Qualquer fã da Bethesda que se preze já deve ter sonhado com um filme baseado em Fallout ou em Elder Scrolls, mas a verdade é que a desenvolvedora nunca teve interesse em transportar qualquer uma das suas franquias para as telonas de cinema, a não ser que um certo diretor famoso esteja intimamente envolvido com o projeto.
Segundo Pete Hines, um dos motivos para a falta de interesse na transição de games para cinema é que a equipe responsável pelo jogo nunca terá total controle sobre o processo criativo que envolve a criação do roteiro. Em uma entrevista recente ao Finder, Hines disse o seguinte:
“Somos questionados sobre isso o tempo todo, mas em resumo: nós fazemos jogos”.
Hines ainda declara que dificilmente uma produtora permite que os desenvolvedores do game original participem ativamente do processo criativo, mesmo que ela “prometa” isso enquanto a negociação sobre a IP esteja acontecendo. Entretanto, uma variável seria capaz de fazer com que a Bethesda considerasse melhor a ideia de levar suas franquias para o cinema: o envolvimento de Peter Jackson no projeto.
“Se Peter Jackson viesse até o escritório de Todd Howard e disesse ‘eu quero fazer um filme de Elder Scrolls’, essa seria uma conversa muito séria que teríamos que considerar.” Ou seja, se o diretor de Senhor dos Anéis quiser, a Bethesda pode até considerar.
Será que algum dia veremos algo do tipo? Eu duvido muito, mas sinceramente prefiro não ver um filme sobre o meu jogo favorito no cinema a correr o risco de ver algo mal feito manchando o nome da franquia.