A série Outlander é uma adaptação televisiva da obra épica composta por nove livros, escritos por Diana Gabaldon. A série da Starz segue de perto a ordem cronológica dos romances, com cada temporada geralmente correspondendo a um livro. Desde a estreia da primeira temporada em 2014, a adaptação tem mantido grande fidelidade ao material original, com algumas modificações para se adequar ao formato televisivo. Gabaldon, inclusive, atua como consultora na série, garantindo que a essência dos livros permaneça preservada.
No entanto, com o passar das temporadas, a série começou a integrar elementos de vários livros em uma mesma temporada, introduzindo pequenas mudanças em certas tramas e personagens. Essas alterações, embora sutis, têm sido necessárias para a adaptação à linguagem televisiva, ao mesmo tempo em que buscam manter o engajamento dos fãs da obra literária.
Temporada 1: Outlander
A primeira temporada de Outlander é uma adaptação bastante fiel ao primeiro livro, também intitulado Outlander. A história começa com Claire e seu marido Frank, que estão de férias na Escócia em 1945. No entanto, uma diferença significativa entre a série e o livro é a data em que Claire atravessa as pedras mágicas e viaja no tempo. No romance, isso acontece em 1º de maio, durante o festival celta de Beltane, enquanto na série, Claire viaja em 1º de novembro, durante o festival de Samhain, o que coincidia melhor com o período de filmagem da série.
Temporada 2: Dragonfly in Amber
A segunda temporada é baseada no segundo livro da série, Dragonfly in Amber. Tanto o livro quanto a série começam com uma cena de flash-forward, embora a série ajuste a linha temporal. Enquanto o livro salta para o ano de 1968, a série opta por uma transição para os anos 1940, logo após Claire ter atravessado as pedras. Essa escolha facilita o entendimento da narrativa para o público da TV. Assim como no livro, a temporada acompanha Claire e Jamie na França, onde tentam influenciar a Revolta Jacobita.
Temporada 3: Voyager
A terceira temporada de Outlander adapta o terceiro livro da série, Voyager. Segundo o produtor executivo Ronald D. Moore, essa foi uma das adaptações mais fáceis, já que o enredo do livro flui de maneira natural para a televisão. A temporada começa com a tão aguardada Batalha de Culloden e termina com Jamie e Claire sobrevivendo a um naufrágio, assim como no livro. Uma mudança importante na adaptação foi a perspectiva de Jamie, que na série ganha destaque, ao contrário da narrativa em terceira pessoa do romance.
Temporada 4: Drums of Autumn
Baseada no quarto livro, Drums of Autumn, a quarta temporada de Outlander continua com uma adaptação fiel, mas com algumas omissões notáveis. A trama segue Jamie e Claire em sua tentativa de construir uma nova vida na América colonial. Assim como no livro, sua filha Brianna viaja no tempo para se encontrar com eles, e finalmente conhece seu pai biológico. No entanto, a cena emocional do nascimento do filho de Brianna, que envolve Claire e Jamie, foi deixada de fora da série, o que retirou parte do impacto emocional da história.
Temporada 5: The Fiery Cross e A Breath of Snow and Ashes
A quinta temporada marca o início da adaptação de múltiplos livros em uma mesma temporada. Ela é baseada principalmente no quinto livro, The Fiery Cross, mas também traz elementos do sexto, A Breath of Snow and Ashes. A trama segue a família Fraser tentando proteger sua casa em Fraser’s Ridge, enquanto Roger, genro de Jamie, tenta conquistar o respeito de seu sogro. Uma das mudanças mais impactantes da adaptação é a morte de Murtagh, que sobrevive nos livros, mas encontra um destino trágico na série.
Temporada 6: A Breath of Snow and Ashes
Com apenas oito episódios, a sexta temporada de Outlander adapta parcialmente o sexto livro, A Breath of Snow and Ashes. Devido ao número reduzido de episódios, muitos enredos foram deixados em aberto para a próxima temporada. O clímax da temporada separa Jamie e Claire, com Claire sendo levada a julgamento pelo crime de assassinato, o que é uma mudança em relação ao livro, onde o julgamento ocorre em outra cidade.
Temporada 7: A Breath of Snow and Ashes, An Echo in the Bone e Written in My Own Heart’s Blood
A sétima temporada de Outlander enfrenta o desafio de adaptar o final do sexto livro, A Breath of Snow and Ashes, bem como os livros sete e oito, An Echo in the Bone e Written in My Own Heart’s Blood. Essa temporada foi dividida em duas partes, com os primeiros oito episódios já exibidos. O primeiro arco termina com Jamie ferido na Batalha de Saratoga, enquanto os Frasers retornam à Escócia. A segunda metade promete concluir as histórias dos dois últimos livros, antes de prosseguir para a oitava temporada.
Temporada 8: Go Tell the Bees That I Am Gone
A oitava temporada de Outlander será baseada no nono livro da série, Go Tell the Bees That I Am Gone, lançado em 2021. Segundo a produtora executiva Maril Davis, essa temporada será amplamente centrada nesse livro, embora elementos não adaptados dos livros anteriores possam ser incluídos. A trama seguirá os Frasers em seus novos desafios durante o contexto da Revolução Americana.
Outlander é uma série de drama histórico e ficção científica baseada nos livros de Diana Gabaldon. A trama acompanha Claire Randall, uma enfermeira da Segunda Guerra Mundial que é misteriosamente transportada do ano de 1945 para 1743, na Escócia. Lá, ela se envolve em conflitos políticos e culturais, além de viver um romance com o guerreiro escocês Jamie Fraser. Ao longo das temporadas, a série explora temas como viagens no tempo, amor, lealdade e as consequências de mudar o curso da história.
Confira também:
- Kaos: Como a série da Netflix reinventa a história de Medusa na Mitologia Grega
- Netflix revela primeira imagem do Chopper no live action de One Piece
- Netflix anuncia nova obra de Cyberpunk em parceria com CD Projekt Red
- Netflix anuncia lançamento de The First Slam Dunk em seu catálogo
- Arco do Pain em Naruto chegará dublado na Netflix em breve