Batman: The Killing Joke (A Piada Mortal) é uma das mais conhecidas e mais violentas histórias do Homem Morcego, o que faz muita gente ainda hoje duvidar que a Warner Bros. tenha culhões para fazer uma adaptação no mesmo tom. Mas a notícia de hoje pode mudar tudo, já que a Warner Bros. Animation Studios anunciou que o filme animado baseado na HQ será classificado para adultos.
Essa será a primeira animação da DC Comics a receber classificação R, e o segundo filme, sendo o primeiro a versão extendida de Batman vs Superman: A Origem da Justiça. De acordo com o EW, o estúdio não tem a mínima intenção de lançar o filme com classificação PG-13 já que a meta é fazer uma adaptação completamente fiel à HQ.
“Nós encorajamos o produtor Bruce Timm e nossa equipe da Warner Bros. Animation a permanecer fiel à história original – independente da classificação do MPAA. A Piada Mortal é reverenciado por fãs, particularmente por seu tom direto e temática adulta e chocante. Percebemos que é nossa responsabilidade apresentar à nossa audiência – a comunidade dos amantes de histórias em quadrinhos – uma animação que represente autenticamente uma história que eles conhecem muito bem”, disse Sam Register, o chefão da Warner Bros. Animation & Digital Series.
Mesmo com a classificação “R”, ainda é difícil imaginar que a animação aborde todos os pontos que vimos na HQ, que é uma das – se não a mais – obscuras obras da DC Comics. Estupro e tortura, entre outras coisas, não são coisas que vemos todos os dias em animações, e isso pode significar uma grande mudança para o jeito que os fãs menos hardcore enxergam principalmente o Coringa, que alcançou uma popularidade estranhamente positiva.
A animação será produzida por Bruce Timm e dirigida por San Liu. As vozes já conhecidas dos personagens envolvidos na história estarão de volta com Kevin Conroy como Batman, Mark Hamill como Coringa e Tara Strong como Barbara Gordon.
Batman: The Killing Joke estreia este ano na San Diego ComicCon e será lançado posteriormente em Blu-Ray, DVD e HD Digital.