Elenco de Guardiões da Galáxia divulga carta aberta em apoio a James Gunn

Os principais membros do elenco de Guardiões da Galáxia divulgaram nesta segunda-feira (30) uma carta aberta, onde se posicionam a favor de James Gunn, diretor dos dois filmes da franquia que foi demitido no último dia 20, por causa de alguns tweets antigos que continham piadas sobre pedofilia e estupro.

A carta inicialmente foi publicada no Instagram por Chris Pratt e em seguida também foi compartilhada no Twitter por Zoe Saldana, Dave Bautista, Karen Gillan, Pom Klementieff e os demais membros do elenco.

Na carta, o grupo afirma que não está defendendo o conteúdo das piadas feitas por Gunn a anos através, mas acredita que as desculpas pedidas pelo diretor foram sinceras. O grupo ainda critica a mentalidade de rebanho que tem sido usada como arma para destruir personalidades públicas.

Confira a carta completa abaixo:

“Para os nossos fãs e amigos: Nós apoiamos totalmente James Gunn. Ficamos todos chocados com a sua demissão abrupta na semana passada e esperamos intencionalmente esses dez dias para responder a fim de pensar, orar, ouvir e discutir. Naquela época, fomos encorajados pelo grande apoio de fãs e membros da mídia que desejam ver James readmitido como diretor do Volume 3, ao mesmo tempo fomos desencorajados por aqueles tão facilmente acreditaram acreditar nas muitas teorias de conspiração extravagantes a cerca dele.”

“Estar nos filmes dos ‘Guardiões da Galáxia’ tem sido uma grande honra para cada uma das nossas vidas. Não podemos deixar passar este momento sem expressar nosso amor, apoio e gratidão por James. Nós não estamos aqui para defender suas piadas de muitos anos atrás, mas sim para compartilhar nossa experiência tendo passado muitos anos juntos no set fazendo Guardiões da Galáxia 1 e 2. A pessoa que ele mostrou na sequência de sua demissão é consistente com o homem ele era todos os dias no set, e seu pedido de desculpas – agora e de anos atrás, quando o confrontaram sobre essas afirmações – acreditamos que seja de coração, um coração que todos conhecemos, confiamos e amamos. Ao escolher cada um de nós para ajudá-lo a contar a história de desajustados que encontram a redenção, ele mudou nossas vidas para sempre. Acreditamos que o tema da redenção nunca foi mais relevante do que agora.”

“Cada um de nós está ansioso para trabalhar com nosso amigo James novamente no futuro. Sua história não acabou – e está muito longe disso.”

“Há esse pequeno processo acontecendo no tribunal da opinião pública. James provavelmente não é a última pessoa boa a ser levada a julgamento. Dada a crescente divisão política neste país, é seguro dizer que exemplos como esse continuarão, embora esperemos que os americanos de todos os espectros político possam ser mais brandos com o assassinato de personalidades públicas e parar de usar como arma a mentalidade de rebanho.”

“Esperamos que o que aconteceu possa servir como exemplo para todos nós percebermos a enorme responsabilidade que temos para nós mesmos e uns com os outros em relação ao uso de nossas palavras escritas gravadas na pedra digital; que nós, como sociedade, aprendamos com essa experiência e, no futuro, pensemos duas vezes antes de decidirmos o que queremos expressar; e que assim  possamos aprender a utilizar essa capacidade para ajudar e curar, em vez de ferir os outro. Obrigado por tomar esse tempo para ler nossas palavras.”

“Os Guardiões da Galáxia

Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Karen Gillan, Bradley Cooper, Vin Diesel, Sean Gunn, Pom Klementieff, Michael Rooker “

A decisão de demitir James Gunn ocorreu após a repercussão de alguns tweets antigos do diretor, que datam de 2008 a 2011, onde o Gunn faz piadas envolvendo pedofilia e estupro.

Em declaração ao THR, Alan Horn, presidente da Walt Disney Studios, explicou que as declarações do Twitter de Gunn são indefensáveis.

“As atitudes e declarações ofensivas descobertas no feed do Twitter de James são indefensáveis e inconsistentes com os valores do nosso estúdio, e nós rompemos o nosso relacionamento comercial com ele.”

O diretor também se pronunciou pedindo desculpas pelas piadas:

“Para deixar registrado, quando eu fiz essas piadas ofensivas, eu não viva essa realidade. Eu sei que é uma afirmação meio estranha, e parece obvia, mas ainda assim, aqui estou eu, dizendo isso.”

“De qualquer forma essa é a verdade completamente honesta: Eu costumava fazer um monte de piadas ofensivas. Não as faço mais. Eu não culpo o meu passado por isso, mas me sinto mais humano e criativo hoje. Amo todos vocês.”

O roteiro de Guardiões da Galáxia vol. 3 já estava escrito e as gravações estavam programadas para começar no final do ano. Com a saída de Gunn, ainda não sabemos como ficará o projeto.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.