No tempo livre, muitos torcedores gostam de utilizar o codigo bet365 para fazer suas apostas ou assistir a um filme sobre futebol. E o cinema já retratou a trajetória de grandes jogadores, assim como recriou conquistas e momentos marcantes do esporte mais popular do mundo.
Portanto, se você também ama assistir a filmes que tenham o futebol como tema, confira essas cinco sugestões imperdíveis:
Todos os Corações do Mundo
A conquista do tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994, foi um momento muito importante para o país de maneira geral. O Brasil, para variar, atravessava uma crise econômica que seria mitigada com o Plano Real e, pouco antes da Copa, o país havia chorado a morte de Senna.
No documentário “Todos os Corações do Mundo”, dirigido por Murillo Salles, é abordada a relação do país-sede (Estados Unidos) com a Copa do Mundo e, claro, a competição em si, com lances de todos os jogos
Uma das cenas marcantes do filme é a encarada que Roberto Baggio dá em Romário quando Itália e Brasil estão para entrar no gramado do Rose Bowl, onde seria disputada a grande decisão.
Para quem ama futebol e se emocionou ou quer saber mais sobre a conquista do tetracampeonato mundial do Brasil, a obra é uma excelente opção.
Pelé Eterno
O maior jogador de todos os tempos já foi alvo de diversos filmes. Ele, aliás, já até atuou em Hollywood, no filme Fuga para a Vitória, que contava com atores como Sylvester Stallone e Michael Caine.
Mas um documentário muito interessante sobre o Rei do Futebol é “Pelé Eterno”, lançado em 2004.
A obra mostra diversos aspectos sobre a carreira de Pelé, desde seus lances geniais, incluindo a recriação do seu gol mais bonito, contra o Juventus da Mooca, que, infelizmente, não foi registrado. Na ocasião, ele chapelou três marcadores e o goleiro, antes de emendar para o gol de cabeça.
O filme também mostra que Pelé teve de aprender a se defender e a revidar as entradas fortes que costumava receber. Em suma, a obra é perfeita para quem quer apreciar a genialidade do Rei do Futebol.
O Divino Baggio
Roberto Baggio é um jogador que está profundamente ligado ao Brasil. É verdade que o craque não nasceu aqui nem nunca jogou no país. Mas foi ele que perdeu o pênalti que garantiu o tetracampeonato para a seleção brasileira.
Acontece que Baggio vai muito além disso – ele foi um dos melhores jogadores dos anos 1990 e, aliás, fez uma Copa do Mundo praticamente perfeita em 1994, que ficou injustamente marcada pelo pênalti.
Na obra “O Divino Baggio”, lançada pela Netflix em 2021, a trajetória do craque é abordada, desde a sua infância até o estrelato, passando por aspectos pessoais, glórias e duras derrotas.
Sem dúvidas, vale a pena assistir para conhecer mais sobre aquele que talvez tenha sido o melhor jogador italiano de todos os tempos.
Heleno
Assim como O Divino Baggio, este não é um documentário, mas um filme biográfico que conta a história de Heleno de Freitas, um dos primeiros craques da história do futebol brasileiro.
Dirigido por José Henrique Fonseca e estrelado por Rodrigo Santoro (Heleno), o filme é baseado no livro “Nunca houve um homem como Heleno”, de Marcos Eduardo Novaes.
Charmoso, inteligente e bom de bola, Heleno tinha uma personalidade complexa e vivia arrumando confusões – dentro e fora dos gramados. O filme narra diversos episódios da vida do atacante, que foi se destruindo pouco a pouco.
Heleno morreu com apenas 39 anos, louco e atingido pela sífilis. A história trágica do craque brasileiro merece ser vista não apenas por fãs de futebol.
Brasil 2002 – Os Bastidores do Penta
Assim como a conquista do tetracampeonato, o penta também foi bastante celebrado no país. Naquele ano, a seleção chegou desacreditada no torneio e havia o trauma da derrota categórica para a França em 1998.
O documentário “Brasil 2002 – Os Bastidores do Penta” mostra essa trajetória de superação, com imagens dos jogos, entrevistas com jogadores que fizeram parte do elenco e até rivais, além, é claro, de cenas dos bastidores.
A conquista do pentacampeonato já foi há mais de duas décadas e assistir esse documentário pode ser bastante nostálgico para muitas pessoas.