e esse pacote teria basicamente quatro objetivos, todos bem danosos tanto ao serviço quanto aos usuários dele:
- Exigir que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) cobre da Netflix o pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condicine) – taxa que gira em torno de R$ 3 mil por cada filme do catálogo;
- Que o Netflix tenha pelo menos 20% de produção nacional em seu inventário;
- Cobrança de ICMS sobre o serviço
- Uma taxa extra no serviço de assinatura de internet para usuários do Netflix, pois segundo eles, o serviço consome muita banda.
As quatro proposições são bastante danosas para quem usa o serviço, e é possível que pelo menos as duas primeiras aconteçam em breve. Como comentamos no ano passado, a ANCINE está louca para começar a cobrar mais do Netflix e exigir que o serviço tenha um maior catálogo (aqui e aqui).
Como o Brasil está em crise, e a maioria dos estados estão quebrados, é possível que o item número 3 também comece a valer futuramente, mas felizmente o item 4 não pode acontecer por causa do Marco Civil da Internet. Um dos principais pontos do Marco era garantir a “Neutralidade da Rede”, ou seja, a exigência de que toda a informação seja tratada da mesma forma na internet, e que proíbe os provedores de cobrar a mais por certos serviços, como o Netflix.
Ainda assim, as perspectivas não são nada boas, e, se isso acontecer, o meu conselho é o seguinte: não cancele o seu Netflix, cancele a sua TV a cabo. Eles não fazem nada para merecer que você continue assinando o serviço deles.
Comments are closed.