Os fãs que acompanharam Grey’s Anatomy ao longo de suas 16 temporadas devem lembrar de diversos casos médicos curiosos que já passaram pelo show. Um deles, apresentado durante o sexto episódio da nona temporada, contava a história de um velhinho parecido com o Papai Noel que fazia entradas constantes no hospital porque não conseguia parar de vomitar.
Na trama, graças a insistência da médica Jo Wilson, Alex Karev descobre que o Papai Noel sofria de uma doença chamada Síndrome do Vômito Cíclico – uma condição real, que afeta especialmente crianças, e que muitas vezes é confundida com uma infecção ou gripe.
No entanto, o que muita gente não sabe é que este episódio de Grey’s Anatomy, além de ter sido dirigido por Chandra Wilson (atriz que interpreta a personagem Miranda Bailey), também foi inspirado na doença de sua filha mais velha.
Sarina McFarlane, atualmente com 26 anos, teve um período da sua adolescência bastante complicado, quando passou a desenvolver um quadro constante de náuseas e vômitos. Ao longo de 10 meses, ela e Chandra entraram e saíram de hospitais, sem nunca receber uma resposta satisfatória sobre a sua condição.
O caso da menina, no entanto, inicialmente tratado como uma intoxicação alimentar, se mostrou ser um problema muito mais sério ao longo desses meses e finalmente foi diagnosticado como “Síndrome do Vômito Cíclico” (SVC).
A doença, que é de ordem neurológica e bastante rara (afetando por volta de 1% da população), não tem cura, mas pode ser controlada, caso a caso, com o passar dos anos.
No caso de Sarina – que vive bem atualmente e conseguiu controlar a doença – a insistência de Chandra, e suas incansáveis anotações e pesquisas para ajudar a filha, foram essenciais no diagnóstico final.
Além disso, com o caso da filha retratado de maneira ficcional na TV, a atriz teve a oportunidade de tornar a doença mais conhecida e, assim, alertar outras pessoas que poderiam estar passando pelo mesmo problema. Uma atitude que com certeza deixaria Miranda Bailey orgulhosa.
Grey’s Anatomy é uma série estadunidense de drama médico exibida no horário nobre da rede ABC. A série estreou em março de 2005 e até o momento conta com nada menos do que 15 temporadas.
Acompanhando a história de cinco internos em cirurgia, a série aborda não só o lado humano da medicina, mas também os relacionamentos dos protagonistas entre si, assim como com seus superiores, com destaque para o romance entre Meredith Grey e Derek Shepherd.
Ao longo dos anos, o elenco vai se alterando e diversificando por diversos motivos, alguns felizes e outros nem tanto.